Morre o narrador esportivo Maurício Torres

maio 31, 2014
Foto:Divulgação
Morreu nesta sábado (31), o apresentador e narrador esportivo da Rede Record, Mauricio Thomé Torres. Ele estava internado desde o dia 1º de maio no hospital Sírio Libanês depois de sofrer uma arritmia cardíaca durante um voo entre Rio de Janeiro e São Paulo. Torres teve falência múltipla dos órgãos e morreu no início da noite. Ele deixa esposa e uma filha de oito anos. 

O velório do apresentador vai ocorrer neste domingo, 1º, a partir das 11h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O enterro será às 16h, no mesmo local.
Amannda Oliveira

Programação do São João de Limoeiro 2014

maio 31, 2014


O prefeito de Limoeiro, Thiago Cavalcanti, anunciou neste sábado (31), em um restaurante do Recife as atrações que compõe a programação junina do município. Ao todo serão cinco dias de festa, oito polos de animação e um misto de atrações que são um mais do mesmo, tendo a decoração nas cores do Brasil por causa da copa e tendo atrações como Cláudia Leite e Jorge e Mateus. Nomes como Petrúcio Amorim e Novinho da Paraíba estão entre as atrações da festa que este ano homenageia o cirandeiro João de Limoeiro. 


Confira toda a Programação:

21de junho
21h – Namoro Sertanejo
23h – PETRÚCIO AMORIM
01h – Forrozão Zueira

22 de Junho
21h – Anjos do Forró
23h – Pecinho Amorim
01h – CLÁUDIA LEITTE

23 de Junho
21h – Forrozão Alta Pressão
23h – BRASAS DO FORRÓ
01h – Rodrigo Reis

24 de Junho
21h – Deizinho Sanfoneiro
23h – Forró do Chefe
01h – JORGE E MATEUS

28 de Junho
21h – Digão Ferraz
23h – NOVINHO DA PARAÍBA
01h – Forrozão Agarra 

Amannda Oliveira

Em Petrolina, Paulo Câmara reforça compromisso de construir o Hospital da Mulher do São Francisco

maio 31, 2014
Foto:Rodrigo Lobo
O pré-candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), reforçou, neste sábado (31), em Petrolina, o seu compromisso de criação do Hospital da Mulher do São Francisco, que consta nas diretrizes para a Saúde, apresentadas na ultima terça-feira (27). "Esta unidade vai suprir uma necessidade antiga da região. A partir de sua construção, poderão se realizar partos de alto risco sem necessidade de encaminhar as mães de Petrolina e da região para o Recife", destacou, em entrevista a rádios e blogs locais.
"Mas a unidade não cuidará apenas de obstetrícia, e sim da saúde integral da mulher. Terá ambulatório, banco de leite, centro de diagnósticos, exames e consultas em diversas áreas. E vamos garantir 100% da realização de mamografia e citologia oncótica", exemplificou Paulo Câmara. O investimento total é estimado em R$ 84 milhões. Serão disponibilizados 110 leitos, 2,8 mil atendimentos de urgência/mês, 10 mil exames de imagem/mês e 26 mil consultas ambulatoriais/mês.

De acordo com o socialista, o Hospital da Mulher do São Francisco, assim como as outras diretrizes, nasceu das conversas e das sugestões colhidas junto a especialistas, entidades médicas e a população. "O Governo Estadual fez um investimento intenso na saúde nestes últimos sete anos. Mas é preciso avançar ainda mais. Especialmente na abrangência e na qualidade do serviço ofertado", explicou Câmara.

Outro Hospital da Mulher passará a funcionar em Serra Talhada, segundo as diretrizes da Frente Popular. Para esse fim, o Hospital Agamenon Magalhães será reformado. Com isso, as quatro macrorregiões de saúde do Estado (Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina) passarão a contar com centros de referência de alta complexidade para a saúde da mulher.
ASCOM

Programação Do São João de Carpina 2014

maio 31, 2014

A cidade de Carpina anunciou a programação completa do São João da cidade que começa no dia 18 junho e segue até o dia 28 com nomes como Irah Caldeira, Maciel Melo e Dorgival Dantas.

As bandas irão se apresentar no Parque de Eventos Radialista Jota Cândido que esta sendo reformado para melhor receber o público.
Confira a programação:
18 de junho – Aviões do Forró
21 de junho – Mel com Terra e Paulinho do Arcodeon

22 de junho - Forró da Pegação e Cezzinha
23 de junho – Brasas do Forró e Sedutora
24 de junho - Forró Pegado
27 de junho – Michel Teló e Irah Caldeira
28 de junho – Dorgival Dantas e Maciel Melo

Amannda Oliveira

Programação do São João de Limoeiro será anunciada neste sábado

maio 31, 2014


O prefeito de Limoeiro, Thiago Cavalcanti, anuncia neste sábado (31), no Sal e Brasa no Recife a Programação do São João de 2014 da cidade. Como virou tradição o anúncio será divulgado no Almoço dos Amigos de Limoeiro.Entre as atrações que devem ser confirmadas na grade estão Petrúcio Amorim , Novinho da Paraíba e a banda Baiana Cheiro de Amor.

Foto: Fundarpe
A festa começa no dia 21 de junho e vai homenagear o cirandeiro João Limoeiro, artista da terra que volta a cidade após turnê em São Paulo e Brasília, ao lado de Siba no projeto Azougue Vapor. O cirandeiro que aos 17 anos saiu de Limoeiro para Recife e após conhecer Antônio baracho , ganhou o mundo.

Amannda Oliveira

Petrolina recebe Agenda 40 neste sábado

maio 31, 2014
Petrolina é o próximo município a receber a Agenda 40, evento promovido pela Frente Popular de Pernambuco para mobilização, apresentação da chapa majoritária e discussão de propostas. O ato acontece no sábado (30), às 10h30, na casa de eventos Manga Rosa, e reunirá lideranças políticas de todo o Sertão do São Francisco. Participarão os pré-candidatos ao Governo estadual, Paulo Câmara (PSB), a vice-governador, Raul Henry (PMDB), e a senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB).

A Agenda 40 acontece em meio a um giro da Frente pelo Sertão do São Francisco. Na sexta-feira, Paulo Câmara chega a Cabrobó às 8h, onde concede entrevistas a rádios locais e tem um encontro com o prefeito Auricélio Torres (PSB). Paulo chega às 11h a Orocó, para um encontro com os ex-prefeitos Didi Amando (PR) e Bosco Bione (PSB). Às 14h30, conversa, em Santa Maria da Boa Vista, com a prefeita Eliane Costa (PSL); dá entrevista a rádios e, às 17h20, se reúne com o ex-prefeito Jetro Gomes e seu grupo político.

