Advertisement

Facebook

Semana Nacional de Trânsito 2015 começa nesta sexta-feira em Pernambuco


Nome de destaque na Frente Parlamentar Nacional de Redução de Acidentes no Brasil, Diretor Presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária e criador do Movimento Internacional Maio Amarelo, que em apenas dois anos já chegou em 21 países. Este é o perfil de José Aurélio Ramalho, presença confirmada para fazer a palestra “Acidentologia no Trânsito”, que abre a edição 2015 da Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Pernambuco, que acontece de 18 a 25 de Setembro, este ano sob o tema “Seja Você a Mudança no Trânsito”.

O evento que é uma promoção da Secretaria Estadual das Cidades, Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE/Coordenação de Educação no Trânsito, ocorre no próximo dia 18, às 8h30, no auditório da Escola Pública de Trânsito, localizada na sede do Órgão, na Estrada do Barbalho, 889, bairro da Iputinga, Zona Oeste de Recife.

De acordo com o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a palestra será uma chance que a população terá de se inteirar sobre um dos temas de maior destaque seja política, social ou economicamente. “Os números falam por si. Como revelam as estatísticas, em 2014 foram registrados 45.916 acidentes de trânsito em nosso estado, a maior parte deles (75%), envolvendo motos. Além disso, um paciente de acidente grave de trânsito pode gerar, em média, um gasto hospitalar de R$ 230 mil”.

Ribeiro explicou ainda que a Acidentologia é a ciência que estuda a dinâmica dos acidentes de trânsito: seus nexos, causas, consequências e formas de evitá-los. “Com base nisso, trabalhamos fortemente para trazer um dos maiores especialistas em segurança viária, responsável pela criação do Movimento Internacional Maio Amarelo para abrir a semana dedicada ao trânsito”.

Também no dia 18, técnicos em educação de trânsito, numa parceria entre o Sindicato dos Combustíveis - Sindicombustíveis-PE, e o Órgão estão promovendo em 42 postos da Região Metropolitana do Recife – RMR, todos os dias da semana, que começa sexta (18), distribuição de material e dicas para a promoção de um trânsito seguro, acompanhados dos personagens da Turma do Fom Fom.


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Blitz educativas: Nos dias 19, 24, 21 e 25/09 acontecerão blitz em Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista. Com foco em condutores de automóveis e motociclista, será uma oportunidade de dar dicas importantes sobre segurança e educação para o trânsito.

Minicidade itinerante: Uma simulação do cotidiano das cidades brasileiras com o objetivo de oferecer à crianças de 6 a 10 anos um momento de reflexão sobre os diversos papéis exercidos no ato de transitar: Pedestres, Condutor, Ciclistas, etc.

Feira de Educação para o Trânsito: Nos dias 22 e 23 de setembro, pela primeira vez em Olinda, o DETRAN/PE realiza a XV Feira de Educação para o Trânsito. Com público estimado de 3.000 pessoas, principalmente crianças e adolescentes, oferecerá diversas atividades interativas. Serão 40 expositores com atividades que incluem simuladores de pilotagem e condução de automóveis, jogos interativos, exposição de produtos e serviços inovadores da área de trânsito, apresentações culturais, entre outros. A minicidade móvel também estará disponível durante o evento. Este é o maior evento de Educação para o Trânsito de Pernambuco e já se inseriu no calendário do Estado.

Premiação do 2º Concurso de Redação DETRAN/PE e SEDUC: Acontecerá na abertura da XV Feira de Educação para o Trânsito a premiação das cinco redações com melhores notas por ocasião do concurso promovido pela Escola Pública de Trânsito. Foram recebidas 378 redações de 39 municípios de todas as regiões de Pernambuco. Os alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais refletiram sobre o tema da Semana Nacional de Trânsito: Seja você a mudança no trânsito!

Implantação do Crucifixo Automotivo: Em parceria com o DER e o Grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU, no dia 24/09 será inaugurado um monumento em memória das vítimas de acidentes de trânsito. Será implantado na PE-60, no canteiro central, próximo ao posto do BPRV e ficará exposto lembrando aos cidadãos os riscos de não praticar a direção defensiva e não respeitar as leis de trânsito.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...