Garanhuns recebe primeiro Passeio Ciclístico da TV Asa Branca

março 31, 2014

O município de Garanhuns, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, vai receber, no próximo dia 06 de abril, o primeiro Passeio Ciclístico da TV Asa Branca, afiliada Rede Globo. A iniciativa é do Departamento de Marketing da emissora e tem o objetivo de incentivar práticas esportivas para qualidade de vida das pessoas. Os interessados em participar devem se inscrever no posto da Polícia Militar, localizado na Avenida Santo Antônio, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, de 8h às 13h, ou na Imobiliária Monte Sinai, situada na Avenida Simôa Gomes, bairro Heliópolis, de 8h às 18h nos dias úteis – e no sábado de 8h às 12h30min.

Para o ato de inscrição, os competidores devem levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal). Um comprovante valendo um kit com a camisa do projeto será entregue no momento – a entrega do referido kit será entregue no dia 05 de abril. A expectativa da organização é que mais de 600 ciclistas participem do evento. A Polícia Militar fará o apoio na segurança e a Secretaria Municipal de Saúde enviará uma equipe técnica para realizar aferição de pressão e teste de glicose.

Para o Secretário de Saúde, Harley Davidson, a parceria na realização do evento servirá de estímulo para a população praticar mais atividades físicas. “A cada dia observamos que a nossa população vem absorvendo a importância de ter uma vida saudável, incluindo a prática de atividades físicas. Nós estamos apoiando esse evento, buscando com que esses hábitos sejam levados ao maior número de pessoas. Quando incentivamos a prática de atividades físicas, estamos ajudando a prevenir doenças, o que faz parte do nosso trabalho e da nossa área de atuação”, destaca o titular da pasta.

O primeiro Passeio Ciclístico de Garanhuns terá, aproximadamente, sete quilômetros de percurso. A largada será na Avenida Santo Antônio, seguindo pela Rua Nilo Peçanha; Rua José Mariano; Avenida Rui Barbosa, fazendo o retorno no Relógio das Flores; Rua Tavares Correia; Avenida Simôa Gomes; Avenida Caruaru e finalizando no Parque Euclides Dourado. 

Cloves Teodorico

Feira Regional de Negócios: movelaria com mix em renascença vai movimentar economia da região

março 31, 2014

No período de 03 a 05 de abril, acontece em Pesqueira FENEPE ( Feira Regional de Negócios: movelaria com mix em renascença . O evento contará com o espaço do SALÃO DA FORD o item FEIRA, e somente no dia 05 de abril, a partir das 21h será realizado o DESFILE RENASCENÇA AGRESTE MODA & MÚSICA, com participação de artistas como Almir Rouche , Luciano Magno e Irah Caldeira para desfilar e cantar ao término do evento.

O projeto FENEPE ( Feira Regional de Negócios: movelaria com mix em renascença ) faz parte de um desenho que chamei de Programa de Desenvolvimento Econômico... Uma formatação de produtos, ideias e oportunidades que com os parceiros certos, buscam alinhar desenvolvimento a uma estratégia e logística de operacionalização. Este ano a FENEPE irá atuar com os dois setores que se apresentam com maior solidez e conjuntura econômica na região. O objetivo é mostrar nossa potencialidade, refletindo sobre o quanto ainda temos que evoluir em conhecimento, técnicas e inovações tecnológicas para atender ao mercado competitivo. Mais que evento festa, buscamos referenciar a região com um núcleo de empresários que se unem para buscar soluções de como ampliar suas ações e assim conquistar novos clientes, disse Flávio Eduardo, um dos organizadores do evento..

Os organizadores contaram com a ajuda  de instituições como SEBRAE, SENAC, ADDIPER e a Prefeitura Municipal de Pesqueira. O evento é regional e contará com a participação de artesão das cidades de Alagoinha, Poção, Sanharó e Pesqueira. 

Aproximadamente 99% dos stands já estão reservados, de um total de 30 Stands de Movelaria e 40 Stands para o setor de Renascença. 

A Feira será de 03 a 05 de abril, aberta ao público e localizada no Salão da Ford das 15 às 22h ( dias 03 e 04 ) e no sábado ( 05/04 ) será de 10h às 20h.

O DESFILE AGRESTE RENASCENÇA MODA & MÚSICA, será realizado somente no dia 05 de abril, no salão do Hotel Estação Cruzeiro a partir das 21h, com mesas comercializadas ao valor de R$ 60,00 na ACEP. 

Amannda Oliveira

Armando cobra reforma e ampliação da BR-232, além da união em defesa do Arco Metropolitano

março 30, 2014
Foto: Alexandre Albuquerque

Ao avaliar como “fundamental” a ampliação da BR-232 até Arcoverde, no Sertão, o senador Armando Monteiro cobrou uma solução para os problemas legais envolvendo a rodovia e sua reforma imediata.

“A via está se deteriorando, o Governo Federal alega que há pendência no convênio, porque houve uma delegação a Pernambuco. Fala-se, e o Governo do Estado, mesmo com essa pendência, postulou uma renovação do Convênio até 2050, porque se discute a possibilidade, que é fundamental, de fazer a duplicação até Arcoverde”, disse Armando, durante entrevista ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, no Recife. 

