Gás de cozinha terá aumento de 15% a partir de terça feira

agosto 31, 2015

Prepare o bolso! À partir desta terça-feira, o preço do gás de cozinha fica 15% mais caro.  
Segundo a Petrobras, este é o primeiro aumento do preço do gás de cozinha desde dezembro de 2002, só não disse em que país, por que no Brasil ele vem subindo sim e já faz tempo.

Para variar, o governo se enrola , o rombo da Petrobras não tem fim e que paga a conta, somos nós.

Amannda Oliveira

Comissão da MP da aposentadoria reúne-se na quarta

agosto 31, 2015

A comissão mista encarregada de emitir parecer sobre a Medida Provisória (MP) 676/15, que cria uma nova fórmula de cálculo da aposentadoria como alternativa ao Projeto de Lei de Conversão 4/15 — vetado pela presidente Dilma Rousseff — reúne-se na quarta-feira (2), em audiência pública com 23 convidados.
Entre eles, estão representantes do IBGE, Dieese, Ipea, Anfip e CUT.
A MP 676/15 manteve a fórmula 85/95 aprovada pelo Congresso, referindo-se à soma da idade e do tempo de contribuição dos segurados, mas criou o chamado "dispositivo progressivo".
Segundo o governo, o mecanismo considera o aumento da expectativa de vida do brasileiro e tem como principal objetivo manter o sistema "sustentável". Pela MP 676, as somas da idade e do tempo de contribuição deverão ser aumentadas em um ponto a cada ano a partir de 1º de janeiro de 2017; e, depois, em 1º de janeiro de 2019; 1º de janeiro de 2020; 1º de janeiro de 2021 e 1º de janeiro de 2022.
A reunião será às 14h30, no plenário 6 da ala Senador Nilo Coelho, no Senado Federal.
Agência Câmara de Notícias

Justiça determina que município de Jaboatão volte a pagar auxílio-moradia a cidadãos desabrigados por enchentes de 2010

agosto 31, 2015

A Justiça atendeu ao pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e determinou que o município de Jaboatão dos Guararapes restabeleça, em 72 horas, o pagamento de auxílio-moradia às 61 famílias desabrigadas nas enchentes de 2010. A decisão liminar do juiz Lauro Pedro dos Santos Neto, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Jaboatão, atende a uma ação civil pública ingressada pela promotora de Justiça Isabela Bandeira, e prevê ainda a conclusão do levantamento da situação de outras 203 famílias, em 30 dias. Além disso, o município deve incluir, imediatamente, na folha de pagamento outras famílias que se enquadrem nos pré-requisitos para percepção do auxílio-moradia. Caso a decisão judicial seja descumprida, poderá incidir multa diária no valor de R$ 2 mil, a ser revertida em favor das 61 famílias, sem prejuízo de outras sanções legais.

Na ação, a promotora de Justiça informou que, em 2010, quando vários municípios de Pernambuco foram atingidos por enchentes, Jaboatão dos Guararapes solicitou ajuda ao Estado para pagamento de auxílio-moradia, até o término da construção de conjuntos habitacionais. Assim, o Estado de Pernambuco firmou termo de compromisso com o Ministério da Integração Nacional, a fim de subsidiar o pagamento do benefício.

Esse termo de compromisso deveria ter validade de um ano, mas fora prorrogado quatro vezes, encerrando-se em 30 de dezembro de 2013. Com o fim da validade do termo, o município solicitou, ainda, um novo pedido de prorrogação, que não foi atendido pelo Estado, resultando na suspensão do pagamento do benefício às famílias.
“Buscando regularizar a situação das pessoas em estado de vulnerabilidade social, o MPPE expediu recomendação para fins de imediata inclusão das pessoas que tiveram os auxílios suspensos, não havendo, até a presente data, qualquer notícia do cumprimento da recomendação”, afirma Isabela Bandeira no texto da ACP.

A Defesa Civil de Jaboatão informou que, das 263 famílias que tiveram seus benefícios cortados pelo estado, apenas 61 famílias se enquadravam no perfil exigido pela Lei Municipal nº 343/2009, que dispõe sobre a concessão do auxílio-moradia. Mesmo assim, em audiência ocorrida em setembro de 2014, o município alegou não ter fundos para arcar com o pagamento do auxílio-moradia a essas famílias, e informou não saber quando o Estado entregará os conjuntos habitacionais, por isso, entende, assim, ser de responsabilidade do Estado continuar pagando o auxílio-moradia.

“O Estado de Pernambuco não está obrigado a financiar auxílio-moradia a estas famílias, pois ainda quando o fez, agiu por mera liberalidade ao assinar termo de cooperação, sendo evidente que as famílias que tiveram suas residências interditadas administrativamente não podem permanecer sem receber o auxílio-moradia. A Lei Municipal é clara e está vigente”, destaca a promotora de Justiça.

No texto da decisão, o magistrado corrobora os argumentos apresentados pelo MPPE. De acordo com ele, é imprescindível a promoção do direito social de habitação pelo Poder Público em situações em que atuou ordenando a interdição de desocupação de bens imóveis em situação de risco causada por catástrofe natural. “Deve o ente público promover condições dignas de habitabilidade aos cidadãos desalojados de seus lares, promovendo o pagamento de auxílio-moradia aos necessitados”, ressalta o juiz.

MPPE

Câmara dos Deputados aprova Política de desenvolvimento da economia solidária

agosto 31, 2015


Proposta aprovada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados cria uma política voltada para o fomento à economia solidária. Essas instituições terão acesso a políticas públicas específicas do governo e fontes de financiamento. Trata-se do Projeto de Lei 4685/12, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e outros sete parlamentares.

