Garanhuns sedia Feira do Produtor Rural e Seminário da Agricultura Familiar

novembro 25, 2015


O município de Garanhuns recebe a partir desta quarta-feira (25/11) o Seminário Compras Institucionais e Agricultura Familiar e a Feira do Produtor Rural, que serão realizados no Parque Euclides Dourado. O evento se prolonga até o domingo (29/11), com palestras, oficinas e a Feira do Produtor.

Os dois primeiros dias do evento (25 e 26) estarão voltados para a discussão da ampliação das compras institucionais pelos diversos órgãos da administração pública federal e estadual, que representam uma importante oportunidade de negócio para os produtores rurais.  Para isso, o Seminário terá a participação de representante da CONAB, Thays Queiroz, que explanará sobre o suporte dado pelo órgão aos agricultores para que possam se organizar e participar das compras institucionais. Também haverá a palestra de Gustavo Assis, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), para apresentar o Programa de Aquisição de Alimentos.

Criado em 2012, o Programa de Aquisição de Alimentos abriu uma nova possibilidade de comercialização para as famílias de agricultores familiares de todo o País ao permitir que municípios, estados, órgãos federais e o Distrito Federal comprem seus produtos de forma simplificada, por meio de chamadas públicas, com dispensa de procedimento licitatório. “Além de utilizar o poder de compra do Estado para promover o desenvolvimento local, estimulamos circuitos de comercialização mais curtos, sem atravessadores, o que deixa os alimentos produzidos pela agricultura familiar ainda mais nutritivos, saborosos, mais frescos”, destaca o coordenador substituto de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Gustavo Assis.

Ainda compondo a programação do primeiro dia do evento, terá a palestra “Desafios e Oportunidades para a Agricultura Familiar”, com a professora Horasa Andrade, da UFRPE. Na abertura solene do evento, além do Gerente da Unidade do Agreste Meridional do Sebrae, Moshe Dayan, estarão presentes representantes da Prefeitura Municipal de Garanhuns e do Governo do Estado.

A palestra magna do evento terá como tema “Agricultura familiar, produção agrícola sustentável e desenvolvimento local” e será ministrada pelo professor e pesquisador Luís Tadeu Assad. No dia 26/11, serão realizados debates sobre as Oportunidades de Negócio para a Agricultura Familiar, com a participação de Luís Pivovar, consultor do Sebrae nacional; Tahys Queiroz, da CONAB; além de representantes do IPA, Ministério da Defesa e outros órgãos estaduais e federais.

À tarde, além da oferta de palestras, será realizada a Rodada de Oportunidades de Negócio, com a participação de diversos órgãos que já adquirem gêneros da agricultura familiar. Paralelamente às capacitações, em todos os dias estará em funcionamento a Feira do Produtor Rural, com horário de visitação das 8h às 20h, com a presença de expositores de diversas regiões do Estado.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Em todas as palestras serão conferidos os certificados aos participantes.

III Feira de Sementes Crioulas – O objetivo da feira é divulgar a importância das sementes crioulas, bem como o resgate e a utilização da biodiversidade local frente ao avanço das sementes melhoradas geneticamente da agricultura moderna. Nesse sentido a feira vai promover rodas de diálogos sobre sementes crioulas, além de exposições e trocas de sementes crioulas, preservadas ao longo do tempo, por vários produtores do Agreste Meridional.


Assessoria de Comunicação

Banda Som da Terra é a atração da " Quinta do Galo"

novembro 24, 2015
Foto: Divulgação

A Banda Som da Terra é a atração festa “Quinta do Galo” . A banda com 40 anos de carreira vai apresentar o repertório do seu mais novo disco " Vai Pegar Fogo", lançado recentemente. A festa começa às 19h no Palácio Enéas Freire.

A noite também contará com a participação do artista pernambucano Sérgio Andrade, a cantora paraense Silvana Salazar e as intervenções Fantasias do Galo, Palhaços Mascarados do Galo, Maracatu Real, Maracatu do Baque, passistas de frevo e Bloco lírico.

Amannda Oliveira

“Imprensa Que Entra 2016” com data , local e atração definidas

novembro 24, 2015

A prévia carnavalesca "Imprensa Que Entra" define data, local e uma das atrações. O baile promete reunir os profissionais de imprensa de Pernambuco e também de outros estados do país, e arrecadar alimentos para o Comitê Estadual da Ação da Cidadania. O baile acontece no dia 16 de janeiro, no Cabanga Iate Clube. A grande homenageada deste ano será a eterna Selma do Coco. Os artistas escalados para a oitava edição da festa serão divulgados durante esta semana. Mas, o primeiro nome já confirmado hoje pela coordenação é o da cantora e compositora baiana Margareth Menezes.

Será montada uma grande infraestrutura para receber os foliões, sob a coordenação dos jornalistas Carlos Morais, Fernando Fagundez e Almani Galdino. Para animar o público, os artistas estão preparando um repertório do frevo ao samba, mostrando mais uma vez que se trata de um baile eclético, que procura exaltar sempre as nossas raízes culturais e homenagear pessoas que contribuíram e contribuem para a cultura e a comunicação.

