PCdoB apresenta Luciana Santos como nova presidente nacional nesta quarta-feira

junho 30, 2015

Nesta quarta-feira (1º), às 15h, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizará ato no Salão Nobre da Câmara dos Deputados onde a deputada federal Luciana Santos (PE), receberá os cumprimentos pela posse como presidente do PCdoB.

A pernambucana sucede Renato Rabelo, após 13 anos de gestão. A oficialização da parlamentar na direção da legenda aconteceu no final de maio, durante a 10ª Conferência Nacional do PCdoB. Esta é a primeira vez que uma mulher assume a presidência nacional do partido comunista em seus 93 anos de história.

Entre os desafios da presidente Luciana Santos estão: a constituição de uma frente ampla de esquerda que contribua na defesa da democracia e do mandato da presidente Dilma Rousseff; a defesa da Petrobras como patrimônio nacional; as reformas estruturantes para o país (entre elas a reforma política e da comunicação); e a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores.

ASCOM

Sai lista de filmes selecionados para o 8º Festival de Cinema de Triunfo

junho 30, 2015

Trinta e cinco filmes de 11 estados brasileiros vão integrar as mostras competitivas do 8º Festival de Cinema de Triunfo. Através da Secult-PE e Fundarpe, o Governo de Pernambuco torna pública a lista de curtas e longas metragens selecionados na Convocatória Nacional do evento e que vão concorrer a R$ 40 mil em prêmios. 

Este ano, a organização do Festival recebeu 273 inscrições, superando as 185 da edição anterior. Para Milena Evangelista, coordenadora do evento “o aumento no número de cineastas interessados em concorrer nas mostras de Triunfo revela o lugar de destaque que o festival ocupa hoje no circuito nacional”. Uma das novidades da convocatória de 2015 foi permitir a inscrição virtual dos filmes, o que também contribuiu para este acréscimo, tendo em vista que realizadores de 21 estados brasileiros participaram do processo de análise.

Todos os produtores dos filmes selecionados serão, em breve, contatados pela Coordenação do evento. A 8ª edição do Festival de Cinema de Triunfo está marcada para os dias 3 a 8 de agosto e vai ocupar o Cineteatro Guarany. A programação completa, com mostras especiais e programação de formação será divulgada nas próximas semanas.

Veja AQUI os filmes selecionados.

Números da 8ª Convocatória do Festival de Cinema de Triunfo

35 filmes selecionados, sendo:
06 da mostra Competitiva de Curta-metragem dos Sertões
10 da Mostra Competitiva de Curta-metragem Pernambucano
06 da Mostra Competitiva de Curta-metragem Infanto-Juvenil
08 da Mostra Competitiva de Curta-metragem Nacional
05 da Mostra Competitiva de Longa-metragem Nacional

Comissões de Seleção

Longa-metragem: André Dib, Enock Carvalho, Marcos Enrique Lopes e Milena Evangelista
Curta Nacional e Infanto-juvenil: Marcos Enrique Lopes, Milena Evangelista, Ruth Pinho e Thelmo Cristóvam
Curtas Pernambucanos e dos Sertões: Ana Cláudia Dias, Paulo Fradique, Shirley Hunther e Tábata de Morais.

Fundarpe

Artesãos da Rede de Municípios Saudáveis terão estande na Fenearte

junho 30, 2015

Artesãos de oito municípios ligados à Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis vão comercializar seus produtos em estande na XVI Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), entre os dias 2 e 12 de julho. No local estarão expostos produtos produzidos a partir da fibra de bananeira, palha de milho, papel reciclado, tecido e fita, entre outros.

Realizada no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, a feira é considerada a maior do segmento na América Latina. A expectativa, neste ano, é de atrair um público de 320 mil pessoas.

Os artesãos ligados à Rede de Municípios Saudáveis participam pelo nono ano consecutivo da Fenearte e vão apresentar seus produtos no estande M/N, localizado na rua 8. Desta vez participam representantes dos municípios de Barra de Guabiraba, Itaquitinga, Goiana, Limoeiro, Palmares, Salgueiro, São Vicente Férrer e Timbaúba.

O presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco, Condepe/Fidem (órgão que coordena a Rede), Flávio Figueiredo, deve visitar o estande ainda no primeiro dia de realização da feira. Ele comentou a importância da participação dos artesãos no evento. "É uma excelente janela de oportunidade para troca de experiências e valorização dos trabalhos das comunidades e de elevação da auto estima".
 
Já a diretora de Articulação e de Apoio ao Desenvolvimento Regional da Agência Condepe/Fidem, Graça Tavares, explica que o artesanato foi identificado como um dos principais instrumentos impulsionadores para a geração de renda e para inserção no mercado de trabalho das comunidades. "Com a ação estamos apoiando o potencial criativo dos artesãos, fortalecendo os princípios de solidariedade e participação, um dos objetivos da Rede de Municípios Saudáveis, mudando a realidade e transformando vidas", disse a diretora.
 