O itinerário do dia continua em Lagoa Grande, onde está agendado um evento com o prefeito Dhoni Amorim, o ex-prefeito Robson Amorim e aliados, às 19h. Ainda à noite, a Frente Popular chega a Petrolina, onde visita a feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) e acompanha uma vaquejada no Parque Geraldo Estrela.

No sábado (30), ainda em Petrolina, Câmara toma café-da-manhã com empresários locais, às 8h; concede entrevista a veículos locais, às 9h30, e segue para a Agenda 40. Ele ainda almoça com vereadores e lideranças petrolinenses, às 13h.

As visitas ao Sertão do São Francisco se encerram no domingo (1° de junho). Às 9h, o pré-candidato participa de um evento com o ex-prefeito de Afrânio, Carlinhos Fernandes (PSD). A última agenda será às 10h30, em Dormentes, onde se encontra com o prefeito Roniere Reis (PSB), o ex-gestor Geomarco Coelho (PSB) e aliados.

HOJE - Em mais uma reunião com lideranças políticas para apresentar suas ideias e colher sugestões para seu Plano de Governo, o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco será recebido nesta quarta-feira (28) por representantes das comunidades do Pina, Brasília teimosa, Areinha e Bode, em um encontro organizado pelo vereador do Recife Eduardo Chera (PTN). O socialista estará acompanhado do seu candidato a senador, Fernando Bezerra Coelho. O ato acontece a partir das 20h, no Iate Clube, em Brasília Teimosa, localizado na Rua Badejo, n°4. 

ASCOM

Arcoverde vence cidade paulistana no Dia do Desafio

maio 31, 2014
O Dia do Desafio promovido pelo Sesc Arcoverde teve 56.241 atendimentos, o que representa mais de  80% da população atingida. Arcoverde competiu com Votuporanga, município do interior de São Paulo, que também possui cerca de 70 mil habitantes e, sagrou-se vencedora na disputa.

Com o critério de obter o maior número de pessoas envolvidas nas práticas esportivas, em pelo menos 15 minutos, de alguma atividade inserida na programação, a Terra do Samba de Coco levou a melhor e conseguiu se destacar entre a concorrente paulistana.
Com o apoio da Prefeitura de Arcoverde, o Dia do Desafio é pensado para a motivação da prática de atividades físicas, que beneficiem a saúde e o bem-estar e, adotado por mais de três mil cidades, de 21 países do Continente Americano.

Em Pernambuco, participaram do evento 25 cidades. Em Arcoverde, durante 24 horas, aconteceu uma vasta programação de atividades, em diversos locais da cidade, incentivando a população a mobilizar-se em um grande movimento de esforço coletivo.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, na década de 80, com a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e de atividades físicas, através de competições amigáveis entre diversas cidades integrantes do projeto.

ASCOM

Araripina terá seu Primeiro Encontro de Bloqueiros em Junho

maio 31, 2014
O Sertão do Araripe de Pernambuco vai sediar seu primeiro encontro de blogueiros. Os próximos dias 27 e 28 de junho, o ponto de parada será a cidade de Araripina, que fica na divisa de PE-PI/PE-CE, uma das mais importantes cidades do POLO GESSEIRO, com seus 80 mil habitantes.   

O evento acontecerá na Câmara de Vereadores da cidade e tem a organização do blogueiro Renato Araújo do Blog Visão do Araripe http://visaodoararipe.blogspot.com.br/  A Associação dos Blogueiros de Pernambuco, já recebeu o convite para marcar presença. Portanto, na sexta-feira, dia 27 de junho, haverá uma recepção para os diretores da ABLOGPE e no sábado, 28 de junho, a partir das 9 horas da manhã, no plenário da Câmara de Vereadores, blogueiros, facebooqueiros, editores de sites e portais da Região do Araripe, vão estar reunidos pela primeira vez.  

Claudio André - O Poeta

Festival de Inverno de Garanhuns 2014. Prefeitura anuncia relação de atrações Habilitadas a nível local

maio 30, 2014

A Prefeitura de Garanhuns por meio da Secretaria de Cultura, nesta sexta-feira (30), a relação da habilitados para compor a grade de programação d0 24º Festival de Inverno de Garanhuns que acontece no período de 17 a 26 de julho.
As propostas habilitadas foram nos segmentos de artes visuais, fotografia, literatura, design e moda, formação, teatro, cultura popular e música. Entre os habilitados estão nomes como o Reisado Garanhuns Cultural, Reisado Mestre João Tibúrcio, Nando Azevedo, Os Valvulados com Gabi da Pele Preta, Rogério e os Cabra, Kiara Ribeiro, Ronaldo César e a Tropicana e Alexandre Revoredo estão entre os habilitados.
Para conferir toda a relação é só clicar AQUI.
A relação com os  selecionados, deve ser publicada até o dia 06 de junho no site da Prefeitura de Garanhuns.
Amannda Oliveira

Paulo Câmara se torna filho de São Lourenço da Mata

maio 30, 2014
Foto: Aluízio Moreira/SEI

Os pré-candidatos da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara, e ao Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho, tornaram-se filhos de São Lourenço da Mata na noite desta sexta-feira (30) ao receber o título de cidadão honorário do município. O autor do requerimento foi vereador e presidente da Câmara, Leopoldo Afonso (PSB). O evento foi prestigiado pelo prefeito Ettore Labanca (PSB), pelo deputado federal André de Paula (PSB), pelo deputado estadual Vinícius Labanca (PSB), vereadores e lideranças políticas de São Lourenço.

“Esse título muito me honra e me inspira a querer trabalhar ainda mais por este município e pela sua gente. São Lourenço alcançou outro patamar, fruto do olhar do governo Eduardo Campos para esta região. A Arena Pernambuco e a Cidade da Copa transformam esta cidade em um novo vetor do crescimento metropolitano”, disse Paulo em seu discurso.

Na ocasião, o pré-candidato ainda assumiu compromissos visando ao bem da população e o desenvolvimento de São Lourenço. Entre as medidas anunciadas estão maiores investimentos no Distrito Industrial Pau Brasil, a recuperação da estrada do distrito de Matriz da Luz, viabilizar uma estrada de acesso do distrito de Lages aos municípios de Paudalho e Chã de Alegria e a construção de um novo Pátio de Eventos para a cidade.

