Explosão de gasoduto em Taiwan mata 20 pessoas e deixa 270 feridos

julho 31, 2014
Foto: REUTERS/Stringer)
Vinte pessoas morreram e 270 ficaram feridas,após uma série de explosões causada por um vazamento de gás na cidade de Kaohsiung, em Taiwan, na noite desta quinta-feira (31).

As explosões causaram grandes incêndios e  abriram crateras nas ruas. 

Moradores haviam avisando sobre o vazamento de gás por volta das 20h46 da noite e as explosões começaram por volta da meia noite.
Amannda Oliveira

Paulo promete ampliar a criação das cadeias produtivas

julho 31, 2014
Foto: Wagner Ramos
O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), foi homenageado, nesta quinta-feira (31), durante almoço promovido pelo Grupo de Executivos do Recife (GERE). As contribuições do socialista à administração pública, ao longo de suas passagens pelo comando de três secretarias estaduais (Administração, Turismo e Fazenda), foram exaltadas como marcas do compromisso de Câmara com o desenvolvimento pernambucano.  
Em sua palestra aos executivos, Paulo Câmara revelou o seu comprometimento em avançar nas conquistas acumuladas por Pernambuco nos últimos anos. O socialista pontuou que os diversos segmentos da economia do Estado encontrarão na sua futura administração a segurança e o incentivo para os novos negócios, além da consolidação dos existentes.
“Vamos ampliar a criação das cadeias produtivas. Vamos potencializar a refinaria (Abreu e Lima), os estaleiros, a indústria automotiva, a de alimentos, a de bebidas, a farmacoquímica. Vamos dar um dinamismo econômico para que os pequenos e médios negócios sejam inseridos nesses grandes investimentos que estão se consolidando em Pernambuco”, apontou Paulo Câmara.
O socialista destacou que esse tipo de compromisso pode ser assumido pelas condições criadas pelo modelo de gestão adotado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB), a partir de 2007. O mecanismo, que contou com a colaboração direta do candidato da Frente Popular, pavimentou a consolidação de uma série de conquistas econômicas que possibilitaram uma melhoria expressiva na qualidade de vida da população.  

“Teremos um Estado mais eficiente, mais desburocratizado e que atenda realmente aos anseios da população”, prometeu, indicando o incentivo à oferta de postos de trabalhos como uma das prioridades de sua gestão. “É possível fazer com que a geração de emprego, que nos últimos sete anos atingiu a marca extraordinária de 560 mil novos postos de trabalho, continue crescendo em todo o nosso Estado. Em todas as nossas regiões”, afirmou.
ASCOM

​​Povos Indígenas, negros e ciganos contribuem com sugestões para a Frente Popular

julho 31, 2014

Foto: Wagner Ramos

Representantes das populações indígena, negra e cigana de Pernambuco se reuniram, na noite dessa quinta-feira (31), com o candidato  da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), para entregar contribuições ao seu programa de governo. Mais de 400 pessoas ligadas ao movimento negro, comunidades tradicionais e organizações de luta pelos direitos humanos participaram de uma produtiva discussão com o socialista sobre questões de raça e etnia. "Estar com um grupo tão representativo como o que se encontra aqui hoje é parte da política como nós a entendemos, do diálogo, do olho no olho. Isso é algo que vai se repetir durante todas as fases da nossa gestão. Essa é a forma de agir que foi impressa pelo Governo Eduardo Campos e que vem sendo continuada pelo governador João Lyra Neto (PSB). A marca de uma gestão democrática. Assumo com vocês o compromisso de criar grande pacto pela cidadania. Eu não tenho dúvida que nossa política de promoção da igualdade étnico-racial será a melhor já feita no Brasil", garantiu o socialista.

Paulo classificou as contribuições como muito ricas e se comprometeu a concretizar as demandas. "Elas aumentam a minha responsabilidade como candidato e não podem ficar apenas no discurso. Estou ciente de que avançamos nos últimos sete anos e meio, mas que é preciso avançar ainda mais. Criamos uma Secretaria da Mulher, que é um exemplo de que nossa forma de administrar - ouvindo as demandas, planejando, implantando ações objetivas, com correções rápidas de rumos e cumprindo metas - pode ser aplicada em políticas de direitos humanos também", avaliou o candidato, assumindo o compromisso de que seu governo terá a participação de todos os movimentos sociais, com direito a voz e votos na formulação das políticas públicas.

Entre as principais propostas do documento apresentados pelo grupo ao candidato estão a criação de uma Secretaria Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico Racial e de gerências ligadas ao tema, em pastas como Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Segurança, como forma de garantir ações práticas que atendam as chamadas minorias. "Entendo a criação de uma pasta específica como uma possibilidade extremamente viável. Está dentro da nossa proposta de empoderamento das políticas públicas. Deu muito certo na Secretaria da Mulher. A transversalidade dessas ações, dentro de outras pastas, também é uma forma de fazer com que os resultados das políticas cheguem lá na ponta para quem mais precisa", afirmou Paulo.