Os artesãos que estarão na Fenearte foram selecionados a partir de critérios preestabelecidos. Eles participam preliminarmente de cursos de capacitação na área de design, com a finalidade de estimular a criatividade com foco na identidade local.
 
 
SERVIÇO
O que - XVI Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte
Quando: 2 a 12 de Julho
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco
Participação - Exposição de produtos dos Artesãos de Municípios da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis
Estande - M/N - na rua 8.

Artesanato sustentável muda a vida de mulheres no interior de Pernambuco

junho 30, 2015

Agricultora Joselita Clotildes com suas peças artesanais da fibra da bananeira

Com custos de produção e trabalho compartilhados, aliado a uma melhor organização, a vida de mulheres no Sertão do Pajeú mudou, fazendo com que muitas ganhassem independência financeira com atividade artesanal. Sete agricultoras que vivem em comunidades rurais de Triunfo, no interior de Pernambuco, estão ganhando mercado e gerando renda com a produção de peças artesanais fabricadas com a fibra da bananeira.

A técnica que reutiliza o tronco da bananeira, que seria descartada no campo após período de maturação da planta, mudou a vida das agricultoras de Triunfo, que trabalhando em grupo, produzem objetos utilitários - a exemplo de passadeiras, jogos americanos, porta copos, porta chaves, porta retrato, capa de cadernos, que são comercializados em feiras da região e também nacional, como a Fenearte. “A gente se reunia antes duas tardes por semana, mas agora trabalhamos um dia só, mas os dois períodos. Toda quinta-feira vamos para à associação para produzir. Gosto mesmo do trabalho, chega a ser uma distração trabalhar e sair de casa.”, completou Joselita Clotildes, 62 anos, coordenadora do grupo. 

Com o trabalho artesanal sendo realizado desde 2004, ao longo dos anos as peças foram ganhando outros formatos estéticos e tratamento adequado para garantir beleza e a durabilidade.  “Como aqui é uma comunidade de bananeira, nós aproveitamos a matéria prima, ajudando assim, a preservar o meio ambiente. Fizemos um curso para aprender as técnicas de como fazer, por que víamos os pés de bananeira, mas nós não sabíamos como utilizar aquela palha. E agora estamos produzindo várias peças”, disse. Hoje o grupo comercializa junto a Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, ao qual integra desde o início. 

Mas não só com o artesanato que Joselita se preocupa, em meio as bananeiras, garante o cultivo de 200 plantas nativas do bioma caatinga. O incentivo para a preservação das espécies vieram com o Projeto Mulheres na Caatinga, executado pela Casa da Mulher do Nordeste  e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Mulheres na Caatinga é um projeto que visa fomentar ações de enfrentamento a desertificação, priorizando a preservação da biodiversidade da Caatinga e seu manejo sustentável.

ASCOM

Chitãozinho e Xororó encerram o São João de Arcoverde com chave de ouro

junho 28, 2015

Arcoverde deu adeus aos festejos juninos neste domingo (28), com chave de ouro. Quem abriu a noite foi o grupo Amigos Sertanejos interpretando levantando o público interpretando sucessos consagrados , além de músicas autorais como “Sou Todo Seu” e “Sei Não”  .
Depois umas das duplas sertanejas de de maior sucesso no país, Chitãozinho e Xororó subiram ao palco para apresentar o seu mais novo trabalho, " Tom do Sertão", onde interpretam canções de Tom Jobim. Mas os grandes sucessos da carreira da dupla  como “Evidências”, “Fio de Cabelo” e “No Rancho Fundo”, não ficaram de fora.

O show encantou os arcoverdenses que já estão pedindo que a dupla volte em 2016.

Amannda Oliveira

Chitãozinho e Xoxoró encerram São João de Arcoverde

junho 28, 2015

A arte da time line do Facebook oficial da dupla Chitãozinho e Xoxoró já avisou aos fãs que estará em Arcoverde neste domingo. Eles encerram junto com os Amigos Sertanejos os festejos juninos na cidade. E o público deve esperar por um belo show , já que a dupla deve apresentar o seu mais novo trabalho " Tom do Sertão", um projeto que reúne músicas do compositor, cantor, arranjador e maestro Tom Jobim e parceiros, com temáticas alusivas ao campo, natureza e amor, presentes no universo sertanejo.

