Advertisement

Facebook

Historiador pernambucano Evaldo Cabral de Mello é o novo ocupante da Academia Brasileira de Letras



O historiador pernambucano Evaldo Cabral de Mello é o novo ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL), vaga desde 18 de julho deste ano, com a morte do romancista e cronista baiano João Ubaldo Ribeiro. Na eleição realizada na tarde de hoje (23), no Petit Trianon, sede da academia, no centro do Rio, ele recebeu 36 dos 37 votos possíveis. Votaram 20 acadêmicos presentes e 16 por carta.

Considerado um dos mais destacados historiadores brasileiros, Evaldo Cabral de Mello nasceu em 1936, no Recife, e atualmente reside no Rio de Janeiro. Também diplomata, carreira que exerceu a partir de 1962, serviu nas embaixadas do Brasil em Washington, Madri, Paris, Lima e Barbados, nas missões do país em Nova York e Genebra e nos consulados gerais em Lisboa e Marselha, na França.

Como historiador, especializou-se no período do domínio holandês em Pernambuco, no século XVII, tema de sua primeira obra, Olinda Restaurada (1975), e de vários outros livros, como Rubro Veio (1986), O Negócio do Brasil (1998) e Nassau, Governador do Brasil Holandês (2006).

Fonte: EBC

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...