CCJ aprova tramitação de PEC da maioridade penal

março 31, 2015
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o voto em separado do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), favorável à admissibilidade da PEC 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Foram 42 votos a favor e 17 contra - resultado que gerou protesto de manifestantes presentes na reunião.

Antes, havia sido rejeitado o relatório do Luiz Couto (PT-PB), que era contrário à proposta. Couto argumentou que a proposta fere cláusula pétrea da Constituição, o que a tornaria inconstitucional.
No parecer vencedor, Marcos Rogério afirma que a redução da maioridade penal “tem como objetivo evitar que jovens cometam crimes na certeza da impunidade”. Ele defendeu que a idade para a imputação penal não é imutável. "Não entendo que o preceito a ser mudado seja uma cláusula pétrea, porque esse é um direito que muda na sociedade, dentro de certos limites, e que pode ser estudado pelos deputados", disse.
Já o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) lamentou o resultado: “Estamos decidindo mandar para um sistema falido, com altíssimas taxas de reincidência, adolescentes que a sociedade quer supostamente recuperar. É um enorme contrassenso.”

PT, Psol, PPS, PSB e PCdoB votaram contra a proposta. Os partidos favoráveis à aprovação da admissibilidade foram PSDB, PSD, PR, DEM, PRB, PTC, PV, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB. Já os que liberaram suas bancadas porque havia deputados contra e a favor foram os seguintes: PMDB, PP, PTB, PSC, SD, Pros, PHS, PDT, e PEN.
Tramitação
No exame da admissibilidade, a CCJ analisa apenas a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa da PEC. Agora, a Câmara criará uma comissão especial para examinar o conteúdo da proposta, juntamente com 46 emendas apresentadas nos últimos 22 anos, desde que a proposta original passou a tramitar na Casa.

A comissão especial terá o prazo de 40 sessões do Plenário para dar seu parecer. Depois, a PEC deverá ser votada pelo Plenário da Câmara em dois turnos. Para ser aprovada, precisa de pelo menos 308 votos (3/5 dos deputados) em cada uma das votações.
Depois de aprovada na Câmara, a PEC seguirá para o Senado, onde será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e depois pelo Plenário, onde precisa ser votada novamente em dois turnos.

Se o Senado aprovar o texto como o recebeu da Câmara, a emenda é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado. Se o texto for alterado, volta para a Câmara, para ser votado novamente.

Informações: Câmara

Preço dos remédios sobe de 5% a 7,7% a partir desta terça

março 31, 2015

O governo federal autorizou reajustes de 7,7%, 6,35% e 5% nos preços de medicamentos, dependendo da categoria do produto, a partir desta terça-feira. Os valores, calculados pela indústria constam em resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) publicada no Diário Oficial da União (DOU).

As regras valem para cerca de 20 mil itens do mercado farmacêutico, como antibióticos. Produtos com alta concorrência no mercado, fitoterápicos e homeopáticos não estão sujeitos aos valores estabelecidos pela CMED. Para esse grupo, o preço pode variar de acordo com a determinação do fabricante.

A CMED determina três faixas de ajuste, de acordo com a concorrência enfrentada pelo produto no mercado. Quanto maior a concorrência, maior o porcentual permitido para reajuste (7,7%). Para o nível intermediário, de remédios de classes terapêuticas consideradas de concorrência mediana, o aumento será de 6,35%. Para aqueles mais concentrados - formados por remédios que estão ainda protegidos por patentes, como os usados em tratamento de câncer - o porcentual máximo de aumento será de 5%.

Segundo a autorização, o ajuste tem como referência o mais recente Preço Fabricante (PF) publicado na lista de preços na página da CMED na internet. O ajuste é baseado em um modelo de teto de preços calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em um fator de produtividade, em uma parcela de fator de ajuste de preços relativos intrassetor e em uma parcela de fator de ajuste de preços relativos entre setores.

O aumento deste ano está bem acima do autorizado ano passado. Em 2014, o reajuste máximo foi de 5,68%. Na classe intermediária, o reajuste concedido foi de 3,35% e o menor, de 1,02%.

Estadão Conteúdo

O que nos ensina Patch Adams?

março 31, 2015

Eu sempre gostei muito de filmes baseados em fatos reais. Talvez por acreditar que se uma história mereceu virar filme , ela no mínimo deveria nos ensinar algo. Estes dias lembrando alguns dos filmes que vi e tenho visto , me veio a mente os ensinamentos de “Patch Adams – O Amor é Contagioso”de 1998. O filme que é desprezado pelo Patch da vida real, traz algumas falhas em relação a história original do personagem, mas o roteiro nos traz ensinamentos preciosos.