O projeto cria a Política Nacional da Economia Solidária, com linhas de crédito para capital de giro e para custeio e aquisição de bens móveis e imóveis. A política também prevê ações de educação, formação, assistência técnica e qualificação social e profissional nos meios rural e urbano para empreendimentos com perfil de economia solidária.

Autogestão 
A economia solidaria esta ligada a organizações que trabalham na forma de autogestão, promovendo a solidariedade e a justiça entre os membros da organização e todos os demais envolvidos no sistema produtivo. São cooperativas, associações, bancos, entre outros.

O relator, deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), sugeriu um novo texto para incorporar emendas aprovadas pela Comissão de Finanças e Tributação e novas sugestões. Os empreendimentos de economia solidária poderão ser formalizados em cartório e será criado um Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol) para facilitar o acesso às políticas públicas dirigidas ao setor.

Ronaldo Lessa também decidiu apontar o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, como o responsável pela implementação da Política Nacional de Economia Solidária.

Outra mudança autoriza a União a criar o Fundo Nacional de Economia Solidária (FNAES) para centralizar e gerenciar recursos orçamentários para a Política Nacional de Economia Solidária criada pelo projeto.

O relator destacou que a economia solidária pode ser uma alternativa para a crise econômica. “Hoje são 20 mil empreendimentos de economia solidária identificados em projetos produtivos coletivos, como: cooperativas populares de coleta e reciclagem de materiais; redes de produção, comercialização e consumo responsável”, exemplificou.

Tramitação
A proposta já foi aprovada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter conclusivo.

Agência Câmara de Notícias

Vem ai o 1.º Encontro dos Blogueiros e Produtores de Mídia Digital do Moxotó

agosto 31, 2015

Arcoverde sedia no período de 03 a 04 de outubro o 1.º Encontro dos Blogueiros e Produtores de Mídia Digital do Moxotó. O encontro vai reunir os produtores de mídia digital das cidades de Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia e de cidades circunvizinhas que queiram participar.

O evento é mais uma organização do Blog Falando Francamente e da Associação de Blogueiros de Pernambuco - ABLOGPE.

Em breve mais informações.

Amannda Oliveira

PTB promove filiações na Região Metropolitana do Recife

agosto 31, 2015
Foto: Alexandre Albuquerque/divulgação

O PTB de Pernambuco promoveu neste sábado (29) a filiação de lideranças de municípios da Região Metropolitana (RMR) e confirmou a pré-candidatura a prefeito de quadros que já pertencem ao partido.

Declararam a pré-candidatura ao Executivo Municipal os já petebistas Romero Sales (Ipojuca), Vavá Rufino (Moreno), Ramos (Paulista) e os atuais prefeitos Mário Ricardo (Igarassu) e Paulo Batista (Itamaracá). Ex-prefeito de Belém de Maria, no Sertão do Estado, Wilson de Lima, o Dinho, também confirmou a pré-candidatura.

Já os pré-candidatos que assinaram a ficha de filiação ao PTB neste sábado foram: Demóstenes Meira (Camaragibe), Bruno Pereira (São Lourenço da Mata) e Joaquim Lapa (Carpina), este último município localizado na Zona da Mata Norte.

Em encontros com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e senador licenciado, Armando Monteiro Neto (PTB), e com o secretário-geral petebista, José Humberto, as lideranças reforçaram a importância da preparação da legenda para a disputa eleitoral de 2016, antecipando que intensificarão o debate com a população sobre o futuro de seus municípios.

Filho do ex-prefeito e ex-deputado estadual Jairo Pereira (PTB), o novo petebista Bruno Pereira, diz que a filiação ao partido se deve à afinidade política e programática que mantém com suas lideranças. Para ele, a presença na legenda dará muito mais condições para que se realize um amplo debate sobre o desenvolvimento econômico de São Lourenço da Mata, “tema que sempre esteve presente na atuação do ministro Armando Monteiro”, pontua.

Ex-integrante do PSB em Camaragibe, Demóstenes Meira explicou que há no município uma ampla união das forças de oposição à atual gestão, e que a escolha do candidato se dará dentro deste campo, a partir da avaliação de quem terá mais condições de se apresentar à população em 2016. Também fazem parte do grupo oposicionista de Camaragibe – chamado de G5 – os ex-prefeitos João Lemos (sem partido) e Paulo Santana (PT), Dra. Nadegi (sem partido) e Denivaldo Freire (PR).

Ex-prefeito de Carpina por três mandatos, Joaquim Lapa disse que vai trabalhar para fortalecer o PTB no município e confirmou a pré-candidatura à prefeitura em 2016. Ao explicar a opção pela legenda, ele enfatizou que o PTB tem realizado em Pernambuco um trabalho que alia o desenvolvimento econômico ao social.

Vereador por cinco mandatos em Ipojuca, Romero Sales é outro nome forte do PTB na Região Metropolitana. Nas eleições de 2012, ele ficou em segundo lugar na disputa para a prefeitura por uma diferença de apenas 215 votos. Já em Moreno, o pré-candidato do PTB é o ex-prefeito Vavá Rufino. Ele afirma que a população de Moreno já dá ao atual gestor uma reprovação de mais de 90%.

Presidente municipal do PTB de Paulista, o ex-deputado estadual Ramos é mais um nome que se apresenta como pré-candidato nas próximas eleições. Ele antecipa que os próximos passos na condução da legenda serão o de realizar uma ampla campanha de filiação e de discutir os desafios de Paulista dentro do cenário metropolitano.

