Advertisement

Facebook

Aluizo Camara expõe o seu “Museu de Tudo”, no Barchef


O artista plástico e museólogo Aluizio Camara irá inaugurar no Barchef de Casa Forte, no próximo dia 15/12, a partir das 19h, sua mais nova exposição individual intitulada “Museu de Tudo”. Sob a égide de Armando Garrido e curadoria de Leonardo Asfora, a mostra renderá homenagem à poesia de João Cabral de Melo Neto e ao museu do Louvre, duas grandes paixões de Aluizio. 

O “Museu de Tudo” reunirá cerca de 20 obras marcantes que relatam o extravagante inventário artístico da produção de Aluizio. “Paisagens com Figuras” é o título da série de desenhos que retrata cenas inspiradas nos temas abordados por João Cabral. O homem e o Capibaribe, o mangue, o canavial, encontram-se em desenhos feitos com o uso do carvão sobre papel em grandes dimensões. 

Na série sobre o Louvre, obras inéditas que compõem o fabulário do artista são representadas em telas que buscam uma certa atmosfera museal, enaltecendo a paleta de grandes artistas. Delacroix, Ingres, David, Leonardo, Rembrandt, entre outros menos conhecidos que preenchem um percurso muito particular ao olhar de Aluizio, que viveu dois anos de sua vida ao lado destes mestres, percorrendo, diariamente, o antigo palácio dos reis da França.

Aluizio sempre foi um apaixonado por poesia e arte, morou em Paris por quatro anos, enquanto estudou museologia na Escola do Louvre e cursou mestrado em Estética e Ciências da Arte na Universidade de Sorbonne. Sua relação com João Cabral teve o primeiro resultado concreto quando ele fez a curadoria da mostra “Territórios Transitórios – um percurso pela arte do Brasil”, exposição que aconteceu em Paris, em 2005, Ano do Brasil na França.

Aluizio mantém atelier desde o início da década de noventa. A produção de suas pinturas e desenhos intensificou-se quando teve seu primeiro atelier em um quartinho no sítio de sua família, em Casa Forte. Eminentemente figurativo, suas obras têm forte influência da pintura pernambucana, diferenciadas pela paleta particular, com uso de cores primas e pela presença marcante do carvão, sobre papel ou sobre tela.

Com múltiplas facetas, Aluizio se divide entre o atelier e a Câmara Museologia, seu escritório, que recentemente finalizou projetos de vários museus, a exemplo do Museu do Trem, do Museu Histórico de Igarassu, Museu do Forte de Tamandaré e Museu do Engenho Poço Comprido de Vicência, de onde pôde extrair o tema da cultura da Cana de Açúcar como importante referência para a mostra. Um inventário diverso, apenas possível sob um generoso título que envolve e reclama toda a poética e arte envolvida nos ofícios de Aluizio, como se, verdadeiramente, sua vida fosse um interminável “Museu de Tudo”.

A exposição ficará em cartaz no Barchef até o dia 27 de março de 2016.

Serviço: 

Abertura da exposição “Museu de Tudo” de Aluizio Camara
15 de dezembro, a partir das 19, no Barchef, Av. 17 de Agosto, 1893 – Casa Forte
Visitação: 16 de dezembro de 2015 a 27 de março de 2016
De terça a quinta, das 18h às 1h / Sexta, das 18h às 2h
Sábado, das 12h às 2h / Domingo, das 12h às 18h 
Informações: (81) 9 9282.5477 - 32243722

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...