Na história original, o Patch perde o pai aos 16 anos e ao mesmo tempo a namorada. Não suportando as perdas sucessivas ele tenta se suicidar e resolve internar a si mesmo em uma clínica psiquiátrica. Mas , em um lugar onde "deveria e poderia" ter sido pra ele o fundo do poço ou o fim do caminho, ele entendeu que se cuidasse das pessoas, esqueceria os seus problemas. E quantas vezes  nas nossas vidas nós só enxergamos os nossos problemas e não percebemos que muitas pessoas que as vezes estão ali do lado passam por situações muito piores?

Isso acontece conosco por que segundo o filme você " Está se concentrando no problema. Assim, não pode ver a solução. " Os hospitais estão repletos de pessoas doentes, muitas delas com câncer ou doenças tidas como terminais. Algumas delas estão com a imunidade baixa, a auto estima baixa e precisam de muito amor para passar por tudo aquilo. Os nossos médicos na sua grande maioria , esqueceram o por que de terem feito medicina e pior, esqueceram o quanto o bom humor e o amor podem fazer a diferença na vida dos seus pacientes.


Quantas vezes você já foi há um médico e ele mal olhou pra você? Quantas vezes alguém que você conhece foi há um hospital público e o médico o transferiu para outra cidade sem dó nem compaixão quando poderia tê-lo atendido? Sempre que conheço histórias desse tiopo me pergunto aonde aqueles médicos se perderam na caminhada do início da faculdade a frieza dos dias atuais. Como seria bom se os médicos de hoje lutassem para se formar e fossem apaixonados por salvar vidas e ajudar pessoas. O discurso de Patch Adams no filme emociona muito quando ele afirma ao Conselho de Medicina:

Vocês podem impedir minha formatura.
Podem me negar o título e a bata branca.
Mas não podem dominar meu espírito, nem evitar que eu aprenda.
Não podem me impedir de estudar

E eu me emocionei muito quando em meio ao discurso o personagem é interrompido pela entrada do grupo de pais e filhos que tiveram a dor de suas vidas amenizadas pela terapia do riso praticada por ele. A gratidão nos olhos deles, mostrava que o que ele tinha como convicção mudava vidas, reescrevia histórias. 

Quantas vezes você foi um Patch Adams no seu trabalho? Quantas vezes você fez a diferença junto as pessoas que o cercam? Ou você é que para não ser "diferente" se subjugou e se perdeu de si mesmo? A maior arte da vida é lutar pelos nossos sonhos, sem perder a nós mesmos, por que esse é o nosso grande tesouro e quando o perdemos nossa alma se esvazia.

A transferência é inevitável. Todo ser humano causa impacto nos outros.” 
                                                                                           Patch Adams



Amannda Oliveira

Espetáculo Horizonte da Paixão completa 15 anos em Arcoverde

março 31, 2015
De 2 a 4 de abril, a cidade de Arcoverde, no sertão Pernambucano, recebe a 15° edição do espetáculo Horizonte da Paixão. A tradicional encenação, ao ar livre, que reconta os últimos dias da vida de Cristo para a população e turistas da região, tem a participação de mais de 150 pessoas no elenco, sendo considerada a maior do sertão do Moxotó.

A montagem é composta por 40 cenas e tem direção de Claudiney Mendes e a produção geral de Miro Carvalho. A atuação é do grupo da Terceira Idade Novo Horizonte, o grupo de Teatro do Sesc Arcoverde e artistas do Movimento Cultural. OHorizonte da Paixão tem início no Pátio do Cecora, passa em via crucis pela Avenida Zeferino Galvão e termina na antiga Estação Ferroviária. A apresentação pode ser acompanhada gratuitamente pelo público.

“O espetáculo é uma realização do Sesc em parceria com a Prefeitura da Cidade. A apresentação atrai aproximadamente um público de cinco mil pessoas em cada dia de encenação”, explicou o Supervisor de Cultura da unidade, Miro Carvalho. 

Elayne Costa

Caso Legião Urbana: Justiça dá a Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá direito de usar a marca da banda

março 30, 2015

A 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro deu a Dado Villa-Lobos e a Marcelo Bonfá o direito de usar a marca Legião Urbana o guitarrista e baterista da banda respectivamente brigavam na justiça contra os herdeiros de Renato Russo que segundo a sentença, terão que pagar uma multa de R$ 50 mil cada vez que tentarem impedir os dois músicos de utilizarem o nome para os fins determinados.

“Não parece minimamente razoável que (Dado e Bonfá) não possam fazer uso de algo que representa a consolidação de um longo e bem sucedido trabalho conjunto ? reconhecido por milhões de fãs”, diz um trecho da sentença. “É legítimo que suas apresentações musicais devam fazer referência à antiga banda e, para tanto, eles devem estar autorizados a utilizar a marca sempre que desejarem, independente de autorização da ré (Legião Urbana Produções Artísticas)“. A Legião Urbana Produções Artísticas é a empresa gerida pelo filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, e que administra o legado do cantor.

