Prefeitura de Arcoverde abre inscrições para o Curso de Eletricista Predial

outubro 31, 2014


A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o SENAI,   está com inscrições abertas para o Curso Profissionalizante de Eletricista Instalador Predial em Baixa Tensão.
Podem se inscrever pessoas à partir de 15 anos e com o Ensino Fundamental 1 Completo ( até a 5.ª série).
Para se inscrever, é necessário levar xérox de Identidade, CPF , comprovante de residência, comprovante de escolaridade, comprovante de conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal e se beneficiário de Programas Federais, apresentar o Número de Identificação Social – NIS.

As matrículas começam na próxima terça-feira (04) de novembro e estão sendo realizadas no Centro de Inclusão , localizado na Avenida José Bonifácio, 603, São Cristóvão, ao lado de Marcelo Vidros.


As aulas começam no dia 10 de novembro.

Informações sobre o curso:

O Curso Profissionalizante de Eletricista Predial em Baixa Tensão, desenvolvido em parceria com o SENAI-GARANHUNS, tem 320 horas aula de duração, sempre de segunda a sexta-feira dividido em dois horários: turma da tarde (13h às 17h) e da noite (19h às 22h).

O profissional dessa área é responsável por realizar projetos e cuidar de sistemas elétricos, de baixa ou alta tensão, dos mais diversos ambientes, como residências, prédios, estabelecimentos comerciais, empresas, escolas, hospitais. 

Amannda Oliveira

Festival On-Line de Composição seleciona novos trabalhos

outubro 31, 2014

Músicos, cantores e artistas da cena musical pernambucana, que tiverem interesse em gravar um disco gratuitamente, poderão se inscrever até o próximo dia 16/11, na primeira edição do Festival On-Line de Composição (Folc). Realizado totalmente pela internet, em todas as suas etapas, o projeto tem como objetivo incentivar a música autoral e independente, como um meio acessível para que os músicos possam divulgar seu trabalho e ganhar visibilidade tanto no meio artístico quanto nas mídias virtuais. “Queremos promover música brasileira autoral e independente ao redor do mundo. Além disso, o nosso é intuito maior é propiciar aos envolvidos uma rede de contatos e conexões em todas as esferas da música, de todos os estilos, ou seja, um movimento musical no Brasil com repercussão mundial”, disse a produtora Kin Zendron, responsável pelo Folc.
Para participar, basta acessar o regulamento no site do festival e inscrever seu trabalho na página destinada ao cadastro dos participantes. “No período de inscrições, receberemos vídeos de músicas inéditas e autorais, das diversas tribos musicais. O material será analisado e votado popularmente e, em etapas finais, será julgado por um júri específico e de alta qualidade, formado pelos músicos Rafael Menezes Bastos (BA), Marko Concá (SP), Preta Rara (SP), Bruno Guarahyrese (MS), Sabine Schaechtelin (FRA), Flávia Wenceslau (PB) e Dante Ozzetti (SP)”, afirmou Kin, diretamente de Santa Catarina ao Cultura.PE. A seleção das composições será dividida em 3 (três) etapas: a primeira eliminatória com júri popular; a segunda eliminatória com júri específico e a terceira classificatória com júri popular.
O primeiro ganhador do Folc ganhará uma viagem de uma semana para Florianópolis, onde gravará um CD, no estúdio Pimenta do Reino, e fará apresentações em espaços culturais da cidade, além de rodar um clipe. Já o segundo e o terceiro colocados vão receber prêmios em dinheiro, instrumentos musicais, CD’s DVD’s e artigos do Folc. Os demais aprovados, até o 10º lugar, vão ter registrada uma faixa no CD oficial do festival.
Festival On-Line de Composição
O Folc é desenvolvido por um grupo independente de musicistas e admiradores da canção, desvinculado de qualquer empresa fonográfica ou gravadora, por isso todo o recurso utilizado será levantado a partir do próprio site do Festival, que ocorrerá durante o mês de janeiro de 2015 e será transmitido sob a forma de videoconferência. Toda a divulgação do evento será feita através do site e de redes sociais, através do sistema de redes, onde os contatos se multiplicarão e pessoas serão atingidas nas mais diversas regiões do globo, ou seja, é um evento feito no Brasil de projeção mundial.
Datas
De 26 de outubro de 2014 à 16 de novembro de 2014 : período de inscrições;
De 23 à 29 de novembro de 2014: período para votação popular nos inscritos selecionados no canal YouTube do Folc;
De 11 à 14 de dezembro: exibição Folc por videoconferência dos semifinalistas;
10 de janeiro de 2015: apresentação dos 10 finalistas escolhidos pelo júri especializado, por videoconferência;
De 11 à 18 de janeiro de 2015: etapa classificatória, nova abertura para a votação popular no canal YouTube do Folc;
25 de janeiro: apresentação Folc da composição vencedora e das demais classificadas.

Informações: Fundarpe

Vacina para o Ebola já existe há 10 anos

outubro 30, 2014

Uma vacina aparentemente 100% eficaz em macacos portadores do vírus Ebola será rapidamente testada através de testes em humanos – após ficar sem uso em uma prateleira de laboratório por dez anos. A vacina, conhecida como VSV-EBOV, já teve seus resultados publicados em um jornal respeitado. Autoridades de saúde os consideraram “emocionantes” mas, em seguida, a vacina definhou em uma prateleira de laboratório depois de ter sido licenciada para uma companhia farmacêutica – até agora.
Estudos já realizados em primatas evidenciam que a vacina previne a infecção quando administrada antes da exposição ao vírus, e aumenta as chances de sobrevivência quando dada após a exposição. Os direitos de propriedade intelectual para a vacina pertencem ao Governo do Canadá, e a NewLink, empresa privada que detém os direitos de licenciamento da vacina, tem a responsabilidade de produzir quantidades de massa e levar a vacina para testes clínicos.