Já em seu discurso, o prefeito Ettore Labanca destacou o papel decisivo do ex-governador Eduardo Campos para os visíveis progressos da região. “O que o governador fez por São Lourenço vai além da pedra e cal. Os gestos dele são impagáveis. A Arena é apenas um símbolo que representa todo crescimento e desenvolvimento econômico que conquistamos”, disse.

Por sua vez, o vereador Leopoldo Afonso falou do papel importante que Paulo Câmara teve como secretário da Fazenda, tendo atuado de forma impecável para viabilizar os recursos necessários aos municípios em um momento difícil da economia brasileira. “Paulo atuou em prol desta cidade ao instituir o FEM. Recebemos em 2013 o valor de R$ 1,5 milhão, sendo este recurso nossa salvação já que o Governo Federal não fez a sua parte”, explicou o vereador, ressaltando que o título em questão estava sendo concedido em reconhecimento a este trabalho.

ASCOM

Pavimentação da estrada Cabrobó-Terra Nova entra na pauta de Câmara

maio 30, 2014
A infraestrutura tem sido uma das bandeiras mais defendidas pelo pré-candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB). Nesta sexta-feira (30), na primeira parada de seu giro pelo Sertão do São Francisco, em Cabrobó, ele se comprometeu com a pavimentação da chamada Estrada da Cebola, que liga o município a Terra Nova. "Nós sabemos da importância dessa via para o escoamento da produção rural e para facilitar a chegada dos insumos. Garanto a vocês que esta será a primeira estrada a ser pavimentada em nosso Governo", prometeu o socialista.

Câmara também ressaltou a importância das escolas de referência para o aprimoramento da educação no Estado. "A escola estadual José Caldas Cavalcanti, aqui de Cabrobó, já é de tempo integral. Vamos fazer as outras duas, Ministro Marcus Freire e Senador Paulo Guerra, também estabelecimentos de referência", afirmou o socialista, que também assumiu o compromisso de se empenhar para trazer uma extensão da Universidade de Pernambuco (UPE) para o município e viabilizar a escola técnica local.

O prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres (PSB), recebeu a chapa da Frente Popular - formada, ainda, por Raul Henry (PMDB), que disputa a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), candidato ao Senado - acompanhado de lideranças locais e vereadores. "Em 2006, recebi aqui um jovem candidato ao Governo que tinha apenas 4,5% das intenções de voto. Esse jovem, Eduardo Campos, não somente foi eleito, como se tornou o melhor governador do Brasil. Ganhei a aposta naquele momento e vou ganhar outra vez agora com Paulo Câmara, que vai continuar e ampliar o trabalho do ex-governador", previu Torres.
  ASCOM

Conar manda retirar comercial com bordão “Sabe de nada, inocente!”:

maio 30, 2014
A propaganda de um site de vendas estrelada por Compadre Washington, cantor do grupo É O Tchan!, com o bordão “Sabe de nada, inocente!”, foi removida da programação televisiva depois de reclamações ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). 

Segundo a instituição, após diversas reclamações da palavra “ordinária”, proferida no comercial, o órgão entendeu que o termo fica "compreensível” para o público e exigiu alterações no vídeo por ser uma agressão as mulheres.

Amannda Oliveira

VERGONHA NA SAÚDE ! Paciente com câncer espera medicamento do Estado há mais de um ano

maio 29, 2014
O Jornal do Comércio publicou nesta quinta-feira (29), uma reportagem a cerca da saúde no nosso estado que não surpreende dadas as circunstâncias vergonhosas na qual a saúde se encontra, mas revolta.

A matéria conta a história de Hamilton, primo de arcoverdenses que está a espera de um milagre. Sim, por que espera há mais de um ano para receber das mãos do estado os remédios necessários para tratar de um câncer.

Confira a matéria na íntegra.

Apesar da liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) obrigando o fornecimento de medicamento para tratameto de câncer de medula, o Governo de Pernambuco não está entregando o remédio quimeoterápico ao paciente do SUS, Hamilton Alves Bezerra. Ele entrou com um processo  na justiça pedindo a substância em janeiro de 2013. Em janeiro deste ano, o TJPE expediu a decisão favorável ao paciente, mas até hoje o Lenalidomida 25 MG não chegou às mãos de Hamilton. 

Foto: Adusepes

O operador de caldeira, de 45 anos, enfrenta a doença desde 2008. Hamilton já fez um transplante, mas não obteve o resultado satisfatório. Para poder se submeter a uma nova cirurgia, os médicos estabeleceram em janeiro do ano passado o tratamento com Leonilidomida 25 MG. 

Como não tem condições de pagar, já que o custo total das 21 doses, as quais precisa tomar, chega a uma média de R$ 350 mil, Hamilton entrou na justiça. O processo, movido pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistema de Saúde (Adusepes), não obteve êxito e em dezembro de 2013 o pedido foi negado pela 7ª Vara da Fazenda da Capital. Mas desde janeiro deste ano o TJPE concedeu uma liminar para o fornecimento do remédio, pois o paciente corre risco de vida. 

Apesar da decisão, O Estado ainda não forneceu o medicamento. "O governo informa que o remédio está disponível, mas quando chego na farmácia, eles dizem que não tem."
Segundo a advogada do paciente, Izes Mendoça, o Governo de Pernambuco alega que a susbstância não está sendo fornecida, porque é proibida pela Anvisa. "Eles dizem que o medicamento é proibido ple Anvisa porque causa efeitos colaterias, mas todo quimeoterápico gera problemas. Outro fator informado é de que o Lenalidomida é importado e por isso é difícil fornecê-lo, mas nós temos conhecimento de outros doentes que estão recebendo o produto."
Em nota a secretaria Estadual de Saúde, informou que o processo de compra do medicamento já está sendo finalizado, mas como o remédio não possui registro da Anvisa a aquisição é mais demorado. 

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA -  A Secretaria Estadual de Saúde (SES) esclarece processo de compra do medicamento lenalidomida já está sendo finalizado com o crédito na conta do fornecedor. É importante esclarecer que o Revilinid não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, assim, não integra a lista dos remédios fornecidos pelo SUS. Portanto, a aquisição do remédio é feita por importação, tendo de passar pelos processos burocráticos legais e autorizações específicas para entrar em território nacional.

