9.º Baile Municipal de Arcoverde acontece neste sábado

janeiro 31, 2015
Neste sábado, Arcoverde vai frevar no Baile Municipal 2015, que vai comemorar a sua 9ª Edição. O evento vai ser realizado mais uma vez no Esporte Clube, no dia 31 de janeiro, e os portões serão abertos a partir das 21 horas.

Na programação, teremos atrações como Elba Ramalho e a Orquestra Super Oara, que prometem animar o público. A decoração, que é assinada pelo artista plástico Suedson Neiva, contará a história de antigos carnavais arcoverdenses, com muita cor e adereços alusivos ao Reinado de Momo como sombrinhas e fitas, sem esquecer de fotos dos blocos homenageados: Lambaia, Skina, Coça-Coça, Jurema, Acauã, Tapajós, Roscof e Estrela Nordestina.

Já estão sendo feitos os últimos reparos no clube, para que possa proporcionar mais segurança e limpeza aos foliões. Tudo para que a festa fique impecável no dia e todos possam se esbaldar e brincar como os carnavais de antigamente. 

ASCOM

Moradores da Rua Antônio Dias de Araújo comemoram calçamento

janeiro 30, 2015
Muita gente saiu de casa, para participar da inauguração do calçamento da Rua Antônio Dias de Araújo, no bairro São Miguel, na noite desta sexta-feira, dia 30 de janeiro. A prefeita Madalena Britto esteve presente e disse que é uma alegria imensa estar presente na conclusão de uma obra e poder entregá-la aos moradores, cumprindo o compromisso assumido.

“Nós sabemos que sozinhos não chegaremos a lugar nenhum. Nós somos parceiros do povo de Arcoverde e eu sei que juntos, faremos muito mais pela cidade. É com este objetivo que queremos continuar a trabalhar junto com vocês. Todos nós queremos mais obras, mais saúde e mais educação para Arcoverde”, disse ela.

Estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito, Wellington Araújo, os vereadores Célia Cardoso, Luíza Margarida, Warley Amaral, Cleriane Medeiros e o presidente da Câmara, Sargento Siqueira, além de vários secretários da Prefeitura Municipal de Arcoverde.

O presidente da Associação Comunitária do Bairro São Miguel, Arnaldo Tenório, agradeceu a obra da Prefeitura e fez uma homenagem a um grupo de pessoas como o jornalista e radialista Givanildo Maciel Ribeiro, que recebeu uma medalha de Honra ao Mérito e um certificado; além de outras pessoas que receberam certificados devido aos relevantes serviços prestados ao povo do São Miguel: jornalista Zalxijoane; locutor da Rádio Itapuama, Juliano César;  o secretário de Obras, Ricardo Lins; o professor Jarbas; o morador do bairro, Everaldo Maciel, entre outros.

Na ocasião, a Associação Comunitária do São Miguel realizou a Feira Comunitária, que acontece mensalmente no bairro.  Após a solenidade de inauguração, várias atrações se apresentaram.

ASCOM

Baile Municipal de Bezerros acontece nesta sábado

janeiro 30, 2015

O Baile Municipal de Bezerros será a pedida perfeita para quem quer curtir o legítimo frevo pernambucano neste sábado. Serão oito horas de música começando com a Orquestra Cônego Alexandre, em seguida com a Orquestra Universal e por último com o som da Banda do Galo e o Bonde do Frevo composta por Gustavo Travassos, Beto Hortiz, Nádia Maia, Jader Sales e Ed Carlos. 

Desde a semana passada a equipe de decoração está trabalhando no Centro Literário Rui Barbosa. São Mais de 2 mil metros de fita decorativa, 500 metros de lona e 30 pessoas trabalhando. Quem está coordenando é o artista plástico Roberval Lima.

Os ingressos ainda estão sendo vendidos ao preço de R$ 35,00 reais na secretaria de Turismo, Alciene dos Cartões e Vaneide Modas. Mesas e camarotes também podem ser adquiridos. Informações pelo telefone 3728 6706.

O baile será neste sábado, começando às 21h.

Amannda Oliveira


Secult e Fundarpe lançam convocatória para ocupação do Teatro Arraial Ariano Suassuna

janeiro 29, 2015

Templo das artes cênicas de Pernambuco, o recém-batizado Teatro Arraial Ariano Suassuna será novamente ocupado por espetáculos de dança, teatro e circo de artistas, grupos, trupes e companhias locais.

As montagens que vão compor a programação do equipamento ao longo deste primeiro semestre de 2015 serão selecionadas por meio de uma Convocatória Pública, lançada nesta quinta-feira (29) pelo Governo do Estado, através da Secult-PE e Fundarpe.

De acordo com o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, “esta é uma iniciativa que reforça o compromisso da gestão com a ocupação permanente dos diversos espaços culturais, que vão seguir oferecendo programação de qualidade, valorizando especialmente os artistas pernambucanos”, destaca.

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, ressalta que “a Convocatória tem sido cada vez mais acessada pelos profissionais da área cênica e o resultado é positivo para toda a cadeia, que sai fortalecida com a fruição dos espetáculos e com a formação de plateias”.

Os interessados em enviar propostas à Convocatória podem se inscrever de 30 de janeiro a 20 de fevereiro, sugerindo temporadas longas (10 sessões consecutivas) ou curtas (6 sessões consecutivas). É necessário preencher o formulário de inscrição e apresentar DVD do espetáculo, na íntegra, que serão analisados por uma Comissão composta por representantes da sociedade civil, do Estado, e também da gestão do Teatro.