“Em 13 de outubro de 2014, o governo do Canadá anunciou o início dos testes clínicos da vacina no Instituto Walter Reed de Pesquisas do Exército dos Estados Unidos”, disse a Agência de Saúde do Canadá. “Esses estudos vão fornecer informações importantes sobre a eficiência da vacina e a dosagem apropriada. Os resultados do ensaio clínico serão divulgados em dezembro de 2014″.
A NewLink Genetics diz que pelo menos cinco testes clínicos envolvendo a vacina, conhecida como VSV-EBOV, em breve estarão em curso nos Estados Unidos, Alemanha, Suíça e em um país Africano, ainda não revelado por questões de segurança, que não está lutando contra o Ebola.
O trabalho havia parado há 10 anos devido a uma “falta de interesse” no Ebola, e porque não havia muitos casos, e outras doenças mais importantes, como o HIV, como prioridade de pesquisa. “Nunca houve um grande mercado para as vacinas de Ebola,” Thomas W. Geisbert, especialista do vírus Ebola na Universidade do Texas e um dos desenvolvedores da vacina, disse ao Boston Globe. “Então um grande laboratório farmacêutico as venderia para quem?”
Geisbert disse: “Uma crise é necessária, às vezes, para que as pessoas finalmente digam “Ok, temos que tomar uma atitude agora” e isso é normal”.
A vacina foi produzida em Winnipeg pela Agência de Saúde Pública do Canadá, e é o produto de mais de 10 anos de investigação científica por pesquisadores da Agência Canadense de Saúde Pública e cientistas do Laboratório Nacional de Microbiologia do Canadá. O governo canadense patenteou a substância, e 800 a 1000 frascos da vacina tinham sido produzidos.
Em 2010, a VSV-EBOV foi licenciada à NewLink Genetics, em Ames, Iowa.O governo canadense doou os frascos existentes para a Organização Mundial de Saúde, e testes de segurança da vacina em voluntários saudáveis ​​já começaram.
“A Agência de Saúde Pública do Canadá está fornecendo a vacina para a OMS em seu papel de órgão de coordenação internacional para o surto de Ebola, de modo que a vacina possa estar disponível como um recurso para todos os países afetados pelo vírus”, disseram as autoridades.
Fonte: DailyMail

Polícia Federal suspeita de armação em depoimento de doleiro

outubro 29, 2014
Matéria publicada pelo jornal O Globo revela que, entre os investigadores da Operação Lava-Jato, há a suspeita de que doleiro Youssef tenha sido forçado por sua defesa a citar Dilma e Lula, de forma a interferir no resultado das eleições. 

Reportagem publicada ontem (28) no portal do jornal diz que entre os investigadores há a suspeita de que Youssef tenha sido forçado por sua defesa a citar os petistas, de forma a interferir no resultado das eleições.


As declarações do doleiro foram utilizadas como base para a matéria de capa da última edição da revista Veja, publicada na quinta-feira (23) – a divulgação da capa, que normalmente acontece na sexta-feira, foi adiantada em um dia. De acordo com O Globo, na terça-feira (21), Youssef prestou depoimento “como vinha fazendo desde o início da delação premiada”. No dia seguinte, um de seus advogados pediu para fazer uma retificação no depoimento anterior. No interrogatório, perguntou quem mais, além das pessoas que já haviam sido citadas, sabia das fraudes na Petrobras.

Youssef disse, então, acreditar que, “pela dimensão do caso, não teria como Lula e Dilma não saberem”. Nesse momento, concluiu-se a “retificação”. No outro dia, partes do depoimento foram veiculadas pela revista, com a informação de que o doleiro teria afirmado categoricamente que Dilma e Lula sabiam das fraudes na Petrobras.

Blog do Magno Martins

Fafá de Belém traz show Piano e Voz ao Recife

outubro 29, 2014

Cantora brasileira, a paraense Fafá de Belém, uma das artistas mais conhecidas do Brasil, volta ao Recife para duas apresentações intimistas no Manhattan Café Theatro, quando sobe ao palco da casa pela primeira vez com o show Piano e Voz, nesta sexta (31) e sábado (1°), a partir das 21h. A abertura das noites, como de costume, fica a cargo dos Garçons Cantores.

Acompanhada pelo maestro João Rebouças ao piano, o show acústico explora o universo da MPB e faz homenagem as noites boêmias e cariocas do Rio de Janeiro dos anos 70 e 80. No repertório, além dos grandes sucessos da carreira da artista, como “Coração do Agreste”, “Foi Assim”, “Bilhete”, “Meu Disfarce” e “Ave Maria”, releituras de canções dos mais importantes compositores, como Chico Buarque, Tom Jobim, Vinicius de Morais, Antônio Maria, Dolores Duran e muitos outros, com destaques para as canções “Ninguém me Ama”, “Chega de Saudade”, “Sob Medida” e “Andança”. Ainda no repertório, música portuguesa, dos clássicos aos autores contemporâneos, como Rui Veloso “Não queiras saber de Mim”, e de Paulo Gonzo e banda Deolinda.

“Inicialmente, eram umas sessenta canções fundamentais, e que fomos colocando, revezando, conforme a caminhada pelos palcos e as apresentações. Numa obra desse quilate, fica difícil optar por essa ou aquela música”, revela ela. Piano e Voz também é titulo do seu CD relançado no início deste ano pela produtora Wagner.

O ingresso individual custa, para cada dia, a partir de R$ 150. O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE, 51020-041. Mais informações pelo fone 3325 - 3372. 

Serviço: 

Fafá de Belém – Show Piano e Voz
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Sexta (31) e Sábado (1°)
Hora: A partir das 21h
Ingressos: A partir de R$ 150,00

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana lança vídeo-clipe em homenagem a canção-manifesto “Pra não dizer que não falei das flores”

outubro 29, 2014
Dirigido por Sergio Solffiatti e com produção artística de Felippe Pipeta, o novo clipe da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, “Manifesto Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores”, faz homenagem a canção “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, símbolo da resistência da população contra a ditadura militar no país,

Com estética contemporânea, o novo video tem a pegada “ska- tropical” e mostra cenas dos protestos ocorridos na cidade de São Paulo, nesse ano. O processo de criação mobilizou diversos profissionais, como Felipe Motta, Alex Carvalho e AFP, que cederam imagens dos fatos ocorridos na capital.

