Sandra Bullock pode estrelar versão feminina de “Onze Homens e Um Segredo”

outubro 31, 2015
Foto: Divulgação

Depois de uma versão feminina de “Os Caça-Fantasma”, parece que Hollywood está planejando uma versão estrelada só por mulheres para o filme “Onze Homens e Um Segredo”, lançado em 2001.

De acordo com o IndieWire, Sandra Bullock deve assumir como a protagonista no lugar que foi do seu amigo George Clooney.

A grande coincidência é que o filme que a Sandra lança hoje nos EUA, “Our Brand Is Crisis”, tinha Clooney como protagonista, mas ela acabou pedindo para ficar com o papel dele.

Se tudo se confirmar, a versão feminina de “Onze Homens e Um Segredo” terá direção de Gary Ross, de “Jogos Vorazes”.

O filme de 2001, que por sinal já era um remake de outro longa de 1960, foi dirigido por Steven Soderbergh e tinha ainda no elenco nomes como Brad Pitt, Matt Damon, Don Cheadle, Andy García e Julia Roberts.

Na história, que misturava comédia com filme policial, uma quadrilha planejava roubar três cassinos ao mesmo tempo em Las Vegas. “Onze Homens e Um Segredo” ainda ganhou duas sequências em 2004 e 2007.

Fonte: Papel Pop

Coluna Conectados com Deus

outubro 31, 2015
Queridos leitores, à partir deste sábado (31), o nosso blog ganha uma nova coluna, intitulada CONECTADOS COM DEUS. A coluna assinada pelo Reverendo Osvaldo Nascimento vai trazer sempre um texto que vai nos ajudar a refletir sobre Deus e sobre a nossa vida. Que esta coluna possa te trazer mensagens de paz , fé e otimismo.

Quem é o Reverendo Osvaldo?

O Rev. Osvaldo José do Nascimento Filho, nasceu em Recife, tem doutorado em ministério pastoral pelo Seminário Servos de Cristo – São Paulo (cursando). É casado há 20 anos com Alessandra, tem dois filhos, Rafaela (16) e José Vitor (14).

Pastor efetivo da Igreja Episcopal de Arcoverde-PE. Trabalha há 26 anos com implantação de Igrejas e formação de liderança no Interior de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia.



A Tampa da Caneta BIC

Muitos de nós, ou já usou ou já viu alguém usar a tampa da caneta BIC para coçar o ouvido. Apesar de não ter sido feita com este intuito, parece ser ideal. Todo mundo que, tendo nas mãos uma tampa e sentindo coceira nos ouvidos, não resiste à tentação e faz uso dela. Ignoramos o propósito e a matéria prima pelos quais a tampa foi criada. Também ignoramos os riscos, esta prática pode causar lesões profundas no aparelho auditivo. A forma pontiaguda e o plástico rígido da tampa da caneta nunca deveria ir ao ouvido, mas ainda assim, não resistimos. Há uma atração muito forte que nos impulsiona a usa-la assim.

Essa ideia de reaproveitamento das coisas, de descobrirmos novas utilidades para algo que temos tá na moda e em parte, é boa. Mas pode gerar muitas complicações se ignorarmos a matéria e o propósito inicial pelo qual “aquilo” foi criado. E isso se torna ainda mais perigoso quando essa prática tem a ver com a vida humana.

Todos os dias, ouvimos ideias de como viver melhor, de como ser feliz, de como tirar o melhor proveito deste mundo. Diante da “coceira no ouvido” e da posse de uma “tampa de caneta” não resistimos a tentação e fazemos mal uso da vida com atitudes e condutas que nos trazem uma resposta imediata a nossas necessidades urgentes. Não levamos em conta nossa matriz, nossa composição e propósito pelo qual fomos criados.

Em Gênesis, o Livro dos começos, Deus nos traz estes conhecimentos básicos, mas fundamentais para entendermos quem somos. O texto nos fala da nossa matriz geradora, nossa matéria-prima e os propósitos pelo qual existimos. E acredite, precisamos destes conhecimentos para saber fazer bom uso da vida e vivermos de modo abundante na terra.

O Livro de Gênesis nos fala da nossa Matriz geradora: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Gn 1:26 e 27). Não fomos criados como semideuses como supõe alguns, nem evoluímos de algum animal primata qualquer. A ideia de se sentir um semideus tem levado muitos a querer subjugar e dominar sobre muitos. E não seria o se sentir oriundo de animais irracionais que tem levado muitos a agir como animal? Veja que em todas as duas alternativas o relacionamento humano é afetado de forma negativa. Nossa origem está em Deus e quanto mais o conhecermos, tanto mais nos entenderemos.

Quando a Bíblia afirma que fomos criados a imagem e semelhança de Deus, ela está dizendo que fomos criados espírito vivente e recebemos um corpo para habitarmos neste mundo. Não somos só um corpo, uma matéria. Somos um espírito, assim como Deus o é. E os princípios que regem este espírito tem a ver com as qualidades que o Próprio Deus compartilhou na origem da criação, que são santidade, justiça e amor. Só, e unicamente só, quando eu reconheço que fui criado espírito vivente e que o grande propósito é viver em santidade, justiça e amor, eu começo a entender o que é viver. E só quando eu aponto minhas decisões nesta direção é que eu começo a viver e viver em abundância. Até começar a fazer isso, eu não terei vida, eu serei uma tampa de caneta tirando cera de um ouvido.

