Morre o ator britânico Bob Hoskins

abril 30, 2014
Foto:Divulgação

O ator britânico Bob Hoskins, conhecido por filmes como Uma Cilada para Roger Rabbit (1988) e Caçada na Noite (1980) morreu aos 71 anos por causa de uma pneumonia, informou nesta quarta-feira sua família.

Hoskins foi indicado ao Oscar pelo filme Mona Lisa (1986), de Neil Jordan, que lhe rendeu o prêmio de melhor atuação no Festival de Cannes e no Bafta no ano seguinte. O ator se afastou do meio artístico em 2012, depois que os médicos o diagnosticaram com Parkinson. Seu último filme foi Branca de Neve e o Caçador (2012), de Rupert Sanders, com Kristen Stewart no papel principal. 

Em comunicado divulgado hoje, sua família informou que Hoskins, nascido no condado de Suffolk (sudeste da Inglaterra), morreu ontem à noite no hospital cercado de parentes e amigo. 

Sua carreira como ator começou nos anos 1970, em diversas séries de TV e alguns poucos filmes, como O Heróico Covarde (1975). Passou a chamar atenção com sua primeira indicação ao Bafta, em 1979, com a série Pennies from Heaven. Sua filmografia inclui produções como Brazil: O Filme (1985), Nixon (1995), Círculo de Fogo (2001), O Último Adeus (2001) e Feira das Vaidades (2004). 

(Com agência EFE)

Livro sobre Dominguinhos será lançado na Câmara de Vereadores de Garanhuns

abril 30, 2014


A Câmara de Vereadores de Garanhuns abre suas portas neste sábado, 03. para mais um evento cultural. O plenário Álvaro Brasileiro Vila Nova recebe o professor e historiador Antônio Vilela para o lançamento do
livro: "Dominguinhos - O Neném de Garanhuns", que acontece às 20h.

O convite está sendo feito pelo escritor, pelo Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns e pela Prefeitura Municipal, além da própria Casa Raimundo de Moraes. "Ficamos felizes de poder receber mais uma
vez a cultura garanhuense na Câmara Municipal, mostrando a interatividade que esta legislatura tem com a sociedade" - registra o presidente do Poder Legislativo, vereador Audálio Ramos Filho.

Na solenidade, haverá participações dos artistas Mourinha do Forró e Zezinho de Garanhuns.

SERVIÇO:
Lançamento do Livro - Dominguinhos, o Neném de Garanhuns
Autor: Antônio Vilela de Souza
Data e hora: 03/05 às 20h
Local: Câmara de Vereadores de Garanhuns

Serra Talhada sedia II Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado de Pernambuco de 2014

abril 30, 2014
Foto:Divulgação


O Município de Serra Talhada estará, nos dias 07 e 08 de maio, sediando o II Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado de Pernambuco de 2014, promovido pela ASTUR/PE. 

Consórcios municipais, estruturação municipal do turismo e identidade cultural são os temas que serão abordados por palestrantes de público e notório saber em suas respectivas áreas. Outros momentos como debates entre os participantes, discussões de assuntos comuns, intervalo para degustação dos produtos das nossas cidades, confraternização e visita técnica .

Amannda Oliveira


II Bienal Internacional do Livro é lançada oficialmente em Garanhuns

abril 30, 2014
Fotos: Iggor Gomes

Foi lançada, oficialmente, na manhã de hoje (30), no Recife, a II Bienal Internacional do Livro do Agreste. O evento, que acontece na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, entre os dias 09 e 18 de maio, tem 2.500 m² e irá reunir mais de 100 editoras de diversos segmentos literários. Representantes da Prefeitura de Garanhuns participaram da coletiva de imprensa.

Em sua fala, o presidente da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros, José Alventino Lima, ressaltou o objetivo da criação da bienal. “Nossa meta é interiorizar a cultura da leitura, levando obras e incentivando as pessoas a buscarem cada vez mais os livros”, disse.

Cerca de 2 milhões de reais serão movimentados na região e mais de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos gerados. O secretário de Articulações Políticas e Governo, Wanderley Lopes, falou da grande alegria do Governo Municipal em receber a iniciativa. “Todos nós estamos envolvidos nessa proposta. O nosso prefeito Izaías Régis vem sempre buscando incentivar, nos eventos, a leitura. Temos, por exemplo, espaços direcionados no Festival de Inverno, no Festival de Literatura, entre outros. Sempre iremos apoiar eventos como esse”, completou.

Entre os autores e palestrantes já estão confirmadas as presenças da sexóloga do programa Altas Horas, Laura Muller, o poeta Jessier Quirino, o jornalista da Rede Globo, Marcelo Canellas, o escritor Raimundo Carrero e Pe. Ayrton da Fundação Terra. O público vai acompanhar uma programação que inclui palestras, debates, recitais, conversas literárias, intercâmbio literário-cultural e Feira do Livro. O local contará, ainda, com tenda de autógrafos e espaços voltados para o público infanto-juvenil. Este ano, a Bienal terá como homenageados Dominguinhos, trazendo, em sua programação, vários debates sobre sua vida e arte, e a professora e escritora de Garanhuns, Luzinette Laporte.

A secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins, ressaltou o poder de transformação que a educação traz na vida das pessoas. “Como diz Mário Quintana, o livro não muda o mundo, o que muda no mundo são as pessoas, e os livros mudam as pessoas”, relacionou.

A II Bienal Internacional do Livro do Agreste é uma realização da Andelivros (Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros), com patrocínio da Prefeitura de Garanhuns, através das secretarias de Educação e Cultura, Empetur e Sesi. Empresas apoiadoras: Editora Cepe, Editora Construir e Agência Tante. Produção Pitanga Promo.


