Advertisement

Facebook

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião inicia temporada de apresentações

Foto: Divulgação

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião vai promover uma temporada de apresentações do seu espetáculo durante os meses de abril e maio de 2014, “No Quintal do Museu”, no Museu do Cangaço, em Serra Talhada, todos os sábados, às 20h, com entrada gratuita. 


“A ideia é oferecer ao público a oportunidade de conhecer o espetáculo de maior representatividade de Serra Talhada e ao mesmo tempo construir o ambiente que vai culminar com o X Encontro Nordestino de Xaxado, abrindo as portas para o São João”, explica Cleonice Maria, diretora do espetáculo e presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trará durante essa temporada outros grupos e artistas convidados para fazer as noitadas culturais, iniciando com a participação do Coco Trupé de Arcoverde, no dia 5 de abril, sábado. 

Esta temporada de apresentações tem o incentivo do Funcultura, através do projeto de “Manutenção do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião”.

Xaxado dos Cabras de Lampião 

O Xaxado (Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, de acordo com a Lei Estadual 13.776 publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 26/09/2009) é uma dança de guerra e entretenimento criada pelos Cangaceiros de Lampião no inicio dos anos vinte, do século passado, em Vila Bella (atual Serra Talhada) e seus arredores. Ainda na época do Cangaço tornou-se popular em todos os bandos de Cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. 

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão. É uma trupe de artistas sertanejos - exatamente da cidade que nasceu Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião. 

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os Cangaceiros para frente das luzes e o Cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço. É um espetáculo que conduz a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão. 

Com músicas ao vivo - sanfona, triângulo e zabumba - e um repertório do Cangaço, MPB e uma indumentária semelhante a dos Cangaceiros, a saga de Lampião é mostrada em uma forma envolvente e de singular beleza. 

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião já se apresentou em mais de 400 cidades, percorrendo todas as regiões do país, tendo representado Pernambuco e o Brasil em diversos festivais e eventos relacionados à cultura popular no Brasil e no exterior. 

Encontro Nordestino de Xaxado 

A temporada de apresentações do Grupo vem como aperitivo para o X Encontro Nordestino de Xaxado, que acontecerá de 5 a 8 de junho, reunindo Grupos de Xaxado de todo Nordeste para se apresentarem em Serra Talhada. 

“Podemos considerar que será uma prévia. Enquanto o mês de junho não chega, os amantes do Xaxado vão poder conferir toda beleza dessa dança no Museu do Cangaço”, afirma Simone Alves, dançarina que faz Maria Bonita nos Cabras de Lampião.

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...