Outra observação sobre minha origem é entender que sou de barro (Gn 2:7) e por isso, somos quebráveis. Não podemos viver achando que somos feitos de material indestrutível. Tudo o que fazemos tem efeito em nossas vidas, as vezes imediato outras vezes a longo prazo. Esta é a razão de muitos estarem arrebentados, com o coração ferido e achando a vida um imenso peso, uma vida insuportável. Lembre-se você não é de ferro, você é de barro e pode quebrar.

Não use sua vida como bem entender. Você foi criado de uma matéria prima especial e com um propósito sublime. Você foi criado para viver abundantemente na presença de Deus e em comunhão com muita gente que, assim como você, deve viver o melhor de Deus. O que for diferente disso não passa de uma “tampa de caneta BIC” no ouvido surjo, pode até socorrer uma “coceira” em um dia qualquer, mas tá fora de propósito e não te fará feliz.

Deus te criou para algo maior e melhor. Não deixe as necessidades imediatas estragarem isso. Se for feliz é o seu grande sonho, é hora de buscar em Deus o sentido do seu viver. 

Osvaldo Nascimento

Dia 31 de outubro dia do Saci Pererê

outubro 31, 2015
Foto: Editora Baraúna

Hoje, dia 31 de outubro, é dia do Saci Pererê , data criada para chamar a atenção dos brasileiros para o nosso folclore. 

O Dia do Saci foi instituída através do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003, elaborado pelo deputado federal Chico Alencar, (PSOL- RJ) e pela vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin (PT - SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural americana que é comemorado há décadas e que se alastrou pelo mundo.

Então, ao invés de comemorar o Halloween, que tal comemorar o dia do Saci?

Amannda Oliveira

Receita de Delícia de Abacaxi

outubro 31, 2015

Eu não sei vocês, mas eu e formiga brigamos de igual pra igual quando o assuno é coisa doce. E aqui em casa, o maridão é apaixonado por Delícia de Abacaxi. E como eu também gosto muito dessa sobremesa , aprendi a fazer e o resultado foi excelente. Após assistir a um milhão de vídeos no youtube, cheguei a receita correta e resolvi ensinar a vocês.

Mãos a obra?

Ingredientes :

1 Abacaxi Grande
02 Xícaras de açúcar ( para o abacaxi)
1 litro de leite
3 ovos
1 lata de creme de leite sem soro
2 Xícaras (chá) de açúcar cristal (para o creme)
3 Colheres de Manteiga de amido de milho (maizena)
1 Xícara de açúcar para o suspiro

Como fazer?

Descasque o abacaxi e pique em pedaços pequenos. Leve ao fogo a após um tempo de cozimento acrescente as 2 xícaras de açúcar. Deixe no fogo até se transformar em um doce de preferência com pouca calda. Reserve.

Em uma panela, coloque 1 litro de leite , 1 caixa de leite condensado, 02 xícaras de açúcar, 03 gemas de ovo e acrescente as três colheres de amido de milho. A dica é desmanchar o amido no leite antes de colocar na panela para não embolotar e peneirar a gema em uma peneira para não ficar o gosto de ovo na sua sobremesa.
Mexa o creme até ficar consistente e reserve. 

Pegue as três claras e bata em neve, acrescente 1 xícara de açúcar e quando estiver com consistência acrescente o creme de leite sem soro. Bata novamente e reserve.

Montagem:

Em uma travessa refratária ou em taças pequenas, coloque o doce de abacaxi, distribuindo uniformemente.Depois acrescente o creme e por fim, acrescente o suspiro. Leve ao congelador e após algumas algumas horas, pode servir.

A receita que eu fiz recendeu mais de 12 porções.

Amannda Oliveira

Inscrições abertas para curso de elaboração de projetos culturais no Recife

outubro 31, 2015

Visando a preparação de artistas e produtores culturais, para a participação em editais públicos que acontecem ainda neste segundo semestre, a Orbe Coworking está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (3), para o Curso de Elaboração de Projetos Culturais. A atividade formativa acontece entre os dias 4 e 19 de novembro, sempre no horário das 18h30 às 22h, e conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através do Funcultura, para a sua realização.
Tendo como facilitadores o designer Ticiano Arraes e a produtora Izadora Fernandes, o curso aborda a elaboração de projetos para o edital do Funcultura Independente e o processo de seleção da Lei Rouanet. No primeiro módulo, serão explanados desde a ideia inicial de um projeto até a sua formatação final. Já no segundo, os participantes serão guiados em aspectos da elaboração, visando à participação no edital da Lei Rouanet, de acordo com os critérios de avaliação do Ministério da Cultura, como a captação de recursos e a prestação de contas.
Para a inscrição, o valor de investimento individual é de R$ 100, podendo ser dividido em até duas vezes. A inscrição pode ser realizada na sede da Orbe Coworking ou através do link: www.eventick.com.br/curso-elaboracao-projetos. Outras informações sobre o curso podem ser obtidas através do telefone: (81) 3048-6863.
Serviço:
Curso Elaboração de Projetos Culturais 
Período de realização: Módulo I (de 4 a 11 de novembro, exceto sábados e domingos) e Módulo II (de 12 a 19 de novembro, exceto sábados e domingos), sempre no horário das 18h30 às 22h.
Inscrições: Na Orbe Coworking (Av. Dantas Barreto 324, 8º andar, Edf. Pernambuco), ou pelo eventick: www.eventick.com.br/curso-elaboracao-projetos 
Investimento: R$ 100 (em até 2x), com material e alimentação inclusos
Informações: (81) 3048-6863 / contato@orbecoworking.com.brf

