Advertisement

Facebook

Lua de Saturno tem um oceano gigante oculto a 39 km da superfície

Não é de hoje que os cientistas tem procurado planetas que tenham condições de sustentar a vida.
Agora cientistas confirmaram que um oceano, que poderia suportar a vida, foi encontrado em altas profundidades sob a superfície congelada de Enceladus, uma das luas de Saturno.
O oceano está enterrado abaixo de 39 km de camadas de gelo e pode ser bem maior do que o Lago Superior – considerado o maior dos lagos da América do Norte.
A descoberta foi feita após cientistas medirem anomalias gravitacionais captadas pela sonda Cassini, da Nasa, que passou 10 anos estudando Saturno e suas luas.
Em 2005, a Cassini enviou imagens surpreendentes de vapor de água que jorravam da superfície dessa lua. Os jatos eram tão fortes e tão altos que ultrapassavam 483 km de largura, um fenômeno conhecido como “linhas de tigre”. Então, nesta época, os pesquisadores previram que existia um grande reservatório de água subterrânea.
Agora, os novos dados publicados na revista Science, confirmam que um grande oceano com aproximadamente 10 km de profundidade encontra-se sob a região polar, no sul da lua.
Outra famosa lua de Saturno, Europa, também é famosa por conter água líquida em sua superfície. Os cientistas acreditam que seria possível a existência de micróbios como bactérias e protozoários nestas águas.
O oceano de Enceladus fica em cima de rochas de silicato, o que pode gerar reações químicas complexas que poderiam criar condições semelhantes àquelas encontradas na Terra.
A sonda Cassini já passou por Enceladus 19 vezes entre os anos de 2010 e 2012. Os dados mostraram que o campo gravitacional da lua era mais forte no hemisfério sul do que deveria ser, o que levou os pesquisadores a descobriram o oceano oculto.
Fonte: Jornal Ciência

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...