ASCOM

Alunos da rede municipal de Garanhuns vão ganhar novo fardamento

agosto 31, 2015

Os mais de 18 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns vão receber fardamento escolar. Desde 2013, todos os anos os alunos recebem novas peças. A Secretaria de Educação e Esportes começa a entrega hoje nas mais de 60 escolas e creches do município.

ASCOM

Disque-Denúncia Pernambuco lança campanha sobre direitos da criança

agosto 31, 2015
 Iniciativa é uma parceria entre o Disque-Denúncia e o Governo do Estado. Anúncio acontece na sede da SDSCJ, em Santo Amaro, nesta segunda-feira 
O Disque-Denúncia Pernambuco, em parceria com o Governo do Estado, convida para o lançamento da campanha "Criança tem direitos. Respeite, denuncie". A nova campanha tem como principal objetivo o estímulo e conscientização do público para que sejam denunciados casos de violação dos direitos da criança e do adolescente, com foco na exploração e abuso sexual.

Estarão presentes na coletiva de imprensa a coordenadora do Disque-Denúncia Pernambuco, Carmela Galindo, o secretario de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, além de representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

ASCOM


SERVIÇO
Lançamento da campanha "Criança tem direitos. Respeite, denuncie"
Quando: 31 de agosto (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório da SDSCJ
Endereço: Avenida Cruz Cabugá, 665, bairro de Santo Amaro, Recife

Programa Mais Saúde no Campo é lançado nesta segunda-feira em Arcoverde

agosto 31, 2015
Arte: Robson Lima

Nesta segunda feira, dia 31, a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde, lança o Programa Mais Saúde no Campo, na comunidade da Malhada, às 16h.

Através do ônibus da saúde, serão realizadas consultas médicas, procedimentos odontológicas, além de serviços de enfermagem com orientação preventiva e vacinação. “Agora a população rural não vai precisar se deslocar de onde mora para receber atendimento em outra localidade.”, explica a prefeita Madalena Britto.

Mesmo Arcoverde, tendo apenas 10% da população na zona rural, a gestão não esquece da área, que já recuperou quatrocentos quilômetros de estradas vicinais, instalações de 1200 cisternas para abastecer com água potável e a construção de setenta melhorias sanitárias domiciliares/ banheiros para as famílias dos agricultores.

“Trabalhamos no município como um todo, seja no campo ou na cidade, não fazemos distinção. A população precisa atenção não importa o lugar”, finaliza a prefeita.

ASCOM

Divulgado mais um trailer de Rock the Kasbah com Bill Murray

agosto 30, 2015

Rock the Kasbah  uma comédia que deve estrear em dezembro sobre a direção de Barry Levinson e roteiro de Mitch Glazer teve mais um trailer divulgado.
O filme conta a história de um empresário da música fracassado que viaja ao Afeganistão com a única cliente que lhe resta. Lá ela o abandona e o mesmo perde o seu passaporte. Em meio a tanta confusão, ele conhece uma nova  cantora e resolve investir no seu talento. O filme tem no elenco Bill Murray, Bruce Willis, Scott Caan, Danny McBride, Kate Hudson e Zooey Deschanel.
Confira o trailer:



Amannda Oliveira

Exclusivo! Israel Guerra é pré candidato a Prefeitura de Arcoverde

agosto 30, 2015

Ainda não estamos em 2016, ano de eleições para prefeitos e vereadores, mas o clima de competição entre possíveis candidatos já é sentido pelas ruas e redes sociais em Arcoverde.
Se devem surgir muitos candidatos há uma vaga na Casa James Pacheco, pleiteando uma vaga para vereador, a corrida para comandar a cidade de Arcoverde não fica a trás, mas é bem provável que os pré candidatos ao cargo sejam nomes bem conhecidos dos arcoverdenses. Seguindo os rumores das boas e más línguas, fomos em busca de possíveis nomes para saber: Você é candidato a prefeitura de Arcoverde? A nossa primeira indagação e confirmação veio do ex deputado estadual Israel Guerra (PR). Israel confirmou a este blog que é sim pré candidato a prefeito de Arcoverde.



Em breve, mais notícias sobre as eleições 2016 e os seus prováveis pré candidatos. E você? Já tem candidato? É candidato?

Amannda Oliveira

Convocatória do Natal Luz 2015 abre segunda-feira

agosto 30, 2015

O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, abre, na próxima segunda-feira (31), a convocatória para a seleção de propostas de artistas e grupos musicais ou culturais - municipais, estaduais e nacionais -, para compor a programação do Natal Luz 2015, que inclui cortejos, desfile com carros alegóricos, encenações de autos de natal, cantatas natalinas e apresentações em palcos e praças. O edital poderá ser acessado através do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe), a partir de segunda, pelo endereço: www.diariomunicipal.com.br/amupe, ou pelo portal da Prefeitura, através do link: http://www.garanhuns.pe.gov.br/convocatoria-natal-luz-2015/.
Para participar, os interessados devem apresentar propostas de shows, preferencialmente relacionados ao ciclo natalino e à Cultura Popular, tais como reisados, pastoris, bandas de pífanos, espetáculos de dança e ballet, bandas gospel, MPB, entre outros. As propostas deverão ser apresentadas em envelopes individuais, fechados e externamente identificados, contendo obrigatoriamente: formulário de inscrição em uma via impressa - disponível pelo link: http://www.garanhuns.pe.gov.br/convocatoria-natal-luz-2015/ -, e material comprobatório promocional como releases, fotos, CDs, DVDs e fotografias, entre outros detalhes.
As inscrições deverão ser realizadas no período de 31 de agosto a 18 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00, na sede da Secretaria de Cultura de Garanhuns, localizada na rua Treze de Maio S/N, sala 05, centro, ou via Correios e Sedex, para este mesmo endereço (CEP: 55295-040), com postagem até o último dia do prazo. A Secretaria de Cultura deverá enviar o resultado para ser divulgado no site do Governo Municipal até o dia 30 de setembro.
Samara Pontes

Show do Bem festeja Dia Nacional do Voluntariado

agosto 30, 2015
Evento acontece no domingo (30), no Marco Zero, a partir das 9h


Os dez voluntários mais antigos e atuantes do Recife serão homenageados, no domingo (30), durante o Show do Bem, que acontece no Marco Zero, no Recife Antigo. O evento celebrará o Dia Nacional do Voluntariado,na nesta sexta (28). 