O vídeo-clipe de "Manifesto Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores” tem a participação do rapper Buia Kalunga, do Ba-Boom, e traz trechos de shows da OBMJ.

Assistir o clipe :


Titita - Patrícia Dornelas

Garanhuns é destaque no 5º Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária

outubro 29, 2014
O município de Garanhuns, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, foi um dos destaques do 5º Prêmio Boas Práticas de Gestão Previdenciária. Idealizado pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem), o prêmio teve, ao todo, 35 institutos de previdência inscritos. No resultado final, Garanhuns ficou em 10º lugar na categoria de médio porte. A proposta do prêmio é reconhecer as ações de previdência do Brasil. Em Pernambuco, na categoria de médio porte, apenas três municípios ficaram classificados e Garanhuns esteve entre eles, juntamente com Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.
Entre os critérios de avaliação estiveram a transparência nos servidos disponibilizados, equidade, ética e responsabilidade corporativa. Para o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG), Marcelo Marçal, é motivo de grande orgulho, principalmente por que são poucos os municípios que estão com o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em dia. “Isso já é um reflexo do trabalho que estamos desenvolvendo, pautado, principalmente, na transparência. Significa que estamos servindo de modelo para outros institutos”, destaca.
Cloves Teodorico

Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprova a regulamentação de empresa júnior

outubro 29, 2014
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou em decisão terminativa nesta quarta-feira (29) projeto de lei do senador José Agripino (DEM-RN) que disciplina a criação e a organização de empresas juniores, associações formadas por estudantes de graduação e ligadas a instituições de ensino superior (PLS 437/2012). Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, a proposta segue direto para a Câmara dos Deputados.
De acordo com o projeto, empresas juniores serão organizadas sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, integradas por estudantes voluntários para prestar serviços e realizar projetos na sociedade. Um dos principais objetivos das empresas é o de oferecer consultoria a pequenas e microempresas que não têm condições de contratar esses serviços.
Segundo observou o relator, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), as empresas juniores promovem a capacitação e o crescimento profissional e pessoal dos alunos participantes. Além disso, conseguem oferecer produtos e serviços de qualidade a custos menores para segmentos empresariais que não podem contratar consultorias já estabelecidas.
O parecer inicial de Cyro foi pela aprovação do PLS 437/2012 com duas emendas de redação acolhidas pela Comissão de Educação (CE). Entretanto, durante a discussão da proposta na CCJ, ele decidiu aproveitar emenda do senador Aníbal Diniz (PT-AC) eliminando a proibição de empresas juniores captarem recursos financeiros para a instituição de ensino a que estiverem vinculadas.
A iniciativa de Agripino — “uma proposta em benefício do empreendedorismo” — foi elogiada ainda pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), para quem a construção de uma sociedade socialmente justa e economicamente viável passa pela adoção de incentivos como esse.
Agência Senado

Fundo de Quintal prepara disco de inéditas

outubro 29, 2014

Com 35 anos de carreira e mais de 30 discos, o Fundo de Quintal dispensa apresentações, sendo uma das maiores referências do samba e da música popular brasileira. Oito anos após lançar o CD de inéditas "Pela Hora", o grupo entra em estúdio para preparar seu novo álbum. O trabalho, que está sendo gravado na Cia. dos Técnicos, no Rio de Janeiro, tem produção do mestre Rildo Hora e previsão de lançamento para dezembro, pela LGK Music.

Composto por 14 faixas, o disco marca o retorno de Mário Sérgio, no cavaquinho e voz. O grupo, além de gravar composições dos integrantes Mario Sérgio, Sereno e Ronaldinho, apostou na nova geração do samba, gravando músicas de autores como Mauro Júnior (Grupo Revelação), Leandro Fab, Renan Pereira, Pretinho da Serrinha, Picolé, entre outros, isso sem perder a musicalidade e personalidade do Fundo de Quintal.

Formado por Mário Sérgio (cavaquinho e voz ), Ronaldinho (banjo e voz), Ademir Batera (bateria) e pelo trio pioneiro Bira Presidente (pandeiro e voz), Sereno (tantã e voz) e Ubirany (repique e voz), o grupo foi convidado para participar do projeto samba book da Dona Ivone Lara. Nele, o Fundo de Quintal interpretará o sucesso “Preá Comeu”.

Maria Teresa Araújo Ferreira

Primeiro pôster e trailer de “Dying of the Light”

outubro 29, 2014

Dying of the Light, novo filme dirigido por Paul Schrader (Gigolô Americano) e estrelado por Nicolas Cage, teve seu pôster e trailer divulgados. 

O longa de Schrader trata de um agente da CIA vivido por Nicolas Cage, que começa a ficar cego durante sua última missão. O problema, é que um terrorista perseguido por ele a vida inteira volta a ativa e ele resolve prendê-lo. Anton Yelchin, Alexander Karim e Irène Jacob também estão no elenco.

Confiram o trailer:


Amannda Oliveira

Romero Ferro faz show e lançamento de clipe em Recife e João Pessoa

outubro 29, 2014
Foto: Priscilla Guimarães

O cantor e compositor Romero Ferro comemora um ano do seu primeiro EP, intitulado Sangue e Som, com show nesta quinta-feira (30), às 21h, no UK Pub, em Boa Viagem e show no Festival Móbile dia 31, sexta-feira em João Pessoa. O festival contará também com os pernambucanos Otto e Zé Cafofinho. A apresentação em Recife contará com as participações especiais de Zé Cafofinho e Thiago Hoover. Romero Ferro aproveita a noite também para lançar mais um clipe: Arsenal. A música, brega que retrata uma madrugada de amor entre um casal, é cantada em parceria com Zé Cafofinho e comprova o ecletismo do repertório de Romero Ferro.