Cada proponente pode inscrever até duas propostas, mas apenas uma poderá ser selecionada. No entanto, este limite não se aplica a cooperativas artísticas ou associações representativas de grupos, coletivos, companhias e trupes de Circo, Dança e Teatro. Não é permitido, como proponente, integrantes da Comissão de Análise e Seleção da convocatória, nem profissionais que tenham vínculo direto com a Secretaria de Cultura e a Fundarpe.

As inscrições podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, no Teatro Arraial Ariano Suassuna, localizado à Rua da Aurora, 457, Boa Vista – Recife. Inscrições por SEDEX também serão validadas, desde que postadas até o dia 20 de fevereiro.

Confira Convocatória e Anexo AQUI.

Fundarpe

Musical sobre Chacrinha gera compilação dupla com 22 hits de auditório

janeiro 29, 2015

Roda e avisa que um dos maiores sucessos da atual temporada teatral carioca, Chacrinha - O musical, espetáculo sobre a vida e obra do apresentador pernambucano de TV José Abelardo Barbosa de Medeiros (30 de setembro de 1917 - 30 de junho de 1988), deu origem a uma coletânea dupla com 22 músicas apresentadas e veiculadas por Chacrinha em seus programas de auditório. 

Com lançamento programado pela gravadora Universal Music para a próxima terça-feira, 27 de janeiro de 2015, a compilação rebobina as gravações originais de músicas como Eu quero é botar meu bloco na rua (Sérgio Sampaio, 1972), Mas que nada (Jorge Ben Jor, 1963), O que é o que é(Gonzaguinha, 1982), Tente outra vez (Raul Seixas, Paulo Coelho e Marcelo Motta na voz de Raul Seixas, 1975), Banho de cheiro (Carlos Fernando na voz de Elba Ramalho, 1982), Cheia de charme(Guilherme Arantes, 1985), Aquele abraço (Gilberto Gil, 1969) e Canto das três raças (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro na voz de Clara Nunes, 1976), entre outros sucessos.

Notas Musicais

Kristen Wiig, Kate McKinnon, Leslie Jones e Melissa McCarthy são as estrelas do novo Caça-Fantasmas

janeiro 29, 2015

Depois de muita expectativa, o diretor Paul Feig, de “Missão Madrinha de Casamento” usou o Twitter para confirmar os primeiros nomes – e a data de lançamento, do novo “Caça-Fantasmas”.


Como já era esperado, diferente da versão original, o novo filme será protagonizado por mulheres e as escolhidas não poderiam ter sido melhores. Kristen Wiig, Kate McKinnon, Leslie Jones e Melissa McCarthy serão as grandes estrelas do filme.

Sem maiores detalhes, até agora sabe-se que a nova geração de caçadoras de fantasmas não estará relacionada com os outros filmes, dirigidos por Ivan Reitman, que tiveram Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis como protagonistas.

A história original, que é uma das mais populares do anos 80, gira em torno de três professores universitários que se dedicam a estudar manifestações sobrenaturais. Quem nunca ficou jogado no sofá vendo esse filme na “Sessão da Tarde”, né?
O filme tem previsão para chegar as telonas no dia 22 de julho de 2016 nos Estados Unidos.

Fonte: Papel Pop

Fabio Porchat pinta corpo nu e vira a “Globeleza”

janeiro 29, 2015
                                                                                             (Foto: Reprodução/Instagram)

Fábio Porchat ganhou as redes sociais ontem ao aparecer na gravação do 'Porta dos Fundos' como "Globeleza" sambando muito. Para interpretar a 'musa do Carnaval', o ator teve o corpo pintado de tinta e purpurina para completar o visual da personagem. 

Recentemente, ele já tinha mostrado no Instagram uma foto em que aparecia com o corpo todo pintado como o da Globeleza, com a leganda: 
"Sim, vou virar a Globeleza! Alô comunidaaaaade LGBT!!!! #RealizaçãoDeUmSonho #ObrigadoPorta #VendoAMangueira".

Amannda Oliveira

“Saúde no Parque” vai oferecer serviços gratuitos à população

janeiro 28, 2015
Foto: Bruno Wanderley Lima

Na próxima quarta-feira (04), a Secretaria de Saúde de Garanhuns vai realizar o “Saúde no Parque”. A ação, que será desenvolvida no Parque Euclides Dourado, localizado na avenida Júlio Brasileiro, bairro Heliópolis, iniciará às 8h e terá serviços como teste rápido de sífilis e HIV, aplicação de vacinas contra hepatite B, difteria e tétano, aferição de pressão arterial, teste de glicemia (HGT), avaliação capilar, tipagem sanguínea e atividades físicas. Na ocasião, também, será servido um café da manhã saudável. O evento seguirá até às 12h.

De acordo com a Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, um dos motivos para a iniciativa é a maior incidência de determinadas doenças registradas no período carnavalesco. “Será um momento não só de promoção à saúde, mas também de prevenção a doenças que surgem com mais frequência no período de carnaval”, ressalta uma das coordenadoras da Atenção Básica, Raquel Cavalcanti.

O momento, que contará com a participação das equipes das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e dos dois pontos de apoio, conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Programa Nacional de Imunização (PNI), Academia Duo e a Farmácia de Manipulação Formular.

Cloves Teodorico 

Governo declara estado de emergência no sistema penitenciário

janeiro 28, 2015
O governador Paulo Câmara assinou, hoje, decreto a ser publicado no Diário Oficial desta sexta feira (30), em que declara estado de emergência no sistema penitenciário do Estado, e a intervenção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga. 

Tais medidas se dão em face à atual situação de tensão vivenciada no sistema prisional no âmbito do Estado de Pernambuco. 


