Advertisement

Facebook

Semana pré-carnavalesca do Recife terá mudanças

A Prefeitura do Recife, em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e representantes de mais de 70 blocos de Carnaval, definiram, em reunião na tarde desta terça-feira (7), novas medidas para uma semana pré e pós-carnavalesca mais segura e com menos impacto na mobilidade das pessoas. Entre as novidades estão a proibição de trios elétricos após as 19h (carro de som até 22h), obrigatoriedade da contratação de uma ambulância para cada trio e roteiros de desfiles que não cruzem corredores de transporte público.
Também só serão permitidos, no máximo, oito trios por bloco e a prefeitura só permitirá a ocupação do espaço urbano por até seis horas. Na reunião, a PM explicou que só dará cobertura policial a blocos, fora os quatro dias de Carnaval, de 1º de fevereiro a 16 de março. E até 3 de fevereiro, a prefeitura irá dar resposta aos blocos quanto às solicitações de apoio do Executivo municipal.
As medidas foram decididas na terceira reunião entre prefeitura e blocos de Carnaval. Participaram do encontro desta terça integrantes das Secretarias de Mobilidade e Controle Urbano, Segurança Urbana, Turismo e Lazer, CTTU, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além dos blocos de Carnaval.
Para o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, as novidades vão diminuir o impacto na mobilidade das pessoas na semana pré-carnavalesca, quando a cidade ainda está funcionando normalmente. “Essas mudanças são boas tanto para os organizadores dos blocos, os foliões, moradores da região e para o poder público”, afirmou.
O secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, destacou que as mudanças vão colaborar para que o Carnaval do Recife se torne ainda mais seguro. “Em 2013, tivemos um dos Carnavais mais seguros dos últimos anos. Queremos repetir esse feito e, para isso, é preciso que haja disciplina e que as regras sejam cumpridas”.
Presidente do bloco CDU Folia, que arrasta mais de 40 mil pessoas no início de fevereiro, na Cidade Universitária, Mário Maciel elogiou as medidas anunciadas. “É muito importante essa conversa entre prefeitura, polícia e os blocos. Tenho que elogiar essa parceria. E as medidas vieram para deixar a festa ainda melhor.”
CADASTRO ÚNICO – Na reunião, os representantes da prefeitura lembraram que as agremiações que queiram desfilar na cidade têm até o dia 17 de janeiro para preencher o cadastro único, que está disponível no site www.recife.pe.gov.br, na área da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano.
Mudanças nos desfiles de blocos na semana pré:
1) Máximo de 8 trios elétricos por bloco;
2) Horário dos trios: até 19h;
3) Horários dos carros de som: até 22h;
4) Os blocos não poderão cruzar grandes corredores de transporte públicos;
5) Ocupação do espaço urbano: 6 horas
6) A cada trio elétrico, o bloco deverá disponibilizar uma ambulância com equipe médica;
7) Período de cobertura policial nas semanas pré e pós-Carnaval: 01/02 a 16/03;
8) Data limite para resposta do atendimento do apoio da PCR: 03/02
9) Inscrições dos blocos para licenciamento: 17 de janeiro (no site da PCR)

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...