Em 15 de abril, a Aduseps,entrou com nova petição pedindo a majoração da multa e o  bloqueio online de R$ 200 mil reais das contas do Estado. Ontem, foi realizado um novo pedido de bloqueio das contas do estado no valor de R$ 350 mil para que Hamilton inicie o tratamento o mais rápido possível. 
Enquato o impasse não é resolvido, Hamilton segue sem tratamento e sem a possibilidade de realizar o transplante. De mãos atadas, o operador vê no tempo um indecisão sobre o futuro. A cada dia que passa as chances de superar a doença diminuem. A família é a força para Hamilton continuar lutando.“Tenho uma filha de oito anos. Não posso desistir”, diz Hamilton com uma voz cansada de quem além de lutar contra a doença, tem que enfrentar o governo nos tribunais. 

Governador anuncia instalação do Porto Digital em Caruaru

maio 29, 2014
Foto: Paulo Sergio Sales/SEI


O Porto Digital se expandirá para Caruaru. O governador João Lyra Neto anunciou, nesta quinta-feira (29), a instalação do Armazém da Criatividade, que ficará localizado no Espaço Cultural Tancredo Neves (a antiga Fábrica Caroá). A ação faz parte de uma das metas estabelecidas pelo governador, ao assumir o mandato, no mês passado: levar o polo de desenvolvimento de softwares e economia criativa para o Interior do Estado.

"Com o Armazém da Criatividade, ofereceremos a experiência do Porto Digital aos jovens do Interior com formação técnica ou superior, que poderão empreender, inspirados num modelo de desenvolvimento econômico local voltado para o conhecimento, criatividade e inovação. Com isso, reafirmamos o nosso compromisso com a estratégia de redução das desigualdades subregionais, através de ações de impacto para o desenvolvimento da nova economia no Interior do nosso Estado. A unidade de Caruaru será a primeira no Interior, e brevemente expandiremos a experiência do Porto Digital para todo o Agreste e Sertão", destacou o governador.

O Armazém da Criatividade será instalado num galpão, ao lado do museu da antiga Fábrica Caroá. O local será dividido em três núcleos (criação, prototipação e editorial) e contará com laboratórios, salas de treinamento, incubadora, estúdio de fotografia, showroom e coworking, além de um núcleo empresarial, com salas comerciais para instalação de novos empreendimentos. A previsão é que o espaço seja inaugurado em dezembro de 2014.

Na área de tecnologia da informação, a unidade terá como foco as partes de moda, gráfica, animação e games. Já no tocante à economia criativa, a atuação será voltada para design gráfico, design de moda e editorial de moda.

FÁBRICA - Fundada em 1935, a fábrica foi responsável por impulsionar a economia de Caruaru e da região do Agreste pernambucano. A indústria fabricava barbantes, cordões, sacos e estopas. O empreendimento encerrou definitivamente suas atividades em 1978, e a área onde estava situada passou para o município oito anos depois, graças à atuação do ex-deputado federal Fernando Lyra. O terreno foi aproveitado para o Espaço Cultural Tancredo Neves e o Pátio de Eventos, além de abrigar um museu com exposição do maquinário utilizado na confecção de tecidos e painéis que contam a trajetória da fábrica.

ASCOM

Projeto que prevê emissão eletrônica da carteira de trabalho seguirá para a Câmara

maio 29, 2014

A emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) por meio eletrônico pode passar a ser uma alternativa à disposição dos trabalhadores. De autoria do senador licenciado Blairo Maggi (PR-MT), projeto com essa finalidade foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (28).
A matéria (PLS 466/2013), que foi aprovada na CAS em decisão terminativa, deverá seguir agora para exame da Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para que a última votação no Senado ocorra em Plenário. O relatório, com voto pela aprovação, foi do senador Armando  Monteiro (PTB-PE).
Pelo texto, a emissão eletrônica dependerá de requerimento escrito do empregado, o que torna opcional essa modalidade de identificação. Regulamento a ser elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego irá estabelecer a forma do documento e disciplinará a transferência das informações contidas no documento físico para o meio eletrônico.
Blairo observa, na justificação, que o formato atual do documento não acompanhou a evolução dos meios de armazenamento de informações. Salientou, ainda, que o uso de instrumentos tecnológicos pode proteger os dados trabalhistas e previdenciários de eventuais perdas e deteriorações.
Armando Monteiro, na análise, considera que a proposta representa um estímulo ao avanço da utilização da informática no processo de modernização das relações de trabalho. A seu ver, a CTPS eletrônica também pode ajudar a reduzir a informalidade no trabalho, fraudes na concessão de benefícios previdenciários e do Seguro-Desemprego, além de ampliar aplicações em outros programas sociais.
Vedação
O texto original vedava o acesso dos empregadores às informações sobre outros empregos do trabalhador. Além disso, previa a necessidade de autorização prévia do empregado para a visualização dos dados por órgãos e entidades que integram a administração direta e indireta dos entes federados.
Por meio de emenda, o relator conseguiu aprovar a retirada das duas restrições. Conforme observou, conhecer dados sobre os antigos contratos é fundamental para a avaliação da competência e experiência da pessoa. E lembrou que hoje o empregador já tem acesso a todas as anotações na carteira, já sendo proibido lançar dados desabonadores.
Quanto à exigência de consentimento do empregado para que outros órgãos visualizem os dados, a seu ver a restrição iria impedir qualquer tipo de fiscalização, em benefício do próprio empregado.
Agência Senado

Armando e João Paulo percorrem Sertão do Estado

maio 28, 2014
Foto: Bernardo Soares/Divulgação

O pré-candidato a governador, Armando Monteiro (PTB), e o pré-candidato a senador, João Paulo (PT) percorrem o Sertão do Estado a partir desta quinta-feira (29) e cumprem uma agenda que terminará no sábado (31). Armando e João passarão por seis cidades nos três dias, onde encontram com lideranças políticas, prestigiam eventos nos municípios e concedem entrevistas à imprensa. 

Nesta quinta-feira (29), o primeiro compromisso é no município de Exu, onde Armando e João Paulo encontram lideranças políticas. Depois, vão para Trindade, onde participam da inauguração do Posto Avançado do Sesi Trindade. No mesmo dia, Armando e João Paulo viajam para Ouricuri e visitam a Feira de Comércio (Fecou) que acontece na Praça de Eventos da cidade.

