Advertisement

Facebook

Secult-PE e Fundarpe levam teatro, literatura e patrimônio para Goiana e Nazaré da Mata


Espetáculos de teatro, ações de literatura e patrimônio cultural movimentam a Mata Norte a partir desta semana. Realizado pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, as ações contarão com a apresentação do espetáculo Luiz Lua Gonzaga, do Grupo Magiluth; leitura dramatizada Stupro, com a atriz Augusta Ferraz;  workshop de Escrita Criativa, com o escritor Paulo Caldas; lançamento do livro Ascensão e Queda, de Wander Shirukaya, vencedor do 1º lugar do Prêmio Pernambuco de Literatura, entre outras atividades.
“Estamos marcando presença em dois municípios da região da Mata Norte, que tradicionalmente recebem nesta época do ano o Festival Pernambuco Nação Cultural. Estamos discutido internamento o FPNC na Secretaria de Cultura e Fundarpe, que irá se adaptar a um novo momento da economia, com um novo modelo, um formato mais autossustentável. Mas é importante manter sua presença nas regiões, com atividades de difusão e formação”, coloca o secretário Marcelino Granja.
Segundo Márcia Souto, presidente da Fundarpe, uma das ideias para o FPNC é manter seu caráter de culminância de uma política cultural, reforçando com ações estruturadoras, e introduzir atividades que possam ocorrer na região ao longo do ano, e não só no período do evento. Neste sentido, para a região da Mata, por exemplo, estão sendo articulados um Seminário de Economia Criativa e um Encontro de Cultura Popular. “Iremos adaptar o FPNC às novas demandas surgidas nas escutas do seminário Todos por Pernambuco”, ressalta Márcia Souto.
LITERATURA – Na programação desta quinta (7), o escritor Wander Shirukaya bate um papo com o público sobre o seu romance Ascensão e queda, livro vencedor do II Prêmio Pernambuco de Literatura. O encontro será às 15h30, no Campus da UPE de Nazaré da Mata. A mediação será do poeta Philippe Wolney.

Já às 19h, também no Campus da UPE, o escritor Paulo Caldas irá ministrar Workshop de Escrita Criativa. Durante a oficina, os alunos da UPE terão noções básicas de criação de textos ficcionais, abordando vários elementos de uma narrativa literária, como personagem, conflito, cena, cenário, entre outros. Os participantes receberão certificado ao final do workshop.

PATRIMÔNIO - Visando contribuir com conhecimentos ligados ao Patrimônio Cultural de Pernambuco no universo escolar da cidade de Goiana, Mata Norte de Pernambuco, a Coordenação de Educação Patrimonial da Fundarpe realiza nesta quarta e quinta, as atividades “Diálogos Patrimoniais” e “Jogo do Patrimônio”. Destinadas para estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, as ações visam instigar o debate em torno da preservação dos patrimônios material e imaterial do Estado, através de práticas lúdicas de aprendizagem.

Quarenta alunos da entidade, sob orientação do educador Mário Gouveia, participarão da ação “Diálogos Patrimoniais”. A atividade, que envolve desafios com inventários, criação de mapas, acontece das 9h às 12h e das 13h às 16h. “O conteúdo visa contribuir para que os estudantes possam explorar questões artísticas e potencialidades de uma maneira lúdica para melhor aproveitamento de cada aprendizagem”, ressaltou Mário.

Já na quinta-feira (7), no horário das 13h às 16h, será realizado o Jogo do Patrimônio. A atividade envolverá todos os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim, sob a orientação do educador Marcelo Souza. Está confirmada a presença de alguns mestres da cultura popular pernambucana, titulados como Patrimônios Vivos do estado. As atividades deste projeto já foram realizadas, este ano, em Igarassu, durante a Exposição Pernambuco Vivo, que ficou em cartaz 13 a 31 de março.


PROGRAMAÇÃO


ARTES CÊNICAS

Quarta-feira, 06/05
Luiz Lua Gonzaga
Grupo Magiluth, direção de Pedro Vilela
Horário: 19h30 | Local: Espaço ao ar livre no Campus da UPE Nazaré da Mata

Sexta-feira, 08/05
Leitura Dramatizada ‘Stupro’ e roda de diálogo com a participação da intérprete, de professores e alunos da UPE
Tradução e interpretação de Augusta Ferraz e direção de Maria Rita Freire Costa
Horário: 19h30 | Local: Auditório do Campus da UPE

LITERATURA

Quinta-feira, 07/05
Workshop de Escrita Criativa, com Paulo Caldas
Horário: 19h | Local: Campus da UPE

Lançamento do livro ‘Ascensão e Queda’, de Wander Shirukaya, 1º lugar do Prêmio Pernambuco de Literatura e roda de diálogo com o autor
Mediação: Philippe Wollney
Horário: 15h30 | Local: Campus da UPE

PATRIMÔNIO

Quarta-feira, 06/05
Jogo do Patrimônio 2.0
Horário: 9h às 12h e 13h às 17h | Local: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Augusto Gondim, Goiana-PE

Quinta-feira, 07/05
Diálogos Patrimoniais

Horário: 13h às 16h | Local: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Augusto Gondim, Goiana-PE

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...