O candidato citou a Educação como uma área onde diversas ações podem promover a igualdade e o respeito pela diversidade cultural e étnico-racial. "Aposto muito nos resultados das escolas em tempo integral, que em nossa gestão receberão todos os alunos que quiserem se matricular. Podemos introduzir, dentro das matrizes curriculares, conteúdos para que as crianças possam conhecer melhor as nossas raízes, a história dos negros, indígenas e ciganos em Pernambuco e no Brasil. Assim, elas poderão reconhecer o valor das nossas tradições culturais, da nossa identidade. Vamos eliminar de vez essa postura atrasada do preconceito, que não pode caber mais na cabeça de quem quer o bem do Estado e do País", exemplificou.

Outras propostas apresentadas pela plenária foram a implementação no Estado das leis 10.639/2003 e 10.645/2008, que estabelecem o ensino de história e cultura afro e indígena; o investimento em estradas vicinais que melhorem o acesso às comunidades tradicionais, assim como habitações para esses grupos; o fortalecimento da política de regulamentação fundiária e desenvolvimento sustentável para comunidades de remanescentes de quilombos; educação bilíngue e promoção do acesso aos ensinos médio e superior para os ciganos; e um programa estadual de combate ao racismo. Segundo Paulo, essas contribuições vão nortear a construção de seu Programa de Governo na área.

ASCOM

Timbaúba recebe comício de Eduardo Campos

julho 31, 2014
Timbaúba, na Mata Norte, recebe no próximo, domingo (03), o primeiro comício de um candidato a presidente da República nos seus 135 anos de história. Eduardo Campos fará sua apresentação ao posto no lançamento da candidatura do ex-prefeito do município, Marinaldo Rosendo (PSB) a deputado federal. Será no Colégio Santa Maria, às 11h.
 
O encontro terá participação da chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco - Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho. Também do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchoa, candidato à reeleição.
 
Estão confirmadas as presenças de cinco prefeitos da Mata Norte: o pedetista Armando Pimentel (Camutanga), a tucana Sandra Félix (Condado) e os socialistas Paulo Tadeu (Vicência), Cláudio Bezerra, o “Cacá” (Aliança), e Júnior Rodrigues (Timbaúba).
 
Eduardo Campos, que fez questão de prestigiar o evento, virá de carreata em Carpina. De Timbaúba, o ex-governador e a comitiva da chapa majoritária em Pernambuco seguem para Caruaru, no Agreste do Estado. Marinaldo Rosendo está mobilizando lideranças políticas não só da Mata Norte, mas de todo o Estado para o evento e são esperadas em torno de dez mil pessoas. O socialista foi prefeito de Timbaúba e reeleito com 97% dos votos válidos.

Tulio Vasconcelos

Expogesso começa nesta quinta-feira com feira de negócios e muitos shows

julho 31, 2014

Empresas do Brasil e do exterior que atuam em todos os segmentos ligados a cadeia produtiva do setor gesseiro estarão participando da 6ª Expogesso - Exposição e Feira Internacional da Indústria de Gesso, que começa nesta quinta-feira (31) e vai até o sábado na praça de eventos do município de Trindade, localizado no polo gesseiro do Sertão de Pernambuco. Além de Trindade, o polo, que é responsável por 97% do gesso produzido no País, abrange os municípios de Araripina, Ipubi, Bodocó e Ouricuri. Ao todo são cerca de 630 empresas que geram mais de 13,8 mil empregos diretos.
Realizada pelo Sindicato das Indústrias do Gesso - Sindusgesso, Sebrae e prefeitura municipal de Trindade, a feira tem como público alvo empresários do setor, construtores, profissionais da construção, arquitetos, universitários, estudantes de cursos técnicos, decoradores e designers. “Trata-se de um público qualificado que estará no evento buscando novas tecnologias em máquinas e equipamentos destinadas à indústria gesseira, e também para conhecer novos produtos e métodos de aplicação do gesso nas mais diversas áreas”, afirma Josias Inojosa, presidente do Sindusgesso.

A expectativa dos organizadores é de que, em 2014, o evento bata mais um novo recorde, superando a marca dos 30 mil visitantes e gerando o volume de negócio superior a R$ 39 milhões.

        Fazem parte das programações, palestras técnicas e rodadas de negócios, nas quais as instituições financeiras apresentarão suas linhas de financiamento para a compra de produtos expostos na feira. Para o público em geral, o evento traz também uma ampla programação de shows com artistas de renome nacional. Veja a agenda de shows abaixo.