A clássica “Águas de Março”, de 1972, e “A Correnteza”, parceria de Tom Jobim com Luiz Bonfá, fazem parte do repertório; assim como " Eu sei que vou te amar" e " Chega de Saudade.  Mas o público com certeza, vai poder cantar clássicos da carreira da dupla como " Evidências", " Fio de Cabelo", "Nuvem de Lágrimas" e " No Rancho Fundo"
Os Amigos Sertanejos abrem a noite deste domingo, ás 21h e pontualmente às 23h é a vez da dupla sertaneja que tem mais de 35 anos de carreira subir ao palco e encerrar com chave de ouro o São João de Arcoverde.
Amannda Oliveira

Limão com mel esquentou o público na penúltima noite do São João de Arcoverde

junho 27, 2015

Enquanto o frio e a chuva tomavam conta da noite arcoverdense, na penúltima noite do São João  da cidade, a banda Limão com Mel voltava a cidade e esquentava a noite cantando grandes sucessos da sua carreira como "Toma conta de mim" , "Tentei te esquecer" e "Um sonho de amor".

O grupo, esquentou o público que nem com toda a chuva arredou o pé da Praça da Bandeira. 
Quem encerrou a noite foi Banda Noda de Cajú. 

Amannda Oliveira


George Silva dá um show com seus e os Pariceiros no São João de Arcoverde

junho 27, 2015

A penúltima noite do São João de Arcoverde também foi marcada por homenagem e emoção. A segunda atração da noite foi o cantor e compositor George Silva e Os Pariceiros que entraram com tudo no palco levantando o público e colocando todo mundo pra forrozar. Nos bastidores , George falou que não encontrava palavras para definir a alegria de ser homenageado na sua terra e avisou que o público teria, muita poesia e  muito forró de raiz, por que ele não abre mão. O artista também falou da parceria com Silvia Regina que vem segundo ele de longa data.

O quarto homenageado da Capital do São João , recebeu das mãos da prefeita Madalena a uma placa em sua homenagem , assim como Silvia Regina.

 

Amannda Oliveira

Valdinho Paes abre a noite junina deste sábado, dia 27

junho 27, 2015
Foto: João Tavares

A noite deste sábado começou bem, com o show de Valdinho Paes. O cantor fez um resumo da cultura pernambucana e nordestina, interpretando muito forró, xote e baião. “E não deixei de cantar o amor, que é a coisa que mais gosto”, disse.

Valdinho nasceu no Recife, mas foi criado em Pedra. Para ele, tocar em Arcoverde lhe causa uma imensa alegria. “Eu estudei a vida toda nesta cidade, no Colégio Imaculada Conceição e, toda vez que venho aqui, reencontro vários amigos. Para mim, este é o melhor São João de Pernambuco. Por isso, me sinto honrado por fazer este show”, explicou o cantor.

O artista já tem cinco CDs gravados com músicas de forró e frevo. Sua banda é formada por músicos pesqueirenses, arcoverdenses e recifenses. Este é o quarto ano consecutivo que ele se apresenta no Polo Multicultural, mas já se apresentou várias vezes, nos palcos alternativos do São João de Arcoverde.

ASCOM

Conheça o App Guia do FIG

junho 27, 2015

Após o sucesso do App Guia do FIG 2014, neste ano chegamos à 4ª edição do aplicativo, que está repleta de novidades e funcionalidades para os usuários e turistas que vão curtir o Festival. O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é um dos eventos mais importantes do estado do Pernambuco e a edição de 2015 promete.

Serão 10 dias de festa, entre 16 e 25 de julho, com diversas atrações, oficinas, música, cinema, teatro e muito mais. Os nomes e lista de atrações ainda não foram divulgados, mas a organização do FIG promete a presença de artistas relevantes do cenário nacional. Com o App Guia do FIG 2015, você não perde mais nenhuma informação e fica conectado com todas as atualizações do evento.

Entre as funcionalidades do App Guia do FIG 2015 estão todas as informações sobre a Programação dividida por polo de animação, uma área na qual os usuários podem ver todas as fotos do FIG publicadas no Instagram com as hashtags #ToNoFIG e #SelfieNoFIG, guia comercial com lojas e serviços em Garanhuns e uma área exclusiva, a "Nossa Escolha", com destaque para os melhores bares, restaurantes e lanchonetes selecionados pelo App.

Tratando-se de um guia completo para quem vai participar do FIG, o App Guia do FIG 2015 é ideal, também, para os turistas, que podem conferir uma lista completa com as melhores dicas sobre hotéis e pousadas em Garanhuns, disponível na opção "Onde Ficar", enquanto a "Rádio do Guia" apresenta uma playlist com músicas dos artistas que se apresentarão no evento para o público já ir se esquentando.

O App Guia do FIG 2015 já pode ser baixado e te ajuda a se programar com o evento e saber tudo o que precisa para ter os melhores dias em Garanhuns. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS e apresenta uma interface bem simples, com botões fáceis e todas as informações organizadas em seções. Com poucos cliques, você fica sabendo tudo!