O decreto cria uma Força Tarefa que envolve nove secretarias: Justiça e Direitos Humanos, Casa Civil, Fazenda, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Social, Controladoria Geral, Administração, Gabinete de Projetos Estratégicos e Procuradoria Geral do Estado.

À Força Tarefa caberá:

1. A alocação de recursos orçamentários para o custeio das ações emergenciais;

2. A contratação emergencial de elaboração de projetos e de execução e supervisão de reformas, adequações e ampliação das unidades prisionais existentes, visando, como prioridade máxima, a criação de novas vagas, bem como a aquisição de equipamentos necessários ao seu funcionamento.

3. Tratativas com o Governo Federal para a viabilização de financiamento de obras e serviços de reforma e ampliação de estabelecimentos prisionais;

4. Tratativas visando à formalização de convênios com o Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e Tribunal de Contas, objetivando estabelecer parcerias.

5. Contratação de serviço de apoio técnico-administrativo para consecução dos objetivos deste decreto.

A Força Tarefa deverá apresentar ao Governador do Estado, a cada 30 dias, relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas no período. 

O estado de emergência tem prazo de 180 dias, período em que atuará a Força Tarefa.

Com relação à intervenção da obra de Itaquitinga, o governo nomeia um interventor e autoriza :

1. Ocupar provisoriamente o bem imóvel vinculado ao objeto do contrato;

2. Preservar a segurança da obra, guardar e proteger a edificação e as instalações existentes;

3. Minimizar os prejuízos decorrentes da paralisação das obras;

4. Realizar os levantamentos, avaliações e perícias para a apuração dos prejuízos e adequação dos projetos de engenharia para a contratação das obras necessárias à conclusão da construção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga;

5. Determinar a abertura de processo administrativo para apuração das faltas contratuais da Concessionária e para eventual decretação da caducidade da concessão.

ASCOM

Mãe Coruja ampliará atendimento à primeira infância em 2015

janeiro 28, 2015

O programa Mãe Coruja, do Governo de Pernambuco, ampliará o atendimento à primeira infância (crianças até sete anos) em 2015, através de um plano de desenvolvimento infantil. A iniciativa foi anunciada pelo governador Paulo Câmara, nesta quarta-feira (28), durante a primeira reunião do programa este ano, quando os coordenadores das 12 regionais começaram a estruturar o planejamento. Em março, o Mãe Coruja receberá, no México, a sua segunda premiação internacional. Desta vez, o reconhecimento veio através do Prêmio Interamericano da Inovação para a Gestão Pública Efetiva, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

"O reconhecimento internacional é mais uma prova que estamos no caminho certo. Esse plano anunciado hoje reforçará a atuação do programa em todo o Estado. O Mãe Coruja é um exemplo para o Brasil; uma política pública que tem dado resultados importantes. Vamos continuar levando 'vida' para a vida das pessoas", destacou Paulo Câmara, ressaltando que os bons índices da iniciativa devem ser creditados à integração entre as secretarias. "Quando trabalhamos de forma integrada, sempre conseguimos mais êxitos", argumentou.

Entre outras ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, o Mãe Coruja contribuiu fortemente para a redução da mortalidade infantil, saindo do patamar de 22 por 1.000 para 15 por 1.000 nascidos vivos; o que representa uma redução de 26,3% no período de 2006 a 2011.

Hoje, o programa atende 131 mil mulheres e 72 mil crianças, em 103 municípios. Pernambuco foi o estado brasileiro que mais reduziu a mortalidade infantil nesse período. "Tínhamos o dobro da média nacional. Após o Mãe Coruja, chegamos à média e vamos trabalhar para diminuir ainda mais esse número", assegurou o governador, salientando que 74% dos casos de mortalidade infantil podem e devem ser evitados.

Para consolidar o projeto, que objetiva a melhoria da qualidade de vida das crianças, o Mãe Coruja recebeu o reforço da Secretaria estadual de Cultura, que juntou-se às outras setes pastas no trabalho intersetorial de governo. Também atuam junto ao programa as secretarias de Saúde; Educação; Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Mulher; Planejamento e Gestão; Agricultura e Reforma Agrária e Micro e Pequena Empresa, Qualificação e Trabalho. "Fazemos parte de um todo que tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais", salientou Paulo Câmara, que estava acompanhado na reunião da primeira-dama do Estado, Ana Luíza Câmara.

Coordenadora do Mãe Coruja, a médica Bebeth Andrade Lima lembrou que o programa resgata a autoestima da mulher e garante a sua inserção no mercado de trabalho. "Quando começamos a desenhar o programa, ainda em 2007, todos os detalhes foram pensados com carinho. Temos um entendimento que trabalhamos com pessoas que estão inseridas em um determinado contexto social. Não adianta apenas fornecer o alimento, se a mãe não sabe como oferecê-lo corretamente ao seu filho", detalhou Bebeth, que é clínica e tem mestrado em Saúde Pública.

Além de oferecer toda a estrutura para a realização do pré-natal, o Mãe Coruja também disponibiliza um kit com roupas para o recém-nascido. "Uma ação simples, mas que faz uma diferença enorme na vida de uma mãe carente", pontuou Bebeth Andrade Lima, recordando as palavras do ex-governador Eduardo Campos, que, ainda no processo de implantação do programa, em 2007, disse que não iria permitir que nenhuma criança pernambucana saísse da maternidade sem roupa. "O ex-governador identificou essa demanda, posteriormente comprovada por uma pesquisa", lembrou Bebeth, citando as palavras de Eduardo: "O Mãe Coruja é uma política pública que vai marcar para sempre a vida das pessoas".