“Queria que o universo do vídeo fosse bem surreal. Ao invés do sensual, optei pelo lúdico. Gosto de brincar com o imaginário das pessoas; gosto quando a arte nos leva para lugares completamente diferentes ao que estamos acostumados. Como o clipe era ‘brega’, tivemos mais liberdade ainda para exagerar nas cores, nos cenários, no figurino”, afirmou Romero Ferro. A direção de arte de Maíra Lisboa apostou na estética kitsch e misturou diversos elementos.

A gravação do clipe, cuja ideia original foi do próprio Romero Ferro, e roteiro e direção de Chico Amorim, envolveu cerca de 60 pessoas, incluindo elenco, figuração, equipe técnica e produção. O vídeo tem o mérito ainda de contar com a participação de vários artistas da cena brega em Pernambuco: Jurema Fox, O Conde, Victor Camarote, Cheila Gonçalves, Ni do Badoque e da paraibana, Mira Maya.

                                                           Foto: Priscilla Guimarães

Arsenal é uma das cinco músicas que estão no EP Sangue e Som, lançado em outubro de 2013, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, no Recife. Desde então, a carreira de Romero Ferro tomou impulso: o jovem cantor e compositor fez show em festivais como o Janeiro de Grandes Espetáculos, o Festival de Inverno de Garanhuns e o Festival Experimental de Música, realizado no Teatro de Santa Isabel. Cantou ainda no Carnaval do Recife, de Olinda e de Arcoverde, no projeto Recife Antigo de Coração, e em casas como o Estelita e o UK Pub. “Estou feliz com o rumo que a minha carreira está tomando. Estou construindo um trabalho sólido. No palco, sinto o retorno positivo do público com a minha música”, avalia.

Romero Ferro está se preparando para entrar em estúdio e gravar, agora sim, o primeiro disco, o que deve acontecer ainda em 2014, no mês de dezembro. Aluno do Conservatório Pernambucano de Música e do curso de Produção Fonográfica (AESO), Romero Ferro é persistente, dedicado e está sempre envolvido em processos de criação. Assim como no EP, a maior parte das músicas que estarão no seu primeiro disco, são composições próprias. Além de Arsenal, o EP traz a música Sangue e Som (que dá nome ao miniálbum), um pop dançante; Ao Fim, canção fortemente influenciada pela poesia, com arranjo delicado, violão dedilhado e alguns instrumentos percussivos; Lençóis e castiçais, que tem um solo de sanfona e um pé no country. O setlist do show de Romero Ferro inclui ainda canções de Cazuza, SILVA e Marcelo Jeneci.

Serviço:

Romero Ferro - Show Sangue e Som + Lançamento do clipe Arsenal
Quando: Quinta-feira (30), às 21h (A casa abre às 20h; e tem clone de chopp até 0h)
Onde: UK Pub (Rua Francisco da Cunha, 165, Boa Viagem)
Quanto: R$ 15,00
Informações e Reservas: (81) 3465-1088

Maurício Spinelli

Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) promove cursos de extensão em novembro

outubro 29, 2014
A Escola Superior de Advocacia (ESA-PE), da OAB-PE está com inscrições abertas para cinco cursos de extensão com previsão de início para novembro. São eles: Cálculo Trabalhista, em Barreiros/PE; Execução de
Sentença, em Palmares/PE; e, na cidade de Recife, Mediação e Conflito, Direito da Infraestrutura e Como Potencializar sua Performance como Advogado.  Os interessados devem realizar as inscrições no site www.esape.com.br   

O curso de Cálculo Trabalhista será realizado no dia 10 de novembro, das 9h às 17h, em Barreiros/PE. Dentro do conteúdo programático, serão tratados assuntos como salário, adicionais de periculosidade e insalubridade, 13º salário, férias, aviso prévio, adicional noturno, horas extras, FGTS e multas. O valor do curso é R$ 50,00 para advogados e estudantes e R$ 70,00 para o público em geral.

O curso de Execução de Sentença acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, na OAB de Palmares/PE. Dentre os temas abordados, estão: Como efetivar a condenação disposta na Sentença, Multa, Prisão, Penhora online e Outros Meios Coercitivos para o Cumprimento da Sentença; Execução de Títulos Extrajudiciais, e novo Código de Processo Civil. O horário será das 18h às 21h30, na sexta, e das 8h às 15h, no sábado. As inscrições custam R$ 50,00 para advogados e estudantes e R$ 70,00 para o público em geral.

O curso de Mediação e Conflito acontecerá no auditório da ESA-PE, em Recife, nos dias 10, 13, 17, 20, 24 e 27 de novembro e 1, 4, 11 e 15 de dezembro, sempre das 19h às 21h. Serão tratados os temas: Mediação e Acesso à Ordem Jurídica Justa; Noções Gerais da Teoria do Conflito; Principais Escolas de Mediação; Diferentes Áreas de Atuação da Mediação; Habilidades Comunicativas da Mediação; Aportes da Negociação; Linhas Gerais do Processo; Marco Legal; e Mediação no Projeto de Lei do NCPC. O valor do curso é R$ 120,00 para advogados e estudantes e R$ 150,00 para o público em geral.

Também em Recife, nos dias 04, 05, 11, 12, 18 e 19 de novembro, das 19h às 21h, a ESA-PE oferecerá o curso de Direito da Infraestrutura. Dentro do conteúdo programático, serão trabalhados os assuntos: Fomento em Projetos e Políticas Públicas: MIPS E PMIS; Novas Modelagens em Concessões e PPPS no Brasil; Garantias Públicas: Viabilizar Investimentos Públicos com o Retorno Da Confiança no Estado; Participação da Sociedade Civil em Políticas Públicas; e Reforma nas Compras Públicas no Brasil. As inscrições custam R$ 500,00 para advogados e estudantes e R$ 700,00 para o público em geral.

O curso Como Potencializar sua Performance como Advogado será realizado nos dias 11, 13, 18 e 20 de novembro, das 19h às 21h, no auditório da ESA-PE, em Recife. As aulas tratarão de fatores que devem ser levados em consideração na busca por grandes resultados, como o aumento do nível de conquistas e de desempenho, uso qualitativo do tempo, autoconhecimento, melhoria nos objetivos e aumento da flexibilidade e adaptabilidade a mudanças. O valor do curso é R$ 250,00 para advogados e estudantes e R$ 350,00 para o público em geral.

