Advertisement

Facebook

Programação do São João de Caruaru 2016

Foto: Renand Zovka e Rafael Lima


O prefeito de Caruaru José Queiroz, lançou na noite desta quinta-feira (26), a programação oficial do São João 2016. O evento foi realizado no Espaço Renato Machado contou com muita arte, emoção e encontros históricos. A crise ao meu ver fez bem a programação deste ano cuja grade de atrações locais chega a 90% segundo a prefeitura.

Como já se tornou tradição, o evento de lançamento é marcado pela emoção e por encontros. Encontros de artistas, de apaixonados pelo forró, pelo São João, pela cultura de Caruaru. E este ano não faltaram motivos para que todos os que participaram da festa marejassem os olhos. É que um momento especialíssimo para a história desta cidade, para São João e a música da Princesa do Agreste pôde ser vivenciado: Walmir Silva e Gilvan Neves, que são dois dos homenageados deste ano, dividiram o mesmo palco. Eles cantaram a canção que é um dos hinos do São João: “Olha pro céu meu amor”, e juntos animaram um arraial com direito à quadrilha junina. Dentro os tantos momentos de emoção, um em especial chamou a atenção de todos os que estiveram no evento: a equipe do São João preparou um vídeo falando um pouco sobre a evolução do São João com a administração do prefeito José Queiroz. “Há 18 anos eu faço junto com minha equipe o São João de Caruaru e me deixa muito feliz saber que muito contribuímos para a profissionalização da festa. Este ano eu me disperso com a sensação de dever cumprido”, pontuou emocionado, o prefeito José Queiroz.Este ano o Alto do Moura receberá atenção ainda maior. O bairro, que também funciona como polo de animação durante as festividades juninas, terá alguns incrementos importantes para a recepção e conforto dos visitantes, turistas e caruaruenses. É que durante a festa, além da gastronomia saborosíssima, arte impecável e cultura pulsante, as pessoas contarão com infraestrutura acessível. Aqueles que forem à festa poderão utilizar um estacionamento novinho em folha, que tem capacidade para 1200 veículos. Os deficientes físicos poderão ainda circular em calçadas acessíveis. São cerca de dois quilômetros de calçadas novas e planejadas para atender à população com deficiência. Além destes dois benefícios estruturais citados, a rua Mestre Vitalino, via principal do Alto do Moura, que só era calçada, está recebendo camada asfáltica. Tudo isto faz parte do projeto Revitalino, que está dando uma cara nova ao local.

O São João de Caruaru de 2016 homenageará ícones da cultura e da imprensa: Gilvan Neves, Walmir Silva, Marliete Rodrigues e Marcolino Jr. (em memória) foram escolhidos devido a sua grande representatividade. Durante o evento, o prefeito José Queiroz, o vice Jorge Gomes, a deputada estadual Laura Gomes e a primeira-dama Carminha Queiroz entregaram placas homenageando esses importantes nomes de Caruaru. Juciane Lima, prima de Marcolino Jr. representou a família durante a entrega da homenagem. Após tanta emoção, a programação oficial do São João 2016 foi divulgada. Entre os nomes que animarão o palco principal, estão: na abertura, Azulão, Elba Ramalho, Nando Cordel e Cavaleiros do Forró; No dia dos namorados, 12 de junho, o homenageado Walmir Silva, Adelmário Coelho e Dorgival Dantas; Já no dia 23, a festa ficará por conta de Elifas Jr., Benil, Petrúcio Amorim e Brasas do Forró; Encerrarão os festejos, no dia 29, Lucas Costa, Jonas Esticado e Bell Marques. 

Além destes nomes, o São João de Caruaru contará com as apresentações de Gusttavo Lima,  Luan Santana, Wesley Safadão, Margareth Menezes e Aviões do Forró. A programação completa poderá ser conferida na íntegra abaixo. O São João de Caruaru será iniciado no dia 4 e seguirá até 29 de junho. Este ano, o Pátio de Eventos terá programação mais extensa, com 21 dias com eventos. Dois desses momentos serão reservados para a programação religiosa das igrejas Católica e Protestante.

Polos de animação         

Pátio de Eventos São 45 mil m² com capacidade para receber cerca de 100 mil pessoas. Inteiramente decorado com cenografia junina. Moderna estrutura de palco com 20 metros de comprimento, sistemas de sonorização de grande porte e de iluminação, além de telões laterais ao palco, dentro e fora do Pátio de Eventos. Funcionará de sexta a domingo, além das vésperas e dias dos santos juninos. Contará também em dias específicos com programação religiosa. Além da estrutura para shows, o espaço também disponibiliza uma área para a cobertura jornalística, com sala de imprensa na parte inferior do palco, que conta com monitor de tv que transmite em tempo real as apresentações deste polo e internet exclusiva para os comunicadores que ficarem no backstage; Tem ainda o fosso para registros fotográficos, o que permite aos fotógrafos e cinegrafistas fazer imagens bem de pertinho do público e dos artistas; Camarotes para os veículos de  comunicação sem ônus à empresa favorecida.        

Forró do Candeeiro Localizado dentro do Pátio de Eventos, possui área de 375 metros quadrados. É um arraial popular, montado com estrutura de palco, som e luz para a apresentação de artistas locais, valorizando a cultura da região, e contemplando os que gostam de dançar o autêntico forró pé-de-serra. Funcionará de terça a domingo. 
     