Mais do que justa a sentença , uma vez que o Legião Urbana não era formada apenas por Renato Russo.

Amannda Oliveira

Semana do Autismo acontece em Garanhuns

março 30, 2015

Na próxima quinta-feira (02), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, será realizada em Garanhuns, pela quinta vez, a Semana do Autismo. A mobilização, que neste ano tem como tema “Seja consciente, aceite o diferente”, visa discutir o assunto, ampliando o conhecimento da população sobre a criança e pessoa autista, e conscientizar o máximo de pessoas sobre a atenção ao assunto. As ações seguirão até o dia 11 de abril.

No dia 2 de abril, acontecerá uma mobilização no Espaço Colunata, no Centro, a partir das 9h. O momento de conscientização contará com a entrega de panfletos explicativos, exposição de faixas e cartazes e distribuição de rosas azuis. Nos dias 6 a 9 de abril, a mobilização segue para as escolas. Tanto instituições da rede pública, como também, da rede privada receberão palestras sobre o tema e serão distribuição cartilhas aos professores, para que eles possam entender a doença e seus sintomas e assim, auxiliem o diagnóstico junto aos profissionais da saúde. No dia 8, a partir das 9h, acontecerá uma capacitação na Secretaria de Educação, para os supervisores pedagógicos.

No dia 11 de abril haverá, pela segunda vez em Garanhuns, a Caminhada pela Conscientização. A concentração será a partir das 9h, no Parque Euclides Dourado, localizado na avenida Júlio Brasileiro, no bairro Heliópolis, e segue até o Espaço Colunata. De acordo com Rennata Amorim, mãe de uma criança autista e coordenadora da campanha em Garanhuns, o conhecimento combate o preconceito. “Quando conhecemos o assunto, é mais fácil o processo de inserir as pessoas que possuem autismo na sociedade, tornando-as livres de preconceito”, afirma Rennata.

Diagnóstico – O autismo afeta diretamente a capacidade de se comunicar, o comportamento e a socialização. O diagnóstico do autismo é realizado a partir da observação do comportamento do indivíduo, ainda criança. Fatores como brincar ou usar brinquedos de forma incomum, possuir dificuldade de se relacionar com pares da mesma idade, hiperatividade ou muita passividade, choro ou risadas em momentos inapropriados, excesso de sensibilidade ao escutar alguns sons, entre outros, podem constituir o diagnóstico.

Ruthe Santana

Programação do Festival Viva Dominguinhos 2015

março 30, 2015


O Governo Municipal de Garanhuns, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura, realiza, de 30 de abril a 2 de maio, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e no Espaço Colunata, a segunda edição do Festival Viva Dominguinhos. Na cidade, é grande a expectativa para o evento, uma vez que o mesmo foi sucesso na edição de 2014, atraindo mais de 70 mil pessoas durante os três dias de shows.
Grandes nomes da Música Popular Brasileira darão ainda maior destaque ao festival, que também conta com shows e rodas de sanfona no Espaço Colunata, que irá funcionar, este ano, em dois dias – sexta (01) e sábado (02). Além disso, no último dia do evento, o público contará com intervenção artística no muro do Hotel Tavares Correia, localizado na avenida Rui Barbosa. Pinturas com o tema Dominguinhos, com artistas locais. Projeto Dominguinhos em Quadro
Programação - O festival, que foi criado para homenagear o grande mestre e sanfoneiro garanhuense José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, vai reunir nomes da música local, regional e nacional. Artistas como Nádia Maia, Quinteto Violado, Flávio José, Nando Azevedo, Geraldinho Lins, Petrúcio Amorim, Alcymar Monteiro, Waldonys, Santana e Dorgival Dantas, fazem parte da grade de programação. Os shows da Praça Cultural Mestre Dominguinhos terão início sempre às 21h, sendo quatro atrações por noite.
Mais cultura – O workshop “Desmistificando a Sanfona” permanece na grade de programação. Durante todo o mês de abril, a ação, que mostra às crianças como se toca a sanfona e fala da vida de Dominguinhos, vai percorrer várias escolas municipais.
Este ano, a exposição sobre Dominguinhos ficará instalada na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns (IHGG), onde também haverá cinema com veiculação de filmes e reportagens de Dominguinhos.
Infraestrutura – Assim como no ano passado, a infraestrutura do evento contará com praça de alimentação, área de artesanato, banheiros químicos (alguns com acessibilidade), estrutura coberta com mesas e cadeiras e esquema de segurança executado em parceria com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Confira, abaixo, a programação do II Festival Viva Dominguinhos – Polo principal:
(A programação completa do Espaço Colunata será divulgada ainda esta semana)