       AGENDA FESTIVA DA 6ª EXPOGESSO

Dia 31 de julho, quinta-feira
Garota Safada e Wesley Safadão
Dorgival Dantas
Malla 100 Alça
Diego Francis
Banda Estrelas

Dia 01 de agosto, sexta-feira
Cesar Menotti & Fabiano
Gabriel Diniz
Forró 100%
Jorge do Acordeon

Dia 02 de agosto, sábado
Pablo a voz romântica
Seu maxixe
Selva branca
Marcas da Paixão


Sindicato das Indústrias do Gesso de Pernambuco

Ibope/TV Globo: Armando lidera com 43%, contra 11% de Paulo

julho 30, 2014
Foto: Léo Caldas/Divulgação

Passado quase um mês da campanha nas ruas, Armando Monteiro (PTB) lidera com ampla margem a disputa pelo governo de Pernambuco. Pesquisa Ibope, divulgada pela TV Globo nesta quarta-feira (30), mostra que se a eleição fosse hoje Armando teria 43% dos votos, ou seja, 32 pontos percentuais acima do segundo colocado, Paulo Câmara (PSB), que registrou apenas 11%.

Os demais candidatos tiveram as seguintes pontuações: Zé Gomes (PSOL) aparece com 2%, Miguel Anacleto (PCB), Jair Pedro (PSTU) e Pantaleão (PCO), com 1% cada um. Brancos e nulos somam 19% e os entrevistados que não souberam ou não responderam, 22%.

Armando Monteiro, apesar de mais conhecido do eleitorado, é o candidato com a menor taxa de rejeição. Apenas 14% dos eleitores dizem rejeitá-lo, contra 20% de Paulo Câmara. Pantaleão tem 26%; Zé Gomes, 24%; Jair Pedro, 21%; e Miguel Anacleto, 19%. Os entrevistados que disseram que não rejeitariam nenhum dos candidatos totalizam 15%, e os que não souberam ou não responderam, 35%.

JOÃO PAULO LIDERA – Na corrida pelo Senado, o candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, João Paulo (PT), também lidera a disputa contra o candidato Fernando Bezerra Coelho (PSB). Segundo a pesquisa Ibope, João tem 37% das intenções de voto, contra apenas 16% de Fernando Bezerra. Simone Fontana (PSTU) tem 3% e Albanise Pires (PSOL), 1%. Oxis (PCB) não alcançou o percentual mínimo. Os indecisos somam 25% e os que declaram que vão votar branco ou nulo são 17%.

Para Armando Monteiro, a pesquisa deve ser analisada com tranquilidade. "Recebemos com absoluta serenidade e com humildade, por entender que isso é o registro de um momento, mas ao mesmo tempo não posso deixar de dizer que é algo que nos estimula. Demonstra que estamos no rumo certo. Vamos intensificar o nosso trabalho, vamos aumentar cada vez mais esse contato com a população. Vamos seguir elevando o nível do debate, apresentando as nossas propostas ao povo de Pernambuco. Aguardando que, com o desdobramento da campanha, a gente também possa mostrar que a nosso projeto aponta para o futuro de Pernambuco", comentou Armando.

A pesquisa Ibope/TV Globo ouviu 1.204 pessoas, entre os dias 26 e 28 de julho, em 57 municípios de todas as regiões de Pernambuco. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confianças é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número PE-00012/2014.

ASCOM

Estireno presente em copos de isopor pode causar câncer, diz pesquisa

julho 30, 2014
 Foto: Reprodução / Cenblog.org

De acordo com cientistas, o estireno, produto químico usado em copos de isopor e outros recipientes descartáveis para alimentos, pode causar câncer.
A conclusão de 10 especialistas em toxicologia, química e medicina do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA, foi que o estireno pode ser um carcinógeno humano de médio potencial.
Jane Henney, que presidiu o comitê do conselho, declarou em entrevista a Newsday, que essa é uma avaliação de riscos e outros fatores podem estar envolvidos. “Há evidências científicas que dizem que o estireno causa câncer, mas podem haver explicações alternativas, como o acaso, a predisposição ou fatores ainda confusos", explicou.
"Nosso relatório diz que este produto químico pode ser um problema, mas é necessária uma avaliação de risco completa da dose, considerando a exposição, a quantificação e a melhor caracterização do risco. Só assim alguma regulamentação poderá ser feita”, acrescentou.
Dr. Henney também ressaltou que o carcinógeno de “médio potencial”, significa que não é nada enfático, diferente, por exemplo, do tabaco, classificado como de “alto potencial”.
A decisão do Conselho foi fruto de uma investigação que começou há três anos, quando as preocupações foram levantadas sobre as possíveis ligações entre estireno e câncer.
O Conselho Nacional de Pesquisa é o principal corpo de política e divisão da National Academies, que inclui o Instituto de Medicina, a Academia Nacional de Ciências e a Academia Nacional de Engenharia, todos dos EUA.
O Conselho Americano de Química já havia defendido o estireno, dizendo: "O poliestireno plástico tem sido utilizado em produtos de fast-food - xícaras de café, recipientes de isopor para viagem, talheres - por mais de cinco décadas e foi considerado seguro pelas agências reguladoras”.
No início deste mês, cientistas britânicos advertiram que mais de 170 produtos químicos perigosos - incluindo estireno - são legalmente utilizados na produção de embalagens de alimentos.
Food Packaging Forum alertou sobre as substâncias tóxicas, que poderiam causar câncer e provocar alterações em genes, quando em contato com alimentos.
Mas a Food Standards Agency tratou de tranquilizar os consumidores, dizendo que todos esses produtos passam por uma regulamentação dentro dos padrões europeus de controle de produtos químicos, que são usados dentro dos limites e com todas suas restrições.
O estudo, publicado na revista Food Additives and Contaminants, descobriu cerca de 175 substâncias químicas presentes nos copos plásticos, com diferentes efeitos. Dentre elas, estão substâncias que interferem na produção de esperma, provocando má formação genital e podendo interromper a produção de hormônios no corpo.
Fonte: DailyMail