RECONHECIMENTO - A premiação que o Estado receberá em março é a segunda vencida pelo Mãe Coruja. Em 2014, o programa foi um dos vencedoros do Prêmio das Nações Unidades para o Serviço Público (UNPSA). Um reconhecimento internacional pela excelência na prestação do serviço público, que reúne ações de organizações públicas e agências de todo o mundo.

Arthur Cunha / ASCOM PE

Fotógrafo sueco realiza trabalho surreal

janeiro 28, 2015
Foto: Erik Johansson

Um dos diversos sites de fotografia que nós seguimos AMOR PELA FOTOGRAFIA, apresentou o trabalho fantástico do fotógrafo Erik Johansson, de 29 anos, nascido na Suécia tende como sede dos seus trabalho, Berlim, na Alemanha que fotografa as imagens e as manipula de uma forma total mente auto-didata. O que chama a atenção em algumas das suas imagens , é que elas parecem surreais. 
Confiram algumas imagens que ele capta e transforma:
Foto: Erik Johansson

Foto: Erik Johansson
Para conferir mais fotografias desse artista , clique AQUI.
Amannda Oliveira

Baile Azul e Branco do Sesc Arcoverde já tem data e atração definida

janeiro 28, 2015

O Sesc Arcoverde realiza no dia  07 de feveiro mais uma edição do tradicional Baile Azul e Branco.
Este ano quem comandará a festa é o cantor e compositor Pierre Pressão, ex cantor do Asas da América.

Os ingressos serão vendidos ao preço de R$20,00 usuário e demais R$ 40,00.

Não haverá reservas de mesa.

Amannda Oliveira

Inscrições abertas para o Prêmio MPT de Jornalismo 2015

janeiro 28, 2015
As inscrições para a edição de 2015 do Prêmio MPT de Jornalismo já estão abertas. As novidades deste ano são novas regras e prêmios maiores em oito categorias: jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico, além das categorias especiais fraudes trabalhistas e prêmio especial MPT de jornalismo. Reportagens publicadas em veículos de comunicação de todo o país entre 1º de agosto de 2014 e 1º de maio de 2015 (último dia de inscrições) poderão concorrer.

A substituição da categoria mídias sociais pela de universitário – dedicado a reportagens produzidas por estudantes de graduação em Jornalismo –, e a criação do prêmio especial MPT, concedido à melhor reportagem dentre todas as vencedoras das categorias nacionais são as novidades de 2015. A disputa compreende duas fases. Na primeira, os trabalhos concorrem ao primeiro lugar por categoria, em cada uma das cinco regiões do Brasil. Mais tarde, os vencedores regionais disputam a fase nacional com os melhores de cada região, podendo, assim, serem premiados novamente. Em todas as etapas, a seleção das reportagens é realizada por um júri composto por jornalistas convidados e membros do MPT.
A iniciativa do Ministério Público do Trabalho busca valorizar matérias jornalísticas dedicadas à investigação e à denúncia de irregularidades trabalhistas. Os recursos financeiros da premiação resultam de acordo judicial em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho.

O regulamento completo está em www.premiomptdejornalismo.com.br. Acompanhe também as novidades no Facebook, basta curtir a página: https://www.facebook.com/premiomptdejornalismo

ASCOM

Garanhuns Jazz Festival disponibilizará aplicativo para celulares

janeiro 28, 2015
O Garanhuns Jazz Festival (GJF) está chegando a sua oitava edição. O evento, consagrado no calendário de eventos do município, acontece, este ano, de 14 a 17 de fevereiro. Com o intuito de facilitar o acesso aos detalhes da grade de programação e outras informações turísticas de Garanhuns, um aplicativo para celulares foi desenvolvimento. O app ‘Garanhuns Jazz Festival’ foi desenvolvido pela empresa Arretada Comunicação pela terceira vez e conta com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Comunicação Social.  
Entre as funções do aplicativo, é possível encontrar todas as atrações, saber quais são os estabelecimentos de comidas e bebidas em Garanhuns, onde comprar e ter acesso a serviços na cidade, informações sobre pontos turísticos, conferir as fotos do evento, ter dados sobre o que está acontecendo em tempo real e conferir todas as fotos de pessoas que usaram a hashtag #SelfieNoJazz.  
Como baixar
O App Jazz está nos últimos ajustes para trazer ao público as informações mais relevantes e o melhor do Garanhuns Jazz Festival 2015. O lançamento está previsto para a quarta-feira (28) e terá versões para iOS, Android e Windows Phone.
Cloves Teodorico 

Madeira Delay e Maestro Forró preparam parceria pro Bloco Não Acredito que te Beijei

janeiro 28, 2015

Oficialmente, o carnaval ainda nem começou, mas já tem bloco preparado pra prolongar a folia. O "Não Acredito que te Beijei", que este ano chega à sua 10º edição, definiu uma atração diferente para a festa, o show do grupo Madeira Delay com o Maestro Forró, parceria que promete sacudir o público presente.

Madeira de Lei 
Foto:Divulgação

Outras atrações, como João do Morro, Conde Só Brega, Forró Pegado e a cantora Alinne Rosa, que será a atração principal, também já foram confirmadas.

A diretoria do agito pós - folia e a banda Forró Pegado também preparam um espaço especial para o folião que quiser curtir a festa com mais conforto.  O backstage #VibeSurreal,  em alusão ao hit do grupo, contará com open bar de cerveja, água e refrigerante, além de capacidade limitada para 300 pessoas.