“A questão está aí colocada, o que fazer? Acho que tem que haver sim uma intervenção do Governo de Pernambuco urgentemente para requalificar essa via, sob pena dessa situação, que já é de deterioração, se agravar mais e mais”, acrescentou.

Ainda durante o debate, o senador defendeu a união de todas as lideranças de Pernambuco em favor da construção do Arco Metropolitano, para garantir que os investimentos em novas indústrias e a geração de empregos fiquem em Pernambuco e não “vazem para a Paraíba”.

Veja abaixo os principais trechos da entrevista:

Problemas da BR-232

Armando Monteiro – “Decorridos sete anos e meio de Governo, essa questão da BR-232 continua num impasse porque houve problemas com a obra, o Estado não recebeu a obra, houve até uma ação contra as construtoras. Você tem, naquele segundo trecho que foi Gravatá – Caruaru, problemas sérios também. O convênio com a União é um convênio que está pendente onde o Estado tem uma inadimplência. Pernambuco chegou a ser inscrito no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) por conta dessa inadimplência. Em suma, é uma situação que não se resolve. Enquanto isso, essa via, que é a mais importante de Pernambuco, se deteriora. É mato na estrada, são placas que estão em desníveis, problemas sérios de drenagem, há ainda pendências relacionadas com a questão dos acessos locais. Aí o governo, que lá atrás dizia ‘concessão de forma alguma’, ensaiou uma solução agora já no final, o ‘pedágio universal’. A conta ia para o contribuinte. Era uma PPP, o Estado garantia a empresa que ia fazer a requalificação completa da obra, o Estado garantia pagar R$ 120 milhões por ano, o que significa dizer que a conta ia ser endereçada a todo cidadão, mesmo aqueles que não demandam a BR-232. O pernambucano lá de Goiana ia pagar por essa concessão. Bom, o impasse está aí. O que fazer? A via está se deteriorando, o Governo Federal alega que há pendência no convênio, porque houve uma delegação a Pernambuco. Fala-se, e o Governo do Estado, mesmo com essa pendência, postulou uma renovação do convênio até 2050, porque se discute a possibilidade, que é fundamental, de fazer a duplicação até Arcoverde. A questão está aí colocada, o que fazer? Acho que tem que haver sim uma intervenção do Governo de Pernambuco urgentemente para requalificar essa via, sob pena dessa situação, que já é de deterioração, se agravar mais e mais. O custo dessa requalificação já é muito alto. Então, eu acho que Pernambuco tem que atacar essa questão fazendo essa requalificação urgentemente e aí estudar alternativas para Pernambuco, que têm que ser examinadas. Eu registro que tivemos sete anos e meio e não saímos do impasse, continuamos sem uma solução para a questão da BR-232”.

Futuro da BR-232

Armando Monteiro – “Existem agora pendências jurídicas, ou seja, há questões que foram ajuizadas e estão dependendo de um pronunciamento da Justiça. Portanto, o que eu posso dizer em relação ao futuro é o seguinte, não vamos deixar para tratar essa questão no final do governo, vamos encarar essa questão, vamos encontrar uma forma de acertar essa posição com o Governo Federal, porque o que não podemos admitir é o que nossa via se deteriore mais, ela já está muito deteriorada, e podemos ficar numa situação que, aí sim, com comprometimento de tráfego e consequências muito mais sérias”.

BR-232 até Arcoverde

Armando Monteiro – “Acho fundamental fazer isso. Por exemplo, a BR-104 que nós falamos aqui é uma rodovia que tem hoje um tráfego imenso, são mais de 12 mil veículos ao dia, que é o Polo de Confecções, todo mundo que demanda o Polo de Confecções. Então temos que fazer, dar uma prioridade absoluta”.

As estradas de Pernambuco

Armando Monteiro – “Há estudos internacionais, e estudos que foram até feitos pelo Banco do Nordeste, que compara a malha de Pernambuco com a de outros estados do Nordeste. Nós não temos uma posição boa no conjunto. Então, é preciso fazer um esforço grande para poder fazer os investimentos necessários. Por exemplo, temos que duplicar a BR-423, precisamos concluir a BR-104. A BR-423 é a que vai se chamar Mestre Dominguinhos, liga São Caetano a Garanhuns. Precisamos concluir a BR-104, precisamos, evidentemente, concluir a BR-408”.

“Pernambuco precisa do Arco Metropolitano”

Armando Monteiro – “Acho que é uma obra fundamental, porque ela alivia o tráfego no Recife, na área metropolitana, e vai permitir o escoamento em condições minimamente econômicas e eficientes, ligando o Litoral Norte, em Igarassu, até a entrada de Suape. A obra tem também outra característica, vai permitir realmente que, em termos logísticos, Pernambuco tenha um sistema muito mais eficiente. E o tráfego que está projetado ali, depois de todo adensamento industrial em Goiana, é um negócio impressionante. A fábrica de vidros que vai ser inaugurada agora, só ela tem uma movimentação de 90 carretas pesadas por dia. E quando a Fiat chegar, então, nem se discute. E outra, a BR 101, virou, no trecho de Abreu e Lima, uma via urbana. A cidade chegou dentro da estrada como um todo. Então, é fundamental. Agora, o debate dos últimos dias me parece que não tá bem colocado. Essa história de dizer que parou, que o edital foi suspenso por razões políticas, isso é, chega a ser, uma coisa, a meu ver, absolutamente distorcida. Até porque o Governo Federal assumiu a obra, tomou a decisão em abril do ano passado, 2013, de assumir a obra. Tinha um convênio delegando ao Governo do Estado. Agora é uma obra de custo alto, é uma obra, por exemplo, que Pernambuco teria muita dificuldade de fazer, é uma obra que vai ficar entre R$1 bilhão e meio mesmo com o novo traçado, que é uma via de 77KM, que tem custos altos e impacto ambiental também expressivo. Em resumo, não vamos politizar essa questão, Pernambuco precisa, é fundamental, e esse edital está sendo prometido agora para retomar no final de abril”.