Amizade entre recém-nascida e filhote de pitbull 'bomba' na web

julho 29, 2014
Foto: Reprodução/YouTube/Brandi Hodges
A americana Brandi Hodges, moradora da Carolina do Norte, postou um vídeo em seu canal no YouTube que bombou na web, ao mostrar a filha Eisleigh e “Clyde”, o cão de estimação da família, que se tornaram uma dupla inseparável.

Na gravação, a menina, de apenas 10 semanas, aparece deitada em um cadeirinha, enquanto é observada pelo cachorro, um filhote de pitbull com 8 semanas de vida. Em determinado momento, o animal sobe ao lado da menina e se aconchega com o bebê, fazendo a menina sorrir diante do carinho.

“Eles têm um relacionamento fascinante. Eles absolutamente se adoram!”, escreveu Brandi, de 25 anos, que registra poses curiosas da dupla em seu perfil no Instagram, que já angariou milhares de seguidores devido ao “alto nível” de fofura dos cliques.
O vídeo se tornou sensação entre os usuários, e foi assistido mais de 1,7 milhão de vezes.
O caso é muito parecido com a família de outra americana, Jessica Shyba, que passou a registrar em seu blog as sonecas entre seu filho Beau e Theo, um cachorro que havia sido adotado recentemente pela família.
Shyba contou que, assim que um deles se sente sonolento e se deita para dormir, o outro imediatamente faz companhia em uma soneca inseparável. E, com a repetição do comportamento, Jessica passou a registrar as cenas com frequência.
G1 SP

Paulo Camara afirma que seu maior compromisso é continuar o trabalho de Eduardo

julho 29, 2014
Fotos: Aluisio Moreira

Cerca de 3 mil pessoas, entre lideranças comunitárias, militantes e eleitores ligados ao deputado estadual Gustavo Negromonte (PMDB,) receberam, nesta segunda-feira (28),  o candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB). Elas lotaram a casa de shows Oitão, em Casa Forte, para conhecer a chapa majoritária e ouvir as propostas do postulante. "Desde o início de nossa campanha, estamos assumido diversos compromissos com os municípios, categorias profissionais e segmentos da sociedade organizada. Mas o mais forte deles é continuar o trabalho iniciado pelo ex-governador Eduardo Campos e mantido agora por João Lyra Neto (ambos do PSB), para que Pernambuco siga avançando e que o Estado chegue cada vez mais perto daqueles que mais precisam", garantiu o socialista.

Paulo agradeceu a grande festa organizada por Negromonte, que é candidato à reeleição, e falou sobre a necessidade de ter, como governador, parceiros comprometidos no Poder Legislativo. "O mandato de Gustavo é fundamental para me ajudar, a partir de 2015, a continuar com essa nova política, que ouve, dialoga e atende aos anseios da sociedade. Como secretário de Estado, acompanhei sua atuação firme na Assembleia. Fui procurado por ele várias vezes em meu gabinete, mas sempre com pedidos para um projeto coletivo, nunca pessoal", lembrou o candidato.

Em seu discurso, Negromonte lembrou aos presentes que Paulo é um homem que dedicou toda sua vida a cuidar da coisa pública. "É um líder que congregou uma aliança de 21 partidos, cuja única acusação que seus opositores lhe fazem, é a de que nunca disputou uma eleição. Vocês ouviram o mesmo, em 2012, sobre Geraldo Julio (PSB), hoje, o melhor prefeito do Brasil. E Paulo vai fazer ainda mais por Pernambuco, porque vai encontrar um Estado sanado e com capacidade de investimento", previu o peemedebista.

