Advertisement

Facebook

Árvores Frutíferas levam beleza e biodiversidade as praças

Foto: Amannda Oliveira

Há alguns anos atrás , passei uma semana em Brasília fazendo um curso. Foi uma semana inteira trancada em uma instituição sendo avaliada junto a 230 pessoas de todo o Brasil. No último dia os alunos foram convidados a fazer um tour rápido na cidade , e eu me peguei encantada com as praças. Por onde passávamos haviam pessoas com caixas ou cestos nas mãos tirando frutas das árvores ou simplesmente sentadas embaixo delas comendo alguma fruta. Naquela época eu não tinha noção do benefício que esse tipo de arborização trazia a cidade.

Recentemente assisti a uma matéria mostrando a tendência mundial e nacional de se arborizar as cidades com árvores frutíferas. 

Estados como São Paulo, Minas Gerais e até Paraíba aqui pertinho de Pernambuco já entenderam essa necessidade da nossa biodiverside e da nossa fauna e vem investindo pesado no plantio de árvores frutíferas de pequeno e grande porte.
Foto: Amannda Oliveira
São canteiros inteiros repletos de  jaqueiras, mangueiras, pés de goiaba, jambo, acerola, laranja, limoeiros e até jabuticaba. Em geral, as espécies plantadas têm idade média de um ano e meio e são de porte médio a grande. Elas deverão levar de 6 a 8 anos para chegar à fase adulta, pois têm o crescimento mais acelerado que outras espécies. Algumas espécies nativas também são utilizadas para preservação da flora.
Além de fornecer sombra, o projeto fornece frutas , ajuda na preservação das aves e animais que se alimentam das frutas e servem de auxílio para os mais pobres que não apenas se alimentam das frutas como muitas vezes as vendem e obtém uma renda extra para sua casa.
Seria muito bom que modelos como este fossem adotados nas nossas cidades aqui em Pernambuco. E a seca não é uma desculpa para não implantar algo do tipo.Precisamos de cidades verdes. Que tal plantar uma árvore frutífera na sua calçada? 
Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...