A abertura da festa ficará por conta do Coral de Voluntários da AACD, e em seguida sobem ao palco com a cantora e compositora Adriana B, idealizadora do Show do Bem, as cantoras Cristina Amaral e Polyana Resende. O Coco, um dos ritmos mais tradicionais do Nordeste, será entoado por mulheres artesãs da ONG Sempre Viva - batizado de "Meninas de Dois Unidos", que encerrará as comemorações.

O objetivo da homenagem é reconhecer e apoiar o edificante trabalho dos voluntários que prestam serviços de assistência social. Segundo Adriana B, o Recife está se envolvendo cada vez mais nessa corrente do bem. “É com bastante alegria que vemos a população contribuindo com diversas doações, o que nos estimula a continuar solicitando os donativos em prol dos mais carentes, no palco do Marco Zero, sempre no último domingo de cada mês, até ao meio-dia. Queremos convocar todos os voluntários da cidade para comemorar esta data conosco!", afirma Adriana B.

Os voluntários que serão homenageados fazem parte das organizações sociais: Hospital do Câncer; Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – PE (GAC-PE); Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD); Transforma Recife; Hospital Maria Lucinda; Movimento Pró-Criança; Organização de Auxílio Fraterno (OAF) e o Lar de Jesus, além de Marcela Tenório e Rosinete Barbosa. 

O evento conta ainda com a Feirinha do Bem, composta por essas entidades sociais, com venda de produtos institucionais, brechó de roupas, bijuterias e trabalhos de costureiras e artesãs, como porta retratos, chaveiros e peças de decoração, produzidos pelas próprias organizações. 

Serviço:

Show do Bem - Dia Nacional do Voluntariado
Participações especiais: Coral de Voluntários da AACD, Cristina Amaral , Polyana Resende e ONG Sempre Viva - batizado de "Meninas de Dois Unidos"
Data: Domingo (30)
Horário: 9h às 12h
Local: Marco Zero

Dia Nacional de Combate ao Fumo: campanha alerta para malefícios do narguilé

agosto 29, 2015


No Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado neste sábado (29), governo e entidades da sociedade civil alertam para os malefícios provocados pelo uso do narguilé, uma espécie de cachimbo comumente usado em países orientais. O slogan da campanha promovida este ano pelo Ministério da Saúde é "Parece inofensivo, mas fumar narguilé é como fumar 100 cigarros".

De acordo com a psicóloga e consultora técnica de Prevenção e Promoção da Saúde da Fundação do Câncer, Cristina Perez, uma sessão de narguilé dura, em média, de 60 a 80 minutos e, durante esse período, a pessoa fica exposta aos mesmos componentes tóxicos presentes na fumaça de uma centena de cigarros – inclusive o tabaco e a nicotina.

Os riscos são os mesmos associados ao fumo e incluem as doenças cardiovasculares, respiratórias e alguns tipos de câncer, segundo Cristina. Há ainda, no caso específico da narguilé, o agravante da socialização, já que a proposta é que o mesmo cachimbo seja utilizado por um grupo de pessoas. O uso coletivo aumenta a exposição a doenças como herpes, hepatite C e tuberculose.

"Algumas pessoas acreditam que porque o narguilé contem água, não faz mal. Mas, na verdade, ele também contém fumo do tabaco e causa os mesmos malefícios", disse a especialista. "A indústria do tabaco sabe que as pessoas entendem que o cigarro faz mal, causa doenças e provoca mortes e tenta diversificar suas vendas para manter o mercado. As alternativas são, por exemplo, o narguilé e o cigarro eletrônico, mas ambos usam tabaco, contêm nicotina e causam dependência".

Dados da Pesquisa Especial de Tabagismo, promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 2008 indicam que havia 300 mil consumidores de narguilé no Brasil naquela época.

Já a pesquisa Perfil do Tabagismo entre Estudantes Universitários no Brasil, do Ministério da Saúde, também destacou a alta proporção de usuários de narguilé entre estudantes universitários de alguns cursos selecionados da área da saúde no ano de 2011. Em Brasília e São Paulo, dos estudantes que declararam consumir com frequência algum outro tipo de produto derivado do tabaco,  60% e 80%, respectivamente, fizeram uso do narguilé.

De acordo com o Inca, cerca de 200 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência de doenças provocadas pelo fumo. O câncer de pulmão é um dos maiores indicadores do impacto do tabagismo sobre a saúde, já que 90% dos casos são registrados entre fumantes ou ex-fumantes. No Brasil, este é o tipo de câncer que mais mata homens e o segundo que mais mata mulheres.