Estação Ferroviária Uma cidade cenográfica com casinhas características  cheias de cores e cultura popular. Esse espaço será dividido em diversos subpolos. Quem percorrer o local irá se deparar com amostras da diversidade cultural das comunidades agrestinas, exposições de arte, espaço para a economia criativa, Espaço Dandara, que é voltado para o combate ao preconceito e à violência. Neste local são realizadas ações culturais, educativas e inclusivas; casinhas de cartomante, rezadeira, parteira, do boi Tira-Teima, do Pífano, Teatro Garagem Mamusebá, entre tantos outros atrativos. A Estação funcionará de terça a domingo, a partir das 19h. 

Polo Mestre Vitalino - Conjunto de restaurantes com comidas e bebidas típicas, além de uma palhoça onde ocorrem apresentações culturais de diversas cidades do Nordeste (cantores, bandas de forró, trios pé-de-serra, bandas de pífanos). Funcionará de terça a domingo. 

Polo Azulão O Polo Cultural Azulão é palco para apresentações de bandas e cantores que não interpretam apenas os ritmos juninos. É o espaço para fusões musicais, rock, MPB, Pop e promete atrair mais uma vez o público jovem e descolado da nova cena. As mudanças adotadas em 2015 serão mantidas e o polo funcionará na área externa da Estação Ferroviária. 
        
Alto do Moura Terá programação cultural nos fins de semana e feriados. Trios de forró pé de serra, bandas de pífano prometem animar os visitantes. Os mais de 100 ateliês dos quase 500 artistas serão abertos e sinalizados dentro da estética do São João. Já os restaurantes oferecerão a mais regional culinária nordestina. Este ano, uma estrutura mais confortável estará sendo oferecida aos caruaruenses, visitantes e turistas: estacionamento para 1200 veículos, calçadas acessíveis e a avenida principal do Alto do Moura asfaltada estão entre as melhorias. ·        

Polo do Repente
Assim como o Mestre Vitalino, o Azulão e o das Quadrilhas, o Polo do Repente também funciona durante os festejos juninos na Estação Ferroviária, que abriga o Polo Multicultural. O Polo do Repente abre espaço para apresentações de repentistas, declamadores e emboladores.

O Maior Arraial de Rua  
Preservando a beleza da tradição do São João de rua em Caruaru e potencializando a descentralização da festa, diversas ruas se vestem para abrigar uma programação cultural do mais alto valor cultural, como as comidas gigante, por exemplo. 

Comidas Gigantes 28 festas, entre elas, canjica, cuscuz, pé de moleque, mungunzá, cozido de milho, arroz doce, bolo de milho e tapioca. 

Desfile dos Bacamarteiros O desfile dos Bacamarteiros tradicionalmente acontece no dia 24 de junho, dia de São João e do bacamarteiro, e reúne cerca de 25 batalhões, com aproximadamente 800 a 1000 participantes da cidade, zona rural e toda região circunvizinha. Após o desfile, os bacamarteiros fazem apresentações. 

Maior Fogueira do Mundo Acontece na véspera do dia de São Pedro, 28 de junho, em frente à Igreja do Convento dos Capuchinhos, localizada no bairro Divinópolis. A fogueira é toda feita com madeira ecológica (podas de árvores). Em sua volta, há apresentação de grupos juninos locais. 

Eventos juninos de Clubes Caruaruenses Mais de 10 eventos particulares realizados pela sociedade caruaruense, associações e clubes sociais.  

Pátio de Eventos – Uso de tecnologia Led Moderna estrutura de palco com 20 metros de largura em formado retangular. Telões e testeira utilizarão a tecnologia de led. 

Caruaru espera receber dois milhões de pessoas no período junino, 10% a mais que no ano anterior; quase 300 milhões de reais de movimentação financeira.
   

Confira a programação do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga:

Sábado - 4 de junho 
Elba Ramalho, Azulão, Nando Cordel e Cavaleiros do Forró

5 de junho
Israel da Mídia, Magníficos, Solteirões do Forró

8 de junho
Fabiana Pimentinha, Silvério Pessoa e Os Gonzagas

Sexta-feria - 10 de junho 
Luan Santana, Novinho Paraíba, Berinho Lima e Pedrinho Pegação

Sábado - 11 de junho 
Calango Aceso, Santanna, Matheus e Kauan, Caru Forró

Domingo - 12 de junho
Walmir Silva, Dorgival Dantas e Adelmário Coelho

Quinta-feira - 15 de junho
Jailson Rosseti, Valdir Santos, Os Três do Nordeste

Sexta-feira - 17 de junho
Marcos Lessa, Flávio José, Gabriel Diniz e Danilo Bottrel

Sábado - 18 de junho
Aviões do Forró, Gilvan Neves, Geraldinho Lins, Iohanes

Domingo - 19 de junho
Renilda Cardoso, Limão com Mel, Luan Estilizado

Terça-feira - 21 de junho
Virados do Forró, Del Feliz, Vilões do Forró eBanda Zé do Estado.

Quarta-feira - 22 de junho
Desejo de Menina, Arreio de Ouro, Didi de Caruaru

Quinta-feira - 23 de junho
Elifas Junior, Petrúcio Amorim, Brasas do Forró e Benil

Sexta-feira - 24 de junho
Fulô de Mandacaru, Margareth Menezes, Paula Mattos e Santa Dose

Sábado - 25 de junho
Gatinha Manhosa, Bichinha Arrumada, Jorge de Altinho e Wesley Safadão

Domingo - 26 de junho
Erisson Porto, Amigos Sertanejos e Márcia Fellipe

Segunda-feira - 27 de Junho
Brucelose, Mastruz com Leite, Erick Moreira e Maciel Melo

Terça-feira - 28 de junho
Anjo Azul, Gusttavo Lima, Israel Filho

Quarta-feira - 29 de junho
Lucas Costa, Jonas Esticado e Bell Marques

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...