Jacqueline Menezes

Bois e reisados vão ilustrar etapa do FPNC Sertão do Moxotó

abril 30, 2014


Rei e o Boi é o título do pôster vencedor da edição do Sertão do Moxotó, do Festival Pernambuco Nação Cultural. Criação do designer Pedro Melo, a ilustração se inspira em duas grandes tradições da cidade: os bois e o reisado. O designer diz que sempre se deslumbrou com a tradição do reisado, em Arcoverde. Durante sua pesquisa, viu também que o universo do boi é outra importante manifestação da região. Então, em vetor, construiu seu desenho.

Fundarpe

Sesi oferece programação especial no Dia do Trabalhador

abril 30, 2014
O Serviço Social da Indústria em Pernambuco (Sesi/PE) preparou uma programação especial e gratuita para celebrar o Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira, 1º de maio. A expectativa é beneficiar cerca de 11 mil pessoas em todo o Estado. No Agreste, a Unidade de Caruaru vai oferecer uma série de atividades para o lazer e a qualidade de vida do trabalhador da indústria, seus dependentes e a comunidade.

O Festival do Trabalhador começa com o passeio ciclístico que sai do Marco Zero da cidade, às 8h, e segue até a sede da entidade, na rua São Vicente Ferrer, s/n, em Boa Vista II. Um percurso de um pouco mais de sete quilômetros. Além da premiação para os vencedores, esperam os participantes do passeio um café da manhã nutricional e sorteios de bicicleta. As 110 pessoas que se inscreverem primeiro nesta atividade receberão uma camisa.

Neste dia também vão acontecer os torneios de futebol de campo, society e futsal entre os times das indústrias da região. É uma oportunidade para o trabalhador do agreste mostrar que é bom de bola e poder contar com a torcida dos colegas de trabalho, os familiares e amigos.

Quem preferir poderá reunir a turma para jogar sinuca, totó, tênis de mesa ou curtir a piscina e o videokê. Já as crianças vão poder se esbaldar no pula-pula, piscina de bolas e cama elástica. Para completar, o Festival terá atrações musicais para animar.

Segundo o diretor regional do Sesi, Jorge Côrte Real, o trabalhador é o “motor” da indústria, setor que mais contribui para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. “Nada mais justo do que homenageá-lo com um programação voltada à promoção da qualidade de vida e da educação. Promover esses pilares é o nosso compromisso diário”, afirmou.

Rochélle Alves

Irah Caldeira lança novo cd nesta sexta-feira

abril 30, 2014

A cantora mineira/pernambucana Irah Caldeira lança no próximo dia 02 de maio o seu mais novo trabalho " Esperando Setembro" que traz além do autêntico forró , um pouco do lado romântico da cantora.

O lançamento do CD que teve a produção de Maciel Melo que fará uma particpação no show, acontece a partir das 20h no Teatro Luiz Mendonça no Parque Dona Lindú em Boa Viagem.
Os ingressos estão a venda na Passa Disco no Shopping Sítio Trindade, Gramophone do Shopping Recife e na sexta a partir das 14h na bilheteria do teatro a preços populares de 

R$30,00 e R$15,00.

O projeto gráfico da Capa é assinado por Ana Rios, a foto é de Fernando Frazão; editoração de imagem, Robson Lemos e maquiagem, Carol Caldeira.

Vale muito a pena conferir.

Amannda Oliveira

Garanhuns se prepara para a Festa do Trabalhador

abril 28, 2014
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, promove, no dia 1º de maio, a Festa do Trabalhador. No feriado, a população poderá conferir a Corrida do Trabalhador, a partir das 7h, e durante todo o dia, uma série de atividades serão realizadas.

As inscrições para a Corrida do Trabalhador, seguem abertas. Os interessados devem se dirigir até a Diretoria de Esportes, localizada no Parque Euclides Dourado, bairro Heliópolis, das 8h às 14h até a quarta-feira (30), munidos de carteira de Identidade e preencher a ficha de inscrição.

Todos os inscritos receberão medalhas de participação e o primeiro lugar das categorias infanto-juvenil (de 07 a 11 anos e de 12 a 15 anos), aberto (16 a 39 anos) e master (acima de 40 anos), ganharão prêmios. A camisa do evento, com a numeração de cada competidor, só será entregue no dia da corrida, na concentração em frente ao Parque Euclides Dourado. Antes da largada, os participantes farão exercícios de alongamento.

Confira abaixo a programação da Festa do Trabalhador 2014:
(Local: Parque Euclides Dourado)

7h00 - Orquestra Manoel Rabelo
Concentração para a Corrida do Trabalhador

9h00 – Espaços Institucionais com informações e serviços

9h30 – (Apresentações Culturais)
Reisado Unidos com Alegria
Contação de Histórias
Show de Mamulengos
(Shows/Palco)
14h30 – Breakdance
15h00 – No Clear
16h00 – A Nata
17h00 – O Bom Kixote

Samara Pontes

Energia fica mais cara 17% em Pernambuco

abril 28, 2014
A Celpe informa que o reajuste anual da tarifa de energia elétrica foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Este ano, o reajuste médio para Pernambuco foi de 17,75%. O principal custo levado em consideração para o reajuste 2014 foi a compra de energia, por parte das distribuidoras.

Para os consumidores atendidos em Baixa Tensão, que representam 99,8% dos consumidores da empresa e incluem os clientes residenciais, o reajuste médio será de 17,69%. Já os consumidores industriais e comerciais de médio e grande portes, atendidos em Alta Tensão, terão reajuste de 17,86%, em média.
As novas tarifas entrarão em vigor a partir desta terça-feira, 29 de abril. Desta forma, o consumidor irá perceber essa variação integralmente a partir da fatura referente ao consumo do mês de maio.