Diário de Pernambuco

Que horas ela volta? Lançamento que vale a pena conferir

agosto 29, 2015
 " De que horas ela volta" traz Regina Casé no papel da pernambucana Val 


O filme " Que horas ela volta? estreou nos cinemas de todo o Brasil ontem e já caiu no gosto do público. O filme conta a história da pernambucana Val que depois de deixar a filha no interior de Pernambuco e passar 13 anos como babá do menino Fabinho em São Paulo, tem estabilidade financeira mas convive com a culpa por não ter criado sua filha Jéssica.
Às vésperas do vestibular do menino, no entanto, ela recebe um telefonema da filha que parece ser sua segunda chance. Jéssica quer apoio para vir a São Paulo prestar vestibular. Com alegria e ao mesmo tempo apreensão, Val prepara a tão sonhada vinda da filha, apoiada por seus patrões. Mas quando Jéssica chega, a convivência é difícil. Ela não age dentro do protocolo esperado para ela, o que gera tensão dentro da casa. Todos serão atingidos pela autenticidade de sua personalidade. No meio deles, dividida entre a sala e a cozinha, Val terá que achar um novo modo de vida.

Um filme que pode levar o Brasil ao Oscar onde Regina Casé dá um show de interpretação.

Amannda Oliveira

Bandavoou faz pré-lançamento do novo disco

agosto 29, 2015
           O grupo faz três shows pelo interior de Pernambuco no mês de setembro

Foto: Thais Lima

A bandavoou pega a estrada e faz o pré-lançamento do primeiro disco da carreira, “Nó” pelo interior de Pernambuco. Com repertório pensado especialmente para a ocasião, o grupo promete um grande show de reencontro com o público. Serão três apresentações pelas cidades de Arcoverde (3/9), Serra Talhada (4/9) e Caruaru (24/9).

Com novo álbum em fase de finalização, a bandavoou quer encurtar a espera dos fãs por um show e realiza o pré-lançamento do disco nestes shows. A banda, composta por Carlos Filho [Voz, composições, cordas], PC Silva [Voz, composições, cordas], Rostan Junior [Bateria, percussões] e Lula Borges [Baixo] e Ed Staudinger [teclados], mostrará umrepertório com algumas das 14 faixas do novo álbum e, claro, várias das músicas mais queridas do público como Peraí, Tempo Mãe e Lá vem ela.

NÓ – o álbum que deve ser lançado ainda no segundo semestre de 2015, foi gravado com financiamento coletivo. A música título (Nó) já está disponível para audição e download gratuito desde a semana passada e agora é a vez de [re] apresentar a canção “Lá vem ela” (Pablo Patriota/ Isabela Moraes), um samba já conhecido do público, mas com nova roupagem. Basta acessar o site www.bandavoou.net e ouvir.

A bandavoou foi formada em 2011, em Recife, com o intuito de unir música e imagem em sua perspectiva artística. O grupo conseguiu atenção do público com suas composições autorais, desenhadas com cuidado pela fotografia em movimento. Se utilizando de vídeos publicados na internet seguiu com a proposta de fazer música que flerta com a linguagem popular e pouco afeita a rótulos ou delimitações estéticas.

Participou do “Festivalda” no Circo Voador (RJ), “Festival Pre AMP” (PE) em 2013 e 2015 (sendo finalista nas duas edições), “Carnaval do Recife” (PE) também em 2013 e 2015, “Festival Música y Paz” (Montevidéu, URU), além de vários eventos idealizados pelo próprio grupo. Em 2014, a bandavoou foi pré-selecionada para receber o “Prêmio da Música Brasileira”, na categoria grupo/artista revelação. Venceu o Festival Fun Music Festival Universitário de Música, o maior concurso de música autoral do país, realizado na cidade de Leme (SP) e, em julho passado, Festival de Música Popular do Gama, no Distrito Federal.

Serviço:
bandavoou – Pré-lançamento do disco Nó

AGENDA:

·  3 de setembro  
Sesc de Arcoverde - 20h30
Ingressos: R$ 20,00 – à venda na Livraria Lira Cultural

·   4 de setembro
Praça Sérgio Magalhães – Serra Talhada - 22h – Gratuito

· 24 de setembro
Sesc de Caruaru – 20h30
Ingressos: R$ 20,00 – à venda na Cafeteria (galeria do Central)

ASCOM

Policial civil é morta após reagir a assalto

agosto 29, 2015
A policial civil Tatiane Ribeiro de Melo, da delegacia de Porto de Galinhas, foi assassinada na manhã deste sábado (29), após reagir um assalto. A policial com sete anos de profissão, foi abordada por dois bandidos e reagiu. Ela ainda conseguiu alvejar um dos bandidos. Tatiane tinha 35 anos. O (Sinpol) Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco vai lançar nota de pesar acerca da morte da policial e exigir as devidas providências ao Governo do Estado quanto ao caso.

Amannda Oliveira

Arcoverde é sede de Plenária Nacional do PHS

agosto 29, 2015


Por iniciativa do Deputado Estadual Eduíno Brito, o município de Arcoverde sediará neste sábado (29) da Plenária Nacional do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Será a partir das 10h da manhã, no Democrático Esporte Clube de Arcoverde, na Avenida Coronel Antônio Japiassu, Centro, Arcoverde-PE. 

Durante o encontro, serão discutidas as políticas nacionais e estaduais da legenda, com a presença de lideranças locais e deputados federais. “Será um momento importante para ouvir as demandas da população e transmitir as discussões que vêm ocorrendo nesta Casa”, disse Eduíno.

ASCOM

Arcoverde sedia I Fórum Itinerante para Prevenção dos Acidentes de Moto no Estado de PE

agosto 27, 2015
O Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam -PE) vai promover, nesta sexta-feira (28), em Arcoverde, o I Fórum Itinerante de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto. O evento é mais uma iniciativa entre o Cepam - PE e Projeto Salvando Vidas, realizado em parceria com Projeto Moto Amiga (Honda), a Assembleia Legislativa do Estado e o Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor-PE), e tem como objetivo apresentar ações para diminuir acidentes e salvar vidas no trânsito. O fórum acontece a partir das 8h, no auditório da AESA/CESA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde), localizada na Avenida Gumercindo Cavalvante, n° 420, Bairro São Cristóvão.