Palco Praça Mestre Dominguinhos
Quinta-feira (30)
21h00 – Alexandre Revoredo
22h00 – Nádia Maia
23h30 – Quinteto Violado
01h00 – Flávio José

Sexta-feira (01)
21h00 – Nando Azevedo
22h00 – Geraldinho Lins
23h30 – Petrúcio Amorim
01h00 – Alcymar Monteiro

Sábado (02)
21h00 – Kiara Ribeiro
22h00 – Waldonys
23h30 – Santana
01h00 – Dorgival Dantas

Samara Pontes

Lissandro é reconduzido à presidência da Associação dos Blogueiros de Pernambuco

março 30, 2015

A blogosfera pernambucana reunida no 3º BloggerPE neste final de semana na cidade de Olinda, aprovou resoluções para o avanço do movimento digital, discutiu questões voltadas aos interesses da categoria e elegeu sua diretoria para o próximo biênio. Na oportunidade, o editor do Blog A Voz da Vitória, Lissandro Nascimento, foi reconduzido à presidência da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), entidade que ajudou a fundar e tem assento na Comissão Nacional da Blogosfera.
Turismólogo e Especialista em Gestão de Pessoas, comunicador e militante político, Lissandro Nascimento, em 2007, teve sua Monografia acadêmica abordando as Políticas de Turismo no Brasil escolhida entre as 15 melhores do País pela Fundação Getúlio Vargas. O Blogueiro teve o nome referendado na Plenária Final da Blogosfera instalada na Faculdade AESO Barros Melo. ”É  uma pessoa comprometida com o que faz e um entusiasta na defesa das mídias alternativas. Com atividades no movimento político e social desde os 15 anos de idade, ele tem contribuído hoje em aglutinar os blogueiros no fortalecimento das lutas que envolvem a categoria. Sua capacidade de buscar o consenso em um ambiente bastante plural, o fez merecedor desta reeleição”, declarou o jornalista paulista Altamiro Borges, do Barão de Itararé, palestrante que abriu o 3º BloggerPE.
“Vamos continuar avançando com o fortalecimento dos Núcleos Regionais dos Blogs e retomar na Assembleia Legislativa, a discussão do Projeto de Lei das Mídias Alternativas que busca a democratização das verbas publicitárias dos três Poderes de Pernambuco”, discursou Lissandro.
A Voz da Vitória

Festival Viva Dominguinhos: Secretaria de Cultura divulga programação do Espaço Colunata

março 30, 2015

Nádia Maia, Quinteto Violado, Flávio José, Geraldinho Lins, Petrúcio Amorim, Alcymar Monteiro, Santana e Dorgival Dantas são algumas das atrações anunciadas para a segunda edição do Festival Viva Dominguinhos, realizado de 30 de abril a 2 de maio, no município de Garanhuns. 

Os shows serão realizados na Praça Cultural Mestre Dominguinhos,e também no espaço Colunata cuja programação completa acaba de ser divulgada.

Espaço Canta Dominguinhos (Palco Colunata)

Sexta-feira (01)

10h – Banda Quero Xote
11h20 – Ivan Maceió
12h30 – Os Coroas do Forró
13h50 – Projeto Seu Domingu’s – Fábio Aladim
15h – Forró Pesado
16h10 – O Bom Kixote

(Nos intervalos, apresentações de poesias e cordéis).

Projeto Roda De Sanfona (Palco Colunata)

Sábado (02)

10h – Crianças da Escola de Sanfona Lula Sanfoneiro (Sertânia)
11h20 – Trio Pisa na Fulô
12h40 – Silvia Regina “Balaio de Poesia” (Arcoverde)

ASCOM

Ministro discute plano de exportação com empresas de Pernambuco

março 28, 2015

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, reuniu-se nesta sexta-feira (27) com os representantes das maiores empresas exportadoras de Pernambuco para colher contribuições ao Plano Nacional de Exportação, que está sendo finalizado pelo governo federal e que deve ser lançado nas próximas semanas com o objetivo de estimular as vendas do Brasil, ampliando mercados e as oportunidades de emprego no país.

“O Brasil precisa aproveitar melhor as oportunidades que estão surgindo. Temos que nos associar aos fluxos de comércio e às regiões com maior dinamismo para procurar novas janelas de oportunidade. E sinalizamos para isso ao fazermos a nossa primeira viagem ao exterior exatamente aos Estados Unidos, que é o principal mercado de manufaturados do Brasil, que voltou a crescer e que oferece possibilidades muito promissoras para o nosso país”, ressaltou Armando Monteiro, durante o encontro realizado na sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

Participaram do encontro, articulado pela diretoria da Fiepe, cerca de 30 representantes de grupos como Acumuladores Moura, João Santos, Oxinor, Engarrafamento Pitú e Petroquímica Suape. Visando aprofundar a discussão com os empresários, o secretário de Comércio Exterior do Ministério, Daniel Godinho, participou da reunião e foi especialmente destacado por Armando Monteiro para aprofundar o diálogo com os empresários. 