A Fiat e o Arco Metropolitano

Armando Monteiro – “Se não tivermos o Arco Metropolitano, há o risco de esse efeito econômico, que é muito importante, multiplicador, ir vazando para a Paraíba mais e mais. Você tem Cabedelo, ela tá praticamente há 45 Km, 50 Km do Porto de Cabedelo, portanto, se não tivermos em Pernambuco uma melhor condição de escoamento para Suape, há um risco de que você termine fazendo algo que, ao final, beneficie mais a Paraíba. Portanto, essa obra é fundamental, independente de qualquer discussão, temos que nos alinhar, todos em Pernambuco, para cobrar do Governo Federal o início da obra”.

Eleitoralização do debate em torno do Arco Metropolitano

Armando Monteiro – “Nesse caso, o Governo Federal assumiu a obra no começo de Maio de 2013. Por isso que eu digo, vamos cobrar, vamos esquecer as disputas e vamos, todos os partidos, cobrar. Ontem, por exemplo, houve uma coisa positiva, o Secretário de Estado foi ao DNIT: ‘Vamos acabar com essa discussão. O projeto tinha problema, fui eu, foi você. Sentaram ontem na mesa, o Secretário João Bosco e a Direção do DNIT e disse olha, vamos encaminhar a solução. Pernambuco quer resolver o problema, não quer ficar discutindo culpa nem inventando culpa”.

Há risco de descontinuidade administrativa em Pernambuco?

Armando Monteiro – “Eu acho primeiro, me parece, uma posição muito pretensiosa esta. (Achar que) ‘só o meu grupo (refere-se ao grupo governista), só o meu partido, tem a compreensão do que é o modelo adequado para Pernambuco’. O que foi feito em Pernambuco nos últimos anos, nós estamos associados a estas conquistas. Nós todos. Inclusive os trabalhadores de Pernambuco. Isto não é algo que o governo, genialmente, inventou e colocou em pauta. Por exemplo, o modelo de gestão. Minas Gerais já tinha adotado antes de nós. Estas ferramentas de gestão, onde estão? Estão disponíveis aí? Toda empresa, toda estrutura hoje pública faz planejamento estratégico, monitora programas, tem métodos e ferramentas modernas. Então isto está longe de ser monopólio de um governo ou de um grupo, ou de uma pessoa. Isto é desprimoroso com Pernambuco. Será que só existem quadros em um partido? Será que em Pernambuco só quem tem a visão iluminada de para onde a gente deve ir é um grupo e um partido? Eu me recuso a fazer análises simplistas como esta. Então, esta é a discussão que Pernambuco vai fazer, olhando para a frente, sem esta visão simplista de que só um grupo e uma pessoa, um grupo de iluminados, tem a visão do que pode acontecer em Pernambuco. Eu acho que o pernambucano, a sociedade de Pernambuco, ela é que tem hoje um sentido de para onde é que deve caminhar. E eu queria dizer o seguinte, os governos não tutelam as sociedades, as sociedades é que devem tutelar os governos. Sabe porque ninguém vai tirar Pernambuco deste prumo? Porque a sociedade não deixa. O ponto fundamental é este. É que tem que haver alternância, é que não pode haver o domínio de um único grupo. Pernambuco é um estado plural. Ninguém em Pernambuco pode se arvorar para dizer ‘olha eu aponto o dedo e elejo quem eu quiser’. Isto não se conforma com a tradição de Pernambuco”.

Informações: ASCOM

Uchoa reafirma que é candidato a estadual

março 29, 2014
Do Blog do Magno

O deputado Guilherme Uchoa (PDT) é categórico em reforçar sua candidatura a deputado estadual. O parlamentar desmente notícias veiculadas nos jornais locais de que seria candidato a federal e cita justificativas: a pré-candidatura do ex-prefeito de Timbauba e seu amigo-irmão Marinaldo Rosendo (PSB); e o estado de convalescência de sua esposa, que se recupera de um AVC e duas cirurgias realizadas no ano passado.

Ainda aponta como sem sentido a nota que diz que Marinaldo Rosendo tenha qualquer conta a acertar com o fisco e que isso respingaria na campanha do governador Eduardo Campos. “Há dois valores muito importantes na minha trajetória: a lealdade e a amizade. Marinaldo é um homem honrado, um grande empresário comprometido com o bem social. Sou casado há 45 anos e nunca ficaria longe de minha esposa em um momento de dificuldade de saúde como o que estamos vivendo atualmente”, explica, ressaltando a pré-candidatura de Marinaldo Rosendo a deputado federal e a sua própria candidatura a deputado estadual.