O reajuste tarifário anual está previsto no contrato de concessão das distribuidoras e não é apenas um mecanismo de correção monetária, mas, também, de ajuste de vários itens que não estão sob o controle das distribuidoras.
A parcela dos custos não gerenciáveis é composta pela energia comprada para revenda, custos de transmissão e dos encargos setoriais, que em conjunto com impostos e tributos – ICMS, PIS/PASEP e COFINS – correspondem a cerca de 75% do valor pago pelo consumidor na conta da energia elétrica.

Amannda Oliveira

Festival Viva Dominguinhos se consagra com público superior a 70 mil pessoas

abril 28, 2014
Foto:Luanny Porto e Raffael Espiúca

Três dias de muita música e de expectativas superadas. Esse é o balanço do Festival Viva Dominguinhos, encerrado na madrugada desta segunda-feira (28). O evento, realizado pela Prefeitura de Garanhuns, trouxe em sua primeira edição mais de 15 atrações para se apresentarem em dois polos. Em 2015, o festival deverá acontecer entre os dias 30 de abril e 02 de maio – data pré-definida. O nome do cantor Fagner está entre um dos nomes cogitados para participar da segunda edição.

Formatado com o objetivo de fazer um tributo ao músico José Domingos de Moraes, que faleceu em 23 de julho de 2013, e teve seu restos mortais trazidos para Garanhuns em setembro do ano passado, a festividade chega para integrar de vez o calendário de eventos do município. “Desde quando tivemos a ideia de fazer algo para homenagear Dominguinhos nos planejamos para fazer uma festa bonita, de preservação da cultura e da história desse homem que levou Garanhuns para o Brasil e o mundo. Estou muito feliz de ver que a cidade abraçou a causa”, comenta o prefeito Izaías Régis.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, a ocupação nos meios de hospedagem, incluindo hotéis e pousadas, ultrapassou os 85%. O lucro para os ambulantes que trabalharam com a comercialização de comidas e bebidas, além do artesanato, também foi positivo. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o comércio da cidade teve uma movimentação de 15% a mais que em períodos normais. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF) órgãos responsáveis pelo esquema de segurança, afirmaram que o período foi considerado tranquilo – sem nenhuma ocorrência grave.

Cloves Teodorico

Arcoverde Comemora o Dia Internacional da Dança

abril 28, 2014
A prefeitura de Arcoverde, através da Diretoria de Esportes, promove na quarta-feira (30), a partir das 17h30, no Coreto da Praça da Bandeira, um evento comemorativo ao Dia Internacional da Dança.
O objetivo do encontro é o de divulgar a dança, enquanto arte, para a população da cidade, em suas mais variadas formas.

Professores, grupos de dança, escolas, academias e artistas independentes podem participar da festividade.

Os interessados em fazer parte do evento devem entrar em contato com os professores Sandro Carvalho, Luís Carlos, Ana Paula Leandro ou Edna Carla, pelos telefones: 9646.7278 – 9922.1994 – 9115.4397 ou 9629.2085, respectivamente.

Informações: ASCOM

Frente Popular vai a Brasília Teimosa nesta segunda-feira

abril 28, 2014
O pré-candidato ao Governo do Estado pela Frente Popular, Paulo Câmara, estará hoje à noite, às 20h, na comunidade de Brasilia Teimosa, no Pina, para encontro com diversas lideranças locais. Paulo estará ao lado de Fernando Bezerra Coelho, que disputará uma vaga ao Senado, e do seu vice Raul Henry. Eles vão conversar com grupos culturais e evangélicos do Pina, Brasilia Teimosa, do Bode e de Areinha.

O encontro será em uma casa de eventos na Rua Francisco Valpassos, 125, próxima à Escola Assis Chateaubriand e ao Posto de Saúde Bernardo Van Leer.  

ASCOM

No Café com a Presidenta, Dilma destaca que o Marco Civil consolidou a internet como um espaço livre e democráticvo