O evento será dirigido pelo coordenador executivo do Cepam-PE, médico João Veiga, e na programação serão discutidas e apresentadas as ações realizadas por todos os órgãos envolvidos na mobilização para prevenção de acidentes com motocicletas. Todos devem chamar a atenção para os altos índices de acidentes de moto e os onerosos custos desembolsados pelos governos na recuperação dos pacientes.

“O País gasta R$ 40 bilhões com acidentes de trânsito, por ano. Em Pernambuco, se gastou R$ 1,3 bilhão, em 2014, durante os serviços de pré-atendimento (Samu), internamento hospitalar e pós-tratamento”, informa João Veiga. “Existe uma preocupação do Governo do Estado. E a diferença para mudar o quadro atual deve ser feita com fiscalização”, acrescenta Veiga.

O coordenador-executivo da Lei Seca, tenente-coronel André Cavalcanti, deve apresentar e analisar um balanço do trabalho de três anos e oito meses das operações, expondo os números referentes à quantidade de veículos abordados, entre outros dados. “Também vamos tratar sobre a mudança de hábito e cultura, que foi absorvido pela população. Desde o início da operação até maio de 2015, foram abordados quase 1,2 milhão de motoristas, número bastante significativo para que haja uma maior redução de acidentes”, dispõe André Cavalcanti.

Dados Relevantes

Os Acidentes provocados por veículos de transporte foram responsáveis por 1.879 óbitos, em 2010, o que representa 25,5% das mortes por causas externas (suicídio, homicídio, outros acidentes), em Pernambuco. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Tráfico, a cada óbito provocado por acidente de moto, cinco pacientes são internados em estado grave em um hospital de alta complexidade.

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um paciente vítima de acidente de moto custa, em média, R$ 152 mil aos cofres públicos, só na rede hospitalar. Já o custo social de cada um desses pacientes é de R$ 952 mil aos cofres públicos, o que envolve atendimento pré-hospitalar, hospital, licença, aposentadoria, entre outros. No Hospital da Restauração (HR), de 2000 a 2010, foram atendidos um total de 29 mil pacientes vítimas de acidentes de moto. Em 2015, o HR já internou cerca de mil pacientes envolvidos em acidentes com motocicleta, considerando o fato como uma epidemia.

Em pesquisa realizada com 100 pacientes internados no HR, de 25 de janeiro a 5 de maio de 2011, foram constatados que 75% desse total eram motoristas e 25% caronas. A idade dos pacientes era de 14 a 45 anos, sendo a maioria na faixa dos 25 anos. Ainda desse total de 100 pacientes, 30% sofreram acidentes e afirmaram ter ingerido bebida alcoólica. Todavia, 77% não tinham habilitação e 27% deles não usavam capacetes. Por fim, 6% desses pacientes ficaram paraplégicos e 5% foram amputados.

Estatísticas

De acordo com dados do Detran-PE, em 2014 foram 45.916 acidentes de trânsito, desses 75% foram ocorrências com motos, num total de 34.288. A falta de conhecimento, imperícia e a imprudência são a causa desses números.

A frota de motocicletas em Pernambuco triplicou nos últimos dez anos e atualmente registra pouco mais de um milhão desses veículos. Atualmente, em Arcoverde, a frota contabiliza 6,8 mil motos. Os 26 municípios do Agreste Meridional, juntos, possuem uma frota de quase 80 mil motocicletas.

Projetos Salvando Vidas e Moto Amiga trabalham para reduzir acidentes

O projeto Salvando Vidas é uma iniciativa do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (CEPAM-PE) e do Projeto Moto Amiga, e tem como objetivo desenvolver ações preventivas, educacionais e de fiscalização para tentar reduzir o número de mortos em acidentes com motos em Pernambuco.

As ações educativas e preventivas serão desenvolvidas pelo projeto Moto Amiga, coordenado pela Assohonda (Associação Brasileira de Distribuidores Honda), através da NOA Nordeste II, Núcleo Operacional Assohonda, que atua nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Em Pernambuco, o Moto Amiga atua em parceria com o Cepam e com a Operação Lei Seca. “Oferecemos todos os cursos gratuitos de pilotagem nos centros de treinamento (PE, SP e AM) e queremos ampliar a divulgação desses conhecimentos técnicos”, destaca o diretor do Projeto Mota amiga Marcelo Sadi.

Além de buscar uma aproximação com o público interessado em motocicletas, por meio de conteúdo informativo, criativo e irreverente, o Moto Amiga tem o objetivo de destacar ações que a Honda e suas concessionárias já vêm realizando para alertar todos os consumidores sobre como pilotar defensivamente.

Além de conteúdo informativo sobre os novos índices que envolvem acidentes com motocicletas, o projeto Moto Amiga pode dispor de instrutor capacitado para demonstrar noções básicas de pilotagem segura. Dados apontam que a maioria dos acidentes é causada por imperícia dos condutores.

Serviço:
I Fórum Itinerante de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto no Estado de Pernambuco, Arcoverde.
Dia: 28/08/2015
Horário: 8h às 13h
Local: AESA – Av. Gumercindo Cavalvante,n° 420, Bairro São Cristóvão, Arcoverde - PE

ASCOM

Projeto visa disseminar empreendedorismo nas escolas municipais de Arcoverde

agosto 27, 2015

A Prefeitura Municipal de Arcoverde, através da Secretaria de Educação em parceria com o SEBRAE e o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promove à partir desta segunda feira (31), às 13 horas, capacitação para professores das escolas de tempo integral: Jonas Freitas e Ivany Bradley.

