Minuto Poético: Carlos Enrique Sierra Mejía

outubro 31, 2013
Foto: Arquivo Pessoal
Todas las ciudades son Atlantic City
Con el ruido de las construcciones como música de fondo
Y un hombre en la ventana mirando una mujer 
Que se acaricia los senos
Todos los días despierto, voy al trabajo y trabajo
Con el repiquetear de los martillos neumáticos 
Y mi mujer se queda andando desnuda por la casa
En su paraíso de libros y ropa colgada
Y el gato que desea 
Que no haya más ventanas en el mundo
Para ir a dar cuenta de los polluelos de paloma
Del techo vecino
Por eso Dios inventó el trabajo, las ventanas y los martillos neumáticos
Para que las mujeres se desnuden en sus casas
Y alguien las otee desde otra vibrante ventana
Que tal que no existieran las ventanas y todos los gatos
Se comieran los polluelos de paloma
Y los hombres invadieran los paraísos
Donde las mujeres se resguardan


Carlos Enrique Sierra Mejía

Cemitérios de Garanhuns são preparados para a visitação do Dia de Finados

outubro 31, 2013
Foto: Marcella Valença

Os cemitérios públicos de São Cristóvão e São Miguel passaram por uma revitalização realizada pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras de Garanhuns para garantir um melhor acolhimento as pessoas que por lá passarem para visitar os seus ente queridos, no dia de finados, comemorado no próximo sábado , dia 2 de novembro.

Durante todo dia missas serão celebradas nos dois cemitérios e a prefeitura vai disponibilizar som e iluminação, assim como, equipe de limpeza para manter os ambientes limpos. 

Cronograma de Missas:

Cemitério São Miguel : 06h30min/ 08h30min/ 10h/ 15h/ 16h30

Cemitério São Cristóvão – Será realizada uma celebração às 07h

Informações: ASCOM

João Alfredo assina nesta quinta-feira ordem de serviço da Quadra Poliesportiva do Sesc na cidade

outubro 31, 2013

O Sesc –PE em parceria com a Prefeitura de João Alfredo, assinam nesta quinta-feira (31), a ordem de serviço para a construção da Quadra Poliesportiva do Sesc-PE na cidade. 
A cerimônia acontece, às 15h, na sede do governo municipal, com a presença da prefeita Maria Sebastiana (PTB), o presidente do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC, Josias Albuquerque e o deputado federal e presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real (PTB-PE).


A quadra será construída em um terreno de 3,6 mil metros quadrados, desapropriado pela prefeitura sob o Decreto nº 11/2013, e custou ao R$ 130 mil.

O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB), que participou diretamente da gestão para a construção da quadra poliesportiva, comemora o primeiro passo para a realização da obra. “Fico feliz em participar desta primeira etapa. O Sesc-PE, conjuntamente, com a prefeitura da cidade vai proporcionar lazer, diversão e esporte para dezenas de pessoas.

Após a assinatura da ordem de serviço, às 16h, a comitiva irá conhecer a área onde será construída a quadra e um campo de futebol.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

15:00 h – Acolhida da Prefeita Maria Sebastiana e do Vice-Prefeito José Martins, no Prédio da Prefeitura Municipal, ao Dr. Josias Albuquerque – Presidente da FECOMÉRCIO-PE e ao Deputado Dr. Jorge Côrte Real. Assinatura da Ordem de Serviço para a construção da Quadra Poliesportiva do SESC no bairro Frei Damião.

16:00 h – Visita ao Bairro Frei Damião e averiguação dos terrenos onde serão construídos o Campo de Futebol do Município e a Quadra Poliesportiva do SESC.

19:00 h – Solenidade de outorga do Título de Cidadão de João Alfredo ao Dr. JOSIAS ALBUQUERQUE, Presidente do SESC Pernambuco e da Fecomércio-PE.

Informações: Izabel Melo

Recife recebe Seminário " Expressões Artísticas e as Questões de Gênero"

outubro 31, 2013

A Secretaria Estadual da Mulher em parceria com Secretaria de Cultura (Secult)/Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) realizará nos próximos dias 06 e 07 de novembro, o I Seminário “As Expressões Artísticas e as Questões de Gênero”. O evento ocorrerá no Teatro Arraial, na rua da Aurora, na Boa Vista, e tem como objetivo discutir as questões de gênero nas manifestações culturais.