Blog do Magno

Ex-prefeito de Itaquitinga sai em defesa de Marinaldo Rosendo em relação a sua candidatura

março 29, 2014
E impressionante a insistência de setores "ocultos" em atacar a candidatura de Marinaldo Rosendo(PSB) a Camara Federal. Agora não satisfeitos com o respaldo e pleno êxito das articulações internas e com a grande receptividade deste projeto coletivo regional, que conta com a esmagadora aprovação da Mata Norte e até de outras regiões de Pernambuco, tentam desesperadamente misturar e confundir a mente das pessoas com notícias falsas, sem fundamento e nitidamente orquestradas.

A candidatura de Marinaldo segue firme, vitoriosa e será de grande importância para a Mata Norte, o Agreste e o Sertão.
Por outro lado, esses que se fazem de bobos e lançam ilações de que Dr. Guilherme Uchoa seria o candidato a Deputado Federal deveriam ir ao psicólogo. Ora, quem conhece a trajetória política e o caráter firme do Presidente da ALEPE , sabe que trata-se de um dos parlamentares mais dignos do nosso campo, possuidor de grande caráter, coerência e lealdade a princípios e a lado, porque sempre foi um homem de ideias claras, abertas, diretas e sempre defendeu e defende posições com transparência e decisão.

Temos orgulho de ser Pernambucanos e de estarmos representados na Presidência da Assembleia Legislativa por uma pessoa de elevado espírito público, competência, afirmação e capacidade a toda prova. E mais importante nesse momento que os plantonistas "perueiros" se dediquem as suas bases e as suas pre-campanhas, porque atacar aqui e perder tempo. O futuro e logo ali.
Geovani Oliveira(PSB) ex-prefeito de Itaquitinga e pre-candidato a Deputado Federal que fará dobradinha com Marinaldo Rosendo em várias cidades.

Blog do Magno

SESI lança campanha contra turismo sexual em Pernambuco

março 28, 2014
As doze cidades-sede da Copa do Mundo 2014, no Brasil, são alvos da campanha “Não desvie o olhar”, coordenada pelo Conselho Nacional do Sesi. A iniciativa tem como foco o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes antes, durante e depois do Mundial. A campanha foi lançada oficialmente, no Recife nesta semana, pelo gerente executivo de Comunicação e Marketing do Conselho Nacional do Sesi, Márcio Caetano​. A apresentação aconteceu no auditório do Centro de Formação do Servidor Público (Cefospe), na Boa Vista.
Segundo Caetano, as peças da campanha serão veiculadas na imprensa nacional, a partir de abril, e estarão presentes em aeroportos, restaurantes, hotéis e outros equipamentos do trade turístico.​ Elas têm como base três eixos principais: a sensibilização, a prevenção e a repressão. “Queremos sensibilizar a sociedade para o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes e convocá-la a vestir a camisa da campanha. Vamos mostrar que a exploração sexual no Brasil é crime e incentivar a população a denunciar através do Disque 100”, disse, reforçando o mote da campanha: “Não desvie o olhar: denuncie, proteja, vista essa camisa”.
Também estiveram presentes ao lançamento a cantora Cristina Amaral, embaixadora dos Direitos Humanos de Pernambuco e madrinha local da campanha; a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), Rosa Barros; o secretário executivo de Articulação de Projetos Especiais do Governo do Estado, Eduardo Figueiredo; e a coordenadora do Comitê Local de Proteção Integral a Crianças e Adolescentes de Pernambuco, Rosana França, entre outras autoridades.
Além das cidades-sede no Brasil, cerca de 20 países também estão sendo contemplados pela campanha, coordenada mundialmente pela rede internacional End Child Prostitution, Child Pornography And Trafficking of Children for Sexual Purposes (ECPAT). “Queremos que o turista já chegue ao Brasil com a mensagem da campanha em mente, sensibilizados. Aqui, essa mensagem de proteção às nossas crianças e jovens será reforçada. Trata-se de uma campanha internacional”, explicou Caetano.
ViraVida - Aliado à campanha, o Conselho Nacional do Sesi também fechou parceria com o Ministério do Turismo para qualificar jovens do programa ViraVida, que trabalha com adolescentes vítimas de exploração sexual. No Recife,  ex-alunos do projeto de reinserção social do Sesi e familiares poderão escolher entre cursos do Pronatec Copa Social como recepcionista de eventos, garçom e agente de informações, todos com aprendizado do inglês.

Informações: ASCOM

Forró dos Contadores abre o São João de Arcoverde 2014

março 27, 2014

Abrindo o São João de Arcoverde 2014, vem ai o 9.ª Forró dos Contadores que este ano tem como tema "São João na Copa" A festa que tem como atrações Maciel Melo, Wagner Carvalho e Flávio Leandro, acontece no dia 10 de maio e terá o melhor do forró pé de serra, xaxado, xote e baião.

As mesas estão sendo vendidas ao valor de R$ 200,00 e podem ser adquiridas através dos telefones:

(87) 3822.3704 com Lucicleide, (87) 3822.1280 com Carminha ou (87) 3821.1119 com Sandra ou (87) 3822.2859 com Lucineide.