Fundarpe

XII Encontro de Blocos Líricos do Recife

outubro 31, 2015

No próximo domingo, 1.º de novembro, acontece no Recife o XII Encontro de Blocos Líricos do Recife. A concentração acontece no Marco Zero, às 15h, com saída prevista para às 16h.
A apoteose acontece em frente do Paço do Frevo.

O acesso é gratuito, vai lá.

Amannda Oliveira

INSS lança edital de concurso em dezembro

outubro 30, 2015
O  Instituto Nacional do Seguro Social publicará o edital de seu concurso público na primeira semana de dezembro, embora o prazo final seja até o dia 29.  A confirmação se deu na última segunda-feira, dia 26, quando a autarquia divulgou os editais do processo seletivo de remoção interna para os cargos de técnico e analista.

Segundo consta no documento, o resultado final será divulgado no Boletim de Serviço do órgão no dia 27 de novembro, sendo assim, o edital só poderá sair após a conclusão desse procedimento.

Ainda de acordo com o documento, as manifestações de interesse em remoção deverão ser feitas até o dia 5 de novembro de 2015, no Portal de Competências (http://www-portaldecompetencias/).  As vagas disponibilizadas serão destinadas às Agências da Previdência Social (APS) em todo o país.

O INSS divulgou também uma resolução onde fica estabelecido a lotação ideal de servidores da Carreira do Seguro Social em cada Agência da Previdência Social (APS) em todo o país e a quantidade de servidores ativos por unidade da federação.

Com a definição do organizador, que será o Cespe/UnB, a abertura do processo de remoção e a definição da oferta de vagas, a previsão deverá se concretizar. Espera-se que todas as unidades da federação sejam contempladas, tendo em vista as necessidades de pessoal da autarquia em todo o país.  

Das 950 vagas autorizadas, 800 são de técnico do seguro social, que exige o nível médio e tem remuneração de R$ 4.614,87 (chegando a R$ 5.259,87, após seis meses), e 150 de analista, para graduados em Serviço Social, com rendimentos de R$ 6.832,89 (até R$ 7.869,09). O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade.

Fonte: A Folha das Cidades

Pesquisadores debatem substância apontada como eficaz contra o câncer

outubro 30, 2015
Geraldo Magela/Agência Senado

Audiência pública na última quinta-feira (29), no Senado, permitiu amplo debate sobre a fosfoetanolamina sintética, a substância que vem sendo divulgada como eficaz no tratamento de diversos tipos de câncer e motivando uma enxurrada de ações judiciais iniciadas por pacientes que reivindicam o fornecimento da droga. Durante quase seis horas, falaram mais de 15 convidados, entre os quais os envolvidos nas pesquisas, gestores do governo federal e pacientes que falaram sobre os ganhos obtidos com a terapia experimental.

O representante do Ministério da Saúde, secretário da área de Ciência e Tecnologia, Adriano Massuda, confirmou que a pasta já criou uma força-tarefa para acompanhar os estudos com a substância e conceber estratégias para a produção. O representante do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Gelsio Luiz Quintela Mendes, manifestou a disposição do órgão em participar dos ensaios clínicos.

Os pacientes querem antes de tudo a garantia de entrega das cápsulas da substância, atualmente interrompida. Por força de decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Instituto de Química em São Carlos, está obrigada a cumprir as mais de 1.200 liminares já expedidas. Nesse instituto, as cápsulas vinham sendo produzidas em pequena escala, com distribuição a pacientes.

Os representantes do governo, por sua vez, mostraram boa vontade em acelerar procedimentos para os testes clínicos, necessários para o registro definitivo do medicamento, assim como para garantir a sua produção. Já os pesquisadores querem a garantia da supervisão desses testes, que incluem o monitoramento de dados de pacientes, para avaliação da eficácia e da segurança do uso da substância.

A audiência foi realizada em conjunto pelas Comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e Assuntos Sociais (CAS). Assinaram os pedidos os senadores Ivo Cassol (PP-RO), que dirigiu os trabalhos, e ainda Ana Amélia (PP-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF), que preside a CCT.

- Conseguimos comover e, ao mesmo tempo, trazer os demais senadores para a realidade dos fatos. Tivemos depoimentos consistentes e verdadeiros, inclusive de pacientes que estão utilizando a fosfoetanolamina. Não é justo que, por uma coisa ou outra na USP, a droga não esteja sendo produzida. E não é apenas a USP que pode produzir – disse Cassol, avaliando a audiência.