Estão sendo oferecidas noventas vagas. As inscrições para o evento poderão ser realizadas no link  : https://docs.google.com/forms/d/1xAwDzdmMjAKdbxO6kcLyC3pBgqdgFBacxJr6fwg2LP8/viewform. a partir de amanhã, 31. Mais informações deverão ser obtidas através do email seminariogeneroecultura@gmail.com.

Durante o evento serão debatidos casos recentes divulgados através da mídia, principalmente com referência a música, nos quais os artistas veicularam conteúdos discriminatórios e sexistas, que violaram os direitos das mulheres.  

A abertura do seminário será realizada no dia 06, às 18 horas, pela Secretária da Mulher, Cristina Buarque, pelo Secretário Estadual de Cultura, Marcelo Canuto e pelo Presidente da Fundarpe, Severino Pessoa. Em seguida haverá a primeira mesa redonda com o tema Gênero e Arte: Processos criativos e artísticos atrelados aos estudos de gênero, raça/etnia e sexualidade. Após os debates, acontecerá a apresentação artística do Grupo São Saruê com o espetáculo Mulheres Atômicas. 

Já no dia 07 serão realizadas duas mesas redondas sobre os temas: Gênero e Cultura Popular: naturalização das artes e das tradições e impactos em políticas de cultura; e Violência de gênero: perspectivas e contextos nas linguagens artístico-culturais. A programação se inicia a partir das 9 horas e se estende até as 16 horas com apresentações culturais.

Cristina Buarque comenta que o seminário vai fomentar a reflexão sobre a perspectiva de gênero no âmbito das políticas públicas de cultura. Com isso, explica a Secretária, queremos contribuir para a promoção dos direitos culturais das mulheres, dando visibilidade às suas diversas expressões, tradições e manifestações artísticas. “Assim estamos contribuindo para a desconstrução da cultura patriarcal,estimulando e valorizando a diversidade cultural e na promoção de uma cultura igualitária e democrática que contemple a diversidade de gênero, raça, etnia e orientação sexual”, comenta.

O seminário, iniciativa pioneira no estado de Pernambuco, destaca-se pela importância de fomentar o debate de gênero na área cultural, apontando o papel da cultura como estruturante no empoderamento, cidadania, inclusão e fortalecimento das mulheres, reconhecendo-as como protagonistas e sujeitos na produção cultural.

Informações: ASCOM



Prefeitos da Zona da Mata, realizam ato em Carpina contra as perdas de repasses federais

outubro 30, 2013
Foto: COMANAS


A cidade de Carpina, foi o palco do ato que amanheceu na manhã desta quarta-feira (30), intitulado Municípios em Ação , encabeçado pelo Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS) em prol dos municípios pernambucanos. 

A mobilização que contou com a presença de vários prefeitos, deputados estaduais e federais, foi aberta pelo presidente da Amupe, José Patriota, que destacou o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco ao Municípios em Ação. Patriota disse que a população não pode sofrer com a falta de serviços, que estão deixando de ser oferecidos pelas prefeituras, por falta de dinheiro. “O apoio da Amupe a este ato é principalmente por causa da população que está sofrendo com a falta de serviços que eles têm direitos. Os prefeitos estão aperreados por não estar tendo condições de pagar os funcionários e fornecedores, que amanhecem na porta dos prefeitos cobrando salários, cestas básicas, fazer a parte social. Os prefeitos estão sem condições de cumprirem o que foi prometido durante a campanha”, frisou José Patriota.

O presidente do Comanas, Belarmino Vasquez, enfatizou que a manifestação realizada pelos prefeitos consorciados foi elaborada como forma de chamar a atenção da presidente Dilma Rousseff, para que haja uma forma de socorrer os municípios. “Não somos contra o governo federal, somos a favor da autonomia dos municípios. Os municípios do interior do estado, cidades de pequeno porte, dependem exclusivamente do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas só que o repasse esta chegando a um ponto critico. Vai chegar um determinado momento que não iremos conseguir pagar a nenhum funcionário. Os prefeitos estão tendo dificuldades para pagar a folha imagine quando chegar dezembro, mês que a folha dobra, por conta do 13º salário”, alertou Vasquez.

A deputada Raquel Lira (PSB) reforçou que o evento não teve lado partidário e nem cores de partido. “Foi um movimento independente onde participou prefeitos de várias siglas, de sustentação do governo federal e do governo estadual”. Outro deputado presente no evento, Antônio Moraes (PSDB), falou sofre as dificuldades sofridas, hoje, pelos municípios. “98% das prefeituras pernambucanas não estão pagando aos seus fornecedores, devido à folha esta totalmente comprometida com o pagamento de pessoal”, finalizou o deputado.