ASCOM

TSE anuncia aumento de 5,17% no eleitorado brasileiro

julho 29, 2014
Nas eleições do próximo dia 5 de outubro, 142.822.046 eleitores brasileiros estão aptos a votar. O número representa um aumento de 5,17% em relação às eleições de 2010, quando havia 135.804.433 eleitores registrados na Justiça Eleitoral. O dado foi anunciado nesta terça-feira (29), pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli.
A maior parte dos eleitores está localizada na região sudeste, que concentra 43,44%, somando 62.041.794 pessoas. O maior colégio eleitoral é o estado de São Paulo, com 31.998.432 eleitores. Na sequência aparecem Minas Gerais (15.248.681), Rio de Janeiro (12.141.145), Bahia (10.185.417) e Rio Grande do Sul (8.392.033). O menor colégio eleitoral é Roraima, com 299.558 eleitores. Já o município com o menor número de eleitores é Araguainha, em Mato Grosso, com 898 cidadãos aptos a votar.
Os dados estatísticos também mostram que a maior parte do eleitorado brasileiro é formada por mulheres. São 74.459.424 eleitoras representando 52,13% do total. Os homens representam 47,79%, sendo 68.247.598 eleitores.
Eleitores jovens
Em comparação com eleições anteriores, houve uma queda no número de eleitores jovens com voto facultativo, ou seja, aqueles que têm 16 e 17 anos. Em 2010, eram 2.391.352 e, em 2014, são 1.638.751 aptos a votar nessa faixa etária.
De acordo com o presidente do TSE, essa alteração se deve ao fato de o fechamento total do cadastro deste ano considerar a data da eleição. Ou seja, em anos anteriores, o cadastro era fechado no dia 30 de junho e não considerava aqueles eleitores que completariam 18 anos até a data da eleição. Neste ano, um novo software permitiu a contagem incluindo o dia da eleição. Portanto, aquele eleitor que vai fazer 18 anos nesse meio tempo até o dia da eleição já não está contabilizado nesse dado estatístico de 16 e 17 anos.
O ministro Dias Toffoli também destacou que o próprio Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisa essa diminuição no eleitorado jovem com a tendência do envelhecimento da população brasileira.
Os próprios dados do TSE mostram que a população de eleitores idosos (com mais de 60 anos) aumentou de 20.769.458, em 2010, para 24.297.096 nestas eleições.
A faixa etária predominante nas eleições deste ano está entre 45 e 59 anos. Em 2010, os eleitores entre 25 e 34 anos formavam a maioria.
Biometria
O ministro Dias Toffoli também anunciou os dados de biometria para estas eleições. Ao todo, 21.677.955 eleitores brasileiros serão identificados pela impressão digital na hora de votar. O número representa 15,18% do eleitorado geral. Em três estados brasileiros - Alagoas, Amapá e Sergipe - e no Distrito Federal 100% dos eleitores já estão aptos a votar em urnas com identificação biométrica.
Voto em trânsito
O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral terá mais opções de cidades para votar em trânsito nestas eleições. São 92 cidades distribuídas nas 27 Unidades da Federação. Em 2010, essa possibilidade ficou restrita às capitais.
Para votar em trânsito, o eleitor deve comparecer a qualquer cartório eleitoral munido de seus documentos pessoais e informar a cidade em que estará no dia da eleição. O prazo para fazer esse comunicado vai até o dia 21 de agosto.
Eleitores no exterior
Ainda de acordo com as estatísticas do eleitorado, houve um crescimento de 76,75% dos eleitores que residem no exterior. Eles estão distribuídos 118 países. Em 2010 eram 200.392 eleitores registrados no exterior e, em 2014, esse número subiu para 354.184. Segundo o ministro Dias Toffoli, esse aumento ocorreu em razão de uma aproximação maior da Justiça Eleitoral com o Itamaraty para ampliar a possibilidade de voto no exterior. Além disso, o TSE promoveu campanha de incentivo ao voto nos canais de televisão brasileiros presentes em outros países.
Todos os dados divulgados pelo presidente do TSE durante a coletiva podem ser acessados na página do TSE na opção estatísticas do eleitorado. Acesse a estatística.
TSE

Silvério Pessoa vai gravar segundo disco em homenagem a Jackson do Pandeiro

julho 29, 2014
Foto: Arquivo Pessoal

Silvério Pessoa entra em estúdio em setembro para gravar um disco independente Cabeça-Feita em homenagem a Jackson do Pandeiro. Este será o segundo disco do cantor e compositor em homenagem a Jackson. O primeiro foi lançado em 2002 e intitulado Batidas urbanas - Micróbio do frevo. 

Confira o set list do álbum que conterá 24 músicas distribuídas em 15 faixas

1. Mãe Maria 

2. Boa noite 
3. 1×1 
4. Rosa 
Cajueiro 
Forró em Limoeiro 
Cabo Tenório 
Na base da chinela 
5. Quadro negro 
6. Cabeça feita 
7. Mané Gardino 
8. Balançaram a roseira 
9. Peneirou Gavião 
10. A ordem é samba 
11. Vou sambalançar
      Secretária do diabo 
      Samba do ziriguidum 
12. Casaca de couro 
13. Vou de tutano 
      Xote de Copacabana 
      Cremilda 
      Xarope de amendoim 
14. Coco social 
15. Coração bateu 

Amannda Oliveira

Prefeitura de Garanhuns divulga balanço do 24º Festival de Inverno

julho 29, 2014

Um dos maiores festivais multiculturais da América Latina se despediu de Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco, na madrugada do último domingo (28), e já deixa saudade. Em sua 24ª edição, homenageando o ex-prefeito Ivo Tinô do Amaral, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) deixa um saldo positivo para o município. Este ano, o evento contabilizou mais de 450 ações culturais e a marca de público recorde na noite da sexta-feira (26), na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, quando conseguiu reunir mais de 70 mil pessoas, de acordo com números da Polícia Militar (PM).