SOLIDARIEDADE - Mais uma vez, os alimentos arrecadados serão entregues ao Comitê Estadual da Ação da Cidadania - Pernambuco Solidário. Os donativos serão encaminhados para os municípios atingidos pela seca em Pernambuco. 

ASCOM

Vem ai o XII Encontro de Final de Ano dos Arcoverdenses

novembro 24, 2015

No dia 28 de novembro, os arcoverdenses que residem no Recife tem mais um encontro marcado. É o XII Encontro de Final de Ano dos Arcoverdenses. A confraternização acontece à partir do meio dia e no Bar e Restaurante Pai D’Égua, na Av. General Polidoro, 982, no bairro da Cidade Universitária.

Coordenado por Wilton Brito, Tony Porto, Edson Bezerra, e José Hertz, a Confraternização dos Arcoverdenses terá como atrações Tonino Arcoverde, Paulinho Leite, Marzinho de Arcoverde, Alfredo Júnior (Nuna), Kleber Araújo (apresentando o seu CD - Cinema Novo) e a Orquestra Super OARA.

No evento haverá ainda o lançamento do livro Coração de Nego, da escritora arcoverdense Verônica Brayner.

Para acesso ao Buffet estilo self service, a exemplo do ano passado, serão cobradas as taxas de R$ 20,00 (vinte reais) para mulheres e R$ 25,00 (vinte e cinco reais) para homens. O serviço do buffet terá início às 12h. As bebidas serão comercializadas mediante aquisição de senhas individuais no caixa do restaurante.

Objetivando contar com um bom número de participantes, os coordenadores do encontro solicitam aos arcoverdenses residentes no Recife e amigos que divulguem esta convocatória nas redes sociais e para as suas listas particulares.

Maiores informações
Tony Porto (99668-9887)
Edson Bezerra (99138-2075)
José Hertz (98666-8694)

Informações: COCAR

Garanhuns conquista 2º lugar na II Maratona de Negócios Públicos do Sebrae Nacional

novembro 24, 2015

O município de Garanhuns ficou em 2º lugar na II Maratona de Negócios Públicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O município contou com a representação da agente de Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns (SDE), Priscila Belens, que, na ocasião, apresentou o projeto Empresa Eficiente do Programa de Eficiência Energética para Micro e Pequenas Empresas. O momento foi realizado semana passada na cidade de Cuiabá (MT).
A iniciativa teve como objetivo aumentar a produtividade, reduzindo custos e tornando às micro e pequenas empresas mais sustentáveis, além de aperfeiçoar os projetos selecionados, considerados inovadores. Os participantes foram submetidos a um programa intenso, incluindo consultoria com especialistas das diferentes áreas trabalhadas.
O primeiro lugar foi para a cidade de Assis (SP) e o terceiro colocado foi para Pontes e Lacerda (MT). Os três primeiros colocados foram premiados com mais consultorias. Foram 57 inscrições para a II Maratona de Negócios Públicos e apenas 20 selecionados. De Pernambuco, somente Garanhuns e Arcoverde participaram do momento.
Samara Pontes

Deputados pedem intervenção no Hospital Regional de Arcoverde

novembro 24, 2015
A cena de uma idosa de 80 anos, com o fêmur fraturado e à espera de atendimento há mais de 24 horas, no Hospital Regional Ruy Barros Correia, em Arcoverde, a 256 quilômetros do Recife, levou deputados estaduais de oposição a pedirem a intervenção emergencial da unidade, que atende a 13 municípios. Eles realizaram um manifesto, hoje, na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O líder da bancada Silvio Costa Filho (PTB) afirmou que vai encaminhar amanhã um ofício ao Governo do Estado pedindo soluções urgentes. O fato foi presenciado na última sexta-feira, durante visita do grupo a hospitais e obras inacabadas do Sertão pernambucano.

Além da demora no atendimento, potencializado pelo surto de dengue no município, incluído entre os 12 mais incidentes, a comitiva formada pelos deputados Silvio Costa Filho (PTB), Edilson Silva (Psol), Augusto César (PTB), José Humberto Cavalcanti (PTB) e Júlio Cavalcanti (PTB), se deparou com superlotação, falta de médicos, de insumos e de medicamentos. Eles solicitarão, na Casa Joaquim Nabuco, uma audiência pública com a presença do secretário de Saúde, Iran Costa, sobre o tema. Feito de surpresa, a visita dos parlamentares causou um alvoroço na recepção. É que, segundo os deputados, ao saber da chegada dos políticos, o diretor do hospital, teria saído do local. Com a notícia da suposta “fuga”, os pacientes ficaram revoltados. Teve até empurra-empurra dentro da unidade. A missão de responder às perguntas dos deputados sobrou para um funcionário da equipe técnica, que, na confusão, sequer se apresentou.

Referência na assistência materno-infantil na região, com a realização média de 150 partos e procedimentos obstétricos por mês, o Hospital Ruy de Barros funciona com problemas que vão desde a falta de gazes a ineficiência do atendimento, afirmou Silvio Costa Filho. “Tivemos a informação de que a unidade deixou de receber do Governo do Estado cerca de R$ 5 milhões neste ano. Isso seria referente ao pagamento de terceirizados e aquisição de medicamentos e insumos. Ora, estamos tratando com vidas e é melhor o governo deixar de realizar o pagamento da Arena Pernambuco (em torno de R$ 40 milhões) ou deixar de tapar um buraco do que deixar os hospitais nesta situação”, criticou.

