Advertisement

Facebook

III Viva Dominguinhos acontece de 21 a 23 de abril em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, com patrocínio do governo federal, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Ferreira Costa, Farmácia do Trabalhador do Brasil, São Cristóvão e Mano Imóveis, realiza, de 21 a 23 de abril deste ano, a terceira edição do Viva Dominguinhos. O evento se consagrou em todo o Estado pela valorização da música regional e incentivo à continuidade do trabalho do sanfoneiro José Domingos de Moraes.
Serão três dias em que a cidade, localizada no Agreste Meridional de Pernambuco, fica ainda mais movimentada. Os shows musicais noturnos iniciarão sempre às 21h, no principal polo da festa – a Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Já o Espaço Colunata, na avenida Santo Antônio, receberá apresentações culturais durante parte da manhã e à tarde dos dias 22 e 23.
Grandes nomes da música local, regional e nacional compõem a grade de programação. Entre os nomes, estão Quinteto Violado, Cristina Amaral, Jorge de Altinho, Flávio Leandro, Waldonys, Dorgival Dantas, Maciel Melo, Elba Ramalho, Rogério Rangel, Flávio José, Mourinha do Forró, Forró Pesado e Kiara Ribeiro. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura: www.garanhuns.pe.gov.br.
A população do município já vem prestigiando projetos especiais. O workshop “Desmistificando a Sanfona”, por exemplo, executa aulas-espetáculo, conduzidas pelo professor Éder Santos Batista, em escolas das redes Municipal, Estadual e Privada. Ao todo, são nove instituições. Os alunos têm noções de como o instrumento é tocado, sua sonoridade e notas musicais. Nas aulas, a vida e obra de Dominguinhos também é contada.
Intervenção urbana “Dominguinhos em Quadros” – Este ano, o projeto será realizado no Casarão de Ferreira Costa, localizado na avenida Rui Barbosa. O espaço de aproximadamente 50 metros receberá pinturas e grafite que retratam o ídolo. As artes serão produzidas pelos artistas plásticos Espedito Dias e Rubens Costa.
Caminhada do Forró Viva Dominguinhos – No sábado, dia 23 de abril, a caminhada terá concentração às 9h30, na Praça da Fonte Luminosa, de onde o cortejo seguirá até o Palco Colunata. Os participantes terão, ao longo do percurso, a apresentação de bacarmateiros, grupos de xaxado e banda de pífanos. Trio Forró Pé de Serra, Associação dos Bacamarteiros de São João, banda de pífanos Esquenta Mulher de Lajedo, grupo cultural Flor de Mandacaru de Iati e grupo cultural Valentes do Forró de Garanhuns, comandam a festa. 
Cloves Teodorico

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...