Serviço
Forró dos Contadores
Local: Sport Club de Arcoverde
Dia: 10 de maio (sábado)
Valor: R$ 200,00
Horário: 22h
Informações: (87) 3822.3704 / (87) 3822.1280 / (87) 3821.1119 /(87) 3822.2859
Amannda Oliveira

UPAE em Arcoverde será inaugurada nesse domingo

março 27, 2014
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira,  anunciou na tarde dessa quarta-feira (26), em Arcoverde, a inauguração da Unidade Pernambucana de Atendimento Especializada - UPAE no próximo domingo (30). 

O gestor esteve na VI Geres, para reunião de pactuação da UPAE com os 13 municípios da regional. Na pauta, foi explicada a forma de administração da unidade, que contará com serviços de diversas especialidades clínicas.

A prefeita Madalena Britto  e a secretária de Saúde, Andréia Britto, participaram do encontro ao lado de prefeitos e secretários de saúde da região, que acordaram os termos de co-administração entre as cidades. 

O governo federal vai financiar 50%, o governo do estado 30% e municípios 20%, sendo estes últimos rateados entre todas as cidades que compõe a VI Geres.

A divisão varia de acordo com o número de habitantes. "Assim como, a realização dos exames será feita por meio de cotas, de acordo com média populacional", esclareceu a secretária de Saúde, Andréia Britto.

"O mais importante é que também haverá exames diagnósticos durante cinco dias por semana, um dos grandes gargalos da saúde pública.",  enfatizou o secretário Figueira. 

De acordo com a Secretária Executiva de Atenção à Saúde do Estado,Tereza Campos, os atendimentos devem começar gradativamente, conforme a contratação dos profissionais, que já esta sendo feita. 

Hora - Com horário ainda a definir, a inauguração, que deve acontecer pela manhã contará com a presença do governador Eduardo Campos, acompanhado do staff do governo.
A UPAE teve um investimento de  R$ 6,8 milhões e está localizada na área do antigo CSU, ao lado da escola de referência Jonas Freitas, na Cohab I.

Informações: ASCOM

Arcoverde realiza I Festival Municipal de Jogos Populares

março 27, 2014
A Prefeitura Municipal de Arcoverde, através da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promove, nos dias 02 e 03 de abril, no estádio municipal Áureo Bradley, das 08h às 11h, o I Festival de Jogos Populares.
 
São cerca de 450 crianças, com idades entre 08 a 10 anos, alunos da rede municipal de Arcoverde.
O projeto tem como objetivo, proporcionar momentos de lazer, com fins pedagógicos, através de jogos populares que traduzam aos participantes valores, costumes, formas de pensamento e ensinamentos de uma maneira leve, divertida e de interessante do público infantil.
 
Ao todo, oito escolas envolvidas no projeto: Escola Manoel Lumba (Aldeia Velha), Jonas Freitas, Freire Filho, Euclides da Cunha, Ivani Bradley, Barão do Rio Branco, Olga Gueiros e Alfabeto.
Informações na secretaria de Educação, Cultura e Esportes – 3821 9013 e 38219014 e nas escolas participantes.

ASCOM

Lauda revela que alta velocidade e pneus velhos foram a causa do acidente que matou Paul Walker

março 27, 2014
Um laudo divulgado pela polícia de Los Angeles revelou as causas do acidente que matou o ator Paul Walker e seu colega, Roger Rodas, a bordo de um Porsche Carrera GT. Segundo os especialistas, o excesso de velocidade e os pneus velhos do carro foram cruciais para que a tragédia acontecesse.

Amannda Oliveira

Estratégias e legislação eleitoral sob as lentes de especialistas

março 27, 2014
Estão abertas as inscrições para o II Seminário de Marketing Político e Legislação Eleitoral, a ser realizado de 09 a 11 de abril, pela Expolab/ Instituto IdeAção e ESA/ OAB – PE, com especialistas de renome nacional neste cenário para discutir com profissionais e candidatos de todo o Nordeste análises, estratégias, leis e planos de trabalhos, inclusive, em mídias favoráveis para uma campanha eleitoral. A iniciativa, primeira no Nordeste a trabalhar as várias etapas que congregam uma campanha política, é voltada para profissionais de comunicação, do direito, candidatos, assessores e fornecedores.

Além das estratégias de marketing, os participantes conhecerão as mudanças introduzidas na legislação eleitoral e o que poderá ainda ser feito e valer para esta eleição. O curso foi todo estruturado com foco na nova realidade do ambiente político para as campanhas de 2014. E proporcionar os fundamentos necessários e dar subsídios através de experiências de profissionais que vêm atuando há quase duas décadas são focos desta iniciativa.

O I Seminário de Marketing Político e Legislação Eleitoral será realizado no auditório da OAB-PE, na rua do Imperador Dom Pedro II, nº 307 - Santo Antônio, com palestrantes com atuação nas mais variadas áreas da Coordenação política. Na programação constam, por exemplo, Antônio Melo, palestrante e coordenador de conteúdo do evento, que que falará de coordenação e estratégias; o advogado e professor Leucio Lemos, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PE, tratará modelo para o futuro da legislação eleitoral; e o especialista em marketing digital, Beto Toledo, diretor de Estratégia Digital VML Brazil, mostrará o uso das mídias sociais, ferramentas e formas.

Ao todo são nove painéis de palestras com experts nacionais e debatedores locais. As vagas são limitadas (120 para todo o Nordeste) e informações e inscrições podem ser feitas pelo www.curso.expolab.com.br ou pelo telefone (81) 3224-9236. 