Os docentes irão executar o Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP, que tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora nas crianças   e incentivar os alunos a sonhar e buscar seus sonhos, colocando-os como protagonistas e integrantes do processo. 
Durante quatro dias, 18 professores das duas unidades de ensino serão capacitados pela Consultora Antonieta Valderize do Sebrae durante oito horas diárias. Mais adiante os docentes serão os responsáveis por aplicar a metodologia em aproximadamente 500 alunos, que serão beneficiados nessa primeira fase.

“É mais uma ação da nossa gestão voltada para criação de um ambiente, cada vez mais, favorável ao empreendedorismo, onde não apenas preparamos nossas crianças para o futuro, mas de forma transversal, também serão trabalhados o ser e a cultura da cooperação, da inovação, a sustentabilidade, a ética e cidadania.”, afirmou a Prefeita Madalena Britto.

Confiante no sucesso do programa o Secretário de Educação Kerley Lafayette, destacou que a iniciativa não apenas contribuirá na formação de futuros empreendedores, mas é um olhar diferenciado, uma ação inovadora de uma gestão que se preocupa e cuida das pessoas. 

ASCOM

Iluminar Produções em Arcoverde e Recife

agosto 27, 2015

Inscrições abertas para o Encontro MPPE sobre Humanização do Parto e Nascimento: III Oficina de Sensibilização

agosto 27, 2015
Estão abertas até o dia 8 de setembro as inscrições para o Encontro MPPE sobre Humanização do Parto e Nascimento: III Oficina de Sensibilização, que será realizado no dia 11 de setembro, em Caruaru, Estão sendo oferecidas 80 vagas, sendo 30 para integrantes do Ministério Público de Pernambuco, e 50, para profissionais e gestores da saúde que atuam na 4ª e 6ª Gerências Regionais de Saúde (Geres), sediadas em Caruaru e Arcoverde. O evento será realizado no auditório da Faculdade ASCES, situada na Av. Portugal, 584, Bairro Universitário, das 8h30 às 13h. As inscrições devem ser feitas através de formulário, disponível no site do MPPE, no menu Institucional > Escola Superior > Cursos, Palestras e Seminários.

A oficina tem como público-alvo promotores de Justiça e servidores do MPPE com prioridade para aqueles que atuam na defesa da saúde, gestores hospitalares, secretários municipais de Saúde e conselheiros municipais de Saúde dos municípios que fazem parte da 4ª e 6ª Geres, além dos demais interessados.

A programação da oficina terá início às 8h30, com o credenciamento e divulgação da campanha institucional sobre o tema pela Assessoria de Comunicação do MPPE. Em seguida, haverá a palestra da enfermeira obstetra e parteira urbana Tatianne Cavalcanti Frank que abordará a violência obstétrica e procedimentos adequados para a promoção do parto humanizado. Às 10h15, a enfermeira obstetra e coordenadora da enfermagem obstétrica da Casa de Saúde Bom Jesus, Paula Rodrigues, fará um relato sobre a experiência na unidade de saúde.

Por fim, a promotora de Justiça Maísa Melo, coordenadora do projeto institucional Humanização do Parto, vai apresentar a iniciativa do MPPE e as ações que estão sendo desenvolvidas em todo o Estado desde o início do projeto.

Exposição - O tema também é pauta da exposição Humanização do Parto, na Faculdade Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) até segunda-feira (31). A mostra reúne imagens do professor da Barros Melo, Mateus Sá, feitas especialmente para a campanha do Ministério Público Humanização do Parto. Nasce o respeito

MPPE

Som da Terra se apresenta na Sala de Reboco nesta sexta-feira

agosto 27, 2015

A Banda Som da Terra é a atração desta sexta-feira (28), na Sala de Reboco. No ano em que comemora 40 anos, o grupo que está se preparando para gravar o DVD comemorativo, presenteia o público, em primeira mão,  com uma prévia do que será este registro.

No repertório, muita música nordestina que vai colocar o público pra dançar, com um show de interatividade e sucessos seus e de outros grandes nomes de nossa música.

A festa começa às 21h. O Couvert custa R$ 20,00 e até às 22:30, promocionalmente, mulher paga apenas 10,00.

Som da Terra na Sala de Reboco
Início: 21h
Sala de Reboco – Rua Gregório Júnior, 264 – Cordeiro
Couvert: 20,00 - Até às 22:30, mulher paga apenas 10,00, no couvert, promocionalmente.
Informações: 3228 7052 

Amannda Oliveira

Núcleo da Mulher participa de conferência sobre políticas públicas nesta quinta, em Belo Jardim

agosto 27, 2015
Ministério Público de Pernambuco (MPPE) estará presente na II Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres, em Belo Jardim, nesta quinta-feira (27), a partir das 8h, na Câmara de Vereadores. A coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher, promotora de Justiça Geovana Belfort; e a promotora de Justiça do município Sophia Wolfovitch farão palestra sobre o assunto. A coordenadora do NAM proferirá palestra sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), os avanços e dificuldades enfrentados nesses nove anos de existência da Lei. Já a promotora de Justiça Sophia Wolfovitch abordará o tema Mais direitos, participação e poder para as mulheres.

Na ocasião, também haverá apresentações culturais e peça teatral Rosa Gente, Rosa Flor, que trata do tema. 

A conferência é aberta a toda a população.

MPPE

Câmara aprova porte de arma para agentes do Detran

agosto 26, 2015


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou hoje proposta que inclui os agentes de trânsito entre as categorias profissionais que podem portar arma de fogo em serviço. Como tramitava em caráter conclusivo, a proposta foi considerada aprovada pela Câmara, a não ser que haja recurso para votação em Plenário.