Arcoverde tem cerca de 72,6 mil habitantes e a população sofre as consequências do surto de dengue e chikungunya na cidade. Segundo dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a cidade tem 781,59 casos de dengue a cada 100 mil moradores. A incidência é considerada alta e são 568 casos prováveis até o início de novembro. Um caso de chikungunya já foi confirmado.

O deputado Edilson Silva, como presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Casa Joaquim Nabuco, também visitou o Hospital de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, e constatou problemas na prestação do serviço. “Conversamos com a direção e verificamos que está fora do controle. Temos mais de 2.367 casos de dengue já notificados. O hospital que recebia em média 150 atendimentos por dia está recebendo, em média 750. Tiveram que colocar um toldo na frente para abrigar a população. A cidade ficou 3 meses sem receber o larvicida. Temos responsabilidades a serem apurados. A população não pode, de maneira nenhuma, pagar pela irresponsabilidade dos gestores”, disse em um vídeo publicado em seu Facebook.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que houve um aumento, de quase o dobro, na demanda de pacientes por causa dos surtos de dengue e chikungunya e que mesmo assim, garante atendimento a todos os pacientes, dando prioridade para os casos mais graves. Destacou ainda que a direção tem promovido melhorias na estrutura, como implantação de uma sala vermelha (para atendimento com politraumatismos), e que a escala de plantão está completa.  Com relação à falta de insumos, informou que há apenas fracionamento das seringas com o objetivo de aumentar o controle sobre elas e o uso racional. Sobre a presença do diretor, informou que ele teria saído antes da chegada dos deputados para resolver questões pessoais e que os deputados não solicitaram audiência para conversar com ele.

Blog do Magno Martins

Senac Arcoverde com Curso de Aperfeiçoamento para Garçom com inscrições abertas

novembro 24, 2015
O Senac Arcoverde, está com inscrições abertas para o Curso de Aperfeiçoamento de Garçom com inscrições abertas.
O curso acontece no período de 30 de novembro a 4 de dezembro no horário das 9 às 12 e das 13h às 16. 
O investimento custa R$ 60,00 e o aluno recebe todo material didático.

Maiores informações (87) 3821-1688.

Amannda Oliveira

Encontro de Negócios da Cachaça e Gastronomia Pernambucana

novembro 22, 2015

Nesta segunda-feira (23), o Sebrae em Pernambuco e a APAR - Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura, realizam o Encontro de Negócios da Cachaça e Gastronomia Pernambucana 2015. O evento será realizado no auditório Senac, a partir das 13h, e contará com workshops, palestras, talk show e rodada de negócios com empresários do segmento.

O objetivo do encontro é promover debates sobre a história, a cultura, a produção, a comercialização, a tecnologia, a cachaça na gastronomia, os desafios e o futuro da cachaça pernambucana no mercado nacional.
O professor Jairo Martins, superintendente da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), fará a palestra de abertura com o tema “Cachaça e Gastronomia – A arte de harmonizar”. Na sequência, os participantes poderão conversar com o chef de cozinha César Santos, o sociólogo Gilberto Freyre Neto, o professor Jairo Martins e o jornalista João Almeida, sobre o universo da cachaça.

A programação ainda traz uma oficina de caipirinha, com a palestra “Valorização do serviço da cachaça” e, por fim, a rodada de negócios, que visa ampliar o relacionamento comercial entre produtores e empresários do segmento de bares, restaurantes, hotéis e pousadas. O evento é indicado para interessados em bebidas e cachaças, estudantes de gastronomia, produtores e profissionais do setor.

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas (300 ao todo). Os interessados podem se inscrever no site do evento:www.cachacaegastronomia.com.br.

Serviço:
Encontro de Negócios da Cachaça e Gastronomia Pernambucana
Data: 23 de novembro
Local: Auditório do Senac | Av. Visconde de Suassuna, 500, Santo Amaro - Recife/PE
Horário: Das 13h às 19h
Inscrições gratuitas através do site: www.cachacaegastronomia.com.br

Amanda Galvão

Campeonato na Pipa-RN reúne surfistas de todo Nordeste

novembro 22, 2015

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, surfistas de todo o Nordeste se encontrarão nas ondas da Praia do Amor, um dos picos de surf mais conhecidos da Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. Mais de 150 atletas participarão da etapa final do Circuito Rota do Mar Pro Surf 2015, que além de somar pontos decisivos para a final do Circuito Potiguar de Surf, também pontua no ranking regional – o que atrai atletas especialmente da Paraíba, de Pernambuco e do Ceará.

A expectativa da Federação de Surf do RN é de que o evento seja um sucesso, assim como foi o Rota do Mar Open Pipa Surf, realizado em novembro do ano passado. “Os campeonatos da Rota já são esperados pelos surfistas graças à organização, pontualidade e valorização dos atletas profissionais e amadores. Por isso, esperamos que a etapa final do Circuito Pro Surf seja muito bem prestigiada pelos competidores e também pelo público”, disse Saturnino Borges, presidente da Fesurf-RN.