abril 28, 2014

A presidenta Dilma Rousseff, no programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (28), falou sobre a importância do Marco Civil da Internet, sancionado na última semana e que traz como conceito básico que a internet não tem donos, pertence a todos. Ela ainda lembrou que a legislação foi saudada como exemplo para o mundo como um instrumento importante para aperfeiçoar e democratizar a governança global da internet.
“O Marco Civil brasileiro foi saudado como um exemplo para o mundo, um instrumento importantíssimo para aperfeiçoar e democratizar a governança global da internet, para construir consensos e torná-la cada vez mais aberta, multissetorial, multilateral, democrática e transparente. Esses são objetivos com que o mundo tem de se preocupar imediatamente face aos inaceitáveis e condenáveis episódios recentes de monitoramento e espionagem na rede”, afirmou.
Outro ponto destacado pela presidenta foi a garantia da privacidade dos usuários de internet, mesmo que os dados colhidos no Brasil sejam armazenados em outros países. Assim, qualquer cidadão que tiver suas informações divulgadas ou usadas sem expressa autorização pode recorrer à Justiça brasileira para exigir seus direitos. O Marco Civil ainda garante à liberdade de expressão na internet. Para Dilma, esse tema é importante para o processo de amadurecimento de qualquer democracia.
“Ele leva para o ambiente virtual a mesma regra que vale para qualquer espaço público. As pessoas são responsáveis pelo que dizem. Com isso, ele traz um equilíbrio entre as garantias constitucionais de proteção da liberdade de expressão e de proteção da intimidade, da honra e da imagem das pessoas. Aliás, a regra é clara: os direitos offline terão de ser os mesmos direitos garantidos ao cidadão online”, explica.
A lei ainda prevê que as pessoas que se sentirem prejudicadas poderão recorrer à Justiça, com um procedimento simplificado por meio de juizados especiais. O marco ainda contém uma regra específica para a retirada de imagens não autorizadas contendo cenas de pedofilia ou de nudez, por exemplo. Esse é um problema que atinge mulheres vítimas de furtos de dados ou de vinganças praticadas por ex-parceiros.
“Nesse caso, a pessoa que tiver sua intimidade indevidamente exposta poderá solicitar diretamente ao responsável pelo site a imediata retirada das imagens do ar. Se o responsável pelo site não retirar as imagens, ele responderá civil e criminalmente junto com o autor da postagem. Com isso, a vítima da divulgação não autorizada, de perversões ou de imagens íntimas terá um mecanismo rápido e, principalmente, discreto para se proteger”, afirma.
Neutralidade
A lei também estabelece o princípio da neutralidade, em que um provedor tem que oferecer internet sem limitar serviços e sem interferir naquilo que o usuário quer acessar. Segundo Dilma, é preciso garantir acesso amplo, geral e irrestrito a todos os sites e serviços, sem que algum seja privilegiado por conta de acordos econômicos, por exemplo.
“A neutralidade impede que provedores de conexão privilegiem o acesso a determinados sites e serviços em razão de acordos econômicos. (…) Todo mundo deve poder trocar informação, trocar conhecimento com todo mundo na internet, sem bloqueio, sem interferência, sem censura. A grande vantagem da internet é permitir que qualquer pessoa, com muito ou pouco dinheiro, possa divulgar suas ideias, seus serviços ou sua empresa”, afirma.
Informações: ASCOM 

Em passagem por Arcoverde, Paulo Câmara promete duplicar a BR 232

abril 27, 2014


Após aderir a Frente Popular de Pernambuco que tem como candidato ao governo do estado Paulo Câmara do PSB, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), reuniu líderes comunitários, políticos e secretários no Hotel Olho D’Água dos Bredos, na tarde deste domingo para receber Paulo Câmara, ao lado do seu candidato a vice, Raul Henry (PMDB), e de seu candidato a senador Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Na sua fala a prefeita reafirmou , fez a defesa da decisão política tomada dizendo que foi a melhor decisão para Arcoverde e que segue apoiando Júlio Cavalcanti para deputado estadual e Zeca Cavalcanti para deputado federal. Em seguida o candidato a vice governador, Raul Henri destacou que há "12 anos atrás havia renascido em Arcoverde", fazendo menção  ao acidente sofrido por ele na cidade e destacou se dirigindo a prefeita que alguns tentaram atingi-la com críticas, mas que não teriam sucesso , por que desde que assumiu a prefeitura vem trabalhando com determinação. 


O ex ministro Fernando Bezerra Coelho, candidato ao Senado, afirmou que " a decisão da prefeita Madalena vai ecoar no Sertão , por que mostra a vontade de muitos e destacou: ela mostrou a força da mulher na política". Bezerra ainda destacou que o Eduardo Campos vem crescendo nas pesquisas em estados como Santa Catarina e paraná, dizendo que Pernambuco e que o Brasil vão experimentar um tempo novo.

O candidato socialista, Paulo Câmara, disse que tem visitado os municípios para ouvir as pessoas, afirmando assim como Eduardo Campos, que o seu governo terá ações desenvolvidas ouvindo a população. Câmara afirmou ainda que se eleito for vai duplicar a BR 232 de São Caetano a Arcoverde. " Se eleito eu for, duplicarei a BR 232 até Arcoverde, não sei como , mas vou fazer. Isso é fundamental para o desenvolvimento de qualquer lugar".

Após o evento em Arcoverde, a caravana se dirigiu ao Santuário da Divina Misericórdia no CEDEC.

Amannda Oliveira

Ministério Público de Pernambuco publica edital para concurso de promotor de Justiça

abril 27, 2014
Foi publicado o edital de abertura do concurso para promotor de Justiça e promotor de Justiça substituto do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no Diário Oficial da última sexta-feira (25). São oferecidas 15 vagas e as inscrições podem ser feitas a partir das 10h do dia 6 de maio, exclusivamente pela internet, no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), até às 14h do dia 27 de maio. O concurso tem a validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Os promotores de Justiça de 1ª entrância iniciam a carreira no MPPE com o subsídio correspondente a R$ 19.383,87.

A taxa de inscrição é de R$ 250,00 e deverá ser paga até a data limite para encerramento das inscrições (27/05/2014). Para o ingresso na carreira do Ministério Público, o candidato precisa atender uma série de requisitos, inclusive no período de inscrição preliminar. Na fase preliminar é preciso comprovar que é brasileiro nato ou naturalizado e ter concluído o curso de bacharelado em Direito, em escola pública ou particular reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

A inscrição só será efetivada depois que o candidato enviar para a Fundação Carlos Chagas, obrigatoriamente dentro do período de inscrição preliminar (de 6/05 a 27/05/2014), via Sedex ou com aviso de recebimento, as cópias da cédula de identidade e do diploma, certidão ou certificado de colação de grau, além do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, para o endereço: Coordenação de Execução de Projetos – Ref.: Inscrição Preliminar/MP-PE - Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala - São Paulo - SP - CEP 05513-900. A ausência de quaisquer documentos exigidos no edital ou postagem dos documentos posterior ao dia 27 de maio implicará na não efetivação da inscrição preliminar ou no seu indeferimento, conforme o caso.

