Advertisement

Facebook

Garanhuns utiliza drone para combater Aedes aegypti

Foto: Aquilles Soares e Jefferson Teto - Drone (Secom/PMG)

A utilização de drone – aeronave não tripulada – é mais uma das alternativas da Secretaria de Saúde de Garanhuns, no combate ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do Zika vírus. A câmera, instalada no equipamento, possibilita localizar focos do mosquito Aedes aegypti. Após o mapeamento das imagens, estas serão utilizadas pelos agentes de endemias para chegarem até os locais. O objetivo da operação é identificar possíveis criadouros do mosquito em locais de difícil acesso ou que estão fechados e não permitem a entrada dos agentes de endemias.

A aeronave, que filma em resolução 4K, é manipulada por um técnico que acompanha todo o processo por um monitor. A ferramenta irá sobrevoar, inicialmente, os bairros que registraram maior índice no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), até que depois chegue às demais localidades. De acordo com o último mapeamento geográfico realizado em Garanhuns, o município possui mais de 50 mil imóveis. Com as imagens do aparelho, os profissionais de saúde poderão ir direto aos locais identificados com possíveis criadouros do mosquito, agilizando o serviço de tratamento nos focos.

De acordo com o secretário de Saúde de Garanhuns, a utilização do equipamento é mais um reforço no combate ao mosquito. “Usar esse drone será muito importante na inspeção de terrenos e residências que estejam expostos à proliferação do mosquito. Com essas imagens, nós iremos visualizar locais, antes inacessíveis, e poderemos tomar as devidas providências. O drone nos fornecerá imagens de qualidade em tempo real, e as usaremos para avaliar os locais de imediato. Iremos agregar a tecnologia na luta contra o Aedes aegypti”, afirma.

Ruthe Santanna

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...