Ivelise Buarque


emana de Direitos Humanos do Agreste Meridional chega a Garanhuns

março 27, 2014
Segue até a próxima sexta-feira (28), em Garanhuns, a Semana de Direitos Humanos. A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado e conta com a parceria do Governo Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Coordenadoria da Mulher. Desde a última segunda-feira (24), diversas ações estão sendo realizadas no município, entre essas atividades, destacaram-se a oficina “Direitos e Deveres da Pessoa Presa”, realizada na cadeia pública de Garanhuns e a oficina “Rede de Saúde e Cidadania LGBT”, além de outras atividades.

Nesta quarta-feira (26), no quilombo Castainho, foi realizada a Feira da Cidadania. Entre as inúmeras atividades, os moradores contaram com serviços de beleza – corte de cabelo, manicure e pedicure –, atenção básica de saúde – aferição de pressão arterial, teste de glicemia e ações educativas referentes à saúde bucal, com ênfase ao câncer de boca -, agendamento para recadastramento do Programa Bolsa Família, segunda via das certidões de nascimento e casamento, emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), foto 3 X 4, cine reflexão sobre a violência contra a mulher e palestras educativas.

Confira o restante da programação:

Quinta-feira (27):

Das 9h às 13h (Auditório da Aesga) – Reunião com a Sociedade Civil;
Às 10h (Quilombo Timbó) – Reunião de trabalho – Dialogando identidade e território;
Às 10h (Gerência Regional de Educação – Gre) – Reunião com os gestores municipais do Agreste Meridional;
Das 14h às 16h (Escola Dom Juvêncio de Brito) – Oficina Profissionais da Educação e Cidadania LGBT.

Sexta-feira (28):
Das 8h às 13h (Seminário São José) – Seminário Regional de Direitos Humanos e Democracia;
Das 20h às 22h (Escola Estadual Professor Jerônimo Gueiros) – Concurso de Talentos: Diversidade em Cena.

 Samara Pontes

Alunos de Odontologia da UPE Arcoverde se destacam com trabalhos aprovados no COPEO 2014

março 27, 2014

Estudantes do curso de Odontologia do Campus Arcoverde da UPE - Universidade de Pernambuco, dos 1º, 3º e 5º períodos, tiveram 23 trabalhos enviados, e todos aprovados, para o Congresso Pernambucano de Odontologia - COPEO 2014.

O 22º COPEO acontecerá entre 3 e 6 de abril, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, considerado um encontro transformador com a ciência, a inovação e a tecnologia. Trata-se de um evento oficial da Associação Brasileira de Odontologia (ABO Nacional) e da Sociedade dos Cirurgiões Dentistas de Pernambuco (SCDP ABO-PE). O COPEO conta ainda com muitos eventos paralelos, encontros estaduais, nordestinos e uma
das maiores feiras comerciais odontológicas do país.

A professora Arine Lyra, Coordenadora do Curso de Odontologia em Arcoverde, que integra o Multicampi Garanhuns, destaca a importância deste resultado pelo esforço que todos os docentes e estudantes em utilizarem a pesquisa como instrumento de ensino-aprendizagem, já que todas os trabalhos aprovados estão articulados com o projeto
pedagógico do curso no Sertão Pernambucano.

Ronaldo Cesar

Fãs já podem Elis Regina adquirir a Coleção Folha - O Melhor de Elis Regina

março 26, 2014

Foi lançado no último dia 23 de março, a Coleção Folha - O melhor de Elis Regina que vai repor nas bancas reedições de 21 álbuns e quatro coletâneas da cantora gaúcha Elis Regina. Reapresentados fora de ordem cronológica na coleção organizada pelo jornalista Carlos Calado, os 25 discos - todos pertencentes ao catálogo da Universal Music, gravadora herdeira do acervo da Philips, virão encartados em livros com arte padronizada. 

Nos 25 livros-cds que carregam a personalidade marcante da cantora, os fãs poderão encontrar canções, trechos de entrevistas, histórias e também críticas dos discos da artista que tinha o apelido de Pimentinha.

Ficaram de fora no entanto, os discos Essa Mulher de 1979 e Saudade do Brasil de 1980, lançados pela Warner, e também alguns títulos póstumos lançados por ela pela Continental e CBS.
Fazem parte de Folha O Melhor de Elis Regina pérolas como Falso Brilhante (1976), Elis (1972), Elis (1974), Elis & Tom (1974), Elis & Toots (1982) e Ela (1971). Cada volume traz textos sobre os discos assinados por críticos como Carlos Calado (editor da coleção), Tarik de Souza, Lauro Lisboa Garcia e Mauro Ferreira.
Além de 21 álbuns que se dividem entre de carreira, ao vivo ou alguns póstumos, a coleção também traz quatro coletâneas com material que não entrou originalmente nesses álbuns e saiu em compactos, álbuns coletivos ou outros tipos de lançamento. O material traz curiosidades como as duas parcerias gravadas por Elis com ninguém menos do que Pelé, as quase bizarras e curiosas Perdão Não Tem e Vexamão.
Eis os 25 títulos incluídos na coleção Folha O Melhor de Elis Regina:
1Elis (1974)
2Samba Eu Canto Assim (1965)
3Falso Brilhante (1976)
4Elis (1973)
5Dois Na Bossa nº2 (1966)
6Elis (1980)
7Ela (1971)
8Elis (1972)
9Elis (1977)
10Elis & Toots (1982)
11Transversal do Tempo (1978)
12Dois Na Bossa Nº3 (1967)
13Em Pleno Verão (1970)
14O Fino do Fino (1965)
15Show Elis/Miele (1969)
16Elis Especial (1979)
17Elis- Como & Porque (1969)
18Elis (1966)
19Elis Especial (1968)
20Elis Regina In London (1982)
21Elis & Tom (1974)
22Pérolas Raras (2006-coletânea de raridades)
23Esse Mundo é Meu (2012-coletânea de raridades)
24No Céu da Vibração 1 (2012-coletânea de raridades)
25No Céu da Vibração 2 (2012- coletânea de raridades)
Amannda Oliveira