Foto:Divulgação

O Não Acredito que te Beijei será no dia 21 de fevereiro, às 14h32, mais uma vez no Clube Internacional do Recife. A venda dos ingressos está sendo realizada pelo site oficial do bloco naoacreditoquetebeijei.com. ou nas lojas Vita Brasil da Jaqueira e Boa Viagem. Os ingressos do primeiro lote custam  R$ 35,00 (pista), R$ 65,00 (camarote) e 
R$100,00 (backstage). 

Mais informações pelo telefone (81): 9890 – 9085 (WhatsApp)

Fernando Fagundez

Bloco Pára-quedista Real realiza primeiro ensaio nesta quarta-feira

janeiro 28, 2015


O bloco Pára-quedista Real inicia, nesta quarta (28), os preparativos para o desfile de carnaval. A agremiação fará o primeiro ensaio aberto do ano a partir das 20h, no Bar Real, em Casa Forte, na Zona Norte da capital. 

No ensaio, que pretende aquecer os foliões, se apresenta a orquestra oficial de pau, cordas e coral do bloco, regida pelo maestro Marco Lucena. Nos intervalos, quem assume é a filarmônica de metais 15 de Novembro. 

Os grupos se encontram ainda no dia 4 de fevereiro, no mesmo horário e local, para o segundo e último ensaio aberto. O desfile oficial está marcado para 11 de fevereiro, às 18h, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Poço da Panela, também na Zona Norte do Recife.

Este ano, o Pára-quedista completa 15 anos e, para celebrar a data, a agremiação incorpora o tema "Espiral Colorida", em referência ao frevo homônimo de Cláudio Almeida e Clávio Valença. A entrada é gratuita.

Serviço
1º ensaio do Pára-quedista Real
Quarta-feira (28), às 20h
Bar Real - Avenida Dezessete de Agosto, 1761, Casa Forte, Recife
Entrada gratuita

Amannda Oliveira

Setor de móveis vai se encontrar na 6ª edição da Movexpo

janeiro 28, 2015

Mercado que cresce a cada ano e tem potencial de consumo de R$ 16,3 bilhões nas regiões Nordeste e Norte, o setor de móveis tem encontro marcado na Movexpo – Feira Nacional de Móveis para a Região Norte/Nordeste, que será realizada de 19 a 22 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco. A feira é vitrine para as indústrias de móveis de todo o Brasil interessadas no mercado da região, que hoje é o que apresenta maior potencial de crescimento do consumo de móveis do País.

A região Norte/Nordeste já representa um quarto de tudo o que é consumido no Brasil. Em números de 2014, isso significava R$ 832 bilhões. Deste volume, cerca de R$ 15 bilhões foram gastos com a compra de móveis. O valor representa 25% do consumo de móveis do Brasil, cerca de R$ 55,8 bilhões, segundo estudos do Intelligence Group.

No Nordeste, o setor moveleiro conta com 1.065 indústrias, que faturam R$ 3.075 milhões por ano. Nessa região, de 2005 a 2015, as indústrias tiveram uma evolução de 304%. Já o faturamento cresceu 404%.

De acordo com o consultor do Intelligence Group, Ari Bruno Lorandi, hoje nove em cada dez indústrias de móveis depende do comportamento do mercado de móveis do Nordeste para crescer. Segundo ele, os mercados do Sul e Sudeste estão estagnados e a previsão é de crescimento de apenas 2,5 e 1,4%, respectivamente. Os mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, os três maiores do País, estão com vendas de móveis em queda. “Enquanto isso o mercado do Nordeste cresce a dois dígitos ao ano. Isso explica a importância cada vez maior da Movexpo como vitrine para os moveleiros de todo o Brasil. Não dá para não participar”, diz Ari Bruno Lorandi.

É nesse cenário promissor que acontece a 6ª edição da Movexpo – Feira Nacional de Móveis para a Região Norte/Nordeste, realizada a cada dois anos pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e pelo Sindmóveis (Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco).  A Movexpo acontece numa área de 25 mil metros quadrados e é uma oportunidade para empreendedores do setor conhecerem novos produtos, tecnologias e tendências.

Entre os tipos de produtos que estarão em exposição estão cadeiras, camas e beliches, colchões, copas e cozinhas, dormitórios, estofados, estantes e racks, linha infantil, eletrodomésticos, móveis para banheiro, móveis para escritório, móveis para a área externa e móveis para a área de serviço. “A edição deste ano contará com muitas novidades, ente elas a ampliação do mix de produtos que estarão em exposição e a promoção de caravanas que saírão de várias cidades para visitar a Movexpo”, pontua a diretora da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Tatiana Menezes.

Quem expõe na Movexpo sempre destaca que o evento é importante para os fabricantes aumentarem sua rede de contatos e incrementar as vendas. “A edição de 2013 foi excelente. Atendemos nossas expectativas e recebemos clientes de vários Estados do Nordeste. Já renovamos nosso contrato para voltarmos na próxima edição”, conta Márcio Pereira, gerente de vendas da Móveis Bom Pastor.

Criada em 2004, a Movexpo conta com expositores de todo o Nordeste e de grandes fábricas de móveis do Sul e Sudeste.  De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco, Vikentios Kakakis, desde a edição de 2005 a Movexpo passou a dar visibilidade a indústria pernambucana e nordestina, colocando as empresas regionais no mesmo patamar que as empresas do Sul e Sudeste, com produtos no mesmo nível de qualidade e competitividade. “Esta visibilidade deu aos empresários a segurança para investirem cada vez mais em novas tecnologias, o que resultou num crescimento extraordinário nos últimos 10 anos. Tivemos um incremento de mais de 400% na produção e já temos capacidade instalada para fornecer mais de 30% do consumo da região”, completa.