Relações com a Imprensa:
EXECUTIVA PRESS
Fone: 55 81 3221.5926 / 9959.1092 / 9684.9396 / 9698.0116
Fabiana Galvão – 55 (81) 9966.4166 - fabiana@executivapress.com.br
Karlla Barbosa – 55 (81) 9961.7937 - karlla@executivapress.com.br
Atendimento: Rafaella Sabino – apuracao@executivapress.com.br
Twitter - @executivapress

Rafaella Sabino

Câmara de Garanhuns escolhe nova Mesa Diretora para biênio 2015/2016

outubro 29, 2014

Acontece na próxima sexta-feira (31) a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Garanhuns. A sessão acontece no Plenário da Casa Raimundo de Morais, a partir das 10h.

O processo eleitoral, que vai eleger o novo presidente e demais integrantes da direção da casa, para o mandato no biênio 2015/2016, foi iniciado pela Mesa Diretora no dia 10 de outubro, através do Ato Nº005/2014, assinado pelo Presidente, vereador Audálio Ramos Machado
Filho.

Os registros de candidaturas para os cargos de Presidente,Vice-Presidente, 1º e 2º Secretários, de forma individual ou em chapa completa, terão que ser entregues ao Protocolo da Gerência de Processo Legislativo, até às 13:00h de quinta-feira (30).

ASCOM

Caruaru sedia palestra do projeto Rotas de Inspiração

outubro 29, 2014

Disseminar a cultura da inovação, do design e da sustentabilidade entre os micro e pequenos negócios. Esta é a proposta do projeto Rotas de Inspiração, que chega a Caruaru no dia 13 de novembro, às 19h30, no auditório do Centro Tecnológico do Agreste. O encontro vai discutir o tema O que as marcas têm para nos contar – Storytelling na era transmídia, com o designer, artista transmídia e pesquisador Carlos Idiart.

storytelling consiste na partilha de uma história única e real de uma empresa ou de um produto, criando uma relação de proximidade entre a empresa e o cliente. Já o transmídia storytelling é um conceito que revela a transmissão de uma história em diferentes tipos de mídias, sendo adequada e contada de formas diferentes, conforme a mídia em questão.

O projeto Rotas de Inspiração consiste na realização de palestras nos principais polos produtivos da cadeia da moda brasileira, englobando as indústrias têxteis e de confecções, couro, calçados e artefatos, gemas, joias e metais preciosos. Visa estimular as empresas desses locais a incorporarem em sua estratégia de negócios elementos de design, inovação e sustentabilidade no desenvolvimento de produtos e processos.

O evento é uma realização da Assintecal com apoio do Sebrae/PE e do Sindvest. As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas por meio do telefone (81) 3721.6799. As vagas são limitadas.

Serviço
O quê: Palestra O que as marcas têm para nos contar – Storytelling na era transmídia
Quando: Dia 13 de novembro, às 19h30
Onde: Auditório do Centro Tecnológico do Agreste - Rua Dalto Santos, n.º 319, São Francisco, Caruaru-PE
Informações e inscrições: (81) 3721.6799

Luciano Magno lança "Estrada do Tempo"

outubro 29, 2014

Estrada do Tempo é o sexto álbum instrumental de Luciano Magno que é instrumentista, compositor, cantor, arranjador e produtor musical.
As músicas do álbum foram concebidas em um período de intensa atividade do músico, e foram compostas na sua maioria, durante turnês internacionais.
É um repertório que contempla os ritmos mais importantes da música brasileira, como o frevo, o samba, a bossa, o choro e o baião, unindo-se à improvisação jazzística em solos empolgantes.


Luciano é o autor de dez das onze faixas do disco, e tem parceria com o saxofonista e flautista carioca, radicado em Fortaleza, Marcio Resende, em quatro faixas do disco. Os dois parceiros fizeram estas composições em tour pela Europa entre os anos de 2009 e 2010 e foram essenciais na formatação do repertório do álbum.
O álbum conta ainda, com a ilustre participação de Roberto Menescal, um dos maiores nomes da bossa nova que compôs Samba Magno em homenagem a Luciano Magno, especialmente para este projeto.

Também participam do disco, o maestro Spok na faixa Virado à Paulista, o trompetista Fabinho Costa em De Olinda a Los Angeles, o acordeonista cearense Adelson Viana em Maxixe e o multi-instrumentista Henrique Albino nas faixas Estrada do Tempo e Fervilhando.
Luciano ainda contou com a participação de músicos, parceiros de longa data, como Nando Barreto (baixo), Thiago Piupiu (Bateria), Thiago Albuquerque (teclados), Fábio Valois (teclados) e Lara Klaus (percussão).
O álbum foi gravado em estúdios do Recife, Rio de Janeiro e Fortaleza e mixado no estúdio Central da Música (Recife). 

Grandes Mestres no concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

outubro 28, 2014
Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR


Uma noite para se deliciar com os grandes mestres da música clássica. Esse é o convite que a Orquestra Sinfônica do Recife faz ao público para o próximo dia 29 de outubro, em seu VII Concerto Oficial da Temporada 2014. Sob a regência do maestro Marlos Nobre, a apresentação terá no programa dois grandes nomes da música mundial: Ludwig Van Beethoven e Antonín Dvorák. O concerto tem início às 20h, no Teatro de Santa Isabel, no Centro do Recife, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do teatro.

A apresentação se inicia com mais uma das belas composições que integram o Ciclo das Nove Sinfonias de Beethoven. Nesta edição, o público poderá conhecer a Sinfonia nº 7 em La Maior, Opus 92, composta por quatro movimentos: Poco Sostenuto – Vivace, Allegretto, Presto e Allegro com brio. Esta Sinfonia foi escrita pelo compositor em um período extremamente delicado de sua saúde, no qual sua surdez acentuava-se de forma crescente. A obra foi terminada no verão de 1812.