Assim como as primeiras etapas do Circuito - que aconteceram em abril, em Fortaleza-CE, e em julho, em Maracaípe-PE –, as baterias serão divididas em 10 categorias (Infantil, Iniciante, Mirim, Junior, Open, Senior, Grand Kahuna, Longboard, Feminino Open e Profissional). Para os finalistas da Pro, o prêmio será de R$ 10 mil. Os vencedores de todas as categorias serão premiados com uma prancha Minnemann Surf e os quatro primeiros colocados receberão troféus e kits exclusivos da Rota do Mar. Além da premiação em dinheiro, o campeão geral da Profissional receberá ainda uma passagem aérea internacional para sua próxima trip de surf.

As inscrições custam R$ 150,00 para a categoria Profissional e R$ 80,00 para as demais e já podem ser feitas através de transferência bancária ou depósito na seguinte conta: Banco do Brasil, Agência 3853-9, Conta 88.326.150-2, em nome de Saturnino Borges. O comprovante de pagamento deve ser enviado junto com o nome e a categoria do atleta para o e-mail saturninofns@yahoo.com.br ou para o número (84) 99996-4833 via Whatsapp.

A etapa final do Circuito Rota do Mar Pro Surf 2015 é uma realização da Cuca Comunicação Estratégica em parceria com a Rota do Mar e a Fesurf-RN, e tem o apoio da Prefeitura de Tibau do Sul e do Governo do Estado através das Secretarias de Turismo e de Esporte e Lazer.

ASCOM

Audiência pública sobre Sistema Municipal de Meio Ambiente de Garanhuns acontece segunda-feira

novembro 21, 2015

Na próxima segunda-feira (23), a partir das 9h30min, nas dependências da Câmara de Vereadores de Garanhuns, acontece mais uma audiência pública sobre a lei que cria o Sistema Municipal de Meio Ambiente. O projeto vem sendo trabalhado desde o ano de 2006. O principal objetivo do sistema é normatizar a gestão ambiental no município, que passa a ter autonomia em ações diversas. A audiência é aberta ao público em geral.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Mattos, atualmente, os interessados em efetuar licenciamentos precisam de um trabalho muito demorado e de alto custo, com a obtenção de documentos municipais e estaduais, ao mesmo tempo. “Assumir a gestão ambiental local de forma integral compreende, também, efetuar o licenciamento ambiental pelo Executivo Municipal, que está mais acessível e próximo aos cidadãos, às potencialidades e aos danos a serem avaliados”, destaca.

Numa audiência passada, realizada no dia 02 de junho deste ano, vários órgãos se mostraram presentes, entre eles a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Unidade Acadêmica Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), Universidade Norte do Paraná (Unopar), Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), ONG Econordeste, Organização dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ministério Público Federal (MPF), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Movimento Vem Pra Rua, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/PE), Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema) e Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além de populares.

Ainda segundo o titular da pasta, após a primeira audiência as dúvidas, sugestões e comentários foram compilados ao documento, previamente distribuído à Procuradoria do município e à Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal. “Agora, após as considerações dessas últimas instituições, o texto final foi submetido, já como Projeto de Lei, à última consulta pública antes da votação”, detalha Renato Mattos.

Cloves Teodorico

Sebrae premia mulheres empreendedoras e empresas pernambucanas

novembro 21, 2015
O Sebrae em Pernambuco promove na próxima terça-feira (24), evento que irá contemplar os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e do Prêmio MPE Brasil 2015. A cerimônia vai acontecer no auditório do Sebrae, localizado no bairro da Ilha do Retiro, a partir das 19h30.

Trata-se de duas importantes premiações brasileiras. O Prêmio Mulher de Negócios tem o objetivo de identificar, selecionar e premiar mulheres empreendedoras com belas histórias de sonhos realizados com o empreendedorismo. As candidatas concorrem em duas categorias (pequenos negócios e microempreendedora individual), a um troféu, ao selo de vencedora e a uma capacitação em território nacional, além de uma viagem internacional. Ele valoriza histórias de mulheres que transformaram seus sonhos em realidade e são exemplos para o empreendedorismo brasileiro. Este ano foram 395 inscritas.

Já o MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas é uma forma de reconhecer a nível estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. Ele tem o objetivo de promover a melhoria na qualidade, produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas, bem como reconhecer boas práticas de gestão no negócio.

Este ano o Prêmio MPE Brasil teve a inscrição de 2.232 empresas. Destas, 2.184 responderam ao questionário de autoavaliação do MPE Brasil 2015. Por meio dele, elas receberam um diagnóstico gratuito com seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria. As empresas disputam o troféu estadual nas seguintes categorias: Agronegócios, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Educação, Serviços de Saúde, Serviços de Tecnologia de Informação, Serviços de Turismo, Responsabilidade e Inovação. Além de troféu e certificado de participação, as empresas vencedoras vão receber capacitação de 16h dentro do catálogo de soluções empresariais do Sebrae.

Os vencedores estaduais das duas premiações, que serão revelados na terça-feira, irão disputar com os ganhadores de cada estado, na etapa nacional.