A expectativa da organização é contar com cerca de 150 expositores de diversos estados e com a presença de mais de 20 mil visitantes, principalmente lojistas e compradores qualificados. Os interessados em visitar a Movexpo já podem fazer seu credenciamento online, através do site: www.movexpo.com.br

Sobre o evento:
6ª Movexpo - Feira Nacional de Móveis para a Região Nordeste
Data: 19 a 22 de Maio de 2015
Horário: das 16h às 22h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco | Olinda | PE
Realização: Sindmóveis-PE
Promoção: Reed Exhibitions Alcantara Machado

AABB Garanhuns realiza Baile de Carnaval

janeiro 28, 2015

Depois de mais de dez anos, a AABB - Associação Atlética Banco do Brasil - volta a realizar seu Baile de Carnaval em Garanhuns. Na sexta-feira, 06 de fevereiro, a partir das 22h, os foliões vão frevar ao som dos grandes clássicos do carnaval pernambucano, com Ronaldo Cesar e a Tropicana.

"Estamos preparando uma grande festa, esperando nossos associados e o público em geral para brincarmos o carnaval de clube, com segurança, serviço de bar, e muita alegria" - Afirma Carlos Alberto Tenório, presidente da AABB Garanhuns, que complementa: "A procura tem surpreendendo, o que mostra que as pessoas aprovaram nossa iniciativa e estarão conosco na festa".

Ronaldo Cesar é um legítimo artista da terra, levando música pernambucana para palcos de todo o estado, com três CD´s e um DVD lançados, com passagens no Festival de Inverno de Garanhuns, ForroBom de Bom Conselho, carnavais tradicionais da região e até no Galo da Madrugada, no Recife, em 2014 : "Estaremos cantando os sucessos do nosso carnaval. Aliás o clássico Voltei, Recife está em nosso novo CD, que está concorrendo na categoria Cultura Popular do Prêmio da Música de Pernambuco."

Reservas de mesa podem ser feitas pelo fone (87) 9988.0212

SERVIÇO:
Baile de Carnaval da AABB Garanhuns
Com Ronaldo Cesar e a Tropicana
Dia 06 de Fevereiro de 2015, às 22h
Informações e reservas de mesa: (87) 9988.0212

ASCOM

Programação do carnaval de Salgueiro será divulgada nesta sexta

janeiro 28, 2015



A Prefeitura de Salgueiro anuncia nesta sexta-feira (30), a programação do carnaval da cidade intitulado : Salgueiro, o melhor carnaval do sertão. O anúncio será feito às 9h, no anfiteatro da Praça CEUS, na Rua Luís Pacífico da Luz, no bairro da Cohab, pelo prefeito da cidade, Marcondes Libório de Sá. 

O carnaval acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Amannda Oliveira

Detran/PE mplanta nova carga horaria de aulas práticas para Habilitação da categoria B

janeiro 28, 2015
Foi publicada hoje (28), no Diário Oficial do Estado, portaria do Departamento Estadual de Transito – DETRAN-PE, disciplinando no Estado a nova estrutura curricular do processo de aprendizagem para formação de condutores da categoria B. A partir do próximo dia 2 de fevereiro, o número de horas/aulas práticas para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH, categoria B, passará de vinte horas/aulas atuais para vinte e cinco horas/aulas, sendo cinco delas obrigatoriamente ministradas no período noturno. Já no caso da adição de carteira B, serão exigidos vinte horas/aulas práticas, sendo quatro à noite.
A ação é em cumprimento da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, nº 493/2014. Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, quem abrir os processos de “Primeira Habilitação ou Adição da Categoria B” a partir de 2 de fevereiro terá mais cinco horas/aulas práticas. Já as aulas teóricas, exigidas para a primeira habilitação, continuam sendo 45h/aulas.
Ribeiro informa ainda que os motoristas que já estão habilitados na categoria A (moto) e que quiserem adicionar a Categoria B (carro), a carga horária passará de 15 para 20h/aulas, das quais 4h/aulas deverão ser realizadas à noite.

Serviço
Resolução do Contran – Mudanças na carga horária

•    Primeira Habilitação categoria B
45 horas/aulas teóricas
25 aulas práticas de carro e/ou 20 aulas práticas de moto, sendo 20% da parte no período noturno.

•    Adição de categoria B
20 aulas práticas de carro, sendo quatro no período noturno. 

ASCOM PE

Projeto Mulheres na Caatinga ganha versão on line

janeiro 27, 2015
Foto: Divulgação

Agora você pode acompanhar tudo que as mulheres do campo do Sertão do Pajeú estão fazendo para preservar o bioma da caatinga na sua região. O projeto que visa fomentar ações de enfrentamento à desertificação, priorizando a preservação da biodiversidade da Caatinga e seu manejo sustentável, divulga suas ações em uma versão na web.

A Casa da Mulher do Nordeste, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, construiu o sitewww.mulheresnacaatinga.org.br para dar visibilidade ao trabalho que as mulheres rurais estão realizando nos municípios do Pajeú, no Estado de Pernambuco. A/o visitante poderá conhecer mais sobre a caatinga, ver fotos e notícias sobre o tema, além de acompanhar a produção de 46 mil mudas de essências nativas da Caatinga, o fortalecimento e ampliação de viveiros de mudas na região, a construção de 210 fogões agroecológicos, oficinas e seminário de formação em educação ambiental e feminista, entre outras atividades.