ASCOM

Personagem do Jaraguá encanta, diverte e assusta no São João de Arcoverde

junho 27, 2015

Quem caminha pela Vila Rio Branco, no São João de Arcoverde volta e meia leva um susto ou como diz o bom nordestino uma carreira. O Jaraguá personagem lendária dos folguetos e que segundo a lenda tinha Corpo de homem e cabeça de animal, fica por ali pregando susto em quem passa. 

E as reações são inúmeras ao personagem que todos os anos Paulo Rogério do Amaral faz questão de manter vivo nos festejos juninos da cidade. Segundo ele: " O Jaraguá que marcou a minha infância era um que descia do São Geraldo. Quando as pessoas diziam: lá vem o jaraguá! a gente corria logo por que era muito assustador tinha cabeça de cavalo. Com o passar do tempo eu pude ver uma oficina com crianças carentes que ensinava a criar o boneco, e que utilizava madeira, os olhos eram feitos de bola de gude, mas a ideia era criar um boneco que assustasse, mas ao mesmo tempo encantasse. Quando eu me reuni com Suedson Neiva, resolvemos dar ao personagem um chapéu , com ar de deboche e colorido característicos da nossa cultura além do olho bem aberto conferindo tudo.


O Jaraguá é composto por madeira que forma a imagem de um cavalo com os olhos bem abertos, chapéu , chita no tecido do corpo e o bater de dentes que na história original assusta Mateus e Catirina. No são joão Paulo já perdeu a conta dos anos em que se aproxima dos visitantes e os assusta.

Depois que levam o susto e entram na casinha do Jaraguá se encantam com a história do personagem e o levam pra casa. O público que entra na barraca pode pagar para ter sustos, carreiras, tirar foto e até levar mordida do personagem que já faz parte do nosso São João. 

Hoje é o penúltimo dia da festa e se você ainda não conhece o jaraguá, passa lá, garanto que vai gostar.

Amannda Oliveira

Projeto Atenção Redobrada protege e garante direitos de crianças e adolescentes durante o São João de Arcoverde

junho 27, 2015

A prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social, está realizando pelo segundo ano consecutivo durante os festejos juninos da cidade, o Projeto de Atenção Redobrada.
O programa busca proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes através de ações preventivas de enfrentamento ao trabalho infantil e situação de risco e vulnerabilidade.


As crianças são cadastradas com seus pais e levadas para um ambiente de proteção localizado na própria secretaria localizada próximo ao coreto, pertinho do polo principal. Desde o dia 20 de junho, aproximadamente 70 crianças de 02 a 13 anos foram atendidas e participaram de atividades socioeducativas em um ambiente lúdico montado especialmente para elas. 


Dona Cherlya Galindo, mãe de duas das crianças atendidas pelo programa nos contou que conseguiu senhas para o parque de diversões mas que os filhos preferiram ir para a secretaria. Segundo ela, quando dá o horário de ingressar no espaço, eles ficam eufóricos. Para ela, um sossego saber que os filhos estão seguros, agasalhados e que ainda recebem alimentação.


Esse projeto é de extrema importância, já que nos anos anteriores , constatávamos muitas vezes, crianças com menos de dez anos trabalhando em barracas para ajudar os pais, ou ainda, dormindo em colchões no chão frio e sujo por que os pais não tinham com quem deixá-las.


O São João de Arcoverde também prima pela cidadania e proteção de suas crianças e adolescentes.

Parabéns!

Amannda Oliveira

Alcimar Monteiro e Gabriel Diniz reuniram 50 mil pessoas na sétima noite do São João de Arcoverde

junho 27, 2015

Uma multidão de 50 mil pessoas lotou o palco multicultural do São João de Arcoverde na noite de ontem. Quem abriu a noite foi a Banda Vilões do Forró. Em seguida subiu ao palco o cantor e compositor Alcymar Monteiro que desfilou os seus sucessos no palco, com um repertório repleto de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro com uma homenagem a Dominguinhos e uma a Reginaldo Rossi.  


Quem encerrou a noite foi o cantor Gabriel Diniz.

Amannda Oliveira

André Rio volta a Europa em julho

junho 27, 2015


O cantor e compositor André Rio embarca agora em julho para mais uma edição da turnê do Projeto Viva Pernambuco que vai percorrer cidades como Suíça, Itália, Portugal e Inglaterra. O projeto que acontece desde 2000, aproveita o verão europeu para divulgar a cultura pernambucana levando na bagagem um repertório com músicas dele mesmo, além de Capiba, Alceu Valença, Getúlio Cavalcanti , dentre outros.