Numa parceria direta com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Secretaria Estadual de Cultura, a Prefeitura de Garanhuns foi peça-chave do planejamento à execução do festival. Desde a sua infraestrutura física e de pessoal até a concepção da grade de programação, as secretarias municipais de Cultura e Turismo estiveram presentes nas reuniões e discussões integradas, almejando de um só objetivo: o sucesso e a satisfação do público. Três atrações nacionais foram contratados pela prefeitura, sendo elas: Waldonys, José Augusto e Fábio Júnior.

A Secretaria de Turismo articulou todas as ações de segurança junto aos órgãos responsáveis. Assim como, visando facilitar a estadia dos turistas na cidade, realizou o cadastro de casas para aluguel durante a temporada. A rede hoteleira registrou uma ocupação de 100%. Os comerciantes de alimentos e bebidas também foram credenciados para trabalharem de maneira padrão.

O evento contou com a participação de músicos, bandas locais e vários artistas que atuaram em segmentos como oficinas, literatura, artes visuais, palestras, moda e design. Todos eles selecionados por meio da convocatória municipal e contratados pela Secretaria Municipal de Cultura, que também indicou outras 10 atrações da cidade, habilitadas pela convocatória nacional, para serem contratadas pelo Estado. Apresentações voluntárias também estiveram na grade de programação, a exemplo de atrações do Casarão das Artes do Palco da Cultura Popular. Ao todo, foram 50 contratações.

Com uma atenção especial às questões sociais, a Secretaria de Assistência Social contratou 30 pessoas para trabalharem como educadores sociais. Os selecionados atuaram juntamente à equipe do Conselho Tutelar. Ainda visando o cuidado com crianças e adolescentes, o Centro de Acolhimento foi instalado próximo do maior polo do evento. Numa parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo e Secretaria da Criança e da Juventude do Estado executou a campanha “Atenção Redobrada”.

Antes mesmo do início do festival, reuniões e visitas técnicas foram deflagradas para analisar a acessibilidade, segurança e a locação das estruturas. Estavam presentes, além de representantes do Governo Municipal, instituições como Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

As inúmeras formas de exaltar a cultura de um povo ficaram registradas em cada imagem de cada rosto postado nas redes sociais. Com o uso da hashtag #FIG2014, o FIG ficou entre um dos assuntos mais comentados na rede mundial de computadores. A página oficial da Prefeitura de Garanhuns, no Facebook, ultrapassou a marca das seis mil curtidas. Internautas de todo o país interagiam conosco, deixando mensagens de alegria, de vibração, de saudade de estar na “Cidade das Flores”. Depoimento como o de Carminha Oliveira, de Maceió (AL), que disse: “Garanhuns é o fino da cultura nordestina num clima dos Alpes. Eu adoro”, finalizou.

A Secretaria de Comunicação Social manteve, em tempo real, a sua cobertura dos shows noturnos, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Eram registros fotográficos de cada atração que subia ao palco e novos compartilhamentos na rede. Postagens que conseguiram ultrapassar a visualização de mais de duas mil pessoas e que fizeram um verdadeiro intercâmbio cultural. “Saudades dessa cidade maravilhosa que é Garanhuns”, deixou público o comentário Thatynha Costa de Souza, que hoje mora em Juá, na Bahia.

O Parque Euclides Dourado, responsável por concentrar grande variedade de atrações culturais, veio sendo cuidado desde o início de 2014. Ações possíveis por meio de projetos das secretarias de Serviços Públicos e Obras, Agricultura e Abastecimento, Turismo e Planejamento. Com uma nova iluminação instalada, 2.500m² de calçada, piso de entrada principal com intertravado e a pintura dos prédios internos, os visitantes tiveram aconchego de sobra. Em família ou grupos de amigos, os garanhuenses e os turistas de todo o Brasil tiveram a chance de assistir, reunidas num só espaço, apresentações musicais, artesanato, espaço para leitura, moda, dança, etc.

No Palco Dominguinhos, os registros dão conta de um público médio de 40 mil pessoas por dia, contabilizando 400 mil pessoas. O número aumenta quando consideramos o Palco da Cultura Popular, e o público que circulou pela Casa Galeria Galpão, Praça da Palavra, Teatro Luiz Souto, Cinema Eldorado, Circo, Pavilhão do Artesanato, Espaço da Dança, Café em Pasárgada, Cultura Livre nas Feiras, Castainho, entre outros projetos especiais no FIG. Somando todo esse público, chega-se a 500 mil pessoas circulando por todos os espaços, nos dez dias do FIG.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou fiscalizações e controle dos ambulantes no Parque Euclides Dourado, no Largo do Colunata, nas imediações da Praça Cultural Mestre Dominguinhos e nas principais ruas do centro. Também ofereceu apoio às empresas e à Fundarpe na montagem das estruturas do FIG, além da preparação do espaço no Euclides Dourado, através de projetos paisagistas.