Serviço:
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e do Prêmio MPE Brasil 2015
Data: 24 de novembro
Local: auditório SEBRAE | Rua Tabaiares, 360 - Ilha do Retiro - Recife/PE
Hora: a partir das 19h30

ASCOM

Dia da Consciência Negra foi comemorado em comunidade quilombola de Garanhuns

novembro 20, 2015
Foto: Luanny Porto


A Secretaria de Assistência Social, por meio dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Quilombo, realizou, na manhã desta sexta-feira (20), no sítio Estivas, as comemorações em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. O momento foi voltado para familiares dos beneficiários e a comunidade em geral.

As comemorações foram marcadas por apresentações do grupo de xaxado do sítio Caluete, em que moças e rapazes puderam exprimir o sentimento da dança. Em seguida, o grupo de convivência do Castainho e o grupo de dança do sítio Estivas fizeram uma apresentação da música afro.

Fábio Vasconcelos, coordenador do Cras Quilombo, comentou acerca da iniciativa. “Precisamos conscientizar eles a respeito de suas origens, sobre sua cor de pele e seus ancestrais. Vamos passar pra eles a ideia de lutar por igualdade, sem distinções. É necessário um tratamento igualitário entre todos”, finalizou Fábio.

Luanny Porto

Programação completa dos seminários do Curta Taquary

novembro 20, 2015


Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, será palco do cinema e de discussões sobre a sétima arte neste mês. O 8° Curta Taquary, festival internacional de curtas-metragens, que irá ocorrer entre os dias 23 e 27 de novembro, realizará encontros entre realizadores e público geral para debater temas relevantes sobre o cinema. Ao todo, quatro encontros entre os dias 25, 26 e 27 de novembro. Os temas abordados serão Educação e Cinema, Desafios e Experiências da Distribuição e Difusão do Audiovisual Brasileiro, O Papel da Mulher no Cinema e Perspectivas da Animação no Brasil. Os debates terão entrada franca e acontecerão no Hotel Várzea Grande. 

Confira a programação completa dos seminários do Curta Taquary:

Cinema e Educação

Dia 25/11, quarta-feira, às 14h 

Andrés Habegger (Hacelo Corto - Argentina)

Andrea Motta (Projeto Cine Cabeça)

Alexandre Soares (Criancine - Festival de Cinema Infanto Juvenil)

Desafios e Experiências da Distribuição e Difusão do Audiovisual Brasileiro

Dia 26/11, quinta-feira, às 13h

Vinícius Ramos (Indie Cine)

Yanara Galvão (FEPEC - Federação Pernambucana de Cineclubes)

Frederico Machado (Lume Filmes)

Carla Osório (Livres Filmes) 

O Papel da Mulher no Cinema

Dia 26/11, quinta-feira, às 15h

Carla Francine (Produtora)

Kátia Mesel (Cineasta)

Gilda Nomacce (Atriz)

Rosana Urbes (Cineasta)

Cynthia Falcão (Produtora)

Perspectivas da Animação no Brasil

Dia 27/11, quinta-feira, às 14h

Marcos Buccini (Cineasta)

Tiago Delácio (Animacine) 

Rosana Urbes (Cineasta)

Nara Normande (Cineasta) 


Em 2015 o Curta Taquary vai apresentar 165 filmes de 17 estados brasileiros e 25 países. Na programação, o festival terá três mostras competitivas e 12 mostras paralelas, além de oficinas, seminários e palestras sempre com entrada franca. Nesta edição serão homenageados a atriz e produtora paulista Gilda Nomacce e o diretor e roteirista pernambucano Camilo Cavalcanti. Mais informações pelo site oficial do evento: http://curtataquary.blogspot.com.br

Festival Internacional Curta Taquary

Idealizado por Alexandre Soares, diretor e curador do festival, o Curta Taquary teve início em 2005. Reúne artistas, ativistas e amantes da sétima arte em Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, com a proposta de apresentar uma grande diversidade de curtas-metragens nacionais e internacionais ao público da região. Desde a primeira edição o festival já apresentou mais de 1000 curtas para mais de 25 mil pessoas. Neste ano, o oitavo Curta Taquary, além das mostras competitivas, terá uma programação com seminários, oficinas e palestras, sempre com entrada franca. O projeto tem incentivo/patrocínio da Funcultura, Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Fundação do Patrimônio histórico e artístico de Pernambuco.


SERVIÇO:

Seminários
8° Curta Taquary
De 23 a 27 de novembro de 2015
Taquaritinga do Norte – Pernambuco – Brasil
www.curtataquary.com


Adriano Cescani e Robledo Milani

Natal Luz de Garanhuns será aberto oficialmente nesta sexta

novembro 20, 2015

Com o tema “O Mundo Encantado de Papai Noel”, começa, oficialmente, nesta quinta-feira (20) a terceira edição do Natal Luz de Garanhuns. Durante as festividades, que seguem até o dia 31 de dezembro, com programação totalmente gratuita, serão realizadas 135 apresentações culturais, entre pastoris, reisados, corais, orquestras e músicos – entre os destaques, uma apresentação do cantor Agnaldo Timóteo no dia 19 de dezembro. Além disso, o público ainda poderá conferir desfiles com o Papai Noel em carros alegóricos, árvore cantante e uma decoração bastante iluminada feita por artesãos da cidade.

