Advertisement

Facebook

Curiosidades! Conheça o Hotel em Portugal que também é Múseu e Fábrica de Chocolates

Se você gosta de viajar e conhecer espaços e lugares do mundo interessantes, além de ser um chocolatra, vai ficar com água na boca e vontade de conhecer um hotel temático , situado em Portugual e que tem uma história e um aroma muito atraentes. Confiram um pouco da história do Hotal Fábrica de Chocolate.

Foto: Divulgação

A mais antiga fábrica de chocolate, em Portugal, foi fundada em 1914 em Viana do Castelo, por José Lima, um empreendedor local. Alguns anos mais tarde, em 1922, a Fábrica de Chocolate passou para novas instalações: o edifício na Rua do Gontim, na baixa da cidade, mandado construir propositadamente para o efeito. 
Este edifício que representa, até aos dias de hoje, um bonito exemplo do modernismo, foi projectado pelo arquitecto vianense José Fernandes Martins (1866-1945).
A Fábrica de chocolate deixou de funcionar neste edifício em 2004, tendo a empresa sido comprada e deslocalizada para novas instalações em Barcelos. 

O edifício ficou devoluto desde então, até ter sido adquirido com vista à sua recuperação e desenvolvimento de um projecto turístico de Hotel, Restaurante e Museu temáticos de chocolate.

Foto: Divulgação

Segundo o site do hotel, cada quarto separa uma surpresa para os hóspedes. Na suíte CASA GRANDE por exemplo, possui uma decoração arrojada marcada sobretudo pela extraordinária vaca amarela, um fabuloso candelabro feito de garrafas de leite e uma cabeceira de cama em forma de tablete de chocolate, mas já sem uma dentada!
Um ambiente alegre e luminoso onde todos os elementos se combinam para uma estada inesquecível.

                                                                            Foto: Divulgação

A suite da marca Regina, lendária e tão familiar para todos os portugueses, é uma suite duplex, pensada para ocupação de famílias.
A decoração remete-nos para a memória afetiva da Regina, com elementos tão marcantes como um imponente candeeiro feito das míticas sombrinhas, as fantasias de chocolate na parede e até uma máquina de furos para utilização do hóspede.

O projecto de decoração ficou a cargo da Regina e é da autoria do decorador Carlos Santos. 


O Hotel também possui o Museu do Chocolate que oferece um conjunto de soluções interpretativas sobre o chocolate e o cacau, com uma forte componente da tecnológica interativa.
Ocupando toda a cave do edifício, com uma área total de 500 mo museu está dividido em 5 espaços distintos, interligados e organizados em circuito.

Este é um espaço totalmente dedicado a todos os apaixonados pelo chocolate, aos gulosos e aos mais ou menos gulosos,  aos curiosos e aos  interessados pela história e pela origem das coisas. Um espaço dedicado a todos os que pretendem ingressar numa emocionante viagem, pelo tempo, pelo passado do chocolate, pelas origens do cacau.

Achou pouco? O Hotel ainda possui uma loja da fábrica, onde os visitantes podem levar consigo objetos de recordação como:

Chocolates - Uma diversidade de referências de chocolates, criteriosamente escolhidas entre os produtos nacionais e internacionais de maior qualidade. Seja bombom fresco avulso, a escolher entre sabores que vão variando ao longo do tempo, até uma oferta variada de chocolates embalados, desde tabletes, fantasias, bombons, carrés, chocolatados, chocolate para fundir, para barrar, etc.

Foto: Divulgação

Merchandising Fábrica do Chocolate - pequenos artigos que serão uma alegre recordação da visita à Fábrica. A escolha é grande: imans de frigorífico ou canecas de chocolate quente para os colecionadores, lápis e pequenos cadernos com as mascotes da Fábrica e até tshirts para chocólatras assumidos. 

Acessórios de cozinha e pastelaria - acessórios , utensílios e pequenos equipamentos da especialidade, para ajudar os amadores e profissionais de pastelaria e chocolataria a obter os resultados que sempre desejaram.   
Os públicos-alvo da loja serão não só os visitantes do museu e os hóspedes do Hotel, mas também todo o universo de pessoas, estudantes de hotelaria, profissionais da área, cake designers, foodies e apaixonados por chocolate, cozinha e pastelaria em geral.

Sem sombra de dúvidas, uma das delícias que você pode conhecer em Portugal. Para conhecer mais informações sobre o Hotel dá uma passadinha no SITE.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...