O texto foi aprovado na forma desubstitutivo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado ao Projeto de Lei 3624/08, do ex-deputado Tadeu Filippelli (DF). 

O relator da proposta, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), demonstrou preocupação quanto ao porte de armas, que poderia pôr os agentes em risco. "Mas na CCJ não podemos mudar o projeto, e a proposta é constitucional", disse, ao recomendar a aprovação.

Leite ressaltou que o texto condiciona o porte de arma ao interesse do ente federado, então o porte ainda depende de os estados e municípios regulamentarem sua concessão. A permissão também fica condicionada à formação para o porte e a exames psicológicos, o que deve ser regulamentado e supervisionado pelo Ministério da Justiça.

Agentes de segurança

Desde a emenda constitucional 82, os agentes de trânsito passaram a constar do capítulo de segurança da Constituição. Esse foi um dos argumentos usados para justificar a proposta. "Eles são os únicos profissionais da área de segurança que não têm porte de armas, e se sentem em perigo por essa diferenciação", defendeu o deputado João Campos (PSDB-GO), autor de uma proposta que tramitou apensada ao texto aprovado.

O relator ressaltou que o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) prevê que agentes de trânsito só devem fazer abordagens a veículos acompanhados da Polícia Militar, e que essa sim tem treinamento para o porte de arma. "A proposta nasceu de uma situação no Distrito Federal, em que o Detran faz abordagens sem esse acompanhamento, o que é temerário", disse.

O deputado Raul Jungman (PPS-PE) criticou a medida, por entender que a proposta pode provocar uma escalada no número de arsenais em pequenas cidades brasileiras. "Os arsenais da Polícia Civil e das PMs já são alvo de extravio e roubo de armas, imagine esses novos arsenais?", ponderou.

Defesa
Na justificativa do projeto, Filippelli considerou que a fiscalização do trânsito envolve grande risco. "É necessário, portanto, conceder o porte de meios que permitam a realização da defesa pessoal dos servidores envolvidos nessas missões. Não vemos justificativa plausível para que esse direito lhes seja negado, uma vez que as atividades por eles desenvolvidas em tudo se assemelham a outras categorias que realizam trabalhos de fiscalização, às quais já é concedido o porte de arma, como os integrantes das carreiras de auditoria da Receita Federal."

A proposta altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), que autoriza o porte de arma para diversas categorias, entre elas: policiais (federais, civis, rodoviários, ferroviários, militares, bombeiros militares), integrantes das Forças Armadas, guardas municipais, guardas prisionais, auditores da Receita Federal e auditores fiscais do Trabalho.

Informações: Agência da Câmara

Regulamentação das profissões de fotógrafo e detetive particular entra em discussão

agosto 26, 2015


A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) analisa na próxima quarta-feira o projeto de lei que regulamenta a profissão de fotógrafo. O Projeto de Lei da Câmara 64/2014, do deputado Fernando Torres (PSD-BA), define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Os não diplomados também poderão exercer a profissão, desde que, na data de início de vigência da nova lei, tenham exercido a atividade por, no mínimo, dois anos.

A comprovação desse tempo de serviço será feita por meio de declaração da respectiva entidade de classe, além de recibos de pagamentos de serviços prestados ou declaração da empresa empregadora, com firma reconhecida em cartório.

A proposta recebeu voto favorável do relator, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). Em sua avaliação, ele diz que o projeto dará o devido reconhecimento a profissionais que merecem o “apreço de todos pelo excepcional trabalho que desenvolvem, registrando o cotidiano e os momentos mais importantes da família brasileira, e de outros eventos relevantes”.
Detetive particular

Também está na pauta da CAS o Projeto de Lei da Câmara 106/2014, que regulamenta o exercício da profissão de detetive particular. A matéria define a atividade profissional, suas competências, deveres e direitos e proibições.

Segundo o autor da proposta, deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), apesar de haver uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego classificando o detetive particular no âmbito dos agentes de investigação e identificação, há uma lacuna legal na regulamentação da atividade.

O relator do projeto na CAS, senador Humberto Costa (PT-PE), apresentou voto favorável à matéria, por acreditar que o projeto irá assegurar um maior controle sobre a formação e a conduta do detetive particular, contribuindo para o seu aperfeiçoamento profissional e valorizando a profissão. Humberto Costa fez apenas uma emenda de redação ao texto.

Fonte: Diário de Pernambuco

Whoopi Goldberg vai produzir filme sobre mártir dos direitos civis

agosto 26, 2015
Dimitrios Kambouris/Getty Images
A atriz Whoopi Goldberg se juntou aos produtores Keith A. Beauchamp e Frederick Zollo para lançar um filme sobre o assassinato do adolescente Emmett Till, considerado o primeiro grande mártir do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos.
Com o título de "Till", o longa começará a ser produzido em 2016, com participação de Thomas K. Levine, Paul Kurta e Susan Rose. Ainda não foram divulgadas informações sobre elenco e diretor.
Negro, Till foi torturado e linchado aos 14 anos no dia 28 de agosto de 1955. O garoto de 14 anos teria assobiado para uma mulher branca quando visitava parentes na pequena cidade de Money, no Estado do Mississípi.
O caso é considerado o pontapé inicial do movimento contra o racismo e a segregação dos negros nos Estados Unidos.
O roteiro será baseado no documentário "The Untold Story of Emmett Louis Till" (2004), dirigido por Keith Beauchamp, e no livro "Simeon's Story: An Eyewitness Account of the Kidnapping of Emmett Till" , de Simeon Wright, que fez o governo americano reabrir o caso sobre o adolescente em 2007.
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.