De acordo com o prefeito da cidade, Izaías Régis, a decoração do município é um dos pontos mais importantes da festa, já que ajuda a transportar as pessoas para a magia e encantamento do clima natalino, e por isso recebeu um orçamento de aproximadamente R$ 1 milhão, já previsto na programação de despesas do município. “Resolvemos não seguir a cantilena da crise e da recessão. Vamos aquecer a economia investindo na programação de Natal. A ideia é impulsionar o comércio local a exemplo de outros grandes eventos realizados na cidade”, diz o prefeito, referindo-se ao Festival de Inverno de Garanhuns, Garanhuns Jazz Festival e o Viva Dominguinhos, eventos já consolidados no calendário cultural de Pernambuco e responsáveis pelo destaque de Garanhuns como destino turístico durante todo o ano.

Com a alta do dólar e o consequente aumento do turismo interno, a rede hoteleira da cidade também deve ser beneficiada. Ano passado, o Natal Luz, que é uma realização do Governo Municipal, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura, foi responsável pela ocupação de 80% dos leitos. O objetivo desta edição é atingir a lotação máxima. As agências de viagem já comercializam pacotes especiais para as festividades e assim o município deve receber visitantes de vários estados do país.

Além do cantor Agnaldo Timóteo, talentos locais também serão valorizados durante os festejos. Entre eles, bandas como Street Jazz Band, Nosso Jazz, os Valvulados, Milena Braz, Andrea Amorim, Klayton Danata, entre outros. A programação completa do Natal Luz já está disponível no portal: www.garanhuns.pe.gov.br. Durante a festa, as atrações se dividirão em três palcos principais: Prefeitura, Árvore Cantante e Relógio das Flores. Este último também receberá contação de histórias de origem natalina e teatro de fantoches.
Natal Itinerante – Na programação, 10 bairros da cidade recebem, às terças e quintas, atrações. Os três distritos do município – Iratama, Miracica e São Pedro – também contarão com programação natalina em datas preestabelecidos.


Lula Portela e Cloves Teodorico

Radialismo de Arcoverde perde a voz de Antônio Carlos Araújo, o " Tonho"

novembro 20, 2015

O radialismo de Arcoverde amanheceu sem a voz de Antônio Carlos de Araújo, o Tonho da Rádio Cardeal. O radialista foi encontrado morto por volta das 6:30 da manhã desta sexta-feira (20), na calçada do colégio Olga Gueiros.
A possível causa da morte teria sido um infarto.
Antônio Carlos Araujo da Silva, tinha 40 anos e apresentava o programa O Sertão da Nossa Gente na Rádio Cardel.
A família e a Rádio os nossos sentimentos.

Amannda Oliveira

Câmara aprova projeto que prevê direitos para agentes de saúde

novembro 20, 2015
A comissão especial da Câmara que discute novos direitos para os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias aprovou o Projeto de Lei 1628/15, que trata do tema.

Entre os principais pontos estão a implementação do adicional de insalubridade entre 20% e 40% e a inclusão desses profissionais no regime previdenciário de aposentadoria especial, com 15 ou 20 anos de trabalho em condições insalubres.

Para o relator do projeto, deputado Pedro Chaves (PMDB-GO), a proposta representa mais uma vitória para os agentes. “Agora estamos inserindo a categoria em direitos como o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, em que passam a ter prioridade, e a cursos de qualificação profissional”, disse.

Adicional de insalubridade
Na opinião da agente comunitária de saúde de Goiás Érica Oliveira, a medida trará benefícios principalmente quanto à segurança. "Eu creio que a mudança vai ser a segurança, pelo fato de ter essa insalubridade assegurada, porque o nosso é um trabalho de risco, nós lidamos com vários tipos de doenças", afirmou.

Esses agentes são responsáveis pelas ações de educação para a saúde individual e coletiva, estimulam a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a saúde, além de realizarem visitas domiciliares periódicas para monitorar situações de risco à família.

A proposta altera a Lei 11.350/06, que dispõe sobre o exercício da profissão. O texto aprovado pela comissão é um substitutivo elaborado por Pedro Chaves. O texto original foi apresentado pelo deputado Andre Moura (PSC-SE).

Chaves lembrou que os parlamentares já aprovaram direitos aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias na Emenda Constitucional 51, que reconheceu a categoria; e na Emenda Constitucional 63, que estabeleceu o piso nacional dos salários.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, foi aprovado pela comissão especial nesta quarta-feira (18) e segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Agência Câmara de Notícias

1.º Encontro de Coco em Triunfo acontece nesta sexta-feira

novembro 20, 2015


O palco do Polo Gastronômico de Triunfo recebe na noite dessa sexta-feira (20),à partir das 21h,  o 1.º Encontro de Coco de Triunfo. O evento terá como atrações Cristaleira, Samba de Coco das Irmãs Lopes, Mestre Zé de Teté e Adiel Luna.

O evento é patrocinado pelo PIPA (Programa de Incentivo à Produção Artística) da Secretaria de Turismo e Cultura de Triunfo.