Entre os festivais por onde o cantor se apresentará estão o Montreux Jazz Festival (Music in the park) e o  Millano in Festival .

Nós ficamos na torcida.

Amannda Oliveira

Fenearte 2015 deve reunir 5 mil expositores

junho 27, 2015
A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) 2015 que acontece no período de 02 a 12 de julho vai homenagear o poeta popular Lourival Batista, o Louro do Pajeú, que faria 100 anos em 2015; além do artesão Manoel Borges da Silva, o Mestre Nuca de Tracunhaém.

A produção dos pernambucanos será . O trabalho dos homenageados ficará exposto na Galeria de Homenageados, além de retratados na decoração do evento e em documentários exibidos ao lado de uma mostra dos artesãos que são reconhecidos como Patrimônios Vivos de Pernambuco. A feira deve reunir mais de 5 mil expositores de todo o mundo somando mais de 51 países. 




Já no Brasil 27 estados se farão presentes. Mas , segundo a organização do evento, todo destaque será dado aos artistas pernambucanos. 

Os ingressos para a Fenearte 2015 custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia) de segunda a sexta-feira e nos finais de semana, R$ 12,00 e R$ 6,00 (meia). O horário de funcionamento da feira será das 14h às 22h durante a semana e das 10h às 22h nos sábados e domingos.

Amannda Oliveira

Casamento gay é aprovado em todo o território nacional nos Estados Unidos

junho 26, 2015
Numa decisão histórica, a Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou nesta sexta-feira (26) o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Os 13 estados que ainda proibiam não podem mais barrar os casamentos entre homossexuais, que passam a ser legalizados em todos os 50 estados americanos. A decisão veio por cinco votos contra quatro.

A decisão não entrará em vigor imediatamente porque a Suprema Corte concede ao litigante que perdeu o caso aproximadamente três semanas para solicitar uma reconsideração.

O caso analisado pela decisão desta sexta se referia aos estados de Kentucky, Michigan, Ohio e Tennessee, onde o casamento é definido como a união entre um homem e uma mulher. Esses estados não permitiram que os casais do mesmo sexo se casassem em seu território e também se negaram a reconhecer os casamentos válidos em outros estados do país.

Informação: Reuters

Atenção, mudança de horário: Gabriel Diniz toca às 00h e não mais às 22h

junho 26, 2015
Nesta sexta-feira (26), a capital do São João começa o arrasta pé, às 20h , com Vilões do Forró e não Gabriel Diniz como havia sido divulgado anteriormente.  O cantor será o último a se apresentar, às 00h. Dessa maneira, Alcimar Monteiro permanece às 22h.
A noite promete agradar a todos os gostos, desde a juventude que deve repetir o feito do ano passado e lotar o pólo central para ver Gabriel Diniz. Já o publico mais maduro vai curtir Alcimar Monteiro e o seu forro pé de serra.

Durante o dia, os polos da Bodega da Poesia  e o Raízes do Coco começam às 17h com Forro Água de Coco e  Chico Arruda, respectivamente.

ASCOM

Exposição no São João de Arcoverde mostra com sensibilidade a beleza da terceira idade

junho 25, 2015

Um dos espaços do São João de Arcoverde que merece uma visita é a Exposição do Projeto Memórias e Dignidade da Casa 60+ , da Secretaria de Assistência Social de Arcoverde. As idosas atendidas pelo espaço foram retratadas para mostrar a beleza que o tempo não apaga e resgatar a dignidade , a auto estima e a valorização do que há de mais belo na melhor idade. 

O que muito chama a atenção é a sensibilidade com que as imagens foram capturadas.

Vale a pena conferir de perto a exposição que fica no polo Vila Rio Branco.





Amannda Oliveira

Projeto beneficiará 900 pessoas que sofrem de baixa visão e cegueira, em Garanhuns

junho 25, 2015

A partir da próxima segunda-feira (29), 900 pessoas, que sofrem de baixa visão e cegueira, serão beneficiadas, em Garanhuns, por meio do projeto SighFirts – Visão para Todos – “Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento”. A iniciativa é da Fundação Altino Ventura, em parceria com o Lions Internacional, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação e Esportes. A ação segue até o dia 2 de julho.

No mês de abril, agentes de saúde, enfermeiros e professores da Rede Municipal de Ensino, passaram por uma capacitação, para que saibam identificar a situação de baixa visão, em crianças a partir de seis anos de idade. Após a triagem, as pessoas identificadas, passarão pela primeira etapa do projeto, que será o atendimento oftalmológico, e a partir disso, serão encaminhadas para um atendimento especializado. A assistência, reabilitação, inclusão e a concessão de órteses para pacientes com baixa visão e cegueira estão entre as principais estratégias da iniciativa.