Ao lado do presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, o ministro também ressaltou que “Pernambuco tem que ter uma participação importante no Plano Nacional de Exportação”. Na opinião dele, o plano precisa ter uma visão regional também. “A base exportadora no Brasil é ainda muito concentrada. Acho muito importante um esforço para que a gente possa engajar a média e a pequena empresa no país. Nesse sentido, o papel das Federações é muito importante”, salientou.

ASCOM

Pitty lança clipe de “Um Leão”

março 28, 2015

Depois de seis longos anos sem lançar material inédito com sua banda, Pitty retornou em 2014 com o lançamento de “SETEVIDAS”. O álbum, que foi produzido por Rafael Ramos, gerou um DVD documentário, “Pela Fresta”, que será lançado em abril. Nele, estão entrevistas com a cantora, banda e o produtor, além de imagens dos bastidores da gravação. E, ainda, nos extras, estão os clipes de “Setevidas”, “Serpente” e o novíssimo vídeo de “Um Leão”, que estreia hoje no YouTube http://youtu.be/fCuEZTmCMMg.

O clipe foi gravado e dirigido por Ricardo Spencer, parceiro de longa data da cantora. As imagens captam Pitty de uma forma inusitada, mostrando um lado nunca antes visto da roqueira. Todo em preto e branco, ela aparece dançando, numa performance que segue o ritmo e sentido de “Um Leão”, num movimento quase de libertação.
                                                                     
A Pitty apresenta o show da turnê de “SETEVIDAS” no festival Lollapalooza nesse domingo (29 de março) em São Paulo. No repertório estão as músicas do novo disco e sucessos da carreira.

Mais informações: www.deckdisc.com.br

ASCOM

Paixão de Cristo 2015 começa em Nova Jerusalém

março 28, 2015

O maior teatro ar livre do mundo abre suas portas neste sábado (28) para a estreia da temporada 2015 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Na sexta, 27, foi realizada a pré-estreia que contou com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara; do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, além de jornalistas e blogueiros. Realizado na cidade-teatro de Nova Jerusalém, a 180 quilômetros do Recife (PE), o espetáculo teatral, que conta com a participação de cerca de 50 atores e 400 figurantes, inicia a série de apresentações para o grande público neste sábado (28) e termina no dia 4 de abril. A peça é uma das maiores atrações turísticas da Semana Santa. Em 48 anos de história, a encenação já atraiu mais 3,5 milhões de espectadores vindos de todas as partes do Brasil e do exterior.

Já na pré-estreia, as cerca de 2 mil pessoas presentes se emocionaram com as belas cenas do espetáculo e com o desempenho do ator Igor Rickli, que está impecável no papel de Jesus. Também chamaram a atenção as interpretações de Paloma Bernardi (Maria), Humberto Martins (Pilatos), Carlos Reis (Herodes), José Barbosa (Judas) e Ricardo Mourão (Caifás). Um dos momentos mais emocionantes foi a Ascensão de Cristo, que, este ano, tem um efeito especial inovador. Nessa cena, a última do espetáculo, Jesus, em meio às nuvens, se  transforma em uma estrela azul cintilante, que sobe ao céu até desaparecer, dando a ideia de passagem da forma física para a espiritual.

Apresentando um rico figurino, cenários grandiosos e muito realistas, o espetáculo é uma grande opção de entretenimento para o público de todas as idades. Baseado nos registros bíblicos, o espetáculo conta a história de Jesus Cristo desde o início de sua pregação conhecida como o “Sermão do Monte”, até a sua ascensão aos céus em uma cena grandiosa e muito emocionante. Ao longo da apresentação, os expectadores vão se surpreendendo com os cenários que reproduzem as edificações, arruados, lugarejos e vegetação existentes na Jerusalém dos tempos de Jesus. Chama especial atenção a beleza e imponência do Fórum Romano, no qual o governador Pilatos entra em cena, ao som de trombetas, em uma majestosa biga puxada por cavalos puro sangue Lusitano.  Some-se a isso tudo, sofisticados recursos de som e iluminação, além de efeitos especiais, que transformam o espetáculo em uma experiência inesquecível. Não é a toa que as pesquisas de opinião realizadas em cada temporada mostram que cerca de 40% do público retorna para assistir a Paixão pelo menos mais uma vez.

Os ingressos para o espetáculo estão à venda pelo site (www.novajerusalem.com.br). Os preços vão de R$ 80,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes e público até 14 anos. As compras feitas pelo site podem ser parceladas em até 12 vezes no cartão. 