Amannda Oliveira

Polysom lança disco “A e o Z”, d’Os Mutantes

novembro 19, 2015
Referência para o rock de várias gerações, a importância de Os Mutantes para a música brasileira é indiscutível. Após lançar um box especial com os cinco primeiros álbuns,  mais “Tecnicolor” e a coletânea “Mande um Abraço pra Velha”, a Polysom em parceria com Universal relança, no final desse mês, em vinil outro marco da discografia do grupo. O disco “A e o Z”, gravado em 1973, porém lançado quase 20 anos depois, em 1992.

O disco é o primeiro do grupo sem a participação de Rita Lee, que saiu em 1972. A formação continuou com os irmãos Arnaldo Baptista (voz e teclados) e Sérgio Dias (guitarra e voz), além de Liminha (baixo) e Dinho Leme (bateria). O álbum traz seis faixas, todas de autoria da banda. Músicas extensas, vocais menos presentes, muitos solos de guitarra e uso de sintetizadores, são características que fazem desse um dos trabalhos que mais mostram o rock progressivo e psicodélico d’Os Mutantes. 

Polysom

Garanhuns para segunda parcela do 13º salário será paga dia 10 de dezembro

novembro 19, 2015
O Governo Municipal de Garanhuns irá realizar o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores do município no dia 10 de dezembro. Com tal medida, será injetado, na economia local, um valor superior a três milhões de reais. Um montante de R$1.940.691,22 (um milhão, novecentos e quarenta mil, seiscentos e noventa e um reais e vinte e dois centavos) será pago referentes à Saúde e demais Secretarias. A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga) pagará a quantia de R$775.957,19 (setecentos e setenta e cinco mil, novecentos e cinquenta e sete reais e dezenove centavos); e o Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns (IPSG) vai pagar a quantia de R$ 857.335,53 (oitocentos e cinquenta e sete mil, trezentos e trinta e cinco reais e cinquenta e três centavos).

A primeira parcela do 13º salário, equivalente a 40% do valor do salário, foi paga no mês de agosto deste ano. Recebem o pagamento todos os servidores efetivos, cargos comissionados, bem como aposentados e pensionistas. A folha de pagamento de dezembro seguirá o calendário normal.

A ação da Prefeitura visa aquecer a economia local e facilitar as compras de final de ano dos servidores. “Com organização e planejamento, vamos honrar com o compromisso do prefeito, Izaías Régis, de antecipar o décimo terceiro. É uma forma de oferecer aos nossos servidores uma opção para realizar o pagamento de suas contas e até mesmo comprar seus presentes de natal”, finaliza o secretário de Administração, Bruno Gomes.

Luanny Porto

Arcoverde realiza 6.ª Marcha Zumbi dos Palmares

novembro 19, 2015

Com o objetivo de combater o racismo e promover a igualdade racial, a Associação de Resgate Histórico e Cultural dos Afrodescendentes - ARHCA, em parceria com a Associação Urucungo, realizam em Arcoverde/PE a Sexta Marcha Zumbi dos Palmares em celebração ao Dia da Consciência Negra.

O evento ocorrerá nesta sexta-feira, dia 20/11, com concentração marcada para às 8:00h, na Praça Barão do Rio Branco, em frente a antiga Estação Ferroviária. O cortejo cultural seguirá pela Avenida Antônio Japiassu com destino a Praça da Bandeira.

Participarão do evento agremiações vinculadas à Liga de Bois de Arcoverde, os grupos de Capoeira Ginga Brasil e Viver, além do grupo de percussão Maracatudo e Deda da Batucada e seus Bonecos. Outras entidades ligadas à luta do movimento negro deverão se juntar ao cortejo.

Este ano a Marcha terá um significado especial, posto que será a primeira vez que não contará com o comando de Luiz Eloy, o Luizão, falecido no mês passado, e que foi o idealizador do evento e seu principal articulador. Ele, inclusive, foi quem adotou as providências iniciais para a realização da sexta edição da Marcha, que se caracteriza como  um  momento de reflexão sobre a situação do negro no contexto social brasileiro.

A exemplo dos anos anteriores o evento deverá reunir centenas de estudantes, educadores e pessoas que se identificam com a luta pela igualdade racial.

A Sexta Marcha Zumbi dos Palmares conta com apoio do Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR, SINTEPE, SINTEMA, Fundação Terra, Prefeitura Municipal e Gerência Regional de Educação - GRE.

COCAR

Seleção de Candidatos a Beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida foi marcado pela emoção

novembro 19, 2015

Todo munco sonha em ter a sua casa própria e em Arcoverde, 929 famílias poderão realizar esse sonho. A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social e em parceria com o Banco do  Brasil, realizou nesta quarta-feira (18,), no Esporte Clube de Arcoverde, o sorteio dos futuros moradores do residencial Maria de Fátima Freire, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, que fica na PE-270. 


Inicialmente foram apresentados os nomes dos candidatos e colocados um por um, na urna para serem sorteados. O procedimento foi realizado por etapas e os candidatos divididos por grupos, como por exemplo, o grupo de idosos e deficientes, no qual foram destinadas 6% do total das casas.



Foram 1.326 inscritos aptos a participar do sorteio. Famílias inteiras foram ao Esporte Clube torcendo para serem sorteadas, e quando os nomes eram mencionados a reação era de muita alegria, choro e emoção. 