O projeto, que tem o objetivo de ampliar os serviços de baixa visão e cegueira para crianças e adultos, tem como público-alvo crianças acima de seis anos e adultos em qualquer idade.  As inscrições podem ser feitas nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), ressaltando a necessidade de agendamento prévio, considerando a limitação de vagas. O atendimento será realizado no Centro Especializado de Saúde da Mulher e da Criança (Cesmuc), localizado na rua Simôa Gomes, n°345, ao lado do SAMU, das 7h às 17h. Para ser atendido, é imprescindível está munido das xerox de CPF, RG, comprovante de residência e cartão do SUS. Para mais informações, entrar em contato com o Cesmuc, por meio do telefone (87) 3762-0768.

 Ruthe Santana

Coco Raízes de Arcoverde lota o Cruzeiro no dia de São João

junho 25, 2015
Foto: João Tavares

O Coco Raízes de Arcoverde brindou os turistas com mais uma apresentação no “Reino do Baião na capital do São João”, nessa quarta-feira (24), no alto do Cruzeiro.
O publico foi ao delírio com as  tradicionais canções do grupo  criado por Lula Calixto e que mantém viva a tradição do samba de coco.
 O trupé, batida dos tamancos de madeira no chão, é uma forte influencia indígena e junto a energia do grupo encanta os turistas, que sempre prestigiam o polo Raízes do Coco.
Em seguida, o publico se esbaldou ainda com Forro de Candeeiro e Juninho Saigon no Forró. 

ASCOM

“Velozes e Furiosos 7″ passa “Vingadores” e garante terceira maior bilheteria da história

junho 25, 2015

 O filme “Velozes e Furiosos 7″, o último filme com o falecido ator Paul Walker, chegou essa semana a casa dos US$ 1.52 bilhão. Perdendo apenas na história do cinema para “Avatar” (2009), que arrecadou US$ 2.78 bilhões, e “Titanic” (1997), que somou US$ 2,18 bilhões nas bilheterias.

As informações e os números são do Box Office Mojo, que contabiliza as bilheterias das grandes estreias mundiais nos cinemas.

Impressionante não?

Amannda Oliveira

Habeas corpus preventivo é pedido para Lula

junho 25, 2015
Um habeas corpus preventivo pedindo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não seja preso na Operação Lava Jato foi apresentado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, TRF-4, que abrange a Justiça Federal no Paraná, onde a investigação se desdobra.
O habeas corpus foi impetrado por um cidadão e não pelo próprio ex-presidente. O TRF-4 ainda não divulgou a autoria da peça.
A assessoria do ex-presidente nega que Lula, seus advogados ou o Instituto que leva seu nome tenham entrado com o habeas corpus.
"Não partiu do ex-presidente Lula, até porque o ex-presidente e o Instituto Lula não são objetos de investigação da Operação Lava Jato". "Não existe motivos para ingressar com esse habeas corpus".
A assessoria de Lula disse ainda que causa "estranhamento" o fato de o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) ter dado a notícia antes de todos e destacou que qualquer pessoa pode entrar com um habeas corpus.
Blog do Magno Martins

Arcoverde homenageou Paulinho Leite e Tonino Arcoverde

junho 25, 2015

E Arcoverde justamente homenageou grandes artistas que levam na sua arte o nome da cidade. Os cantores e compositores Paulinho Leite e Tonino Arcoverde.  Paulinho Leite que foi a segunda atração da noite, abriu o seu show com a música “Cinco Sentidos”, de Alceu Valença. Depois veio um repertório repleto de músicas de nomes que o influenciaram como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Tonino Arcoverde Evaldo Braga, dentre outros. 


O cantor falou de sua alegria de participar da homenagem que a Prefeitura de Arcoverde fez aos forrozeiros da cidade, através dos quatro cantores: Mazinho de Arcoverde, Wagner Carvalho, George Silva e ele próprio: “Eu entendi que a intenção da Prefeitura foi escolher quatro artistas que representassem todos os outros. Arcoverde é uma cidade muito rica em cultura. Temos grandes artistas, como Suedson Neiva (responsável pela cenografia do São João), que eu acho muito melhor do que Romero Brito, por exemplo” e destacou que ficaria muito mais feliz se a cultura local fosse homenageada e valorizada o ano inteiro. Destacando a importância de uma boa política cultural.
Com Tonino Arcoverde, Paulinho cantou uma composição de ambos " Riacho do Mel" e emocionou o público na Praça da Bandeira.

A prefeita Madalena Britto interrompeu o show para homenagear os artistas, primeiro Tonino Arcoverde e em seguida Paulinho Leite e destacou que eles são os homenageados, mas Arcoverde é que tinha que agradecer pelo trabalho desenvolvido por eles em prol da nossa cultura


Após as homenagens o show prosseguiu com muito xote, xaxado e baião. 