Método

Um dos pesquisadores foi o professor aposentado Gilberto Orivaldo Chierice, da USP, que desenvolveu método próprio para sintetizar a fosfoetanolamina, que imita a natural produzida pelo corpo humano, atuando para reforçar os mecanismos de defesa contra as células comprometidas. Além de explicar como a droga funciona, ele rebateu que durante as pesquisas não tenham sido realizados testes clínicos com pessoas.

Segundo Chierice, esses testes foram feitos em hospital em Jaú (SP), por meio de convênio com a USP, entre 1995 e 2000. Disse que os trabalhos seguiram as regras que se aplicavam à época, do Ministério da Saúde, antes que as pesquisas passassem a ser reguladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo ele, os estudos foram publicados e desfrutam de reconhecimento internacional. Sobre os relatórios produzidos no hospital, disse não saber o destino dado após o fim do convênio.

- O hospital nos usou como trampolim para ser hospital de pesquisa e deixou acabar. Não tem um dado clinico [hoje], mas tem muita gente que tomou [a substância] – disse.

Outro pesquisador, que continua na ativa em São Carlos e foi nos últimos anos o responsável direto pela produção das cápsulas distribuídas aos pacientes, confirmou que o laboratório local não está apto a produzir na quantidade demandada pelo conjunto de liminares que se multiplicaram desde a divulgação mais intensa sobre a droga na mídia.

- Não somos uma fábrica, somos um laboratório. O que tem de ser feito é sair da universidade, fabricar em outro local onde se possa aumentar a produção – afirmou.

Depois, em entrevista, ele confirmou informação divulgada por Cassol na audiência, que os pesquisadores estão dispostos a conceder autorização para a produção ser feita por outros laboratórios. Segundo ele, o grupo tem apenas uma condição: que seja montado um instituto para que esse mesmo grupo possa continuar atuando em conjunto, na pesquisa de outros fármacos. Além disso, reforçou o interesse do grupo na supervisão dos testes clínicas, agora segundo os critérios da Anvisa.

- Como tem muita gente contra, temos que tomar esse cuidado; de repente, podem boicotar uma pesquisa dessa e botar tudo a perder – observou.

Casos

Médicos da mesma rede de pesquisa apresentaram resultados da aplicação da droga em pacientes sob seus cuidados, com apresentação de exames de imagem e vídeos mostrando evolução positiva no tratamento. Um dos pacientes que relataram diretamente sua história médica foi a psicóloga Bernadete Cioffi, de São Paulo. Contou que teve câncer de mama e nenhuma das terapias a que se submeteu foi eficaz.

Com metástase óssea e já em tratamento paliativo, ela disse que passou a usar a fosfoetanolamina em setembro. Agora, já não precisa mais de cadeira de rodas e nem bengala usa. Também parou de usar medicamentos para as dores, que lhe causavam efeitos adversos, como relatou.

- Vim de São Paulo de avião, sozinha. Não precisei de nenhum suporte no aeroporto. O que quero é pedir às senhoras e senhores que não tirem de nós essa chance com a substância. Que eu possa continuar com o uso do ‘fosfo’, pelo menos para que eu não volte ao analgésico – disse, relatando que no momento só dispõe de duas cápsulas.

Anvisa

O presidente da Anvisa. Jarbas Barbosa Júnior, salientou a importância de regras e controles para desenvolvimento de medicamentos, sobretudo para os testes clínicos em humanos. Segundo ele, o processo é complexo e visa garantir não só a eficácia para a doença, mas também a segurança quanto a efeitos adversos e mesmo de letalidade. Segundo ele, os critérios adotados são equivalentes aos dos países que adotam as melhores práticas.

Também afirmou que nunca chegou ao órgão qualquer pedido de autorização para testes clínicos com a fosfoetanolamina. Deixou claro, contudo, que o órgão confere prioridade a toda pesquisa e ensaio químico desenvolvido no país, e que esse tratamento será naturalmente adotado diante de eventual solicitação de testes com a droga experimental.

- Toda inovação radical, de substância fabricada no pais, é considerada uma prioridade e passa para o primeiro lugar da fila. O objetivo é estimular a inovação no país – salientou.

Jailson Bittencourt de Andrade, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, observou que a questão da fosfoetanolamina já está na pauta de debates nacional, inclusive nos três poderes da República, e alcançou também o exterior. Revelou que já havia sido solicitado a dar entrevista para grande jornal estrangeiro sobre o tema. Adiantou a disposição em trabalhar em parceria com outros ministérios e salientou que a pasta pode colaborar com sua rede de 16 laboratórios para a produção imediata da substância, se for o caso.

A senadora Ana Amélia citou nota emitida pela USP em que a instituição entre outros pontos, destaca que não foram realizados estudos clínicos e, portanto, ainda não é possível assegurar a eficácia e a segurança do uso da fosfoetanolamina. Por isso, salientou, o debate deve ser feito com racionalidade. Sobre a mesma nota, destacou trecho que a instituição se mostrou pouco comprometida com o desenvolvimento dos estudos.