Para ingressar na carreira de promotor de Justiça, os candidatos deverão ainda passar por várias fases de avaliação até o resultado final do certame. Na primeira parte do teste, os candidatos passarão pela prova seletiva, com 100 questões de múltipla escolha, sobre conhecimentos gerais do Direito. Essa prova tem a finalidade de selecionar aqueles que irão passar para a segunda fase, que consiste na realização das provas discursivas. Somente os aprovados na fase discursiva é que passam para a etapa seguinte, que é a prova oral. A seleção ainda inclui comprovação da idoneidade moral, entrevista, exames médicos e psicotécnico e prova de títulos.

No cronograma de atividades a prova seletiva está prevista para o dia 20 de julho de 2014 e a 1ª e 2ª provas discursivas para o dia 14 de setembro de 2014. Já as provas orais devem ser realizadas de 29 de novembro a 2 de dezembro. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 23 de abril de 2015, no entanto, todo o cronograma ainda pode sofrer alterações.
A presidência da Comissão do Concurso foi delegada à procuradora de Justiça Adriana Gonçalves Fontes.

MPPE

Caravana Pernambuco 14 chega a Petrolina e reúne mais de mil pessoas

abril 27, 2014
Foto: Bernardo Soares


Mais de mil representantes da sociedade civil organizada, de entidades de classe, além de lideranças políticas de todo o Sertão do São Francisco estiveram reunidos neste domingo (27), em Petrolina, para participar da segunda plenária do Projeto Pernambuco 14.
 
Durante mais de sete horas, fizeram parte de debates temáticos sobre os problemas, os desafios e as soluções para Pernambuco nos próximos anos, a exemplo do que ocorreu em Igarassu, com a participação de mais de 600 pessoas.
 
O Projeto Pernambuco 14 será realizado em todas as regiões do Estado com o objetivo de ouvir as pessoas e levantar os anseios da população, suas expectativas e suas ideias. Tudo isso servirá de base para a formação do programa de governo de Armando Monteiro e João Paulo, pré-candidatos a governador e a senador pelo PTB, PT, PSC, PRB e PROS.
 
Em todas as discussões, que foram divididas por temas, em salas específicas, ficou a constatação de que Pernambuco avançou nos últimos anos, mas precisa ir além nos próximos anos. E foi isso o que defendeu Armando Monteiro: “Pernambuco precisa agora olhar para frente, precisa agora pensar nos desafios que temos para o futuro”, defendeu, ressaltando que “esse encontro de hoje se destina exatamente a recolher a contribuição, as sugestões, a opinião, o aconselhamento de muitos que vieram até aqui para ajudar na formulação de um programa e de uma proposta que nós queremos oferecer aos pernambucanos”.
 
Na opinião de João Paulo, só se constrói avanços com participação popular: “A grande obra é cuidar das pessoas. Porque um governo tem que cuidar bem da saúde, da educação, dos transporte público. E isso só é possível se estivermos sintonizados com a população, ouvindo as pessoas, os seus anseios e as suas expectativas”.
 
Para o senador Humberto Costa, o importante é buscar soluções para os problemas do Estado com quem realmente os enfrenta diariamente, que é a população de cada região. “Estamos aqui hoje, juntos, para apresentar essa nossa proposta, que é o Pernambuco 14, projeto que implantamos para ouvir o povo do nosso Estado e as propostas de quem sabe realmente quais são as melhores soluções porque vivencia os seus problemas”, defendeu.
 
Armando, João Paulo e Humberto estiveram no Pernambuco 14 acompanhados de deputados federais, estaduais, vereadores, lideranças comunitárias, além dos prefeitos de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), e de Afrânio, Lúcia Mariano (PSB).

Informações: ASCOM
 

Ação Global realiza mais de 30 mil atendimentos em Gravatá

abril 27, 2014

Pela segunda vez, o município de Gravatá, no Agreste do Estado, recebeu a Ação Global do SESI. A população, principalmente da área rural da cidade, atendeu ao chamado da entidade e buscou os diversos serviços gratuitos de saúde, lazer e cidadania durante todo o sábado (26), em parceria com a Rede Globo, outras 40 empresas e cerca de 800 voluntários. Mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas durante o evento, com 31.056 atendimentos, uma média de três serviços por participante.

Os exames médicos foram os mais procurados nas unidades móveis de saúde do SESI, em um total de 12 mil atendimentos. Consultas para prevenção do câncer de mama, odontologia, oftalmologia, dentre outras facilitaram a vida de trabalhadores e familiares, como a dona de casa Vânia Nascimento, 49 anos. Há três anos, ela descobriu um tumor e fez uma cirurgia para retirar o útero e ovário. "O resultado apareceu na ultrassom vaginal e vi o quanto é importante fazer exames. No SUS esperamos até dois meses para uma consulta e aqui o SESI oferece tudo de graça, na hora", disse a moradora da zona rural de Gravatá, enquanto aguardava o preventivo do câncer de mama.

Com o tema "A importância da mulher na qualidade de vida da família", o público feminino foi novamente o foco da Ação neste ano, como em Igarassu, em 2013. A dona de casa Maria Madalena de Oliveira, 50 anos, participou dos vários serviços oferecidos no Espaço Mulher. "Fiz maquiagem, pintei as unhas, recebi massagem e agora estou aguardando a oficina de empreendedorismo começar. Quase não tenho tempo para cuidar de mim e hoje dediquei meu dia para a beleza", afirmou.

"Entendemos que a mulher faz a diferença na família quando o assunto é conhecimento. Por isso, mais uma vez incentivamos essa participação com ações voltadas ao público feminino", afirmou o presidente da FIEPE e diretor regional do SESI, Jorge Côrte Real.

Somente imprima este documento se necessário. Pense no compromisso com o Meio Ambiente.