Emanuela Castro

Bloco do Boi do Mangangá acontece no próximo domingo

janeiro 27, 2015

O já tradicional Bloco do Boi do Mangangá da cidade de Arcoverde acontece no próximo domingo (1.º de fevereiro).
A concentração acontece no no Bar Delegacia do Bode a partir das 15h, e terá como atrações responsáveis Edson Guedes, Jr. Saygon e banda e Fábio e Carlos. 

As camisas estão sendo vendidas ao preço de R$20,00 e podem ser adquiridas através dos telefones: (87) 9615-1975 ou 9913-0882.

Amannda Oliveira

Blog Falando Francamente completa 06 anos

janeiro 26, 2015


Há exatos 06 anos, nascia o Blog Falando Francamente. Um espaço entre tantos da internet que nascia sem pretensão alguma e que mudou a minha vida. Este espaço nasceu de uma paixão pela escrita com a ideia de comentar e divulgar a nossa cultura. Passados seis anos de muita luta, de um trabalho  árduo de muito respeito , ética e retidão na luta pela cultura popular e a nossa música, o blog cresceu e eu cresci com ele. Cresci como cidadã, como ser humano, ganhei amigos que nunca imaginei e tudo isso através do trabalho que realizamos aqui. Ganhamos leitores em mais de 160 cidades pernambucanas, em mais de doze estados e mais de 20 países.
Muitas portas se abriram para nós e tudo fruto do nosso trabalho e dedicação. Não pensem que foi fácil chegar até aqui, mas eu lhes asseguro que valeu a pena cada lágrima, cada sorriso, cada abraço, cada sim e cada não que levamos.

Pretendemos crescer muito ainda este ano trazendo para vocês novas colunas e algumas novidades que vocês irão perceber muito em breve.

Muito obrigada a cada um de vocês que caminharam conosco nestes 6 anos.

Amannda Oliveira

Cláudia Beija apresenta A.M.A.R.T.E no Janeiro de Grandes Espetáculos

janeiro 24, 2015

No próximo domingo (01, a Cláudia Beija, de 46 anos, se apresenta no Teatro Capiba, no Sesc de Casa Amarela com as participações de nomes como China, Sergio Andrade e Quarteto Encore na programação da 21.ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos.

Cláudia, iniciou sua carreira profissional nos anos 80 e desde então, com determinação, vem realizando trabalhos como intérprete solista. 
Tem trabalho sólido em estúdios como backing vocal, em peças de publicidade e em gravações de discos dos mais diversos artistas pernambucanos e brasileiros como Alceu Valença, Geraldo Maia, Wilson Simonal, Gonzaga Leal, Nena Queiroga, Henrique Macedo, China, Beto do Bandolim, Hermeto Paschoal, Getúlio Cavalcanti, Claudionor Germano, André Rio, Edilza, Kelly Benevides, Quarteto Novo, Elba Ramalho, entre outros. 
Na área de shows, participou do espetáculo “Profissão: Saudade”, ao lado do Ator/Diretor Carlos Reis, sobre a vida e obra de Antônio Maria e Dolores Duran, em 1997. Em 2006 participou do Festival de Inverno de Garanhuns. Fez a abertura do Projeto “MPB +” para o cantor e ccompositor Oswaldo Montenegro em novembro de 2003 e no “Projeto Seis e Meia” para o compositor Carlos Lyra em agosto de 2005. 
Participou como backing vocal no show “Pedro e Thina, no Tom”, baseado na vida e obra de Tom Jobim, em 2006. 
Foi vocalista convidada no show de lançamento do CD ”Bandeira Nordestina”, do poeta/cantador Jessier Quirino, em abril de 2006. 
Participou ainda do DVD de Elba Ramalho, 30 anos, no Marco Zero, em 2010.
Também participou como vocalista show “Pastoril do Vêio  Mangaba”, com o ator e cantor Walmir Chagas, em 2007/2008.
Nos projetos de carnaval promovidos pela Prefeitura do Recife, também se fez presente. 
Participou de festivais de música no Recife, gravando faixa do CD Recifrevoé 2000. Teve participação nos CD’s do “Bloco da Saudade”, em 1995, “Siri na Lata” e “O Canto de Alírio Moraes”, em 2002. 
Em dezembro de 2010, apresentou-se na Casa de Seu Jorge com a montagem do espetáculo “Noel dá Samba”, projeto dela própria, sobre a obra de Noel Rosa. 
Em 2007,foi contemplada com o segundo lugar na categoria “Frevo de Bloco” do Festival de Música Carnavalesca de Pernambuco, defendendo a canção “Alegria Centenária” de Getúlio Cavalcanti. 
Participou como corista no Concurso de Música Carnavalesca Pernambucana 2007, 2008, 2010 e 2011. 
Convidada para participar do “Janeiro de Grandes Espetáculos 2011”, obteve a segunda melhor bilheteria do festival com o espetáculo “Noel dá Samba”, sobre a obra de Noel Rosa, do qual é idealizadora.
Em casas noturnas,tem trabalhado com grandes músicos pernambucanos e com eles, teve o privilégio de abrir shows de artistas nacionais, entre eles: Cauby Peixoto, Cláudia Telles, Jorge Vercillo, Claudete Soares, Vanda Sá, Renata Arruda, Tito Madi, Xangai, Quinteto da Paraíba, Quinteto Brassil e Cláudio Nucci.

Participou como backing vocal nos DVDs de Paulinho Leite,Maciel Melo e Jessier Quirino.
Atualmente é backing vocal da banda de Elba Ramalho.
Participou de discos gravados em Pernambuco como: Valsas Pernambucanas 2004/2005, onde canta ao lado de Expedito Baracho; Tributo a Genival Macedo; Cumplicidade, Rui Ribeiro; Atavismo, Edson Rodrigues; Muzak, Música de Estudio; Capiba, elas e outras canções, produção de Paloma Granjeiro; com Gonzaga Leal, no disco "Quando a canção acabar", onde canta 3 faixas e finalmente no cd Pernambuco frevendo para o mundo 2.
Acaba de lançar seu primeiro disco solo, com produção de Caca Barreto.