ASCOM

#3.º Blogger PE terá transmissão ao vivo

março 27, 2015
Começa nesta sexta-feira (27), em Olinda, o 3.º Blogger PE - o Encontro Estadual de Blogueiros de Pernambuco. Neste fim de semana, a blogosfera se reunirá para debater temas como Decocratização da Mídia e reunir propostas para um setor cada vez mais crescente  no país . Entre os nomes confirmados para o evento estão Altamiro Borges presidente do Instituto Barão de Itararé e dono do Blog do Miro; Rodrigo Viana, jornalista da Rede Record que comanda o Blog O Escrevinhador.

Na oportunidade serão eleitas as coordenações regionais da Ablog em todo o estado.

Assim como aconteceu no ano passado, o evento poderá ser visto em tempo real, o hotsite e o facebook oficial do #3bloggerpe estarão atualizados, cobrindo na primeira noite o jornalista Altamiro Borges que abre o evento com a conferência: “Democratizar é preciso – pela regulamentação econômica da mídia”.

O 3º Blogger é destinado aos produtores de conteúdo para mídias digitais, publicitários, jornalistas, radialistas, estudantes de comunicação social, informática e direito.O evento é promovido pela Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE) e o Centro de Estudos Barão de Itararé.



Confira a programação completa:

27/03 - SEXTA-FEIRA

17h – Credenciamento e Recepção PITÚ
19h - Abertura
19h30 - Conferência: “Democratizar é preciso – pela regulação econômica da mídia”, com Altamiro Borges 
Mediação: Lissandro Nascimento (AblogPE) e Buda (Barão de Itararé)
20h30 – Debate em plenária
21h30 – Informes Gerais e finalização do debate.

28/03 - SÁBADO 

08h – Reabertura do Credenciamento
08h30 - Painel: “Contexto Geral pela luta da democratização no Brasil e no Mundo”, com Rodrigo Vianna da TV Record e Tarso Violin do ParanáBlogs. 
Mediação: Lúcio Cabral e Josélia Maria
09h30 – Debate em plenária 10h30 – Painel: “Podemos ter uma mídia democrática e a nossa própria internet?”, com Guido Bianchi (TV PE) e Sérgio Bertoni da Fundação Blogoosfero. 
Mediação: Leo Rodrigo e Amannda Oliveira
11h30 - Debate em plenária
12h30 - Almoço
13h30 - Painel Digital: “Marco Civil da Internet e o futuro da Internet no Brasil”, com o Professor Nilson Vellazquez, do Barão de Itararé. Painel Midiático: “Comunicação pública em Pernambuco e no Brasil”, com Ivan Moraes Filho, do Centro Luiz Freire e Fopecom. Mediação: Paulo Fernando e Dani Nurse
14h30 – Debate em plenária
15h10 – Painel: “A Reforma Política como passo às mudanças estruturais”, com o Dr. Sílvio Pessoa de Carvalho Júnior, Secretário Geral da OAB/PE e o Advogado Jairo Medeiros. Mediação: Cristiano Pilako e Cláudio André.
15h40 – Debate em plenária
16h10 – Plenária Final da Blogosfera pernambucana 
(Mediação: Lissandro Nascimento)
a) Apresentação e encaminhamento da Caravana do Plip da Mídia Democrática
b) Discussão e votação do Regimento Interno dos Núcleos Regionais
c) Discussão e votação das Resoluções Gerais da AblogPE
d) Eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e Coordenadores dos 14 Núcleos Regionais (Mediado pela Comissão Eleitoral).
18h - Encerramento.

*Domingo (29/03), 
manhã: Reunião da Diretoria da AblogPE com Núcleos Regionais. 
Local: Hotel Costeiro - Olinda.

Assista a transmissão ao vivo via Youtube www.youtube.com.br/ablogpe.

Amannda Oliveira

Talento brasileiro para o mundo ver. Conheça o trabalho de Kobra

março 27, 2015
Foto: Divulgação

Você já ouviou falar de arte urbana? Aquelas pinturas ou esculturas de rua que retraram o cotidiano ou simplesmente aguçam nossa memória.Pois é, o Brasil tem um gênio nessa arte que vem sendo visto e aplaudito pelo mundo. Nós estamos falando de Eduardo Kobra, o paulistano que emergiu da periferia em 1987 e cujas obras vem dando o que falar.

Foto: Divulgação

O Kobra como é conhecido, começou a pintar em São Paulo, cidade brasileira repleta de arte de rua e desenvolveu um projeto chamado “Muros da memória” que busca transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória da cidade. Síntese do seu modo peculiar de criar, por meio do qual pinta, mas também adere, interfere e sobrepõe cenas e personagens das primeiras décadas do século XX, esse projeto é uma junção de nostalgia e modernidade, resultando em pinturas cenográficas, algumas monumentais. Através delas cria portais para saudosos momentos da cidade.