Rochélle Alves

Acidente mata o vereador de Pesqueira Augusto Simões

abril 27, 2014
Morreu na manhã deste sábado (26), aos 34 anos, em um acidente automobilístico, o vereador pesqueirense e pré-candidato à Assembleia pelo PTB, Augusto Simões. Segundo informações, o vereador saía de Mimoso distrito de Pesqueira onde tinha atividade ao lado do Padre Adilson Simões, seu tio com quem realizava diversos projetos. 
Augusto realizava uma ultrapassagem quando chocou-se com um caminhão frontalmente.  O vereador  nem chegou a ser socorrido. Morreu preso às ferragens.
O velório de Augusto acontecerá em Pesqueira e Alagoinha, terra da sua família. O seu sepultamento porém, será na cidade de Afogados da Ingazeira ao lado da sua esposa Érica Simões.  
Histórico de Tragédias: Em 24 de agosto de 2012, Augusto sofreu um acidente na cidade de Sertânia, que resultou na morte de sua esposa Érica Torres Simões, filha do vereador de Afogados Erickson  Torres e Graça Góis. Eles tinham à época 31 anos.
Augusto se dividia entre os projetos políticos e a vida religiosa ao lado do tio, o Padre Adilson Simões, que lidera uma o Cedec Terra da Misericórdia em Arcoverde .
A família os nossos sinceros sentimentos.
Amannda Oliveira

Expresso Pau de Arara grava seu primeiro DVD nesse domingo

abril 27, 2014

A Banda Expresso Pau de Arara cujo Cd de forró recebeu o prêmio dos melhores do ano de 2013 pelo troféu Acinpe. Grava neste domingo (27), à partir das 16h, o seu primeiro dvd no Biruta Bar localizado Rua Bem-te-vi, 15 - Brasília Teimosa, Recife.

A banda é formada por Luizinho Sanfoneiro, Guilherme Conolly, Ricardson Neto Vitamina, Duda Gouveia, Nenem Zabumbeiro, Fofão Baixista Carlos e Guilherme Eira.



Com uma trajetória de quatro anos, EXPRESSO PAU DE ARARA conquista apreciadores da boa música por onde passa. Vem formando seu público e fortalecendo parcerias com os mais diversos músicos e artistas da cena pernambucana e brasileira. 

A proposta do EXPRESSO PAU DE ARARA é apresentar ao público um show com músicas regionais brasileiras com novos e criativos arranjos. Canções de artistas consagrados como Luiz Gonzaga, Jakson do pandeiro, Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Ira caldeira, Gilberto Gil, Chico César e Lenine, entre outros.

Amannda Oliveira

Arcoverde: Em nota, Zeca e Julio Cavalcanti reafirmam apoio a Armando

abril 27, 2014

A partir de 2005, Arcoverde foi testemunha de um período de crescimento e evolução jamais vista em sua história. Grandes transformações na sua infraestrutura com duplicação de avenidas, pavimentação de cerca de 400 ruas, escolas em tempo integral, policlínicas, praças, obras e ações que sempre tiveram a presença marcante do Governo Federal, desde o ex-presidente Lula à Presidente Dilma, e o apoio decisivo e sempre presente do senador Armando Monteiro Neto, a quem reafirmamos nosso apoio incondicional.
Desde a época de deputado federal, e depois como Senador, Armando Monteiro Neto tem demonstrado fidelidade, dedicação, ética e trabalho por Arcoverde e seu povo. Garantiu investimentos que passam do montante de mais de R$ 21 milhões ao longo deste período, incluindo o último ano passado, quando alocou mais de R$ 6 milhões em emendas para Arcoverde. Emendas e recursos para obras e melhorias na qualidade de vida de nosso povo. Como ex-prefeito, posso testemunhar toda a atenção que o senador Armando Monteiro teve com Arcoverde e sua gente.
Tendo em vista as nossas responsabilidades e compromissos com o povo de Arcoverde e da região,somos gratos, pois a gratidão é uma virtude que engrandece o ser humano, a tudo o que o senador fez, tem feito e vai fazer por nossa terra. Hoje, Arcoverde caminha para solucionar seu grave problema de água graças ao empenho, a dedicação e ao esforço dosenador Armando Monteiro, que, ao lado do deputado estadual Júlio Cavalcanti e da Prefeita Madalena Britto, foi até Brasília para garantir os recursos, unicamente do Governo Dilma, num total de mais de R$ 40 milhões, para a construção da tão esperada adutora, através do Ministério da Integração Nacional. Negar isso,é negar a verdade.
Somente para citar mais alguns investimento do Governo Federal em Arcoverde, e que tiveram a força e a atenção direta do senador Armando Monteiro, temos a UPA de Especialidades; o Campus da UPE, que contou com emenda direta do Senador Armando Monteiro; e a Escola Técnica, todas obras erguidas com recursos do Governo Lula e Dilma Rousself. Negar o trabalho de Armando, o apoio do Governo Dilma, do ex-presidente Lula, é negar os avanços e as conquistas que Arcoverde vem somando desde 2005 até hoje.
Nós, como ex-prefeito de Arcoverde e deputado estadual, a quem o povo de Arcoverde confiou a honra de representa-los à frente da Prefeitura durante 8 anos e na Assembleia Legislativa há 3 anos e meio, reafirmamos, juntamente com nossas lideranças, vereadores, amigos e correligionários, o apoio incondicional ao senador Armando Monteiro Neto pela sua honradez, pela palavra dada, fidelidade e toda a atenção dada a Arcoverde e ao seu povo, pelo seu trabalho por nossa gente.
Queremos reafirmar, juntamente com os vereadores Luciano Pacheco e Paulo Wanderley, o apoio ao governo da prefeita Madalena Britto, em nome do futuro e do melhor para Arcoverde. Nosso maior compromisso é com Arcoverde, de quem nos orgulhamos em sermos filhos desta amada terra, e com o seu povo.
Vamos caminhar juntos, com a maioria do povo de Arcoverde que sonha com um Pernambuco mais justo, um Brasil mais igualitário e uma cidade ainda melhor. Não vamos retroceder e nem serrar fileiras com o passado. Vamos garantir que a nossa população continue unida em torno de um projeto de gestão bem sucedido, iniciado em 2005, quando chegamos à prefeitura pela primeira vez.
Queremos caminhar para o futuro. Vamos juntos com Armando Monteiro Neto, João Paulo e o povo de nossa amada terra que saberá reconhecer o trabalho de um político sério, um homem de palavra e, o mais importante, preparado para as responsabilidades de fazer um Pernambuco mais forte, que fez muito por essa terra que amamos e que fará ainda mais por Arcoverde e por Pernambuco.
Zeca Cavalcanti
Ex-Prefeito de Arcoverde (PTB)
Júlio Cavalcanti
Deputado Estadual do PTB