Após um breve intervalo, a Orquestra Sinfônica do Recife executará a Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo” em Mi menor, Opus 95, do compositor Dvorák. Essa peça também possui quatro movimentos: o Adagio – Allegro molto, Largo, Molto vivace e Allegro com fuoco. A Nona Sinfonia foi criada em 1892 no período em que o compositor estava nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo em que estava encantado com o novo lugar onde vivia, sentia saudades de sua terra natal. Essa dualidade fica explícita na Sinfonia quando temas americanos dialogam com os eslavos. A obra estreou em 1893 no Carnegie Hall, de Nova Iorque, em comemoração ao aniversário da conquista do novo mundo fato que deu nome à obra.

OSR, 84 anos de história
A Orquestra Sinfônica do Recife completou neste ano de 2014, 84 anos de atividades. Criada em 1930, pelo maestro Vicente Fittipaldi, ela é mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. A primeira apresentação oficial ocorreu no dia 30 de julho daquele ano, à época com o nome de “Orquestra Sinfônica de Concertos Populares”. Atualmente, a OSR realiza uma média de 32 concertos anuais, divididos em oficiais, especiais, multimídias, populares (ao ar livre) e comunitários, que proporcionam à população a oportunidade de desfrutar de música clássica em suas próprias comunidades.

Serviço
VII Concerto Oficial da Temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: quarta-feira, 29 de outubro
Hora: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio
Entrada Franca
Ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19h
Informações: 3355.3322 / 3324 

Vem ai o Sotaques do Fole 2014

outubro 28, 2014

Dando continuidade ao projeto político pedagógico de cultura e a política de incentivo às manifestações populares, o SESC Arcoverde vêm mostrar o valor e a diversidade que a sanfona tem, com seus muitos nomes, e os variados jeitos de tocá-la, e assim mostrando que a sanfona não toca só forró. Este ano, o Projeto SOTAQUES DO FOLE- SANFONAS PARA SIVUCA, em sua 3º edição homenageia este grande multi-instrumentista,maestro, arranjador, e orquestrador que nos deixou um enorme legado com muitas composições. O projeto realizar-se-á de 06 a 08 de novembro de 2014.

A programação do projeto Sotaques do fole, contará com um número bastante expressivo de ações, serão 12 apresentações em locais diversos além de palestras e oficina de formação, papo de sanfoneiros, etc.: serão 50 sanfoneiros convidados de Arcoverde e região, além de músicos de grandes nomes nacionais. Difundindo assim, a nossa cultura e das demais regiões do país.

O evento terá ações nos períodos de 03 a 05 e de 06 a 08. 

Confira a programação:


Carla Luana

"Bomba Cordão" é o título do Segundo DVD da Banda Fim de Feira

outubro 28, 2014


Bomba Cordão é o título do Segundo DVD da Banda Fim de Feira, o primeiro gravado ao vivo em comemoração as 10 anos de surgimento da banda. Trata-se de um show que remete às festas juninas do Nordeste Brasileiro, com uma mistura de forró, baião, rock e carimbó, sem esquecer da poesia de cordel, um das marcas registradas da banda.

No repertório predominam canções autorais do grupo como “Sina de Passarinho”, “De Partida” e “Dona Jurema”, numa mistura musical dos dois discos já lançados pela banda. Entre os convidados especiais estão Clayton Barros (ex Cordel do Fogo Encantado), Cláudio Rabeca e a Banda de Pífanos Zé do Estado, além da bailarina Bella Maia, que interpreta a inédita “Eu danço pra você e você canta pra mim”.

O material está em fase de finalização, com previsão de lançamento em Janeiro de 2015.


Para acompanhar as novidades sobre o Fim de Feira acesse o perfil oficial da banda www.facebook.com/fimdefeiraoficial.
Bruno Lins

A crônica de um fracasso

outubro 28, 2014
Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco


Governos têm sucesso quando executam políticas públicas que respondem aos desafios apresentados, e criam assim condições para um futuro melhor. No caso do que se convencionou chamar da crise de desabastecimento de água em São Paulo, algumas características deste evento foram sendo delineadas, e hoje estão bem definidas.
O sistema Cantareira, que abastece 364 municípios paulistas, de um total de 645, atendendo 27,7 milhões de pessoas que respondem por 73% da receita da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo detém 50,26% das ações da companhia, e os outros 49,74% estão nas mãos de acionistas privados), poderá deixar 6,5 milhões de paulistanos sem água em suas torneiras. A culpa é menos de São Pedro do que do governo de São Paulo que administra a Sabesp, e que subestimou os impactos das mudanças climáticas, da extração desordenada e descontrolada de recursos hídricos, da falta de conservação e proteção dos mananciais, e, não menos relevante, da poluição.

Faltaram planejamento estratégico na gestão integrada e compartilhada dos recursos hídricos, e os investimentos necessários em obras que poderiam ter amenizado o racionamento existente (sobre o qual o presidente da Sabesp demonstrou descaso ao dizer que “Não existe racionamento, existe uma administração da disponibilidade de água”).
Em 2004, uma série de seminários com especialistas debateram a crise de 2003 do sistema Cantareira, e apontaram para a necessidade de ampliar a disponibilidade de água do sistema, indicando que o melhor caminho para isso era buscar água no Vale do Ribeira através de uma obra que demoraria aproximadamente 10 anos para ser estudada, projetada e concluída, mas que, caso tivesse sido realizada, provavelmente não haveria problema de escassez de água como ocorre atualmente.

E a falta de transparência ficou evidenciada, mais do que nunca, quando foi tornado público um relatório de 2012 da própria Sabesp, revelando o risco de desabastecimento no sistema Cantareira, e alertando investidores da Bolsa de Valores de Nova York para a estiagem prevista e seus impactos nas finanças da empresa. Somente encarou o problema a partir do inicio de 2014, quando criou um bônus para quem economizasse água.