Amannda Oliveira

Lenine é mais uma atração confirmada no Festival de Inverno de Garanhuns 2015

junho 25, 2015

Há dias de divulgar toda a grade de atrações do Festival de Inverno de Garanhuns, a Fundarpe divulgou na manhã desta quinta-feira (25),  o nome do cantor e compositor pernambucano Lenine no palco Mestre Dominguinhos no dia 18 de julho.

Já foram confirmados pela prefeitura de Garanhuns , Ana Carolina, Jota Quest e Capital Inicial. O Festival de Inverno acontece no período de 16 a 25 de julho.

Amannda Oliveira


Geraldinho Lins encerrou a quinta noite do São João de Arcoverde

junho 25, 2015

O cantor e compositor Geraldinho Lins encerrou o a quinta noite do São João de Arcoverde. Geraldinho é um dos artistas que mais se apresentaram de forma sucessiva nos festejos juninos da cidade por que já caiu no gosto do público da Capital do São João. O cantor que esteve na Europa este ano e recentemente se apresentou no arraiá de Ana Maria Braga, na Rede Globo, abriu o show cantando "Baião”,  de Luiz Gonzaga, mas clássicos do artista como " Dona desse bem querer", " Amor de sertão" e " Valeu" não ficaram de fora.

Hoje um dos destaques da programação é o cantor Petrúcio Amorim.

Amannda Oliveira

Assisão esquentou a noite chuvosa no São João de Arcoverde

junho 25, 2015

Um dos maiores nomes do forró nordestino, o cantor e compositor Assisão abriu a quinta noite do São João de Arcoverde. A chuva que esfriou o clima cedeu quando  o cantor subiu ao palco  

Conhecido como cangaceiro romântico, nome dado por Luiz Gonzaga pelo fato de ter nascido na mesma fazenda onde nasceu Lampião, Assisão abriu o show com “Fogueirinha”. Músicas que são clássicas do seu repertório como 'Eu Quero Meu Amor', 'Um Amor Numa Fogueira', 'Pau Nas Coisas', 'Chorar Pra Quê' e 'Um Amor na Fogueira não ficaram de fora. 

O público que foi chegando aos poucos depois da chuva caiu no forró.

Amannda Oliveira

Tom Holland será o novo Homem Aranha

junho 24, 2015
A Marvel anunciou em comunicado quem será o próximo Peter Parker, mais conhecido como Homem Aranha. 

O heroí será vivido por Tom Holland, de 19 anos, conhecido pela atuação em “O Impossível” (2012) e entra em cartaz ainda em 2015 no novo filme do Chris Hemsworth, “O Coração do Mar“.

O próximo “Homem-Aranha” será lançado no dia 28 de julho de 2017.

Fonte: Papel Pop

Alceu Valença e Jorge de Altinho incendiaram público na quarta noite do São João de Arcoverde

junho 24, 2015

A quarta noite do São João de Arcoverde foi uma grande mistura de ritmos, cada um com um público bem definido que lotaram o Palco Principal na Praça da bandeira. Quem abriu a noite foi a Academia da Berlinda que este ano celebra 11 anos de existência. Lira subiu ao palco em seguida e levou o público a nostálgica saudade do Cordel do Fogo Encantado. 

O cantor e compositor Alceu Valença entrou no palco ovacionado pelo público que cantou com ele todo o repertório que foi do forró a mpb passando por sucessos como " Táxi Lunar", "7 Desejos", " La Belle de juor" e Coração Bobo.

A Quadrilha Junina Portal do Sertão se apresentou em seguida homenageando o sanfoneiro Gildo Moreno com o tema "A Promessa de Severino Boca Grande e a Sanfona de Ouro".


Quem encerrou a noite no São João de Arcoverde foi o cantor e compositor Jorge de Altinho que apresentou o seu mais novo trabalho Melhor Assim.

Jorge de Altinho que é um dos maiores compositores pernambucanos e um dos cantores com mais estrada levantou o público que cantava com ele em grande coro as músicas do seu repertório.

No palco multicultural se apresentam na noite de hoje, o cantor Assisão, Paulinho Leite e Tonino Arcoverde e quem encerra é o cantor Geraldinho Lins.

Amannda Oliveira

Proposta de Emenda à Constituição de fernando Bezerra Coelho pretende tornar federal carreira de professores da educação básica

junho 24, 2015
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC)  80/2015, do senador Fernando Bezerra Coelho (PSDB-PE), pretende definir a carreira de professores da educação básica como carreira nacional. A partir da proposta, se aprovada, o acesso à magistratura na educação básica se dará por concurso federal e a remuneração para o cargo será de responsabilidade exclusiva da União. Segundo o senador Fernando Bezerra Coelho, os estados e municípios nem sempre podem remunerar dignamente os professores, diante das dificuldades financeiras que enfrentam. 