Na sexta-feira (30) pela manhã, Armando e João visitam o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri e marcam presença no seminário da Associação dos Vereadores do Araripe. No município, ainda concedem entrevista à rádio Voluntários da Pátria e, à tarde, participam da inauguração do escritório de apoio técnico da Codevasf. Durante a noite, os pré-candidatos realizam um grande encontro com lideranças no município de Bodocó.

A agenda continua no sábado (31), com a participação nas festividades do aniversário de emancipação do município de Afrânio. Depois, Armando e João são recebidos para um almoço com a prefeita Lúcia Mariano (PSB) e o deputado estadual Adalberto Cavalcanti (PTB).

À noite, seguem para Petrolina para visitar a fábrica da Covolan Indústria Têxtil, a Escola de Couro e a Feira de Agricultura Irrigada (Fenagri), acompanhados pelo prefeito Júlio Lóssio (PMDB). Também em Petrolina, Armando e João participam da inauguração da ampliação da unidade Nova Semente, que apoia as famílias para cuidar e educar crianças do pré-natal ao término do período escolar e assegura que, ao final da pré-escola, estejam aptas para alfabetização.
ASCOM

Governo do Estado decreta ponto facultativo integral nos dias 20, 23 e 26 de junho

maio 28, 2014

O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (28), decreto que estabelece os dias em que será adotado ponto facultativo integral durante os jogos da Copa do Mundo na Arena Pernambuco. O decreto é válido para os servidores estaduais das repartições públicas e entidades da administração direta e indireta localizadas na Região Metropolitana do Recife, com exceção para os serviços cujo funcionamento seja indispensável a juízo do chefe de cada órgão.

Ainda de acordo com o decreto, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o expediente nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta estadual acompanhará o que for decretado pelo Governo Federal em relação às repartições públicas federais.

No dia 20 de junho (sexta-feira), às 13h, jogarão na Arena Pernambuco as seleções da Itália e da Costa Rica. Já em 23 de junho (segunda-feira), às 17h, acontecerá o jogo México contra a Croácia. E no dia 26 de junho (quinta-feira), às 13h, Estados Unidos e Alemanha.

ASCOM

Secretaria de Saúde lança seleção pública para preencher 47 vagas

maio 28, 2014

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abriu seleção pública simplificada para contratação de 74 profissionais, sendo 63 para cargos de nível Superior e 11 para cargos de nível Médio/Técnico. As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de junho, nos horários e locais especificados nos respectivos editais, publicados no Diário Oficial desta quarta-feira (28/06).
 
Do total de vagas, 11 são para auxiliares de necropsias nos Serviços de Verificação de Óbito (SVO) de Recife e Caruaru; 32 para enfermeiros e 6 para assistentes sociais para a Central de Regulação Hospitalar e Central de Transplantes de Pernambuco, em Recife, Caruaru e Petrolina; 18 profissionais de nível Superior para atuar na Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas da SES, na Escola Pública de Saúde de Pernambuco, nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) e no Programa Mais Médicos; e 3 sanitaristas para atuar nas Geres de Palmares, Garanhuns e Serra Talhada, vinculados à Diretoria Geral de Planejamento da SES.
 
Os cargos são para diaristas e plantonistas e variam entre 20 e 40 horas semanais. Já os salários variam entre R$ 1.170,00 e R$ 3.820,00. Confira mais informações sobre as vagas nos editais na página da secretaria estadual de Saúde: www.saude.pe.gov.br.

ASCOM

Em Garanhuns, assinatura dos contemplados com o Programa “Minha Casa, Minha Vida” acontece nesta sexta-feira

maio 28, 2014
A Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Habitação e pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal, relembra que nesta sexta-feira (30), na Escola Municipal Governador Miguel Arraes - localizada na Rua José Sales Santana, S/N, bairro Severiano Moraes Filho -, haverá a assinatura dos contratos dos contemplados com o Empreendimento Residencial Castainho, no bairro Francisco Figueira (Cohab 2).
Na ocasião, além da assinatura dos 205 contratos, haverá a votação para a escolha do síndico do empreendimento. Os contemplados também terão a chance de aderir ao Programa “Minha Casa Melhor” que oferece até R$ 5 mil de crédito para a compra de móveis e eletrodomésticos com até 48 meses para pagar.
ASCOM

Programação do São João do Recife 2014 é o mais pernambucano do estado

maio 28, 2014
Foto: Divulgação

A Prefeitura do Recife divulgou, nesta quarta-feira (28), a lista completa de atrações que compõe o São João de 2014. Com o tema “O São João do Recife é bom todo!”, a programação da festa que acontece no período de 05 a 29 de junho, e que contará com mais de 800 apresentações, sendo 99% de artistas locais. Ao todo serão 60 arraiais em toda a cidade,que este ano ainda ganhou polos infantis. O São João este ano homenageia o poeta, compositor e cantor Petrúcio Amorim e a quadrilha junina Arraialzinho do Cordeiro, a mais antiga em atuação no município com 35 anos de atuação.
No São João mais pernambucano do estado sobem ao palco nome como Som da Terra, Nádia Maia, Maciel Melo, Irah Caldeira, Quinteto Violado, Selma do Coco, Alceu Valença, Josildo Sá, Silvério Pessoa, Geraldo Azevedo, Paulinho Leite, Coco Raízes de Arcoverde, Zé Ramalho, Elba Ramalho, entre outros.
A festa de São João do Recife contará com quatro arraias principais, que homenagearão grandes nomes da cultura nordestina. O arraial da Praça do Arsenal homenageia o compositor arcoverdense João Silva, Dona Selma do Coco será a homenageada do Pátio de São Pedro, o Parque Dona Lindu homenageia Arlindo dos Oito Baixos e o Sítio Trindade terá o Arraial Dominguinhos.

Haverá também programação infantil em quatro pontos da cidade, apresentações em mercados públicos, arraiais descentralizados e arraiais comunitários, com apoio da Prefeitura. Na noite de abertura do período junino do Recife, no dia 5, a partir das 19h, na Praça do Arsenal, também haverá a Caminhada do Forró, com cem sanfoneiros e um aboiador abrindo caminho.

Parabéns a Prefeitura do Recife pela bela programação.

