Advertisement

Facebook

AblogPE ingressa na comissão nacional da blogosfera brasileira

Foto: ABLOGPE


Por Samuel Cazumbá, Secretário da AblogPE


A primeira entidade civilmente reconhecida no Brasil que une os produtores de conteúdo da mídia digital em Pernambuco esteve presente no 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais ocorrido entre os dias 16, 17 e 18 de maio em São Paulo. A Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (ABLOGPE), com dez representantes de todas as regiões do Estado atuou no debate, em conjunto com os 399 participantes inscritos vindos de 25 Estados brasileiros.

O encontro teve como objetivo integralizar a blogosfera brasileira e discutir as questões inerentes a este tipo de mídia alternativa, que a cada dia movimenta mais adeptos, seja produtores ou leitores. Palestrantes nacionais e sul-americanos abordaram quanto às vantagens e dificuldades enfrentadas pelos produtores das chamadas "Mídias Alternativas". Ao longo do evento, o debate foi estimulado por jornalistas equatorianos, cubanos e argentinos e demais convidados do Brasil, que discutiram sobre mídia, poder e América Latina, seguido de um debate sobre a luta pela democratização da mídia no Brasil.

O momento mais impactante aconteceu na manhã da sexta-feira com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Muito aplaudido e ovacionado, Lula entrou no recinto e provocou um verdadeiro frisson na plateia. Ele veio falar sobre as ações dos governos sobre os diversos meios de comunicação. O petista fez um relato histórico da passagem do seu partido (PT) pela presidência da República e enalteceu o trabalho da blogosfera, principalmente no cenário político. "Vocês estão de parabéns por terem ajudado a aprovar o Marco Civil da Internet. Isso é para ser comemorado muito. Certamente, a blogosfera é a super esperança de uma mídia soberana no País”, enalteceu. Lula criticou com veemência os ataques que a presidente Dilma estaria sofrendo pela velha mídia e pelos partidos de oposição. Acompanharam o ex-presidente, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o senador Eduardo Suplicy e demais autoridades. Lula se comprometeu com a pauta da regulação dos meios de comunicação e disse que em todas as entrevistas que der, “seja para grande, médio ou pequeno veículo de comunicação”, colocará o tema como prioridade.

A experiência exitosa de Pernambuco através da ABLOGPE foi destaque na programação do segundo dia do #4ºBlogProg. Os pernambucanos foram convidados a relatarem os avanços organizativos da blogosfera no Estado. Além da explanação dos integrantes da comitiva, o Presidente Lissandro Nascimento e o advogado da instituição Jairo Medeiros, visitaram os grupos das desconferências e mostraram a força dos blogueiros pernambucanos.

Para Nascimento, foi uma ótima oportunidade de fortalecer o intercâmbio e provocar uma pauta nacional que unifique os esforços da blogosfera brasileira. No encontro, Pernambuco ingressou na Comissão Nacional de Organização, pelo qual Lissandro foi o indicado. Fizeram parte da comitiva pernambucana os blogueiros Samuel Cazumbá (Vicência), Jair Ferreira (Limoeiro), Amanda Maciel e Ana Paula (Garanhuns), Josélia Silva, Janko Moura e Wellington Júnior (de Petrolina), Adauto Nilo (Buíque), além do advogado da AblogPE Jairo Medeiros. A comitiva contou com o apoio logístico nesta viagem do empresário Marcos Patriota da CPM-Jupi e Aldo Santos, Secretário de Agricultura de Pernambuco.

O #4ºBlogProg construiu um movimento importantíssimo para a política e para a mídia brasileira, sobretudo para aqueles que defendem, de fato e não somente no discurso, a bandeira da liberdade de expressão. “A ausência de pluralidade no sistema brasileiro de comunicação é encarada como uma das mais perigosas ameaças à vida política e à democracia. E, portanto, um dos obstáculos mais sérios ao debate necessário sobre os desafios da sociedade e de seu desenvolvimento. É preciso que os blogueiros saiam em defesa de uma internet livre e pela democratização dos meios de comunicação, passos fundamentais na construção de uma nova sociedade”, avaliou Nascimento.

ABLOGPE

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...