O artista apresenta obras ricas em cores, traço, luz e sombra; resultando em murais tridimensionais que permitem ao público interagir com a obra, num misto de história, romântico e nostalgia.

O brasileiro já realizou diversas exposições dentro e fora do Brasil, além de pesquisas com materiais reciclados e novas tecnologias, como a pintura em 3D sobre pavimentos. O artista realizou na Praça Patriarca, no centro de São Paulo, a primeira pintura em 3D sobre pavimento do Brasil. 

O trabalho de Kobra me encantou pela beleza e realidade que nos faz mergulhar nas cores e traços cujas imagens parecem saltar das telas, prédios e muros por onde ele passa. 

Confiram algumas imagens dos trabalhos desse artista:

Foto: Divulgação

                                                                      Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 
                                                                      Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Amannda Oliveira

A profissionalização da blogosfera

março 27, 2015


Falando Francamente, hoje venho falar sobre uma temática que deve ser constante para nós que blogamos: A PROFISSIONALIZAÇÃO DA BLOGOSFERA. Os blogs são responsáveis hoje por boa parte das notícias veiculadas no Brasil. Em cidades do interior então, isso chega a cerca de 80% das notícias. Somos populares, as pessoas se enchergam no que publicamos. Mas, qual a qualidade do que estamos publicando? Qual o modelo que vemos usando para postar? Estamos melhorando e fazendo bem o nosso papel? Qual o seu papel na comunicação? A blogosfera cresceu e incomoda muito a grande mídia, mas vale salientar que muitas vezes o nosso conteúdo fica a desejar. E é terrível constatar que apesar do nosso crescimento em número, muitos de nós estamos longe de ter o dito mercado profissional. 

É óbvio que há muitos de nós com blogs maravilhosos e trabalhando com categoria, transformando o que seria um simples blog em um negócio. Sim, blogar pode dar dinheiro. Mas, antes do dinheiro , é preciso que o nosso trabalho seja profissional, tenha qualidade e não um medo repetidos de notícias. É preciso que nos comportemos de forma profissional, que os nossos layouts e nós mesmos tenhamos capa e conteúdo. Qual o papel do seu blog? Por que você resolveu ser blogueiro? Há 06 anos quando o Falando Francamente foi criado, eu resolvi dividir on line alguns pensamentos sobre literatura, política, televisão, cultura e educação. Queria que este não fosse mais um espaço na rede como milhares, queria fazer a diferença. O questionamento que me faço e faço a cda blogger é , como estamos hoje? Este blog começou de forma discreta e foi crescendo, e o seu crescimento me fez enveredar muitas vezes pela linha de notícias e me afastar da linha do debate de ideias e confesso que andei sentindo falta disso. Alguns blogs vem sendo para nós modelo de qualidade pela criação de conteúdo próprio.

É preciso estudar, melhorar criar pauta , ir em busca de furos , investir no leitor e em si mesmo. Não somos jornalistas, mas isso não impede que sigamos linhas de edição e que possamos criar nosso EU na internet. Foi através da brecha de comunicação deixada de lado nos últimos anos pelos jornais, revistas e grandes portais que ganhamos força.

Muitos de nós alcançamos mais audiência do que veículos tradicionais de comunicação. Então, é preciso evoluir e trasformar isso tudo em oportunidade.

Este blogs em breve vai começar a transformar palavras em atos, o layout será atualizado e os conteúdos além de notícias como de costume, terão debates e pauta própria. 

Vamos voltar a falar francamente , elogiando o que merece ser elogiado e criaticando o que precisa de ajustes, falando sobre literatura, e defendendo cada vez mais uma blogosfera profissional de qualidade.

Amannda Oliveira

NAM realiza evento na Estação Central do Metrô do Recife para encerrar o mês da mulher

março 26, 2015

Para marcar o encerramento das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher (08/03), o Ministério Público de Pernambuco, por meio do Núcleo de Apoio à Mulher (NAM), organiza uma programação especial para o público feminino, na Estação Central do Metrô, no Recife, no dia 31 de março, das 9h às 16h.
Na ocasião, haverá um stand de atendimento do NAM, no qual mulheres interessadas poderão tirar dúvidas sobre os seus direitos e a Lei Maria da Penha. Também haverá apresentação do espetáculo Rosa gente, Rosa flor e da Banda da Polícia Militar; além da exposição de artesanato confeccionado pelas artesãs vinculadas à Secretaria Especial da Mulher do Estado de Pernambuco e da Prefeitura da Cidade do Recife. Ainda, será distribuído material informativo sobre a temática.

NAM - O Núcleo de Apoio à Mulher Promotora de Justiça Maria Aparecida da Silva Clemente foi criado a partir de um convênio entre o Ministério Público de Pernambuco e o Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), para a criação e estruturação de núcleos que apoiem o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Atualmente, o NAM é coordenado pela promotora de Justiça Geovana Belfort.