Amannda Oliveira

Trindade ganha Posto Avançado do Sesi nesta quinta-feira

maio 28, 2014

Trindade, no Sertão do Araripe, é o primeiro município do interior a receber um Posto Avançado do Serviço Social da Indústria em Pernambuco (Sesi/PE). No local, serão oferecidos serviços de Saúde e Educação aos trabalhadores e dependentes de micro e pequenas industriais da região, em especial do Polo Gesseiro de Trindade, Ipubi e Ouricuri. A inauguração do espaço – braço do Sesi de Araripina - será nesta quinta-feira (29), a partir das 18h, com a presença do diretor regional e do superintendente da entidade, Jorge Côrte Real e Ernane Aguiar, respectivamente, além de autoridades locais. O endereço é BR 316, s/n, Km 56.
Segundo Côrte Real, a instalação do Posto Avançado em Trindade é resultado de R$ 75 mil em investimentos e integra o projeto de modernização e crescimento do Sesi/PE para 2014, que prevê, ainda, a abertura de uma nova unidade em Moreno, na Região Metropolitana do Recife; além da reforma e ampliação do Sesi de Ribeirão e de Escada, na Zona da Mata, cujas obras já foram iniciadas e têm previsão de 6 a 8 meses.
“Até o final do ano, Tamandaré, Petrolina, Cabo e Caruaru também receberão intervenções para melhoria e ampliação das áreas de lazer e onze novas unidades móveis, com serviços de odontologia, audiometria, consultas médicas e Educação Continuada, serão adquiridas”, adiantou. O total de recursos investidos é da ordem de $14 milhões.
Estrutura - O Posto Avançado do Sesi em Trindade conta com recepção, sala de aula, consultório de medicina do trabalho, sala de audiometria e administrativo. As salas ficam em um galpão, onde já funcionam algumas secretarias municipais e são ministrados cursos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Pernambuco (Senai-PE). O espaço foi cedido pela prefeitura.
Serviços - Na área de Saúde, serão oferecidos Exames Ocupacionais (admissionais, demissionais, retorno do trabalho e periódicos); e Auxílio Diagnóstico (audiometria, espirometria e acuidade visual). Já em Educação, estarão disponíveis o Reforço Escolar, com aulas de português e matemática; a Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada a pessoas que desejam concluir os estudos, mas estão fora da faixa etária praticada no ensino regular; e palestras educativas em diversas áreas de atuação do Sesi/PE, como Saúde e Segurança no Trabalho (SST). 

Clara Cavalcanti

Presidente da Compesa diz que Adutora do Jatobá sozinha não atende 100% de Arcoverde.

maio 28, 2014
Foto: Internet
Em entrevista ao programa Frente a Frente, com o jornalista Magno Martins, o Presidente da Compesa, Roberto Tavares, falou dos testes e do impacto da Adutora do Jatobá para socorrer a cidade de Arcoverde, que vive um drama no abastecimento de água.
Ele disse que a Barragem do Riacho do Pau entrou em colapso total. E que a fase de testes já está no final. São 74 quilômetros trazendo água da bacia do Jatobá a Arcoverde. A Compesa trouxe o diretor do Sertão da Compesa e uma equipe técnica para verificar vazamentos, o que é normal acontecer neste período.
Questionado sobre uma data oficial para inauguração, Tavares informou que tem conversado com o governador João Lyra e aguarda o final dos testes. Segundo ele, na próxima semana, após testar trecho a trecho, ele dará uma posição do dia para inaugurar.
O Presidente deixou claro que a Adutora ainda não representa a redenção definitiva da cidade. Ele afirmou que a Adutora do Agreste, que é um projeto de futuro, vai ser fundamental. O trecho de Arcoverde está pronto, mas depende da água da transposição. Ele disse esperar que o Riacho do Pau pegue água e com o reforço da Adutora do Jatobá leve água para toda a população. Ele deixou claro que “Hoje a Adutora do Jatobá é uma solução emergencial”.
Segundo ele, as reclamações sobre a qualidade da água que surgiram pelas redes sociais na cidade não tem relação com a água da Adutora. Ele falou que “Isso deve ser no final da água coletada do Riacho do Pau, uma água mais turva, mais difícil de ser tratada. A água da Adutora é oriunda de poços e passa ainda por tratamento. É de ótima qualidade”, segundo garantiu Roberto Tavares.
Blog do Nill Junior

Fagner é anunciado no São João de Arcoverde 2014

maio 28, 2014
Foto: Divulgação


A prefeitura de Arcoverde divulgou nesta quarta-feira (28), que o cantor Raimundo Fagner irá compor a grade de atrações no palco Multicultural (Palco Principal) do São João 2014 no dia 23 de junho, como atração principal.
Fagner volto a Arcoverde , após quatro anos e vai trazer para o palco, o trabalho do seu novo disco de inéditas " Pássaros Urbanos"  produzidos por Michael Sullivan e que foi posto a venda esta semana. Mas os fãs podem ficar tranquilos por que sucessos do seu repertório como "Revelação", "Canteiros", " Noturno" e " Espumas ao Vento" não ficarão de fora.

No dia 23 de junho do São João de Arcoverde a noite fica assim. Abrindo a noite a "Academia da Berlinda", depois acontece no palco o 2º Grande Encontro dos Cocos Raízes e Trupé de Arcoverde, Fagner sobe ao palco e que fecha a noite é a Banda "Forró Luan Estilizado".

O dia 27 da festa também sofreu alteração. A banda “Forró Estigado”, que antes se apresentaria no dia 21, foi remanejado para finalizar o dia 27, após “Gabriel Diniz & Forró na Farra” e “Bonde do Brasil”. Já no dia 21, a programação ficou assim: Banda Oásis, Wagner Carvalho, Cláudia Leite e Noda de Cajú.

O Comitê Gestor de Eventos deverá anunciar até o início da próxima semana todas as grades dos demais polos de animação que compõe o São João de Arcoverde.

Amannda Oliveira

Frente Popular interpela prefeito de Camocim de São Félix na Justiça

maio 28, 2014
A Frente Popular de Pernambuco tem mostrado que não deixará os ataques dos adversários sem respostas. Na terça-feira (27), o setor jurídico do PSB interpelou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o prefeito de Camocim de São Félix, Uilson de Teté (PTB), para que ele explique acusações feitas contra seus candidatos e o Governo Estadual. O petebista afirmou ter sido procurado por um funcionário da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), afirmando que a cidade receberia recursos para a promoção do São João de sua cidade, se aderisse à chapa socialista. 

O pré-candidato socialista ao Governo, Paulo Câmara, informou que deu total liberdade à coordenação jurídica da Frente Popular de Pernambuco para ingressar com ações na Justiça Eleitoral contra inverdades propagadas pelos adversários. "Não vamos deixar sem respostas as declarações irresponsáveis que coloquem em dúvida a minha conduta e da Frente Popular. Nós atuamos de forma limpa e transparente. Eles terão que provar o que estão dizendo", declarou.

