Advertisement

Facebook

Artesanato é promovido na rota do forró

Sebrae em Pernambuco promove quiosques do Armazém de Artesanato no período junino em Bezerros, Caruaru e Arcoverde

Foto: Amannda Oliveira

A partir desta quarta-feira (10) até 30 de junho, as cidades de Serra Negra, em Bezerros; Alto do Moura, em Caruaru; e em Arcoverde, terão mais um atrativo, com as lojas temporárias montadas pelo Sebrae, em parceria com as prefeituras dessas localidades, para divulgar e impulsionar a comercialização do artesanato nas rotas do forró. Durante o mês de junho, o artesanato pernambucano, que é uma referência da cultura e da identidade local, estará ao alcance dos moradores desses municípios e de visitantes de outras localidades. O Sebrae, por meio das suas unidades regionais, trabalha com programa de artesanato em todo o estado no incentivo à tecnologia, design, associativismo, gestão, mercado, objetiva a melhoria da qualidade do artesanato do Estado, impulsionando a economia local e melhorando a qualidade de vida dos empreendedores.

BEZERROS

O Armazém Sebrae de Artesanato Pernambuco apresenta a Associação dos Artesãos de Bezerros - AAB, que  tem 16 anos  de existência  e um quadro de 53 sócios . O artesanato produzido  vai das conhecidas máscaras de papangús(papel marche e colê) a peças em madeira, xilogravura e bonecas de pano¨O Sebrae em Pernambuco apoia o grupo com ações de capacitação, consultoria e acesso a mercado. A Prefeitura de Bezerros também é uma parceira nesta ação.
A Serra Negra é hoje um importante polo turístico da cena regional. O vilarejo se transformou nos últimos anos num importante destino turístico, para os que apreciam tanto o descanso quanto a aventura e a cultura de raiz. Essa comunidade atrai cerca de 200 mil visitantes durante o período junino.

CARUARU

O Armazém Sebrae de Artesanato apresenta dois grupos produtivos, o Flor de Barro, formado por artesãs que trabalham com o barro, utilizando elementos da tradicional arte figurativa do Alto do Moura, e o Mulheres de Argila, artesanato sustentável à base de sobras das fábricas de jeans da região, e que homenageia nas suas coleções, as mulheres do Alto do Moura. O trabalho é realizado em parceria entre o Sebrae Pernambuco, com a Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura(Abmam), que tem mais de 30 anos atuando nessa comunidade, e com a Prefeitura de Caruaru. Durante o período junino Caruaru é um grande ponto turístico. A cidade recebe , em média, 1,5 milhões de pessoas, e o Alto do Moura recebe a grande fatia deste público, interessada às experiências culturais e de compras.

ARCOVERDE

O Armazém Sebrae de Artesanato apresenta o grupo produtivo Porteira dos Bredos, apoiado pelo Sebrae e que faz parte da Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (ACA). O grupo, formado por mulheres, trabalha com artesanato decorativo, utilitário e do vestuário, explorando a temática sertaneja nas suas coleções: tradições culturais e vegetação. A cidade espera receber 70 mil pessoas dia, nos 10 maiores dias de festa junina. A Prefeitura de Arcoverde é uma parceira nesta ação.

Serviço:
Localização dos quiosques:

ARCOVERDE : Vila Rio Branco, montada durante os festejos juninos na Praça Winston Siqueira. O local é feio à visitação dos visitantes interessados no lazer cultural e de compras.

CARUARU : Alto do Moura: Rua Mestre Vitalino, em frente à ABMAM – Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura. Logo depois do museu Mestre Vitalino.

BEZERROS : Serra Negra : No Polo Cultural da Serra Negra, onde acontecem os shows e outros eventos culturais.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...