A irresponsabilidade técnica e gerencial da empresa merece ser destacada. O plano enviado a ANA (Agência Nacional de Águas) para operar o sistema Cantareira até abril de 2015 não tem amparo adequado na realidade. A probabilidade de recuperação do sistema é altamente arriscada, com um cenário traçado que já não se confirma neste mês de outubro (2014).
A arrogância e soberba dos gestores da água em São Paulo levaram a Justiça Federal a proibir a captação da segunda cota do volume morto do sistema Cantareira, já que a empresa vinha captando mais água que o autorizado. Tudo se faz para não decretar oficialmente o racionamento, nem prejudicar o valor de suas ações na bolsa. A água é tratada como um mero “negócio”, não como um bem coletivo.

Apesar dos problemas verificados nos anos 2000, o que se constatou foi um aprofundamento ainda maior da política da água como mercadoria, e da empresa a serviço do mercado e de interesses políticos escusos, com diretorias indicadas por estes interesses inconfessos, sem nenhuma abertura para um planejamento técnico sério, vinculado às necessidades da população. Prova disso é o quadro funcional da Sabesp, reduzido de 21 mil trabalhadores para 14 mil. Em particular, o setor de engenharia e operação foi diminuído a ponto de, atualmente, várias unidades terem um quadro de técnicos capacitados abaixo da necessidade para a atividade fim da companhia. Por outro lado, no último balanço divulgado foi comemorado um lucro de 1,9 bilhões de reais da companhia, mostrando que do ponto de vista mercadológico a empresa vai bem.

O centro da questão está na malfadada gestão dos recursos hídricos de responsabilidade do governo do estado de São Paulo. Não por acaso o Ministério Público possui, segundo a Promotoria de Justiça do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, 50 investigações sobre a gestão da água feita pela Sabesp.

A mercantilização de um bem essencial a vida, cujo lucro, ao invés de usar na realização de obras, paga dividendos a acionistas e especuladores é que tem provocado uma crise de tal dimensão,  e consequentemente o sofrimento da população paulista.

Garanhuns comemora Dia Nacional da Juventude

outubro 28, 2014

Em comemoração ao Dia Nacional da Juventude, em Garanhuns, será promovida, nesta quinta-feira (30), uma manhã de palestras e apresentações, voltadas para o público jovem. O momento será realizado na Câmara Municipal de Garanhuns – Casa Raimundo Moraes, a partir das 9h. A programação, que tem como intuito valorizar a importância dos jovens e adolescentes para o município, seguirá até 12h.
Uma apresentação musical, dos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Garanhuns, dará início à comemoração. Logo em seguida, será ministrada a palestra intitulada por “Estatuto da Juventude: Conquistas e desafios”, uma vez que o encontro visa, também, divulgar o Estatuto da Juventude, que entrou em vigor recentemente. O direito à diversidade e a desigualdade, será o assunto abordado, em seguida. A terceira palestra será sobre questões, que envolvem o meio ambiente.
"Acredito que a juventude organizada é o futuro de uma sociedade, pois esse público é a mola que impulsiona o progresso de qualquer nação”, comentou o secretário da Juventude de Garanhuns, Pedro Passos, ao falar sobre a comemoração, como uma reunião do público juvenil, para discutir políticas públicas para esse segmento. Além das palestras e apresentação musical, o momento contará com uma apresentação teatral, que também será realizada pelos alunos do Erem.
Ruthe Santana

Últimos dias para renegociar dívidas rurais com o Banco do Nordeste

outubro 28, 2014
Termina nesta sexta-feira, 31 de outubro, o prazo para agricultores familiares e produtores rurais aderirem à renegociação de dívidas que estavam adimplentes em 31/12/2011 com o Banco do Nordeste. Após a adesão, os produtores têm até 30 de novembro para formalizarem suas renegociações.

Desde julho de 2013, já foram renegociadas 242.362 operações de crédito em toda a área de atuação do Banco do Nordeste, enquadráveis nas diversas medidas legais vigentes, totalizando R$ 2,5 bilhões. Somente em Pernambuco, estes números foram de 29.348 operações e R$ 232,9 milhões liquidados ou repactuados no mesmo período.

A renegociação prevê prorrogação das parcelas com vencimento em 2012, 2013 e 2014 e bônus de adimplência de 80% sobre o valor de cada parcela paga até seu vencimento, com base na determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio das resoluções 4.211 e 4.212. A concessão de bônus se aplica aos clientes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

“É fundamental que o agricultor procure as agências do Banco para que sua operação possa ser analisada dentre as diversas resoluções e leis que melhor atendam à sua necessidade”, alerta o gerente do Ambiente de Recuperação de Crédito do BNB, Nicola Miccione.

Ainda segundo ele, o Banco também está renegociando dívidas contratadas entre 2007 e 2011, em razão de prejuízos gerados pela estiagem. Esses casos são regulamentados pelas resoluções 4.250 e 4.251, com prazo de formalização estendido para 30 de dezembro deste ano. Para essas situações, a prorrogação da dívida é de até 10 anos.

O Banco do Nordeste trabalha ainda com o parcelamento das dívidas, liquidação com bônus de até 85% e concessão de novo crédito para liquidação de dívidas. E dentre os instrumentos de renegociação com base em medidas legais, destaca-se a Resolução 4.365, que visa às operações do Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária (Procera), e a Lei 12.844, que trata de operações de até R$ 200 mil contratadas até 2006.

ASCOM

Fispal NE traz Ciclo de Palestras é ponto de encontro de profissionais e personalidades do setor

outubro 28, 2014
O profissional que visita feiras segmentadas busca as mais modernas e atualizadas informações sobre o setor. É para atender esta demanda que, além das inúmeras novidades tecnológicas trazidas pelo expositores, a 12ª Fispal Food Service Nordeste e a 12ª Fispal Tecnologia Nordeste promovem a atualização profissional através de Ciclo de Palestras. As apresentações trazem à tona temas de interesse do empresariado do setor de alimentação fora do lar e da indústria de alimentos e bebidas como, por exemplo, o consumidor, o mercado food service e o mercado de bebidas. As palestras acontecerão entre os dias 04 e 07 de novembro, durante as feiras, no Centro de Convenções de Pernambuco e, para participar basta fazer o credenciamento em um dos sites da feira www.fispaltecnologianordeste.com.br ou www.fispalfoodservicenordeste.com.br.