Projeto Brincadeira de Terreiro realiza Encontro de Mestres e Poetas

abril 26, 2014
Tracunhaém será palco da disputa entre a rima e a poesia. A cidade recebe neste sábado (26 de abril), a partir das 20h, na rua Marechal Castelo Branco (por trás da Compesa), o Encontro de Mestres e Poetas da Mata Norte. A ação integra a programação do projeto Brincadeira de Terreiro, que até agosto deste ano realiza oficinas, sambadas e debate com Mestres Griôs. 

O Encontro será a primeira ação do projeto e irá reunir poetas e mestres de maracatu de baque solto que tenham o dom da poesia e do pensamento rápido. Durante a disputa cada participante terá que executar o improviso nas seguintes modalidades: marcha em quadra, samba de 10 linhas, galope, samba curto de 6 linhas e samba curto de 4 linhas. Os mestres serão avaliados por uma comissão julgadora formada por poetas e maracatuzeiros. 

Os três primeiros colocados receberão prêmio de R$150, R$300 e R$600, respectivamente. Para participar os interessados devem se inscrever gratuitamente até às 19h no local do evento. Serão apenas 16 vagas e as batalhas serão disputadas em duplas que serão definidas por sorteio no início da competição. 

BRINCADEIRA DE TERREIRO – realizado pelo Maracatu Rural Águia Formosa, Maciel Salú e Grão - Comunicação e Cultura, o projeto objetiva fortalecer a identidade cultural local, dando destaque a ação do Maracatu Rural e dos seus folgazões. 

Além do Encontro de Mestres e Poetas da Mata Norte, o projeto tem outras ações confirmadas, entre elas a oficina de confecção de adereços de Maracatu, oficina de Rabeca ministrada por Maciel Salú, uma ação Griô de contação de histórias e estímulo à leitura, o workshop sobre produção cultural e preservação do patrimônio imaterial e a Sambada de Maracatu que encerra a programação em agosto. 

O Brincadeira de Terreiro foi aprovado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) e é realizado com o incentivo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco. 

SERVIÇO
Encontro de Mestres e Poetas da Mata Norte
Sábado (26 de abril), a partir das 20h
Local: rua Marechal Castelo Branco (por trás da Compesa),  Centro - Tracunhaém-PE
Inscrições gratuitas até às 19h no local da competição
Evento aberto ao público
Informações: grao.pe@gmail.com e (81) 9606.7758