Sem condições de trabalhar com recursos próprios os prefeitos estão sendo obrigados a pernoitarem em suas cidades e passarem boa parte do dia atrás de recursos, em Brasília ou na capital do estado. Fred Gadelha, prefeito de Goiana, usou essa explicação para justificar a ausência de muitos prefeitos em suas cidades. “Os prefeitos estão sendo vistos muito pouco por sua população, a oposição logo diz que o prefeito está se escondendo do povo, mas na verdade estamos correndo atrás de recursos para podermos administrar nossos municípios”. 

O prefeito de Feira Nova, Nicodemos Ferreira, lembrou a dificuldade enfrentada pelo município, no ano passado. “Tivemos uma perda de mais de R$ 2 milhões, em 2012, isso é muito dinheiro para um município pequeno como o nosso. Essas perdas com o FPM, com o IPI, tiveram que cortar salários, demitir pessoas e deixar de investir no nosso município”, desabafou o Nicodemos.

No final do manifesto foi elaborada uma carta documento, que será enviada a Presidente Dilma Rousseff, ao Congresso Nacional, ao Senado, a Alepe, Amupe, TCE, CNM e governo do estado.

Informações: COMANAS

Vem ai a VII Feira do Livro Espírita de Garanhuns

outubro 30, 2013
Entre os dias 04 e 09 de novembro, o Grupo de Apoio aos Centros Espíritas (Gace) de Garanhuns, realiza a VII Feira do Livro Espírita

O evento, vai expor mais de doi smil livros e tem como objetivo divulgar a doutrina desta religião.
O Espaço Colunata, localizado na avenida Santo Antônio, foi o escolhido para acolher o evento que funcionará no centro, das 8h às 18h. 
A exposição ainda contará com produtos como CD’s e DVD’s .

Amannda Oliveira

Encontro vai reunir Blocos Líricos no Dia do Frevo de Bloco no Recife

outubro 30, 2013
Na próxima sexta-feira (1.º), de novembro, acontece no Pátio de São Pedro, o Encontro de Blocos Líricos para comemorar o Dia do Frevo de Bloco.
O evento, vai homenagear o centenário de nascimento do compositor Edgard Moraes, a festa será comandada pelo Bloco da Saudade que está comemorando 40 anos e desfilará com coral e orquestra dirigidos pelo Maestro Bozó, além do Coral Edgar Moraes, anfitrião da noite.
A noite ainda contará com a apresentação de 31 agremiações  que são : Bloco o Bonde, Bloco Cordas e Retalhos, Bloco Eu Quero Mais, Bloco Banhistas do Pina, Bloco Pierrot de São José, Bloco das Flores, Bloco Confete e Serpentina, Bloco Flor da Lira de Olinda, Bloco Flor do Eucalipto, Bloco Esperança, Bloco Em Poesia, Bloco das Ilusões, Bloco Compositores e Foliões, Bloco Sonho e Fantasia, Bloco Com Você  no Coração, Bloco Linda Flor da Mata, Bloco Lírico Alvorada dos Clarins, Bloco Sinta Azul, Bloco Menestréis do Paulista, Bloco Canta Olinda, Bloco Batutas de São José, Bloco Inocentes do Rosarinho, Bloco Me Apaixonei Por Você, Bloco Flor do Limoeiro, Bloco Pescador  de Sonhos, Bloco Madeira de Lei, Bloco Flores do Capibaribe, Bloco Edite no Cordão, Bloco Seresteiros de Salgadinho, Bloco Flabelo Encantado e Bloco Amante das Flores.
O Dia do Frevo de Bloco, chega a sua décima edição e foi instituído através de lei municipal em 2004.

Cacau Arcoverde abre nesta quarta-feira "Exposição: Jaraguá Mulungu"

outubro 30, 2013
O Multiartista, Cacau Arcoverde, abre nesta quarta-feira (30), em comomemoração aos seus 20 anos de carreira, a exposição “Jaraguá Mulungu”, em referência ao projeto musical que Cacau desenvolvido por ele há 14 anos. 

A exposição multimídia conta com pinturas sobre tela, xilogravuras, mandalas, vídeo e instalação sonora que propõe a interação do público com o artista. Os visitantes também poderão participar da mostra através da criação de um painel de xilogravuras.




