Advertisement

Facebook

Mais de mil famílias da zona rural já receberam cisternas

Fotos: David Mayer/ Secom

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Agricultura, já está entregando e instalando as 473 cisternas para as famílias de baixa renda que moram na zona rural. A prefeita Madalena Britto conseguiu os reservatórios junto a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Cerca de 200 cisternas de PVC, que tem a capacidade para acumular 16 mil litros de água, já foram entregues e instaladas. As famílias beneficiadas passaram por uma avaliação rígida. Todas estão de acordo com o que estabelece o Programa Água para Todos, do Governo Federal.

Os critérios exigem que as famílias morem na zona rural; estejam em situação de pobreza ou extrema pobreza associada à carência de acesso à água; com renda per capita de até R$ 140,00; sejam inscritas no Cadastro Único (ou seja, ter o Número de Inscrição Social – NIS); ou aposentados que, mesmo possuindo renda per capita familiar acima de R$140,00, vivam exclusivamente de sua renda previdenciária.

Para garantir o perfeito funcionamento e uso adequado das cisternas, os moradores participaram de cursos sobre Gestão da Água. Nessas capacitações os participantes foram orientados quanto à utilização da água sem desperdício e instruções para a manutenção dos reservatórios.

Esta é a segunda etapa do Programa em Arcoverde. No ano passado, a prefeita Madalena já tinha viabilizado junto a Codevasf 694 cisternas, que já foram entregues e instaladas. "Mesmo com 1.187 cisternas, ainda não conseguimos contemplar toda nossa área rural, mas vamos continuar na luta. Não descansaremos, até conseguirmos contemplar todas as famílias necessitadas", enfatiza a prefeita Madalena Britto. Por isso, o Programa vai continuar. A Secretaria de Agricultura junto com as associações comunitárias rurais estão cadastrando mais famílias da área rural, até o final de março, para fazer nova distribuição de cisternas.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...