Agência Senado

The walking dead, série de TV sobre apocalipse zumbi, é renovada para a sétima temporada

outubro 30, 2015
Foto: AMC/Divulgação

A série The walking dead, uma das mais vistas da história da televisão norte-americana, foi renovada para a sétima temporada pelo canal AMC. O anúncio da continuidade do seriado sobre grupos em busca da sobrevivência em meio a uma hecatombe zumbi ocorreu nesta sexta-feira.


Os produtores também garantiram o prosseguimento de Talking dead, programa de debate sobre o capítulo recé-m exibido - a atração alcançou audiência recorde após o controvertido episódio do domingo passado, batizado de Obrigado, com suspeitas da morte de Gleen, um dos personagens centrais da trama.

A renovação da série é embalada em números expressivos da audiência registrada nos Estados Unidos. O terceiro capítulo da atual temporada - metade exibida neste fim de ano e o restante, no começo do próximo ano - atraiu 18,2 milhões de pessoas (12 milhões no público entre 18 e 49 anos). 

Extraída dos quadrinhos homônimos, de Robert Kirkman, também produtor-executivo do seriado, The walking dead narra a trajetória de sobreviventes depois de um holocausto zumbi fruto de um vírus manifestado nos seres humanos com as mordidas das critaturas ou após a morte. A série se notabilizou por descortinar as mais distintas formas de reação ética, moral e comportamental dos personagens quando submetidos a situações de extremo perigo.

Assim como nos quadrinhos, é protagonizada pelo xerife Rick Grimes, interpretado na televisão pelo britânico Andrew Lincoln. É transmitida simultaneamente nos Estados Unidos (pelo AMC) e no Brasil (às 22h, horário do Recife, pelo canal Fox). As quatro primeiras temporadas estão disponíveis também no Netflix.

Fonte: Diário de Pernambuco

Edição de Luxo de " Jagged Little Pill" deAlanis Morissette foi lançada nesta sexta-feira

outubro 30, 2015

A cantora canadense Alanis Morissette lançou nesta sexta-feira (30) uma edição especial de "Jagged Little Pill" para comemorar os 20 anos do disco, que vendeu mais de 33 milhões de cópias no mundo todo e se transformou em um discos de maior sucesso dos anos 90.

A nova edição será composta por quatro CDs e uma edição "deluxe" incluindo áudio remasterizado do álbum original e um disco completo com dez demos inéditas da época, escolhidas por Alanis.

O material também trará a íntegra de um show gravado durante a turnê do álbum em Londres, em 1995, e uma versão acústica editada em 2005. A cantora incluiu ainda uma série de fotos nunca antes publicadas e curiosidades da época.

O disco também foi disponibilizado em todos os sites de música como iTunes  e soudcloud

Amannda Oliveira

O novo disco de Enya " Dark Sky Island"

outubro 30, 2015
Foto: Divulgação

Após 8 anos sem lançar nenhum álbum inédito , os  fãs de Enya podem entrar na contagem regressiva para o novo disco da cantora " Dark Sky Island" que será lançado no mundo inteiro no dia 20 de novembro.

A primeira faixa lançada “Echoes in Rain”, já está disponível no Youtube e nós trouxemos para que você possa conferir aqui no blog.




Amannda Oliveira

Guga Lins consegue cessão de trilhos e instalações da extinta Rede Ferroviária Federal de Sertânia

outubro 30, 2015


O Prefeito Guga Lins conseguiu a cessão não onerosa de trilhos e instalações da extinta Rede Ferroviária Federal no Município de Sertânia. O Termo de Cessão foi assinado nesta quinta-feira (29), em Brasília, pelo o diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Mário Dirane e o prefeito Guga Lins. O documento permite que a Prefeitura construa uma nova praça, com instalações para estacionamento de vans e para uma galeria de arte popular, e pavimentar várias ruas na cidade.

Guga Lins e o senador Douglas Cintra (PTB-PE) se reuniram na quarta-feira (28) com Mário Dirane para tratar do assunto, quando foram comunicados de que o termo de cessão, solicitado ao DNIT pela prefeitura desde o ano passado, estava praticamente pronto para ser firmado. Segundo o prefeito, as obras estão orçadas em R$ 1,2 milhão, recursos a serem liberados pela Caixa Econômica Federal. “A população de Sertânia será beneficiada com melhorias substanciais na infraestrutura urbana e com novas opções culturais e de lazer, graças ao empenho e persistência do prefeito Guga”, comemorou o senador pernambucano.