No início de maio, o jurídico de Câmara também interpelou no TRE os prefeitos Izaías Régis (Garanhuns), Jorge de Melo (Iati) e Felipe Porto (Canhotinho-DEM), que também afirmaram em eventos da chapa petebista terem sido procurados por pessoas ligadas ao Governo Estadual, oferecendo benefícios em troca de apoio. O senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT), também foram acionados, desta vez, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O petebista, inclusive, já foi notificado para que explique as acusações, na mesma linha.

O advogado Carlos Neves Filho afirma que o jurídico da Frente Popular está vigilante com relação aos ataques. "Queremos que eles expliquem e provem suas falas. Que digam exatamente quem os procurou, em que contexto. Não deixaremos passar. Toda vez que houver ofensa à honra e à conduta, de Paulo Câmara ou da Frente, nós vamos agir", garantiu.

ASCOM

Estão abertas as inscrições para o concurso de culinária junina, em Salgueiro

maio 28, 2014
Foto: Internet
As festas juninas já se aproximam e, nesse período, as comidas típicas fazem a alegria da população e valorizam a cultura nordestina. O projeto ‘Arraiá no Sertão’, promovido pela TV Grande Rio com o apoio da Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, realiza o Concurso de Culinária Junina, com o objetivo de divulgar e estimular a tradição em torno das festas de Santo Antonio, São João e São Pedro.

As inscrições estão abertas e se encerram com o preenchimento das dez vagas oferecidas. Homens e mulheres, com habilidades culinárias, desde que sejam maiores de doze anos, podem inscrever um prato, doce ou salgado, devendo procurar a Secretaria de Cultura e Esportes.

Concurso - A competição acontecerá no dia 04 de junho, na Casa do Sanfoneiro, e a preparação de todos os pratos será transmitida pelos telejornais da TV Grande Rio. Os concorrentes levarão a receita preparada, além de todos os ingredientes e utensílios domésticos necessários para a confecção do mesmo prato.

Os inscritos receberão certificados de participação e os primeiros, segundos e terceiros colocados serão premiados, respectivamente, com R$1.000,00; R$700,00 e R$500,00, mais troféu.

Serviço: 
Secretaria de Cultura e Esportes
Endereço: Anexo da Prefeitura de Salgueiro
Rua Maria Nogueira Sampaio, S/N, Nossa Senhora das Graças
CEP: 56.000.000
Email: cultura@salgueiro.pe.gov.br
Telefone: 3871 7070 Ramais: 252 e 255

ASCOM

#4BlogProg: A Carta de São Paulo

maio 27, 2014
A quarta edição do Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais, que ocorreu entre 16 e 18 de maio, em São Paulo, reuniu 400 participantes de 24 estados do país para discutir temas como a democratização da mídia, novas formas e tecnologias da comunicação, além das experiências da blogosfera no Brasil.

O evento contou com a participação de Lula e de diversos debatedores nacionais e internacionais. Em sua fala, o ex-presidente declarou-se militante da democratização dos meios de comunicação do país, comprometendo-se a tratar a pauta como prioridade em todas as suas entrevistas e aparições deste período em diante.

O #4BlogProg teve transmissão online feita pela TVT e reproduzida por diversos blogs e portais. De acordo com a equipe técnica, foram mais de 10 mil acessos logo no primeiro dia do Encontro.

Confira a íntegra do documento oficial do evento, a Carta de São Paulo:

Carta de São Paulo do IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais Quando o poder da grande mídia, 

Transforma verdades em mentiras

Aliena do campo às cidades,

Na espreita, covarde, ela insidia.

Desleal, desinformada e é perfídia,

Que massacra nosso País inteiro.

Mas esquecem que somos um celeiro.

Combatentes nas redes sociais,

Não tememos a mordida dos chacais,

Me apresento com orgulho, sou Blogueiro!

(Zé do Legnas, blog Notícias de Pentecostes/CE)


“Intensificar a luta pela regulação democrática da mídia e pela liberdade de expressão.”

Com a participação de 399 ativistas digitais de 24 estados da federação, além de milhares de pessoas que assistiram à transmissão do evento online (e ao vivo) pela TVT, realizou-se nos dias 16, 17 e 18 de maio, em São Paulo, o IV Encontro Nacional de Blogueir@s e Ativistas Digitais. O evento confirmou que a blogosfera e as redes sociais ganham musculatura e maior legitimidade no Brasil, apesar de todos os obstáculos à ação desta nova forma de militância digital.

No embate de ideias na sociedade, a blogosfera faz hoje o contraponto ao pensamento único da mídia monopolizada, e abre, assim, espaço para os movimentos sociais. As eleições de 2010 consolidaram essa importante trincheira na disputa pela hegemonia nas comunicações. Não é para menos que os barões da mídia e os setores conservadores, com o seu autoritarismo e seu histórico desrespeito ao contraditório, atacam de forma tão virulenta a blogosfera. O ativismo nas redes sociais também revela sua capacidade de mobilização, como ficou patente – apesar das inúmeras contradições e disputas – nas chamadas “manifestações de junho de 2013”.

Também é preciso denunciar as intenções de usar o ativismo digital como pretexto, em muitas partes do mundo, para operações de ingerência e de intervenções estrangeiras. Não permitiremos que um movimento legítimo, que luta por direitos digitais e de comunicação, seja manipulado por interesses imperialistas que visam desestabilizar governos legítimos.

Além dessa militância, que se realiza em rede, de forma horizontal, a blogosfera brasileira busca caminhos para uma ação mais coesa. Sempre respeitando as diferenças próprias deste universo amplo e plural, o esforço é para construir a unidade na diversidade, encontrando pontos de ação conjunta. Isto explica o fato sui generis de o Brasil já ter organizado quatro encontros nacionais de blogueiros e ativistas, e de ter realizado um evento internacional, em 2011, em Foz do Iguaçu (PR).

Graças a essa ação, e unindo-se a outros setores organizados da sociedade, os ativistas digitais deram sua contribuição para a importante vitória da aprovação do Marco Civil da Internet, que garante os princípios da neutralidade da rede, da privacidade e da liberdade de expressão. A blogosfera também somou forças às entidades que compõem o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) em defesa do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) da Mídia Democrática.