Entender o consumidor e ter um bom panorama do mercado são pontos fundamentais quando se trata de comércio e indústria. Como fruto de uma pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel com os consumidores da região, o temaDesvendando o Consumidor do Nordeste será tratado pela gerente de atendimento e novos negócios da Consultoria, Rita Navarro. Ela falará sobre o comportamento do consumidor nordestino, em comparação ao restante do país e a grande relevância da região para o mercado nacional. Voltado para o setor de food service, o empresário e membro do Conselho da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Bobby Fong, explora o Panorama da Alimentação Fora do Lar (AFL), que fornecerá uma visão ampliada do setor e das mudanças do mercado, com dados e projeções.

Alguns investimentos industriais previstos para a região Nordeste até 2015 já somam $50 bilhões, de acordo com o Banco do Nordeste, CNI. Por estar em expansão desde os últimos anos, o mercado de bebidas é um dos que recebe bastante atenção, com palestras da Cervejaria Burgman, Cervejaria Invicta e Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil). Entre os palestrantes, o diretor da Burgman, Marcos Pontes,  que fala sobre Crescimento do Consumo das Cervejas Especiais e o sommelier da Invicta, João Filho, participa explorando o Novo Perfil do Consumidor Brasileiro e as Oportunidades de Negócios. Já o professor Dr. Alexandre Souza, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) explicará a Padronização e Processos de Aceleração do Envelhecimento da Cachaça, que trata desde as condições climáticas adequadas, características da madeira, técnicas de indução e outros detalhes.

Já na linha financeira, a ConsultPrime participa abordando o tema Oportunidades de Financiamento: Análise dos Benefícios Econômicos. E o Sebrae-PE contribui através da participação da gerente da Unidade de Educação  Empresarial, Isabel Noblat, com a palestra Empreendedorismo e Comportamentos Empreendedores. A apresentação aborda a ampliação do conceito de empreendedorismo, postura profissional, planejamento e  estabelecimento de metas. Ainda na área empresarial, a HM Partners trata sobre Como Aumentar a Produtividade de Sua Equipe através de uma boa gestão de pessoas.

 “Em quase todas as feiras de negócios, as áreas de seminários acabam se tornando ponto de encontro de profissionais da área e personalidades do setor. As Fispais NE, sem dúvida, é o local ideal para troca de informações, pois buscamos trazer o que há de melhor para que os visitantes encontrem e conheçam as tendências e principais assuntos do mercado”, explica o organizador das feiras, Rodrigo da Fonte. As palestras são gratuitas aos profissionais que visitam a feira, porém limitadas a 100 participantes, por ordem de chegada. As feiras acontecem paralelamente no mesmo local e, juntas, apresentarão cerca de 330 marcas expositoras e esperam receber um público de 31 mil visitantes em 20 mil m2 de área.  A Fispal Food Service conta com o patrocínio da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e o apoio da Associação de Bares e Restaurantes.
Confira os horários das palestras:
Dia 04/11
18h - Empreendedorismo e Comportamentos Empreendedores (Isabel Noblat, Sebrae-PE)
19h - Oportunidades de Financiamento: Análise dos Benefícios Econômicos (Davidson Barbosa Dantas, ConsultPrime)
Dia 05/11
18h - Panorama da alimentação fora do lar nas Regiões Norte e Nordeste (Bobby Fong, Abrasel)
19h - Gestão de Pessoas: Como Aumentar a Produtividade de Sua Equipe (Kelly Malheiros, KM Partners)
20h - Padronização e Processos de Aceleração do Envelhecimento da Cachaça (Profº Dr. Alexandre Santos Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG)
Dia 06/11
18h - Desvendando o consumidor do Nordeste (Rita Navarro, Kantar Worldpanel)
19h - O crescimento do consumo das cervejas especiais (Marcos Pontes, Cervejaria Burgman)
Dia 07/11

18h - Microcervejarias: O novo perfil do consumidor brasileiro e as oportunidades de negócios (João Filho, Cervejaria Invicta)

Sobre a BTS Informa - Parte do Informa Group, a BTS Informa ocupa a segunda posição no ranking das maiores promotoras de eventos no Brasil.  É consolidada como a principal promotora de eventos para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas da América Latina. Com um portfólio diversificado de 21 feiras, atua nos mais diversos setores da economia, com marcas que são referência em seus mercados de atuação.  Entre seus eventos estão:  Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Agrishow, ABF Franchising Expo, Expo Revestir, TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile, SIAL Brazil, ExpoVinis Brasil, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, HOSPITALMED, Cards Payment & Identification e Vitafoods South America. Na área editorial, é responsável pela publicação das revistas: Leite & Derivados, Revista Nacional da Carne, Silk-Screen e Sign - quatro maiores e mais importantes publicações técnicas dos seus segmentos. Para mais informações, visite www.btsinforma.com.br

 Sobre o Informa Group - O maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e cerca de 100 escritórios em mais de 20 países. As ações do Informa Group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias. Anualmente, organiza mais de 10 mil eventos, 150 feiras de negócios, publica cerca de 70 mil livros e produz mais de 1500 revistas e publicações acadêmicas.  É o maior organizador, reconhecido publicamente, de exposições, eventos e treinamentos em todo o mundo fornecendo oportunidades inspiradoras de mercados e de conhecimento para serem compartilhados. Para mais informações, visite www.informa.com.

SERVIÇO:

Fispal Tecnologia Nordeste– 12ª Fispal Tecnologia Nordeste – Feira de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas no Nordeste

Fispal Food Service – 12ª Feira de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar no 

Data: 04 a 07 de novembro de 2014
Local: Centro de Convenções de Pernambuco – Av. Professor Andrade Bezerra, s/n – Salgadinho
Horário: 16h às 22h

Informações para imprensa
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.