Senac oferece 150 vagas para cursos gratuitos em Arcoverde

março 26, 2014
A população de Arcoverde e região têm a chance de fazer um curso gratuito do Senac, através do projeto Novos Talentos, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. Estão sendo ofertadas 150 vagas para cursos de Agente de combate às endemias, Cuidador infantil, Vendedor, Operador de telemarketing, Recepcionista e Auxiliar de pessoal. Todos com aulas no Posto Avançado da instituição, localizado na Av. Zeferino Galvão, nº 192, no bairro de Santa Luzia, em Arcoverde. O período de inscrição encerra dia 04/04.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site do Senac (www.pe.senac.br) ou da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (www.stqe.pe.gov.br/), clicar na aba Qualificação e depois em Projetos, escolhendo o edital do Novos Talentos. Após a inscrição, nos dias 07 e 08 os candidatos aptos devem comparecer ao Senac para efetivar a matrícula com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Antes de se candidatar os interessados devem observar os pré-requisitos de participação do curso escolhido (confira programação abaixo).Outras informações sobre o processo podem ser obtidas através dos sites das instituições ou pelo telefone do Posto Avançado do Senac em Arcoverde (87) 3821-1688.

SERVIÇO
Cursos | Novos Talentos – Arcoverde
CRONOGRAMA

ARCOVERDE
MATRICULA
AULAS
CURSOS SENAC
CARGA HORÁRIA
Nº DE VAGAS
PERÍODO
PREVISÃO DE INÍCIO
PREVISÃO DE TÉRMINO
HORÁRIO
TURNO
AGENTE DE COMBATE ÀS ENDEMIAS
240
25
07 e 08/04
09/04/2014
14/07/2014
8h às 12h
MANHÃ
CUIDADOR INFANTIL
160
25
07 e 08/04
09/04/2014
11/06/2014
8h às 12h
MANHÃ
VENDEDOR
160
25
07 e 08/04 
09/04/2014
11/06/2014
13h ÀS 17H
TARDE
OPERADOR DE TELEMARKETING
170
25
07 e 08/04
09/04/2014
16/06/2014
13h ÀS 17h
TARDE
RECEPCIONISTA
240
25
07 e 08/04
09/04/2014
08/08/2014
19h às 22h
NOITE
AUXILIAR DE PESSOAL
240
25
07 e 08/04
09/04/2014
08/08/2014
19h às 22h
NOITE

PRÉ-REQUISITO DE INSCRIÇÃO
Agente de combate às endemias: cursando o ensino médio e a partir de 18 anos;
Vendedor: ensino fundamental (cursando ou completo) e a partir de 18 anos;
Cuidador infantil: ensino fundamental (cursando ou completo) e a partir de 18 anos.
Operador de telemarketing: ensino fundamental (cursando ou completo) e a partir de 18 anos.
Recepcionista: ensino fundamental (cursando ou completo) e a partir de  18 anos.
Auxiliar de pessoal: ensino médio incompleto e a partir de 18 anos.

Mega Sena Acumulada paga R$ 25 milhões nesta quarta-feira

março 26, 2014

O sorteio 1.585 da Mega-Sena, que acontece nesta quarta-feira (26), pode pagar R$ 25 milhões para quem acertar as seis dezenas.

Se apenas um apostador levar o prêmio e aplicar todo o valor em poupança, poderá se aposentar com um rendimento de R$ 125 mil por mês, o equivalente a mais de R$ 4.100 por dia. Pode também adquirir 50 imóveis de R$ 500 mil cada, ou ainda uma frota de 192 carros de luxo.
No concurso 1.584, realizado no último sábado (22) em Indaial (SC), ninguém acertou os números e o prêmio acumulou. As dezenas que saíram são:  03- 22- 27- 28- 50- 54. 
A aposta mínima da Mega-Sena custa R$ 2 e pode ser feita até às 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em qualquer uma das mais de 12 mil lotéricas espalhadas pelo Brasil.
Amannda Oliveira

IFPE abre seleção para contratar professor e técnico-administrativo

março 26, 2014

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou edital para preenchimento de 174 vagas. São 43 para técnico-administrativos, em 18 cargos e 131 para docentes em 44 áreas. Os aprovados serão lotados em qualquer um dos campi da instituição já existentes ou que venham a ser criados. O concurso tem validade de dois anos, prorrogável por mais dois.