PMS

Prefeitura do Recife inicia o cadastro dos blocos de rua e camarotes para o Carnaval 2016

outubro 30, 2015
Os responsáveis pelos blocos terão até o dia 30 de novembro para dar entrada no pedido de realização. Já para os camarotes do Galo, o processo deve ser feito entre os dias 3 de novembro e 22 de janeiro.
Foto: Amannda Oliveira

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife deu início, nesta quinta-feira (29), ao cadastramento dos blocos de rua e que vão desfilar no Carnaval 2016 e dos camarotes para o Galo da Madrugada. O pedido para os blocos deverá ser realizado a partir de hoje (29) até o dia 30 de novembro e deverá ser analisado, além da Secon, pela Fundação de Cultura, Polícia Militar e CTTU. A solicitação para os camarotes do Galo da Madrugada será feito apenas na sede da 1ª Gerência Regional, no bairro da Boa Vista, entre os dias 3 de novembro e 22 de janeiro. 
Os interessados em colocar o bloco na rua devem acessar o Formulário de Pré-Inscrição no site da Prefeitura do Recife e preencher os campos obrigatórios, como nome do bloco, percurso, tempo estimado para o evento e previsão de público. Nome completo, endereço, telefone e CPF do responsável também são necessários. Os blocos poderão ter autorização para sair na semana pré-carnavalesca, que começa no dia 17 de janeiro, passando pelo Carnaval e segue até o dia 21 de fevereiro, quando encerra a semana pós.
Outros itens fundamentais são solicitados neste cadastro. "Além das informações básicas, nós exigimos também que eles informem se irão utilizar algum tipo de equipamento como trio elétrico, carro de apoio, banheiros. Tudo isso visa oferecer mais segurança, mobilidade e ordenamento na área onde o bloco vai passar”, disse a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim. Serão cobradas taxas de acordo com a quantidade de equipamentos utilizados e o percurso do bloco.
Todos os blocos que forem autorizados a desfilar terão de cumprir determinações como horários para início e término do evento, sendo permitido, nos dias de semana, apenas a partir das 20h até a meia-noite. Já nos finais de semana, o horário permitido para desfiles será de 10h às 17h e das 20h até a meia-noite. Além disso, não será permitido desfilar por corredores de transporte de segunda-feira até o sábado e só será permitido cruzar as vias de grande fluxo após às 20h.  
No caso dos camarotes para o Galo da Madrugada, é necessário apresentar atestado ou protocolo de solicitação de Regularidade do Corpo de Bombeiros; anotação de responsabilidade técnica do Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)  referente à instalação dos equipamentos de grande porte; de responsabilidade pelas instalações elétricas e/ou gerador e atestando a habitabilidade, higiene e segurança estrutural do imóvel. Para os espaços localizados em postos de combustíveis, é preciso fornecer parecer técnico de um engenheiro químico responsável, que ateste a viabilidade de instalação.
ASCOM/PCR

Siri na Lata vai homenagear 50 anos de Chico Science em 2016

outubro 30, 2015

Um dos bailes de carnaval mais tradicionais do estado, o Siri na Lata , vai homenagear, em 2016, os 50 anos de nascimento de Chico Science. A festa acontece no dia 29 de janeiro, no Clube Português, e contará com as apresentações de Fafá de Belém, Almir Rouche e Maestro Forró que farão homenagens ao mangue beat. A filha de Chico, Lula Lira, deverá se fazer presente.
Amannda Oliveira

Governo do Estado anuncia pacote de ações em prol da pessoa idosa

outubro 30, 2015

O governador Paulo Câmara anunciou um pacote de ações que garantem a valorização e defesa dos direitos desse segmento. Em solenidade realizada ontem (29), no Palácio do Campo das Princesas, o Estado aderiu ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo, instituiu um grupo de trabalho que vai monitorar e avaliar as metas estabelecidas para o Plano Estadual de Atenção à Pessoa Idosa e lançou campanha de incentivo à destinação de parte do Imposto de Renda (IR) para o Fundo dos Direitos do Idoso (FEDIPE).

“Sabemos que a população vai viver cada vez mais, e isso é muito bom. Temos que preparar o Estado para oferecer serviços de qualidade, de acordo com esse crescimento e o envelhecimento da população. É uma política que precisa ser ampliada e consolidada permanentemente”, defendeu Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual também ressaltou a importância da transversalidade das políticas voltadas à pessoa idosa. “É preciso estar sempre se pensando. E tudo que o Estado faz também precisa ter o olhar para a pessoa idosa”, arrematou.

Hoje, os recursos pagos como contribuição para o Imposto de Renda (IR), sejam de pessoa física ou jurídica, são destinados à União. Entretanto, a Lei Federal nº 12.213/2010 prevê um incentivo fiscal autorizando que parte dos recursos sejam revertidos para entidades e fundos de financiamento de programas e ações. A partir de agora, os contribuintes pernambucanos têm a opção de destinar o valor ao FEDIPE. Pessoas físicas podem optar por repassar até 6% do seu IR; pessoas jurídicas até 1% do lucro real no momento da realização da declaração anual do imposto.

Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento detalhou como os recursos serão aplicados no fortalecimento da política estadual em Pernambuco, que tem cerca de 1 milhão de idosos. “Temos mais de 40 instituições de longa permanência para idosos que precisam de apoio, equipamento, pessoal e infraestrutura. Esses recursos vão ajudar a fortalecer essas instituições, contribuindo para que os idosos tenham uma vida mais saudável. Temos também o projeto do PE Conduz para o idoso. Muitas vezes, o familiar não tem condições de levá-lo a uma unidade de saúde ou para uma área de lazer. Com esse recurso, poderemos implantar o programa que já atende pessoas com deficiência física”, explicou. 

