Advertisement

Facebook

SESI/PE ensina receitas práticas e baratas para Páscoa


Apesar da crise, é possível fazer um almoço de Páscoa saboroso e sem gastar muito. Anote as dicas do SESI/PE e garanta uma refeição saudável e com receitas práticas para você passar seu feriadão com a família e os amigos e não na cozinha. “A ideia é mostrar que as pessoas podem preservar as tradições da data, como o consumo de peixes, com opções de pratos de baixo custo, nutritivo e sem perder o sabor”, afirma a nutricionista da entidade, Lídia Bandeira. Leia abaixo as receitas e confira no vídeo (aqui)como prepará-las.

Essas e outras dicas estão à disposição do público através de orientação nutricional personalizada que a equipe do SESI/PE oferece para crianças, jovens e adultos, na Região Metropolitana do Recife. Além de ensinar como obter uma boa forma, sem passar fome e com um cardápio de dar água na boca, as nutricionistas do SESI também ensinam como evitar ou controlar doenças como diabetes, hipertensão, entre outras. As consultas são individuais e devem ser agendadas previamente pelos telefones (81) 3241.9218 (SESI Clínica, no Espinheiro) e (81) 3445.3800 (Mustardinha). Os preços são populares para facilitar o acesso ao maior número de pessoas.

Receitas:
Prato principal: SARDINHA AO FORNO
Ingredientes:
500g de filés de sardinha
1 cebola em rodelas
1 abobrinha picada
1 chuchu picado
1 pimentão em rodelas
1 tomate em rodelas
1 cenoura em rodelas
Azeite para regar
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Depositar os legumes (abobrinha, chuchu e cenoura) no fundo da assadeira. Depois, cobri-los com os filés de sardinha (com a pele virada para baixo) e temperar com o sal. Acrescentar as cebolas, pimentões, e tomates em rodelas. Regar com o azeite e levar ao forno.

Rendimento: 04 porções.
Tempo de preparo: 40 minutos.

Acompanhamento: PIRÃO DE CABEÇA DE PEIXE
Ingredientes:
1 kg de cabeça de peixe
2 tomates picados
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
½ xícara de cheiro verde picado
1 colher de chá de pimenta do reino
2 xícaras de farinha de mandioca peneirada
Azeite
Sal a gosto
Água suficiente

Modo de Preparo:
Dourar a cebola e o alho no azeite. Acrescentar as cabeças de peixe, tomates e cheiro verde e refogar. Colocar água suficiente para cobrir as cabeças de peixe e temperar com sal e pimenta do reino moída. Cozinhar lentamente em fogo baixo até que solte toda a carne da cabeça do peixe. Peneirar o caldo em outra panela e, com fogo desligado, acrescentar a farinha de mandioca aos poucos para não empelotar. Levar ao fogo e mexer bem até a farinha cozinhar (ferver) e chegar na consistência desejada.

Rendimento: 05 porções.
Tempo de preparo: 1h e 30 minutos.

Receita extra: ARROZ À GREGA
Ingredientes:
3 xícaras (chá) arroz integral
6 xícaras de (chá) de água
Óleo
1 xícara (chá) uva passa
3 cebola picada
1 cenoura picada (cozida)
1/2 xicara de cheiro verde picados

Modo de Preparo:
Leve uma panela ao fogo com água, sal, um fio de óleo e espere ferver. Adicione o arroz e mexa bem. Diminua o fogo, deixe a água secar e retire o arroz do fogo. Em uma panela doure a cebola com um fio de óleo e após acrescente o restante dos ingredientes. Despeje a mistura em uma tigela funda e junte o cheiro verde. Adicione o arroz cozido e misture tudo cuidadosamente.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 6 porções

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...