Advertisement

Facebook

Governador autoriza construção de estrada em Conceição das Crioulas, em Salgueiro

Com investimento de R$ 21,5 milhões, intervenção é a primeira ação do Plano Pernambuco Quilombola 

Foto: Aluísio Moreira/SEI

CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS - A pavimentação dos 25,8 km de terra batida da conhecida Estrada de Conceição das Crioulas, no distrito de mesmo nome que fica localizado em Salgueiro, no Sertão Central, foi anunciada, nesta sexta-feira (22.04), pelo governador Paulo Câmara. Em cerimônia realizada na localidade, o chefe do Executivo estadual assinou a Ordem de Serviço (OS) para o início da intervenção, que transformará a antiga via na nova PE - 460. A ação é a primeira atividade do Plano Pernambuco Quilombola, lançado no último mês de março pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, e conta com  um investimento de R$ 21,5 milhões. 

Diante de populares que lotaram a praça central de Conceição das Crioulas, o governador Paulo Câmara ressaltou que a pavimentação indica o comprometimento do Governo de Pernambuco com a inclusão de todas as comunidades do Estado. "Esta obra é a concretização do compromisso firmado com as comunidades quilombolas do Estado, pois ela marca o início de um trabalho grandioso pretendido pelo Plano Pernambuco Quilombola. Não tenho dúvidas que, assim que finalizada, a estrada beneficiará o deslocamento da população, garantindo o direito de ir e vir com mais rapidez e mais segurança", sublinhou.

Paulo Câmara é o primeiro governador de Estado a visitar distrito de Conceição das Crioulas, que conta com cinco mil moradores. "Venho aqui com a responsabilidade de trazer ações que contribuem com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A PE-460 não será apenas uma nova rodovia, mas um elo para a realização dos sonhos de muitos de vocês", destacou o gestor. Quando concluída, em um prazo de 24 meses, a via vai beneficiar cerca de cinco mil pessoas.

De acordo com o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório, a OS para a implantação da nova rodovia estadual garante mais esperança no desenvolvimento do distrito. "Hoje, tive a honra de presenciar este feito para a comunidade. Conceição das Crioulas recebeu sua maior e mais importante obra de desenvolvimento que vai refletir na melhoria de vida de toda a população. E isso é muito gratificante", afirmou. 

Emocionada, a presidente da Associação Quilombola de Conceição das Crioulas, Valdecir Maria da Silva, compartilhou a conquista com toda a população, em especial com seus colegas de trabalho. "A nossa luta está rendendo frutos. Todo o nosso trabalho começa a ser reconhecido e recompensado neste momento. Espero que, através dessa estrada, possamos abrir caminhos para que outras obras e ações impulsionem o crescimento social e econômico da nossa comunidade", disse.

PLANO PERNAMBUCO QUILOMBOLA - Lançado no dia 21 de março deste ano, em homenagem ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o Plano Pernambuco Quilombola objetiva consolidar as políticas do governo junto às comunidades quilombolas do Estado para o triênio 2016-2019. "O plano foi construído a partir do diálogo com as lideranças das comunidades quilombolas de Pernambuco. Foi através desse processo que pudemos conhecer as necessidades dessa população e pensar nas estratégias e ações que possam atender essas necessidades. O programa está bem consolidado e aborda áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança, cultura, meio ambiente e assistência social", frisou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento. O Estado possui 152 comunidades quilombolas, sendo a maior delas a de Conceição das Crioulas.

Na ocasião, estiveram presentes ainda o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões; a ex-prefeita Cleuza Pereira; os deputados estaduais Rodrigo Novaes e Lucas Ramos; o deputado federal Fernando Monteiro; e outras autoridades da região. 

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...