A adesão do Governo de Pernambuco ao Compromisso Nacional para Envelhecimento Ativo, firmado junto à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, vai permitir uma atuação integrada entre a União e o Estado, com ações coordenadas de forma intersetorial e federativas.

Já a criação hoje do Grupo de Articulação e Monitoramento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, vai cotar com a participação de outras 14 pastas. O grupo vai monitorar e avaliar as ações promovidas no Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo, promovendo a articulação de órgãos e entidades públicos envolvidos em sua implementação no Estado. Os representantes do grupo e seus respectivos suplentes serão designados pelo governador após indicação dos titulares dos órgãos a que estejam vinculados, no prazo de 60 dias, a contar da publicação do decreto.

ASCOM PE

A Taanteatro Companhia apresenta cARTAUDgrafia no Viga Espaço Cênico

outubro 30, 2015
Foto:Wolfgang Pannek

De 30 de outubro a 13 de dezembro de 2015, a Taanteatro Companhia apresenta sua trilogia cARTAUDgrafia no Viga Espaço Cênico, com direção de Wolfgang Pannek e direção coreográfica de Maura Baiocchi. cARTAUDgrafia tem como objetivo investigar o território poético da vida-obra de Antonin Artaud (1896 a 1948), ícone da poesia surrealista e idealizador do Teatro da Crueldade. A encenação integra o projeto TRANS, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – 16a Edição.

A trilogia começa no dia 30 de outubro com a terceira e última parte: cARTAUDgrafia 3: Retorno do Momo. Em seguida, nas semanas subsequentes, serão apresentadas também as outras partes da obra: cARTAUDgrafia 1: Uma Correspondência ecARTAUDgrafia 2: Viagem ao México.

O projeto mescla as linguagens da dança, do teatro, da música, do vídeo e da poesia. A dança que surge nos espetáculos é oriunda dos processos criativos da dinâmica taanteatro (teatro coreográfico de tensões) desenvolvida por Maura Baiocchi. As músicas originais são do compositor paulista Gustavo Lemos. Os pintores argentinos Onofre Roque Fraticelli e Candelária Silvestro assinam os vídeos. O elenco de atores/bailarinos/performers é composto por Isa Gouvea, Fabio Pimenta, Mônica Cristina, Patrícia Pina Cruz, Henrique Lukas, Paula Alves e Janina Arnaud. No papel de Artaud atuam Alda Maria Abreu e a própria Maura Baiocchi.
O espetáculo ainda conta com uma equipe de criação composta por artistas do Brasil, Alemanha e Argentina e os textos foram traduzidos e adaptados pelo diretor alemão Wolfgang Pannek.

Sobre as cARTAUDgrafias
O fio condutor da trilogia é “o problema da liberdade autêntica”, indissociável para Artaud da criação do próprio corpo e da luta contra a institucionalização das formas de vida. A encenação retoma as indagações artaudianas acerca da liberdade do corpo, do pensamento e da cultura frente às migrações populacionais que desafiam as certezas geopolíticas do Ocidente na atualidade.

cARTAUDgrafia 1: Uma Correspondência tem como referência principal os textos de Correspondência com Jacques Rivière (1924), troca epistolar que tematiza de maneira poético-filosófica problemas da genealogia do pensamento e da legitimização estética da poesia. Uma Correspondência marca o ingresso de Artaud no mundo literário francês.

cARTAUDgrafia 2: Viagem ao México sintetiza os elementos chaves de três livros de Artaud: O Teatro e seu Duplo,Mensagens Revolucionárias e Os Tarahumaras. Mostra o poeta-dramaturgo no momento de desencanto radical com a cultura ocidental, sua crítica da razão branca e sua busca, em 1936 na “terra vermelha do México”, de uma experiência da cultura ameríndia original que “põe o homem de acordo com a natureza”.

cARTAUDgrafia 3: Retorno do Momo encerra a trilogia ao tratar do embate de A. Artaud com a psiquiatria, de sua exploração poética dos limites da linguagem e sua concepção do “corpo sem órgãos”. Internado em manicômios durante a Segunda Guerra Mundial, retorna à vida civil e cultural parisiense e realiza, entre 1946 e 1948, suas obras mais polêmicas. A dramaturgia de cARTAUDgrafia 3 baseia-se em As Novas Revelações do SerArtaud, o Momo;Verdadeira história de Artaud-MomoSupostos e Supliciações, além de protocolos médicos e da produção pictográfica do poeta.

SINOPSE

cARTAUDgrafia é uma trilogia da Taanteatro Companhia que investiga o território poético da vida-obra de Antonin Artaud (1896 a 1948), ícone da poesia surrealista e idealizador do Teatro da Crueldade. A trilogia com autoria e direção de Wolfgang Pannek e com direção coreográfica de Maura Baiocchi é composta por três encenações interligadas. Cada uma delas foca numa dimensão específica da produção de Artaud: as crises do espírito, da cultura, da linguagem. O conjunto das encenações opera como um rito de passagem sobre a crise da representação no Ocidente. A trilogia se baseia em várias obras de Artaud, em parte inéditas no Brasil.