A secretária de Assistência Social, Patrícia Padilha, informou que a partir da próxima sexta-feira (20) a relação com os selecionados desta etapa será divulgada em vários meios de comunicação, bem como, fixada em locais de acesso ao público. A partir da próxima semana será a vez dos habilitados levarem a sua documentação ao Banco do Brasil para análise.



Dayelly Karla Guimarães falou da emoção de ser sorteada "Eu senti uma sensação inexplicável, sabe. Quase não consegui me levantar de tão abestalhada que fiquei. Eu estava desenganada da vida já, achando que não ganharia nunca. Depois que eu ganhei eu fiquei eufórica e sem ação , é um sonho realizado. Que lá seja só paz por que foi Deus que me deu."

Entre as autoridades presentes estavam os secretários municipais, Patrícia Padilha, Ricardo Lins, Albérico Pacheco, Kerley Batista Lafayett e Aluísio Brito; o diretor da Arcotrans, Vlademir Cavalcanti, o procurador do município, Antônio Junior; o gerente do Banco do Brasil, Antônio Augusto Filho; o comandante do 3º BPM, coronel Sá e; os vereadores Célia Cardoso, Cleriane Medeiros , Luíza Margarida e Warley Amaral.

Amannda Oliveira

Museu do Barro recebe exposição em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra

novembro 19, 2015
Foto: Divulgação

O Museu do Barro de Caruaru, localizado no Agreste de Pernambuco, recebe a exposição ‘AfriCaruaru’ como parte da Semana Cultural Afro Brasileira, promovida pela Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. A mostra conta com 15 looks desenvolvidos por alunos do curso de Design em Moda da UniFAVIP e expõe elementos da cultura africana constituídas em formas, cores, texturas e usos encontrados na cultura pernambucana.

Com apoio da Fundarpe, a exposição integra faz alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 deste mês, um dos dias mais importantes do calendário negro, o qual ressalta a resistência da raça e a luta por igualdade, sobretudo, pela liberdade. O objetivo da exposição é conscientizar a população sobre a força da cultura africana presente na constituição étnica do povo nordestino e brasileiro.

Para isso, os alunos do curso apresentam o resultado da imersão estético-imagética sobre a cultura africana e suas representações e ressignificações.  Além dos looks, a mostra conta com fotografias tiradas da feira de Caruaru enfocando o tema trabalhado. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de novembro.

Semana Cultural Afro Brasileira

O evento é promovido pela Fundação de Cultura e Turismo, através da Diretoria de Ações Culturais, em parceria com a Fundarpe, Secretaria de Educação, Esportes, Ciência e Tecnologia de Caruaru, DESTRA, FAFICA, UniFAVIP, ASCES, IFPE e ACACCIL, entre outros. A programação contará com diversas atividades educativas, artísticas, culturais e será realizada em vários pontos da cidade.

Além da exposição ‘AfriCaruaru’, cabe destacar a realização dos seguintes eventos: ExpoAfro, do Auto Cultural pelo Dia da Consciência Negra e Capoeira na Senzala. Durante a Semana Cultural Afro Brasileira também será o momento para homenagear personalidades e grupos que de alguma forma contribuem para a disseminação e manutenção da cultura afro em Caruaru. Mais informações no site da Fundação de Cultura e Turismo da cidade.

Serviço
Exposição AfriCaruaru
Museu do Barro de Caruaru (Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru)
Visitação até 30 de novembro
Terça a sábado, das 8h às 17h | Domingo, das 9h às 13h
Entrada: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia)
Mais informações: (81) 3727 7839 | 3721 2545

Fundarpe

Tony Maciel apresenta show “Em Dois Atos” para Caruaru

novembro 19, 2015


A Capital do Agreste recebe no próximo dia 26 de novembro a apresentação do artista que vai presentear o público caruaruense com um show diferenciado denominado de “Em Dois Atos”, onde Tony Maciel vai explicar através de canções, textos e poesias como a música entrou na sua vida e quais artistas o influenciaram a cantar e compor.

O repertório conta com canções autorais, sucessos da MPB e músicas italianas. Tony Maciel cresceu ouvindo rádio e por isso o seu gosto musical é muito eclético e isso fica evidente durante todo o show. Com uma formação intimista Tony Maciel é acompanhado por violão (Wagner Clark) e teclado (Felipe).

A novidade é que além das canções autorais já consagradas nas rádios, como “Lápis comum”, “Medo” e “Entrelinhas”, o caruaruense irá apresentar ao público pela primeira vez, ao vivo, algumas canções do novo CD, lançado esta semana apenas virtualmente. Desse novo trabalho duas das canções já estão sendo executadas com êxito nas rádios do estado: “Só você” e “Sobre Sábado” (sabato), que traz a participação da pequena Geovanna, de oito anos, sobrinha de Tony Maciel e que estará com ele no palco pela primeira vez.

O show “Em Dois Atos” será no Teatro Rui Limeira Rosal (Teatro do SESC Caruaru) no dia 26 de Novembro, às 20h30. Os ingressos estão sendo vendidos na Banca Terceiro mundo e os primeiros a comprarem antecipadamente serão presenteados com um CD promocional do artista. 

Conceição Ricarte

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.