Evento: Exposição Jaraguá Mulungu
Quando:A partir de 30 de outubro
Onde: No Ponto de Cultura de Arcoverde

Amannda Oliveira

Centro da Criança e do Adolescente é inaugurado em Arcoverde

outubro 30, 2013
Foto: PMA

A prefeita Madalena Brito ( PTB), acompanhando pelo vice -prefeito Wellignton Araújo e de vários vereadores, realizou na tarde de ontem (29), as instalações do Centro da Criança e do Adolescente - CCA I , no bairro do Sucupira. O centro , parte integrante do Projeto Vida Nova do Governo do Estado, vai beneficiar cerca de 60 crianças/ jovens na faixas etária de 07 a 14 anos, em situação de risco social com atividades esportivas, de arte e orientação social.

A Secretária de Assistência Social, Patrícia Padilha, destacou que esse é só o começo de uma série de ações voltadas para o público que alcança um percentual de 30% da população total.  

O Centro da Criança e do Adolescente, está situado na Avenida Osvaldo Cruz, 197, no Sucupira.

Amannda Oliveira

Convite da ACA

outubro 30, 2013

Projeto Colmeia começa nesta quarta-feira em Arcoverde

outubro 30, 2013


Acontece nesta quarta e quinta-feira (30 e 31/10), a 6ª edição da Feira de Saúde e Cidadania - Colmeia, realizada pelo Sesc Arcoverde. O projeto oferece ações educativas e preventivas, com a intenção de melhorar a qualidade de vida e resgatar a cidadania da população. 

Durante todo o dia, das 8h às 17h, serão oferecidos serviços gratuitos de saúde, cidadania e lazer, como: exames e consultas médicas, emissão de documentos, oficinas, ações culturais, entre outros. A ação acontece na Praça Winston Siqueira (Praça Virgínia Guerra), no centro de Arcoverde. O serviço é aberto ao público e gratuito.

Divulgado gabarito do Enem 2013

outubro 30, 2013
Já está disponível para consulta o gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no site oficial . 
Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
 A previsão era que o gabarito fosse divulgado até esta quarta-feira (30). 
O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro.

Amannda Oliveira


Exposição "Calendários de uma Década"

outubro 30, 2013
Está acontecendo no Shopping Tacaruna, em Recife, a Exposição Fotográfica Intitulada "Calendários de uma Década", do fotografo pernambucano Renato Filho. 
A obra que retrata imagens ligadas ao cotidiano com personagens como o cangaço, os signos , possui imagens com modelos, atrizes como Sandy, Claudia Raia e Daliana Martins , além de pessoas ligadas a cultura.
A exposição virou um livro que foi lançado em agosto deste ano no formato capa dura com dimensões 25 X 35 cm. 
Nós estivemos na exposição e vamos retratar algumas das imagens que mais nos chamaram a atenção.

Confiram:




Pra conferir mais imagens, dá uma passadinha no Shopping Tacaruna, que vale a pena.

Amannda Oliveira

FIFA divulga lista de indicados ao Prêmio Bola de Ouro 2013

outubro 29, 2013
Foto: FIFA
A FIFA divulgou a relação dos indicados à Bola de Ouro 2013. Os grandes vencedores do prêmio, serão conhecidos, no dia 13 de janeiro de 2014, durante a cerimônia de gala em Kongresshaus, Zurique. O evento, vai apresentar os escolhidos para a Seleção Mundial da FIFA/FIFPro e os ganhadores do Prêmio Puskás (para o gol mais bonito do ano), do Prêmio Presidencial e do Prêmio FIFA Fair Play.
Na lista que possui 23 candidatos à Bola de Ouro 2013 dois são os brasileiros Neymar e Thiago Silva. Já na lista dos dez melhores técnicos, o Felipão está entre os indicados. 
No começo de dezembro, a FIFA e a France Football dos três jogadores, bem como do trio de técnicos mais votados sem anunciar vitoriosos. 
Na ocasião, serão divulgados ainda os três indicados ao Prêmio Puskás e a lista de pré-selecionados para a Seleção Mundial da FIFA/FIFPro, incluindo os melhores goleiros, defensores, meio-campistas e atacantes da temporada 2012/13.
Confiram a relação dos indicados: 