Fonte: Fundarpe

“Os recursos de Gravatá não vieram por incompetência de Bruno”, rebate o PTB

abril 26, 2014
Foto: A Voz da Vitória

por Lissandro Nascimento, enviado especial
Candidato a governador pela oposição, o senador Armando Monteiro (PTB) fez, neste Sábado (26), a primeira grande acusação da campanha eleitoral. Insatisfeito com a revoada de prefeitos da sua base, o trabalhista sugeriu que o Governo do Estado estaria cooptando gestores. A isca para fisgar prefeitos seria a sinalização de recursos para obras nos municípios.
O recado mais incisivo feito até agora foi direcionado ao Prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano(PTB), que recentemente declarou apoio à chapa da Frente Popular de Pernambuco, se aliando a Paulo Câmara (PSB), adversário de Armando. Em entrevista coletiva concedida hoje a imprensa, no Hotel Canariu’s de Gravatá, no Agreste, Armando Monteiro prestou contas de sua atuação parlamentar perante o Município, ao lado dos Deputados Federais Jorge Côrte Real (PTB) e João Paulo (PT), este último pré-candidato ao Senado. Tanto Monteiro quanto Côrte Real atestaram que Gravatá foi contemplada com emendas parlamentares de ambos, contudo, boa parte dos recursos orçamentários do Governo Federal não chegou a ser aplicados em razão do Prefeito Bruno Martiniano não elaborar o projeto técnico e agir com desinteresse público.
Armando apresentou o volume de investimentos federais no município para derreter o discurso do prefeito de Gravatá, de que pulou de lado porque a União não vem fazendo transferências de verbas para obras e tirar projetos do papel.
Umas das emendas listadas por eles contempla Gravatá na área de Saúde no valor de R$ 2.086.443,00 no ano de 2013. Desse montante foi pago, em janeiro/2014, cerca de R$ 1,4 milhão. O valor de R$ 600 mil já empenhado, foi cancelado pelo Ministério da Saúde, porque a Prefeitura de Gravatá não conseguiu aprovar, em tempo hábil, o seu projeto técnico. Armando explicou ainda que os recursos só poderiam atender a área de Saúde em razão de Gravatá constar como inadimplente em 2013, pois a cidade não constava apta no CAUC (Certidão de Regularidade Previdenciária).
No conjunto dos recursos conquistados pelos dois parlamentares, consta em 2014 o valor de R$ 3 milhões para obras de drenagem e pavimentação das vias de acesso aos bairros Jardim Petrópolis e Alto Cruzeiro, perdidas também “por incompetência” de Bruno Martiniano. “Tudo isso cumpre alertar a população gravataense para que redobre a sua vigilância sobre os projetos e cobre da Prefeitura as devidas providências”, alertou Côrte Real.
                                                                      Foto: A Voz da Vitória
“Não houve déficit do Governo Federal e nem mesmo omissão dos parlamentares do PTB. A acusação do prefeito em dizer que nós faltamos atenção à Gravatá não procede”, vaticinou Armando. Foram destinados pelo Governo Dilma Rousseff (PT) à Gravatá, cerca de R$ 10 milhões em repasses diretos e doações de maquinários para atender os setores da educação, esporte, segurança pública, área social e agrário. Os representantes do PTB/PE também registraram o Financiamento Público Subsidiado de R$ 35 milhões para Gravatá, que compõe as obras do PAC II, para execução de obras de pavimentação e drenagem, em condições bastante vantajosas, explanaram. “Diante da acusação leviana do prefeito, eu e Armando não poderíamos nos calar. São inverídicas as afirmações feitas por políticos que representam mal este município”, finalizou Côrte Real.
Para o deputado João Paulo, a atitude do Prefeito “em pular de lado” é no mínimo estranha. “Se diante de todo este apoio do Governo Dilma, o prefeito não se satisfez, é devido ao fato de que a oferta do grupo adversário foi bem melhor”, jogou. Ele assegurou que o governo do PT nunca retaliou qualquer município ou Estado. “Tratamos as relações institucionais de forma republicana”, disse.
Aproveitando para alfinetar o palanque adversário, o Senador Armando, afirmou que um terceiro FEM (Fundo Estadual dos Municípios) estaria sendo criado para contemplar prefeitos simpáticos ao projeto socialista de poder. “Seria um super FEM. Mas certamente eles estão criando o VEM”, disse o senador, em tom de ironia.
ARCOVERDE
Recentemente, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSB, Paulo Câmara, confirmou o apoio da Prefeita de Arcoverde Madalena Brito (PTB) à sua candidatura. Instigado pelo Portal A Voz da Vitória na coletiva de imprensa na manhã deste Sábado em Gravatá, o Senador Armando Monteiro assegurou que fará também um pronunciamento ao povo de Arcoverde (Sertão), para contrapor as articulações contrárias de sua ex-aliada.
“Nos esforçamos também para atender com recursos a cidade de Arcoverde que detém um grave problema de abastecimento d’água. Lá estão sendo gestados três poços profundos dentro do Projeto adutor de Jatobá. Inicialmente não deram a devida atenção a isto. Porém, é bom lembrar a população o fato dos nossos adversários privilegiarem agora apenas os municípios do PTB em detrimento de outros. Isso se mostra claramente uma cooptação, atitude que traduz o expediente da velha política”, finalizou.
Lissandro Nascimento

Olinda realiza Seleção Simplificada com 275 vagas

abril 25, 2014

A Prefeitura de Olinda está selecionando profissionais de diversas áreas, para atuar em várias de suas Secretarias. A Seleção Simplificada é para o preenchimento de 275 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva. Há funções de nível fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam de R$ 724,00 a R$ 3.000,00.
O edital estará disponível a partir do dia 28/04 na página da Seleção Pública Simplificada para Contratações Temporárias Nº 01/2014, com todos os detalhes de vagas e salários. As inscrições podem ser realizadas no período de 05 a 16 de maio, respeitando o prazo determinado de cada Secretaria.
Para as funções de nível superior, há vagas para graduados em Engenharia, Direito, Nutrição, Arquitetura, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, entre outras formações. Para o nível médio e técnico, há vagas para arquivista, fiscal de operação, recepcionista, secretário de gabinete, técnico administrativo, técnico em  edificações, técnico em  informática, telefonista, monitor social, cuidador, auxiliar administrativo, educador social, oficineiro, instrutor de esportes, cozinheiro, auxiliar de serviços gerais e vigia. Quem tem o ensino fundamental, pode concorrer a função de vigia, auxiliar de ação educativa, auxiliar de operação da Defesa Civil, auxiliar de Serviços Gerais, agente de apreensão e agente auxiliar de Trânsito.
A seleção pública será realizada em etapa única, de caráter classificatório, a partir de uma avaliação curricular. Os candidatos escolhidos serão contratados para trabalhar por até 12 meses, podendo ter o contrato renovado por igual período.
Inscrição – Para se inscrever, o candidato deverá preencher completamente os campos obrigatórios contidos no formulário eletrônico disponibilizado no endereço: www.olinda.pe.gov.br/selecao012014, com seus dados de identificação, função pretendida e informações curriculares. Depois, deve imprimir e assinar o formulário.
Pagamento - O candidato terá que pagar uma taxa no valor de R$ 10,00 para funções de nível fundamental, médio e técnico e de R$ 15,00 para funções de nível superior, por meio de guia de recolhimento que poderá ser obtida na página da seleção e paga na rede bancária, devendo o comprovante ser entregue no ato de inscrição.
O formulário de inscrição impresso e preenchido, juntamente com o comprovante de pagamento da inscrição, deverá ser entregue à Comissão de Organização de Processos Seletivos Simplificados, na Secretaria da Fazenda e da Administração, localizada na Av. Santos Dumont, 177, Varadouro, Olinda-PE, no horário de 14h30 às 16h30, no período de inscrição.
Informações: ASCOM

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.