A equipe da Secretaria da Mulher, em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), esteve inserida na Campanha de Enfrentamento da Violência de gênero com o tema: “Entre o homem e a mulher só o coração pode bater”. Os trabalhos que foram executados incluíram panfletagem nos principais pontos de atração, divulgação com display e informativos da Secretaria da Mulher e do Cram em todos os hotéis, bares e restaurantes da cidade. Nos postos de gasolina, houve divulgação de algumas das ações da secretaria, além da distribuição de porta lixo para carro.

O esquema de limpeza urbana, elaborado pela Prefeitura de Garanhuns, contou com, aproximadamente, 75 homens espalhados nos diversos polos do evento. Cinquenta container's foram instalados nas principais vias da cidade, denominados de "Ecoprática”. A operacionalização do trabalho foi feita por sete caminhões compactadores e três caçambas para a coleta do lixo. Com a coleta mecanizada, o processo passa a ter menos odor, mais higiene, sem proliferação de insetos, evitando o entupimento de bueiros e o descarte do lixo a toda hora. A Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (Asnov), numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), ficou responsável pela coleta seletiva.

A Vigilância Sanitária trabalhou com três equipes compostas por médicos veterinários e técnicos em vigilância sanitária. Duas esquipes ficaram fixas na Praça Cultural e no Parque. A terceira se deslocou para fiscalização em hotéis, bares e restaurantes da cidade. As ações de educação sanitária aconteceram através da distribuição de cartilhas de boas práticas de manipulação de alimentos e distribuição de panfletos. Além disso, foram distribuídos kits de hipoclorito para tratamento da água nos estabelecimentos.

A Vigilância Epidemiológica contou com profissionais de prontidão na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Enfermeiro e técnico em vigilância epidemiológica realizaram a vigilância de doenças graves e agravos de importância epidemiológica. Também foram realizadas ações educativas e controle de surtos em tempo oportuno.

A Atenção Básica prestou assistência na Praça Cultural Mestre Dominguinhos e no Parque Euclides Dourado, durante os 10 dias de evento. Cada equipe contou com enfermeiro e técnico de enfermagem, realizando ações de aferição de pressão arterial, curativos, glicemia, primeiros socorros, remoção de pacientes para hospital de referência e ações educativas com distribuição de panfletos, informes e preservativos masculino. Foram 252 atendimentos realizados na Praça e 184 atendimentos no Parque Euclides Dourado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), esteve disponível na Praça para as ocorrências realizadas através da Central de Regulação Médica. As ambulâncias da Unidade de Suporte Avançado (Usa) e Unidade de Suporte Básico (USB) deram suporte durante todos os dias do FIG, das 21h às 03h. Foram 26 profissionais, em regime de plantão, capacitados e treinados para qualquer tipo de ocorrência.

Servidores da Secretaria de Educação foram voluntários em ações gerais durante o FIG. A Praça da Palavra, na Praça Souto Filho, recebeu estandes com programação especial, das 10h às 22h. Em um ambiente literário, cultural e de conhecimento educacional para crianças e jovens, o projeto Nas Ondas da Leitura, em parceria com a editora IMEPH, foi realizado na Biblioteca do Parque. A programação, contemplou oficinas de arte, contação e criação de histórias, entre outras ações. A ação teve início no dia 18 e seguiu até o último dia do festival.

Cloves Teodorico

Festa de São Caetano começa hoje em Caetés

julho 29, 2014
Os festejos religiosos do padroeiro de Caetés - São Caetano que tem como tema deste ano “São Caetano nosso Padroeiro, modelo de fé e sinal de esperança para Igreja Peregrina” começam hoje com a Missa Solene de Abertura e primeiro dia de novena. 
Os eventos acontecem até o dia 7 de agosto na Igreja Matriz e no Pátio localizado na Av. Aluísio Souto Pinto.
       A programação organizada pelo Conselho Paroquial e pelo Padre Clóvis Soares (Padre Lourenço) e enviada pela Paróquia de São Caetano com o objetivo de fortalecimento da espiritualidade, se encontra abaixo.