Gareth Bale (País de Gales), Edinson Cavani (Uruguai), Radamel Falcao (Colômbia), Eden Hazard (Bélgica), Zlatan Ibrahimovic (Suécia), Andrés Iniesta (Espanha), Philipp Lahm (Alemanha), Robert Lewandowski (Polônia), Lionel Messi (Argentina), Thomas Müller (Alemanha), Manuel Neuer (Alemanha), Neymar (Brasil), Mesut Özil (Alemanha), Andrea Pirlo (Itália), Franck Ribéry (França), Arjen Robben (Holanda), Cristiano Ronaldo (Portugal), Bastian Schweinsteiger (Alemanha), Luis Suárez (Uruguai), Thiago Silva (Brasil), Yaya Touré (Costa do Marfim), Robin Van Persie (Holanda) e Xavi (Espanha).
Os dez técnicos a seguir (em ordem alfabética de sobrenome e, entre parênteses, a nacionalidade seguida da equipe) concorrem ao prêmio de Treinador do Ano da FIFA no futebol masculino em 2013:
Carlo Ancelotti (Itália/Paris Saint-Germain e Real Madrid), Rafael Benítez (Espanha/Chelsea e Napoli), Antonio Conte (Itália/Juventus), Vicente Del Bosque (Espanha/seleção espanhola), Alex Ferguson (Escócia/ex-Manchester United), Jupp Heynckes (Alemanha/ex-Bayern de Munique), Jürgen Klopp (Alemanha/Borussia Dortmund), José Mourinho (Portugal/Real Madrid e Chelsea), Luiz Felipe Scolari (Brasil/seleção brasileira) e Arsène Wenger (França/Arsenal).

Informações: FIFA

Saúde de Timbaúba passa por mudanças

outubro 29, 2013
A prefeitura de Timbaúba tem feito grande mudanças na saúde. Na última sexta-feira (25), o Prefeito Marinaldo Rosendo entregou quatro unidades de saúde da família (USF) na área urbana e na zona rural.
Na área urbana, foram contempladas as comunidades de Ozanan e Vila Nova Vida e na zona rural, os  Ssítios Patos e Vila de Cruangi.

Foto: Divulgação
Na zona urbana, os prédios antes alugados foram adquiridos, ouve aumento das sala , ampliação da acessibilidade com criação de rampas, alargamento das portas, o atendimento foi humanizado com toda a equipe passando por capacitação, os espaços receberam mais cadeiras, além de balanças, estufas e até mesmo, criação de uma farmácia, cozinha para os funcionários e consultório odontológico.

No sítio patos houve ampliação e reforma que equivale a um novo posto, pois suas antigas instalações, não tinham condições para atender a demanda da população. O prédio cresceu mais de 60% no tamanho. 

E Timbaúba ainda vai ganhar uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento que já está em fase de finalização. Este em parceria com o governo do estado.

Amannda Oliveira

O dia D da Internet é hoje

outubro 29, 2013
* Por Pedro Ekman
Se olharmos para a história, vamos perceber que a forma como se estruturam os meios de comunicação é decisiva para a organização da sociedade. Com a invenção da imprensa, a bíblia passou a ser divulgada massivamente e logo veio a reforma protestante. Os reis trataram rapidamente de estabelecer o monopólio do direito de imprimir e a conquista da liberdade de imprensa (liberdade de todos imprimirem) foi fundamental para uma sociedade que não mais a aceitava governantes com poderes absolutos.