Informações: Agência Senado

Lira faz show memorável no São João de Arcoerde

junho 24, 2015

A noite de terça-feira (23), no São João de Arcoverde, foi marcada, pela apresentação memorável de Lira, um dos artistas da terra que vem ganhando cada vez mais espaço a nível nacional e que trouxe ao palco o seu mais novo trabalho " O Labirinto e o Desmantelo". O cantor e compositor de estilo e energia inconfundíveis, foi ovacionado pelo público ao tocar músicas do Cordel do Fogo Encantado, como “Morte e vida Stanley” e “Os óim do meu amor”. Lira ainda cantou " Ah se não fosse o amor"  e fez homenagem a Lula Calixto, um dos fundadores do Coco na cidade e que muito influenciou sua formação musical.

Emocionado, ele ainda declamou poesia que se referiam a cidade de Arcoverde, que ele chama de meu amor, além de declamar uma que se referia ao Cordel do Fogo Encantado, grupo nascido em Arcoverde e que foi extinto quando o artista quis seguir em carreira solo.

Lirinha ainda tocou Filtre me fruto de sua parceria com a cantora e compositora Céu e o Labirinto e o Desmantelo que dá nome ao novo disco.

Amannda Oliveira

Cultura Popular foi o destaque da quarta noite do Polo das Artes no São João de Arcoverde

junho 24, 2015

Um dos palco mais movimentados do São João de Arcoverde é sem sombra de dúvidas, o polo das artes. Quem abriu a noite foi o Espetáculo Teatral Encanta Boi, depois passaram pelo palco, os poetas aboiadores e cantadores, além do Reisado das Caraíbas e o Sertão Grupo de Dança. Mas quem levantou o público e fez todo mundo dançar e muito foram os cocos da cidade.

O Coco Raízes de Arcoverde, subiu ao palco a meia noite e desfilou sucessos do grupo como " A Caravana não Morreu" e " Seu maia". Quem encerrou a noite com chave de ouro foi o Coco Trupé comandado por seu Ciço que cantou sucessos do seu primeiro disco “Vamo pra lá, vamo pra cá ... Não deixe o Coco parar”. Músicas como “Celina” e “Coqueiro da Bahia”não ficaram de fora do repertório.

Amannda Oliveira

Sesi Cozinha Brasil ensina a reaproveitar bagaço do milho no São João

junho 24, 2015
Pamonha e canjica são receitas típicas na mesa do nordestino no período junino. As duas iguarias levam os grãos do milho ralados como ingrediente principal. Mas quem imagina que, não apenas os grãos, mas também o bagaço encontrado na espiga pode resultar em um prato saboroso, nutritivo e sobretudo, barato?

A nutricionista do Sesi Cozinha Brasil, Lídia Ramos, explica que, em tempos de crise, é possível usar o milho em sua totalidade e também vale investir em um mix de iguarias, para baratear a mesa junina, como a tapioca. ”A ideia é reaproveitar alimentos que costumam ser desperdiçados e transformar em pratos diferentes aquela comida que antes iria para o lixo.

Uma boa dica, principalmente quando a safra empurra os preços para cima. Este ano, a produção do milho verde no município de Passira, por exemplo, caiu 30%. Na cidade do Agreste, há 400 hectares de cultivo do grão. De acordo com o agente de extensão Fabrício Bezerra, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), os poços artesianos - de onde a água é tirada para irrigação - secaram e, por conta da escassez de chuvas, não foram reabastecidos. Já os poços que ainda têm água estão com a quantidade abaixo da capacidade.

Segundo a nutricionista, ao usar o bagaço do milho, puro ou como ingrediente de outros produtos, não há perda de nutrientes. “Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva as fibras na sua casca, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano”, afirma Ramos.

Confira a receita do Bolo de Bagaço de Milho:
Ingredientes:
Ovo – 3 unidades
Bagaço de Milho – 3 xícaras (chá)
Leite – 1 xícara (chá)
Margarina – 2 colheres (sopa)
Fermento em pó – 1 colher (sopa)
Farinha de trigo – 2 xícaras (chá)
Açúcar – 2 xícaras (chá)

Preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Rale o milho e separe o bagaço, passando pela peneira. Bata no liquidificador o bagaço de milho junto dos demais ingredientes. Acrescente as claras em neve e mexa delicadamente. Leve para assar em forno preaquecido.

Dica: o caldo peneirado pode ser usado para fazer ainda suco de milho ou curau.

Valor calórico da fatia – 210,79 calorias.

Rochélle Alves
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.