As inscrições começam no de 31 de março e vão até 11 de abril pelo site: cvest.ifpe.edu.br. Para se inscrever, os candidatos a docente pagam taxa de R$ 90, para vagas com carga horária de 40 horas, e R$ 60, para e 20 horas. No caso dos técnicos, os valores são de R$ 50 (nível médio e intermediário) e de R$ 80 para os de nível superior.

Os salários variam de R$ 1.640,34 a R$ 3.804,29. O IFPE também garante benefícios como auxílios alimentação, transporte e saúde. O instituto também tem programas de progressão funcional, com acréscimo nos salário base que pode chegar a R$ 8.344,64, no caso de professores com doutorado e dedicação exclusiva.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas no dia 18 de maio pela manhã para docentes e à tarde para os técnicos-administrativos. Os candidatos a professor passarão por mais duas etapas, com provas de conhecimento prático e de títulos. Também haverá prova prática para os candidatos com as cinco maiores notas nas áreas de artes visuais, computação gráfica, edificações, informática para internet, logística, manutenção e suporte em informática, meio ambiente e qualidade de rede computadores.

Mais informações podem ser obtidas no site cvest.ifpe.edu.br, através do e-mail: concurso@reitoria.ifpe.edu.br, ou pelo telefone: (81) 2125-1613, ou ainda nos campi e Reitoria do IFPE.

Amannda Oliveira


Dr. Fórmula 1 diz que fãs de Schumacher devem se preparar para o pior

março 26, 2014

Os fãs de Michael Schumacher devem se preparar para o pior. Segundo Gary Hartstein, o Dr. Fórmula 1, médico-chefe da categoria de 2005 a 2012, o mundo do automobilismo pode começar a se despedir do heptacampeão mundial. O médico publicou um texto emocionado em seu blog.
 
— Sempre soube que Michael era adorado. Passei anos em circuitos tomados pela cor vermelha de bonés, bandeiras e camisetas da Ferrari. Ainda estou sensibilizado pela persistência do amor de seus fãs para ele. Percebi que a falta de atualizações no quadro clínico também pode ser uma oportunidade para começarmos a nos despedir dele. De alguma forma, acho que os fãs vão ficar bem, porque eles estão tendo tempo para processar tudo isso.

Fonte: R7

Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus ganha projeto de acessibilidade que ampliará visibilidade de riquezas históricas e culturais do Agreste

março 26, 2014
A Região do Agreste detém uma riqueza histórica ainda pouco desvendada no turismo pernambucano, seja pelo próprio desconhecimento ou pela falta de estrutura para abrigar grupos de visitantes. Iniciativa financiada com investimentos do  Funcultura, trabalha a adequação de um desses importantes espaços: o Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus, em casarão colonial edificado no Século XIX, todo revestido de azulejos portugueses. 

O município do Brejo, localizado no Agreste Central do Estado de Pernambuco e, por sua proximidade ao maior teatro ao ar livre do mundo, o de Nova Jerusalém em Fazenda Nova, um de seus distritos, atrai o interesse e a curiosidade de pesquisadores, historiadores, turistas regionais, nacionais e internacionais”, destaca a arquiteta Marina Russell Brandão Cavalcanti, coordenadora do projeto.

O prédio passa por projeto de acessibilidade, conforme Lei nº 7.853/89 e o Decreto nº 3.298/99 responsável pela política nacional para integração da pessoa portadora de deficiência. Apesar de  ainda haver muito para se adaptar às normas e exigências em espaços públicos, muitas organizações vêm tentando se adequar e o Museu Histórico é um deles. O projeto é coordenado pela arquiteta Marina Russell Brandão Cavalcanti e envolve estudos de viabilidade ao acesso de portadores de deficiência física do Museu, que possuía uma entrada pelos fundos e plantas arquitetônicas anteriores que incluíam rampas e corrimão para acesso ao corpo principal do térreo do museu. Contudo, a passagem foi eliminada por uma construção irregular a partir de 2007, o que inviabilizou sua realização como constam nas plantas datadas de 2006.

O espaço foi fundado em 1977 por Dulce Souza Pinto em um sobrado colonial, com o apoio da população local, com o nome de "Museu Sobrado Colonial" e, a partir de 1991, tornou-se o "Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus".  A edificação representa o único museu do interior de Pernambuco montado nos padrões museológicos e o único a dispor de acervos arqueológicos e paleontológicos resgatados em pesquisas no município, realizadas pela Universidade Católica de Pernambuco.

O prédio abriga não só peças de personagens da história do município como peças de artesanato local. Este é um importante acervo de aproximadamente 1000 peças, organizadas em exposições correspondentes aos períodos colonial e pré-histórico, bem como, à paleontologia local. E com a iniciativa poderá ser conferido por um volume maior de visitantes, uma vez que o único acesso ao local não está configurando de acordo com as diretrizes de acessibilidade. “Devido à importância histórica do prédio e de seu acervo e, para que possa atender as normas vigentes quanto à acessibilidade, principalmente em locais públicos especialmente em bens tombados, este projeto virá atender a uma necessidade urgente viabilizando, no futuro, a execução de novos projetos culturais e de restauro para disponibilizar ao público, acesso às dependências do museu e as informações de seu vasto e importante acervo. Esta possibilidade ainda poderá abrir o leque para que possa criar um caminho de auto-sustentabilidade financeira visto ser atualmente um museu municipal em um imóvel tombado pela Fundarpe”, destaca Marina.

Ivelise Buarque

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.