Advertisement

Facebook

Comece um blog: Mas o que é blog?

Em mais um artigo da série “Comece um blog”, respondo a um questionamento feito sobre blogs. Nem todo mundo sabe o que é um blog.

Mas afinal, o que é um blog?

Afinal, o que é um blog?


“O que é blog?” esse foi o questionamento que me fizeram esses dias. Trabalhamos com blogs, consumimos tanto conteúdo na Internet de diversas formas e é difícil imaginar que tenham pessoas que ainda não sabem o que é um blog. Não paramos para pensar que nem todo mundo sabe o que é isso, mesmo estando acessando um.

Contraído do termo em inglês “web log” (“diário da rede”), blog ou blogue é um site com uma estrutura que permite a publicação de conteúdo. Atualização rápida e organização de forma cronológica e com fácil gerenciamento de artigos ou posts e de outras mídias como imagens, vídeos e áudios. Essa é a definição comum que encontramos por ai na Internet.

Outra definição, usada na Legislação da Justiça Eleitoral que define as regras para propaganda eleitoral na Internet, foi a seguinte: blog é o endereço eletrônico na Internet, composto por uma única página em caráter pessoal. Essa definição da legislação eleitoral não está errada, mas, não está totalmente certa, principalmente pelo fato de que um blog não possui apenas uma única página.

Com o desenvolvimento do Blogger.com e ao passar dos anos, os blogs se tornaram ferramentas bem populares, dado a facilidade de criar um. Com isso veio também uma saturação desse tipo de site, cujos quais as pessoas não precisam investir dinheiro, a criação é feita igualmente como se cria um perfil em uma rede social.

Mas afinal, o que é um Blog? Todo blog é um site, mas nem todo site é um blog. Essa é a definição que mais gosto. Resume bem o que é um blog, ou seja, um blog é um site, que por sua vez é um espaço na Internet, um sítio traduzindo para português, onde são publicados ou disponibilizados conteúdos em diversos formatos, como textos, imagens, vídeos e áudios.

"Todo blog é um site, mas nem todo site é um blog"
Então, blog é site e ter um pode ser decisivo para o engajamento das pessoas com a sua ideia, projeto, produto ou serviço. E, em meio a dúvidas e nesse cenário saturado dos blogs, procurar o conhecimento das ferramentas que temos a disposição na Internet para começar um blog profissional é essencial.

Veja mais da série Comece um Blog:
  1. Teve uma ideia para um projeto de publicação de conteúdo?
  2. Como surgiu o Blogger
  3. Por que você deve começar um blog
  4. A escolha da plataforma para seu blog
  5. 7 características que chamam mais atenção em um site


Por Guilherme Amarino
Blogueiro editor de conteúdo há mais de 6 anos e
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...