FICHA TÉCNICA
Ideia, tradução, dramaturgia, direção e cenografia: Wolfgang Pannek
Direção coreográfica: Maura Baiocchi
Assistente de coreografia: Alda Maria Abreu
Música: Gustavo Lemos
Iluminação: Eduardo Alves
Artistas plásticos convidados: Onofre Roque Fraticelli e Candelaria Silvestro
Figurino: Taanteatro Companhia
Adereços: Thiago Consp, Candelaria Silvestro, Fábio Pimenta e Patricia Pina Cruz
Elenco: Maura Baiocchi, Alda Maria Abreu, Isa Gouvea, Fabio Pimenta, Mônica Cristina, Patrícia Pina Cruz, Henrique Lukas, Paula Alves e Janina Arnaud.
Desenho gráfico: Hiro Okita
Produção: Wolfgang Pannek e Alda Maria Abreu

SERVIÇO

30/10 a 01/11
cARTAUDgrafia 3: Retorno do Momo
Sexta e sábado às 21h e domingo às 20h
Duração: 60 min

06/11 a 13/12
cARTAUDgrafia 1, 2 e 3

cARTAUDgrafia 1: Sextas às 21h; Duração: 60 min
cARTAUDgrafia 2: Sábados às 21h; Duração: 120 min
cARTAUDgrafia 3: Domingos às 20h. Duração: 60 min

Local: Viga Espaço Cênico – Sala Viga
Rua Capote Valente, 1.323, Pinheiros, São Paulo (próximo ao Metrô Sumaré – Linha Verde).
Ingressos: R$ 20,00 / R$ 10,00 (meia entrada)
Telefone: (11) 3801-1843 / facebook.com/vigaespacocenico
Recomendação: 12 anos Capacidade: 70 lugares


Canal Aberto

Rede Globo e Canal Viva homenageiam 25 anos da Escolinha do Professor Raimundo

outubro 30, 2015
                                                                                                   Foto: Reprodução/Globo

Para homenagear os 25 anos da "Escolinha do Professor Raimundo", a Rede Globo e o Canal Viva estão gravando uma nova versão do humorístico que será exibida em sete episódios.

Bruno Mazzeo interpreta o mestre que ficou famoso com o pai/ Foto: Reprodução/Globo
Novos atores vão interpretar os personagens clássicos do programa. Bruno Mazzeo vai reviver o papel do seu pai Chico Anysio na pele do Professor Raimundo.

O estúdio da Globo recebeu, além do cenário da Escolinha, uma plateia que acompanha a gravação. 

Lucio Mauro Filho é Aldemar Vigário, personagem que foi de seu pai Lúcio Mauro
Humoristas, apresentadores e atores estão no elenco. São eles: Angelo Antonio (Joselino Barbacena), Betty Gofman (Dona Bela), Dani Calabresa (Catifunda), Ellen Roche (Capitu), Evandro Mesquita (Armando Volta), Fabiana Karla (Cacilda), Fernanda de Freitas (Marina da Glória), Kiko Mascarenhas (Galeão Cumbica), Lucio Mauro Filho (Aldemar Vigário), Marcelo Adnet (Rolando Lero), Marcius Melhem (Seu Boneco), Marco Caruso (Seu Peru), Marco Ricca (Pedro Pedreira),Maria Clara Gueiros (Cândida), Mateus Solano (Zé Bonitinho), Otávio Muller (Baltazar da Rocha), Rodrigo Santanna (Batista) e Fernanda Souza (Tati). 

 Evandro Mesquita é Armando Volta, papel que foi de David Pinheiro -Foto: Reprodução/Globo

 Fabiana Carla é Dona Cacilda, papel que foi de Cláudia Jimenez - Foto: Reprodução/Globo

 Maria Clara Gueiros é Dona Cândida, papel que foi de Stella Freitas -  Foto: Reprodução/Globo

 Ellen Roche é Dona Capitu, papel que foi de Cláudia Mauro - Foto: Reprodução/Globo

 Dani Calabresa interpreta Dona Catifunda, papel que foi de Zilda Cardoso- Foto: Reprodução/Globo

Angelo Antonio é Joselino Barbacena, papel que foi de Antônio Carlos Pires - Foto: Reprodução/Globo
 Rodrigo Sant'anna é Seu Batista, personagem que foi de Eliezer Motta - Foto: Reprodução/Globo

 Marcius Melhem é Seu Boneco, personagem que foi de Lug de Paula -Foto: Reprodução/Globo

 Marcos Caruso é Seu Peru, papel que foi de Orlando Drummond -Foto: Reprodução/Globo

 Otaviano Costa é Seu Ptolomeu, papel que foi de Nizo Neto - Foto: Reprodução/Globo

Marcelo Adnet é Rolando Lero, papel que foi de Rogério Cardoso - Foto: Reprodução/Globo

Na última semana de novembro cinco episódios serão exibidos no Viva e o especial completo (sete), aos domingos, a partir de dezembro na Globo. A televisão está precisando de humorísticos que nos façam rir por que sinceramente, os atuais estão longe de chegarem aos pés de uma Escolinha do Professor Raimundo.

Informações: Canal Viva
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.