Em 2014, Cláudia lançou o disco A.M.A.R.T.E onde ela prestigia compositores pernambucanos e nacionais! É uma viagem deliciosa de ritmos e sonoridades.

É esse trabalho que Claudia Beija vem mostrar no Janeiro de Grandes Espetáculos!!!

Conheça os alimentos que eliminam líquido

janeiro 24, 2015

Se existe algo que incomoda qualquer pessoas é a retenção de líquidos. Muitas pessoas recorrem a médicos e a diversos tipos de tratamento na tentativa de se livar desse mal, mas muitas vezes , o inimigo está dentro de nós. O que comemos dia a dia influencia e muito na eliminação ou no acúmulo de líquidos.

Para as mulheres, principalmente, a retenção de líquidos pode causar cansaço nas pernas e nos pés, bem como inchaço, aumento de celulite e a sensação de ganho de peso.

Vários alimentos podem ser inseridos na sua dieta diária para ajudar na eliminação desses líquidos ou para ajudar a reduzir a retenção.

Morangos, abóbora, beterraba, escarola e cenoura são alimentos considerados diuréticos, pois apresentam alto teor de água em sua composição e por isso ajudam na eliminação dos excessos de líquidos presentes no nosso organismo.

Alimentos diuréticos

Com forte ação diurética são recomendados os seguintes alimentos: melão, melancia, maracujá, abacaxi, alface, agrião, repolho, tomate, salsinha, alcachofra, broto de feijão, pepino, erva-doce, berinjela entre outros.

Além da ação diurética esses alimentos possuem ótima fonte de fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino e dessa forma outras toxinas são também eliminadas do nosso organismo.

Amannda Oliveira

A decoração do Carnaval do Recife

janeiro 24, 2015

As cores e as formas da Festa de Momo vão invadir o Recife nos próximos dias. A partir de hoje, a prefeitura emite as primeiras ordens de serviço para a montagem da decoração do carnaval, que deve ser concluída até 12 de fevereiro. O Maestro Spok e o Clube de Frevo Bola de Ouro, homenageados deste ano, serviram de inspiração para a concepção do cenário, assinado pela Carlos Augusto Lira Arquitetos.

O projeto cenográfico, que foi entregue à prefeitura em dezembro, também está amparado numa pesquisa sobre as manifestações populares tradicionais do carnaval. As influências históricas, culturais e sociais das três raças estarão representadas no cenário, que foi elaborado pelos designers ilustradores Bel Andrade Lima e David Afonso, sob a coordenação do arquiteto Eduardo Lira.

“As cores e a força feminina presente na história do Clube Bola de Ouro e os instrumentos de sopro que caracterizam o maestro Spok estão representados no cenário”, explica o arquiteto Carlos Augusto Lira. Além dos homenageados, elementos da cultura reginal estarão expostos na decoração. Cada ponto representará um tema. A Ponte Maurício de Nassau receberá figuras flutuantes de formas ligadas ao frevo, afoxé, caboclinho, entre outros. Já a Rua do Bom Jesus contará com personagens do cortejo do maracatu.
Segundo o presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha, até ontem ainda não havia como confirmar quantas empresas ficarão responsáveis pela execução do projeto. “São 11 lotes de licitações e uma mesma empresa pode ser contemplada mais de uma vez. Assim que as ordens forem emitidas, cada vencedor cuidará de agilizar o serviço”, esclareceu Rocha.

Parklets
Entre as novidades deste ano está a instalação de cinco parklets ao longo da Avenida Rio Branco e na Praça do Arsenal. Cada estrutura, que serve como plataforma de convivência, mede 200 metros quadrados. “Os parklets ficarão localizados próximos às praças de alimentação para facilitar a interação do público”, destaca Lira. Os espaços receberão peças cenográficas de figuras femininas horizontais e árvores verticais, que serão intercaladas por elementos de músicos de uma orquestra.

Outra estreia desse ano é o vídeo mapping, projeção que reunirá informações de utilidade para turistas e locais. Um telão será instalado no Marco Zero, como uma moldura do palco, e terá figuras do cenário projetadas durante as apresentações. Outro mapping ficará exposto na fachada da igreja do Pátio de São Pedro. Além de elementos do caboclinho, o telão exibirá imagens dos foliões.

Galo chega vestido de Bola de Ouro

O figurino do anfitrião do carnaval do Recife, o Galo da Madrugada, também segue a proposta do projeto cenográfico elaborado para a folia na cidade, e é inspirado nos homenageados do carnaval do Recife. A escultura de 27 metros e 33 toneladas usará preto e amarelo, as cores do Bola de Ouro, e estará com sax dourado no peito numa menção ao maestro Spok.

A concepção do projeto, assinado por Sávio Araújo, trará em sua crista três passistas de frevo. “Os passistas-mosqueteiros representam os defensores do frevo”, explica o idealizador.

O material usado no Galo é fibra de coco (100% ecológico, leve e resistente), produto desenvolvido por Sávio, que também cria a escultura. Foram usadas ainda 25 mil vassourinhas plásticas, tecido com brilho e emborrachados. A operação de instalação da escultura está prevista para iniciar às 23h do dia 11 de fevereiro. A previsão é que o Galo Maestro esteja de pé às 16h do dia 12 de fevereiro.

Folha de Pernambuco
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.