Essas e outras iniciativas, porém, ainda não garantiram avanços mais significativos na democratização da comunicação. O Brasil ocupa o posto de “vanguarda do atraso” nesse setor. Em todo o mundo, o debate estratégico sobre o tema avança. Aqui, porém, ainda patina. Diante dessa realidade, o IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais aponta os principais desafios do próximo período:

1 – Intensificar a pressão pela regulação democrática da mídia no Brasil, que proíba os monopólios e a propriedade cruzada, garanta a complementariedade dos sistemas privado, estatal e público, estimule a diversidade e a pluralidade informativa, entre outros pontos já inscritos na Constituição Federal. Aproveitar a campanha eleitoral deste ano para multiplicar os debates sobre esse tema, com a realização de um ato nacional, e para exigir o posicionamento dos candidatos. Ampliar a divulgação da campanha Para expressar a liberdade, liderada pelo FNDC, para aprovação do PLIP (Projeto de Lei de Iniciativa Popular) da Mídia Democrática. Promover, nos principais centros das grandes cidades, diversos tipos de ações culturais para conscientizar a população sobre a necessidade da aprovação da nova lei.

2 – Acompanhar o andamento e manter a pressão permanente sobre o Congresso Nacional e o Governo Federal pela imediata regulamentação do Marco Civil da Internet, denunciando as operadoras de telefonia e outros setores empresariais que já tentam anular a conquista da neutralidade da rede. Pressionar, principalmente, pela retirada do artigo 15 do Marco Civil da Internet, com o objetivo de proteger a privacidade dos usuários.

3 – Exigir que o Governo Federal faça a convocação da 2ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), ainda no ano de 2015, sendo a etapa nacional precedida de etapas regionais e estaduais, nas quais serão eleitos delegados representantes da sociedade civil e delegados representantes do poder público.

4 – Criar mecanismos para dar mais visibilidade à participação feminina na blogosfera e no ativismo digital, estimulando o compartilhamento dos conteúdos produzidos pelas mulheres. Incentivar os blogueiros e ativistas digitais a também abordarem temas da pauta feminista, fortalecendo a luta pela emancipação delas na sociedade.

5 – Reforçar as denúncias contra a perseguição à blogosfera e aos ativistas digitais, que cresce no país através de agressões físicas, ameaças e, principalmente, por meio da censura pela via judicial. São incontáveis os processos que visam asfixiar a liberdade de expressão na rede. Estudar mecanismos para amplificar as denúncias, inclusive em fóruns internacionais, e para garantir auxílio jurídico às vítimas dessa violência, contando para isso com o apoio de entidades como a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

6 – Com base na premissa da unidade na diversidade, e sempre atuando em rede, de forma horizontal, promover esforços para aumentar a organicidade da blogosfera. Inclusive com a realização de cursos de formação do movimento de blogueiros e midialivrista, e compartilhamento de informações sobre o uso de novas tecnologias. Estabelecer 2015 como o ano dos encontros regionais e estaduais de blogueiros e ativistas digitais.

7 – Reforçar as articulações com blogueiros e ativistas digitais da América Latina e Caribe, visando a realização de um seminário regional. A região tem sido vítima de violenta ofensiva dos barões da mídia, que tentam desestabilizar governos democraticamente eleitos e impor projetos de neocolonização dos EUA. A troca de experiências e coordenação entre os ativistas digitais da região é fundamental para fazer o contraponto a essa ofensiva.

8 – Defender a soberania tecnológica, o desenvolvimento e a utilização de plataformas livres e colaborativas, fundamentais para o exercício da liberdade de expressão e a democratização do acesso, produção e distribuição de informação. Numa sociedade onde grandes corporações e potências imperialistas, principalmente EUA e Inglaterra, espionam, vigiam e cerceiam a circulação das informações, isso é fundamental. Estabelecer a defesa da privacidade e da neutralidade da rede, nos moldes do Marco Civil da Internet recentemente aprovado pelo Congresso Nacional - referência mundial de legislação avançada para o setor.

9 – Defender a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Projeto de Lei 4.653/2012, que anistia blogueiros e ativistas virtuais em função de multas eleitorais. Defesa esta que deverá ocorrer por meio de ações como campanhas, audiências públicas, entre outras formas de intervenção da sociedade civil.

10 – Criar um grupo de estudos para avaliar a viabilidade de um portal progressista de notícias, alternativo aos grandes portais, com serviço de e-mail, onde seriam hospedados todos os blogs da blogosfera progressista.

11 – Defender a universalização da banda larga de alta qualidade e baixo custo. Para isso é importante que a blogosfera participe e reforce a divulgação da campanha Banda Larga é um Direito Seu, cujo material está disponível no site www.campanhabandalarga.com.br.

12 – Incorporar à pauta do movimento BlogProg a campanha Mostra o DARF, Rede Globo, através das redes e nas ruas. O objetivo é pressionar a TV Globo a provar que pagou os mais de R$ 600 milhões que a empresa é acusada de sonegar à Receita Federal. Trata-se de fato grave, revelado pela blogosfera e com ampla repercussão nas redes sociais, mas praticamente ignorado pela imprensa conservadora. Um exemplo do moralismo seletivo que domina a velha mídia e o Poder Judiciário brasileiros. É preciso exigir que todos os corruptos e sonegadores sejam punidos pela Justiça.

13 – Realizar coleta de assinaturas em favor da Constituinte Exclusiva da Reforma Política, e apoiar o projeto elaborado pela sociedade civil para uma Lei de Reforma Política - que estão sendo propostos nacionalmente pelos movimentos sociais. Além disso, impulsionar debates nas comunidades, universidades e sindicatos, para ressaltar a importância dessa campanha.

14 – Estudar a criação de um observatório sobre tecnologia para aperfeiçoar técnicas e recursos que melhorem a ação nas redes sociais.

15 – Reivindicar, junto ao Conselho da EBC, que a Empresa Brasileira de Comunicação passe a agregar informações produzidas pelos blogs progressistas, e também pelos sindicatos e movimentos sociais, no seu clipping diário. Sugerir que esse material seja disponibilizado para todos os órgãos públicos da administração federal.

16 – Condenar o julgamento político-midiático em que se transformou a AP 470. Apoiar todas as iniciativas (inclusive a produção de material informativo e guia de orientação sobre a referida ação) que ajudem a desmontar a farsa - imposta ao país com ajuda da velha mídia e de setores inescrupulosos do poder Judiciário.

Barão de Itararé
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.