Advertisement

Facebook

Abertas inscrições para seminário estadual sobre Microcefalia e Assistência Social


Estão abertas as inscrições para o seminário estadual “Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais”. O encontro é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e terá o objetivo aprofundar as discussões das demandas de microcefalia com gestores e técnicos da área socioassistencial dos municípios pernambucanos e órgãos envolvidos.

O evento busca alinhar a importância do papel da assistência social no acompanhamento e inserção das famílias no Cadastro Único e demais programas sociais por meio da discussão de propostas e sugestões de ação. O seminário acontece no dia 25 de fevereiro, no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), das 9h às 17h.

As inscrições poderão ser feitas até 24 de fevereiro. É só preencher o formulário online disponível nos sites da SDSCJ (www.sdscj.pe.gov.br) e do Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social – Sigas/PE (www.sigas.pe.gov.br), ou através do link https://goo.gl/7VBd9u. Estão sendo disponibilizadas, ao todo, 500 vagas.

Além de gestores e técnicos da área socioassistencial, o evento é aberto para conselheiros municipais de assistência social e saúde, representantes de classes profissionais e estudantes de áreas relacionadas. Todos os participantes receberão certificado.

O seminário “Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais” é uma das ações desenvolvidas pela SDSCJ para fortalecer uma agenda de ações de atendimento aos casos de famílias com crianças, sejam elas nascidas ou intra-útero, identificadas com microcefalia em Pernambuco.

PARCEIROS – O encontro será realizado em parceria com vários órgãos. Além da Fafire, os conselhos regionais de Serviço Social (CRESS), de Psicologia (CRP), o Conselho Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), e os conselhos estaduais de Assistência Social (CEAS) e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONED).

DADOS – Estudos relacionados ao perfil social das famílias com casos notificados estimam que 70% destas estão em situação de extrema pobreza. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados em 27 de janeiro, 1.125 casos eram investigados em Pernambuco – no Brasil, havia a investigação de 3.448 ocorrências.

Pernambuco foi primeiro estado a identificar suspeitas de microcefalia no país. Os casos investigados em solo pernambucano representam 32,63% do total registrado em todo o Brasil, liderando essa lista. O Nordeste é a região com maior número de ocorrências sob investigação: 2.984 (86,5%).

Nosso Estado, conforme o Ministério da Saúde, também tem o maior número de casos confirmados: 138. Isso representa 51% de todo o Brasil, que tem 270 ocorrências. Consequentemente, a região Nordeste tem o maior número de casos do país. São 268, ou seja, 99,2% das ocorrências.


SERVIÇO
Seminário estadual “Microcefalia e os Cuidados Socioassistenciais”
Quando: 25 de fevereiro
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire)
Endereço: Avenida Conde da Boa Vista, 921, Boa Vista, Recife

Inscrições até 24 de fevereiro: https://goo.gl/7VBd9u

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...