MPPE

Igor Rickli ensaia até a madrugada se preparando para a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

março 26, 2015
O ator Igor Rickli e o elenco de atores pernambucanos estão deste sexta-feira pegando pesado nos ensaios da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Quem acompanha os trabalhos, que estão varando a madrugada na cidade-teatro no município do Brejo da Madre de Deus, percebe como os atores estão dando tudo de si para que tudo saia perfeito a partir da estreia do espetáculo no próximo sábado, dia 28.

Encantado com tudo o que viu na Nova Jerusalém, Igor Rickli está encarando a sua participação no papel principal da Paixão de Cristo como um momento muito especial em sua carreira. A partir da noite desta terça, ele começa a ensaiar também com os globais Paloma Bernardi e Humberto Martins, além da modelo Thaiz Schmitt, que chegam logo mais na cidade-teatro.

Na sexta-feira, será o dia da pré-estreia do espetáculo da temporada 2015 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Na apresentação estarão presentes o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o ministro do Turismo, Vinícius Lages, além de jornalistas e blogueiros de Pernambuco e de outros estados do Brasil.

Apresentando um rico figurino, cenários grandiosos e muito realistas, o espetáculo é uma grande opção de entretenimento para o público de todas as idades. Baseado nos registros bíblicos, o espetáculo conta a história de Jesus Cristo desde o início de sua pregação conhecida como o “Sermão do Monte”, até a sua ascensão aos céus em uma cena grandiosa e muito emocionante. Os ingressos podem ser adquiridos em até 12 vezes no cartão no site:www.novajerusalem2015.com.br.

Mauro Gomes

Lajedo entrega mais de 80 kits com materiais de trabalho para agentes de saúde

março 26, 2015
Amanhã, 26 de março, a coordenadoria da Atenção Básica através da Secretaria de Saúde vai entregar aos agentes comunitários de saúde e equipes de saúde da família (postos de saúde) materiais de apoio e equipamentos de trabalho. A entrega será feita no Centro de Convivência de Idosos no bairro Cohab a partir das 9h da manhã.

A reunião tem o propósito de entregar todos os materiais que são exigidos pelos servidores para auxiliar no atendimento à população lajedense e às famílias cadastradas nos programas sociais, por exemplo. Para os ACS, serão distribuídos: materiais gráficos, balança digital, protetor solar, e cadernos de visita domiciliar. Já as equipes de saúde da família tem tensiômetro, régua antropométrica, glicosímetro, termômetro e nebulizador.

Agregando esses materiais de apoio, os agentes de saúde poderão acompanhar sistematicamente a população. O evento contará com a presença do secretário de saúde, coordenação da AB Lajedo e o prefeito do município.

ASCOM

Empresas do polo gesseiro pernambucano firmam TACs com MPT após fiscalização

março 26, 2015
Crédito da foto: Mariana Banja / Ascom MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco firmou, na última semana, cinco Termos de Ajuste de Conduta (TACs) com empresas da região do Araripe. São elas: Sertão Gesso, Indústria de Gesso e Placas São Geraldo Ltda., AC Gesso Ltda., Destak Gesso e Arcobox. As obrigações assumidas pelas empresas referem-se essencialmente à norma regulamentadora 12 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que trata da segurança no trabalho com máquinas e equipamentos. Os documentos decorrem de ações fiscalizatórias na região, feitas em parceria com o MTE.

Os TACs visam regularizar a condição de trabalho nos empreendimentos, garantindo condições mais seguras aos empregados do polo gesseiro do Estado. “A adequação das máquinas e equipamentos protege o trabalhador, sobretudo, de situações de choque e mutilação”, disse a procuradora à frente dos casos, Vanessa Patriota.

As principais obrigações ajustadas pelas empresas são a de fazer o aterramento de instalações; instalar sistema de segurança nas zonas de operação que apresentem perigo; colocar proteções fixas ou móveis com dispositivos de intertravamento; dispor de segurança em zonas de perigo de máquinas e equipamentos; instalar em máquina dispositivos de parada de emergência; dotar as máquinas e os equipamentos de meio de acesso fixo e seguro em todos pontos de operação e intervenção; e fornecer e exigir a utilização, pelos empregados, dos equipamentos de proteção individual adequados ao risco, em perfeito estado de conservação.

As multas pelo descumprimento de cada uma cláusulas assumidas pelas empresas variam de cinco a dez mil reais, acrescidos de mais mil por trabalhador encontrado em situação irregular. Caso sejam executados, os valores deverão ser revertidos para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Os TACs são passíveis de fiscalização, a qualquer tempo, pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e pelo próprio MPT. Qualquer cidadão também pode denunciar irregularidades nas empresas, pelo www.prt6.mpt.mp.br. Os termos têm caráter nacional e vigência indeterminada.

Marina Maciel
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.