PROGRAMAÇÃO:
Terça-feira (29 de julho):
19h – Missa Solene de Abertura e 1ºdia de Novena presidida pelo Diácono Ary
Noiteiros e Liturgia – Pastorais: Dizimo e PASCOM
Grupo de Canto – São Caetano
Quermesse Apresentação Cultural - Cafu

Quarta-feira (30 de julho):
19h – Missa e 2ºdia de Novena celebrada por Padre Paul
Noiteiros e Liturgia – Juventude, Grupo FCIMe Comunidades da Área 2
Grupo de Canto – Santa Cecília
Quermesse Apresentação Cultural Grupo Sacro e São Sebastião

Quinta-feira (31 de julho):
19h – Missa e 3ºdia de Novena celebrada por Mons. Severino
Noiteiros e Liturgia – Comunidades da Área 5, Poderes: Executivo, Legislativo, e Judiciário
Grupo de Canto – Decolares
Quermesse Apresentação Cultural – COMIPA – Lajedo – PE

Sexta-feira (1º de agosto):
19h – Missa e 4ºdia de Novena celebrada pelo Mons. Alexandre
Noiteiros e Liturgia – Apostolado da Oração e Legião de Maria e Mãe Rainha
Grupo de Canto – Santa Cecília
Quermesse Apresentação Cultural Mistério Adoramos – Lagoa do Ouro – PE

Sábado (2 de agosto):
19h – Missa e 5ºdia de Novena celebrada por Mons. Nelson
Noiteiros e Liturgia – Comunidades da Área 3, Romeiros de Pe. Cícero e Agricultores
Grupo de Canto –São Caetano
Quermesse Apresentação Cultural – Leo e Jairo

Domingo (3 de agosto):
08h – Campeonato de Futebol no Estádio Municipal de Caetés
19h – Missa e 6ºdia de Novena presidida por Padre Lourenço
Noiteiros e Liturgia – Vicariato Oeste e Pastorais: Criança e Catequese
Homenagem Cidadão Cristão
Grupo de Canto – Paróquia de Saloá – PE
Quermesse Apresentação Cultural – Radiola de Ficha

Segunda-feira (4 de agosto):
19h – Missa e 7ºdia de Novena celebrada por Padre Marcelo Protásio
Noiteiros e Liturgia –Comunidades: CEPA, Bela Vista, Manoel Izidório e Grupos MCC
Grupo de Canto – Decolores
Quermesse Apresentação Cultural Grupo Santa Cecília

Terça-feira (5 de agosto):
19h – Missa e 8ºdia de Novena celebrada por Padre Ivo
Noiteiros e Liturgia – CEPA, Pastoral Familiar e Terço dos Homens
Grupo de Canto – Santa Cecília
Quermesse Apresentação Cultural São Caetano

Quarta-feira (6 de agosto):
19h – Missa e 9ºdia de Novena celebrada por Padre Rivaldo
Noiteiros e Liturgia – Comunidades da Área 4, RCC e Pastoral do Dízimo
Grupo de Canto – Decolares
Quermesse Apresentação Cultural – Sandro Moreno e Cicinho – Sacro – Quebrangulo – AL

Quinta-feira (7 de agosto):
06h – Alvorada Festiva de Fogos na Matriz,  nas residências e repliques de sinos
08h- Corridas: Pedestres e Ciclimos
16h – Procissão com a imagem de São Caetano – Missa e Benção do Santíssimo coordenada por: Pastoral Litúrgica e Madrinhas e Padrinhos
Grupo de Canto – Meu Coração é de Cristo – COHAB II – Garanhuns – PE
Leilão e Quermesse


 Amanda Maciel

Garanhuns realiza I Festival Internacional de Literatura Infantil

julho 29, 2014
A partir de agosto até o final de dezembro, o município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, vai mergulhar no universo da literatura infantil. A coletiva de divulgação do I Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (FILIG), o primeiro da região Nordeste, acontece nesta quarta-feira (30), às 10h, no Palácio Celso Galvão, sede da prefeitura da cidade. Na ocasião, o prefeito Izaías Régis assinará o Termo de Parceria entre a Prefeitura e a Proa Cultural para a realização do Festival, que é promovido pela Ferreira Costa.

Também estarão presentes na assinatura do Termo, a diretora da Proa Cultural, Camila Bandeirae a secretária municipal de Educação, Janecélia Marins.

Durante a coletiva, os jornalistas conhecerão os detalhes das ações desenvolvidas no Filig, além dos primeiros nomes já confirmados na programação de palestras do Festival, que contará com renomados escritores do Brasil e de outros países da América Latina.

Para os jornalistas da Capital e RMR que não poderão comparecer ao evento na sede da prefeitura de Garanhuns, a Proa Cultural promove, no mesmo dia e horário, uma coletiva no Recife com a participação do curador do Filig, Antonio Nunes Barbosa Filho, o Tonton. Ele também é coordenador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e membro da União Hispanoamericana de Escritores.
  
SERVIÇO:
Coletiva de imprensa do Filig
Dia: 
quarta-feira (30)
Horário: 10h
Local em Garanhuns: Palácio Celso Galvão - Sede da prefeitura, Av. Santo Antônio, 126 - Centro, Garanhuns.

Local no Recife: Proa Cultural,
LOCAL: Rua do Apolo, número 181, 1º andar, no  Recife Antigo


CONTATOS ASSESSORIA DE IMPRENSA FILIG
 Mariana Dantas
Telefone: (81)9959.1502

Giovana Mesquita
Telefone: (81) 9104.0320


E-mail:
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.