Advertisement

Facebook

Cidades do Agreste ganham parques ambientais


Caruaru, Bezerros e São Caetano, no Agreste, vão ter suas áreas ribeirinhas transformadas em parques lineares. Graças ao projeto “Janelas para o Rio”, que está incluído no Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca), as cidades ganharão parques ambientais, após uma ampla ação de revitalização das margens dos cursos d’água que as cortam e ao longo da implantação do saneamento prevista no programa. Essa é uma ação executada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A ideia do projeto “Janelas para o Rio” é elaborar e implantar parques ambientais para recuperar as áreas ribeirinhas degradadas e incentivar o lazer e a educação ambiental à população residente próxima ao local. A ação de implantação dos parques está em fase de estudos para concepção do projeto arquitetônico e paisagístico dos equipamentos. “O grande destaque desse programa, além da preservação das matas ciliares, é a participação da população no processo de estudos e implantação, discutindo quais são as prioridades locais”, explica Marisa Figueiroa, consultora técnica do PSA Ipojuca.

Visando essa interação, serão realizadas até sexta-feira (18) escutas públicas e oficinas técnicas nas cidades beneficiadas para apresentar as ações e objetivos do PSA Ipojuca e o conceito dos parques para o poder público e a população local. Nas escutas, serão discutidos os benefícios dos equipamentos ambientais, as necessidades dos moradores, bem como solução de dúvidas e espaço para dar sugestões. Já as oficinas técnicas serão um momento de conclusão dos trabalhos levando em consideração todos os temas abordados nas escutas públicas.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...