Com a invenção do rádio, imaginou-se que a democracia se radicalizaria em um ambiente onde todos poderiam receber e transmitir informações por esse veículo de longo alcance.  Em vez disso, o mercado definiu que o direito receber (consumir) informações seria de todos, ficando restrito a poucas corporações o direito de transmitir as informações a serem consumidas pelo conjunto da sociedade. Essa organização dos meios de comunicação definitivamente ajudou a consolidar a sociedade que conhecemos hoje, onde os direitos civis existem na proporção em que se tem poder econômico para exercê-los.
Com o surgimento da internet, a relação acima descrita é colocada em cheque. Os consumidores de informação têm a possibilidade de produzir e transmitir conteúdos para o conjunto da sociedade, eliminando as corporações de mídia como intermediários. Por outro lado, esse novo meio de comunicação, totalmente estruturado na transmissão de protocolos em rede, também cria uma possibilidade nunca antes vista de controle e manejo das informações que circulam na sociedade. As regras deste novo jogo ainda estão sendo escritas em todo o mundo.
No Brasil, o jogo pode ter seu dia decisivo nesta terça feira, 29 de outubro de 2013. Neste dia, o Congresso Nacional amanhece com a pauta trancada, podendo votar apenas o projeto do Marco Civil da Internet, que está em urgência constitucional.
O dia D para a internet brasileira chega de forma silenciosa e o que for aprovado pode levar a caminhos radicalmente opostos. Podemos apontar para a construção de uma sociedade com diversidade e pluralidade de vozes que efetivamente nunca esteve em pé de igualdade nas democracias constituídas até então, Mas também podemos desenhar a sociedade da informação como uma sociedade do controle, onde o vigilantismo e o autoritarismo de poucos sobre muitos se consolidem como regra geral.
O que está em jogo?
PRIVACIDADE:
A noção de privacidade ganha corpo nas sociedades para impedir que o rei (Estado) não entre na casa de quem ele quer na hora em que desejar. Hoje, não apenas o Estado mas corporações multinacionais entram em nossas casas e retiram as informações que desejam através da rede mundial de computadores. O Marco Civil da Internet impede que VIVO, CLARO, TIM e OI tenham o direito de guardar e usar todos os dados que gerarmos ao nos conectarmos à rede. Elas, por sua vez, demonstram repulsa ao texto, que não coloca os seus interesses mercantis privados acima da privacidade de cada cidadão.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO:
As Organizações Globo hoje admitem, abertamente, o apoio à ditadura em 1964, que feriu de morte a liberdade de imprensa à época. Hoje, a Globo é uma das principais corporações responsáveis pela censura conteúdos na internet brasileira. No dia 29, a Globo quer que o seu poder de censura vire lei e tenta impor ao relator do projeto o parágrafo segundo do artigo 15 do texto a ser votado. Em nome do direito autoral, a Globo retira do ar conteúdos como o vídeo que debate a representação de negros e negras pela mídia brasileira, cujas imagens são permitidas pela própria Lei de Direitos Autorais, pois utiliza pequenos trechos de obras para produzir debate em torno do tema.  É justamente a corporação de mídia que se autodenomina a defensora da liberdade de expressão que censura conteúdos com a falsa premissa de defesa de direitos autorais, motivada pelos seus interesses econômicos.
NEUTRALIDADE DE REDE:
As multinacionais que controlam a infraestrutura de conexão querem transformar a internet em uma espécie de TV a cabo mundial, onde quem pode pagar navega por toda a rede, e quem tem menor poder aquisitivo fica limitado a alguns provedores escolhidos pelas multinacionais em contratos de vantagens econômicas com esses provedores escolhidos. As empresas VIVO, CLARO, TIM e OI querem consolidar um modelo em que possam colocar pedágios dentro da rede. Para isso, precisam garantir que a neutralidade da rede conste no Marco Civil da Internet como um termo vago. Assim, quem controla os cabos não precisa ser neutro em relação aos conteúdos que por neles trafeguem.
O QUE FAZER:
Ativistas de direitos humanos organizam ações no Congresso Nacional com o objetivo de deixar claro para os parlamentares (que na maioria das vezes não dominam o tema) que está em jogo algo decisivo para o futuro da democracia e, por isso, não deve ser pautado pelos interesses privados de poucas corporações. Além da mobilização em Brasília, também há uma campanha na internet  que pede a alteração da imagem de capa no Facebook para a imagem da campanha,  informando a lista de contatos dos parlamentares para que os eleitores cobrem seus deputados  uma postura de não negociação dos direitos fundamentais como a liberdade de expressão, privacidade e neutralidade de rede. Nessa semana, saberemos quem venceu a batalha decisiva, se foram as corporações ou a democracia.
*Pedro Ekman é coordenador do Intervozes e compõe a executiva do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da comunicação).http://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/o-dia-d-da-internet-3543.html

Dia “D” do Outubro Rosa movimentou Garanhuns

outubro 29, 2013
Na última sexta-feira (25) Garanhuns vivenciou o dia “D” do Outubro Rosa. Uma campanha mundial contra o câncer de mama, que também chama a atenção para a prevenção do colo uterino. O evento foi vivenciado no Largo do Colunata.

O momento contou com atividades educativas, distribuição de panfletos, blitz informativa, maquiagem, pintura de unhas na cor rosa, depoimentos de mulheres, homenagem às mulheres que venceram o câncer, orientações às mulheres que se fizeram presentes no evento, solicitação e marcação de mamografia, confecção do cartão SUS e apresentação da Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo.  

Se detectado no início, as chances de cura do câncer são altas, mas para isto é importante que as mulheres se submetam aos exames preventivos de mamografia e de colo uterino. Em seu depoimento no evento, Rosely Marques Araújo de 45 anos de idade relatou que por acaso se descobriu com câncer. Segundo ela, surgiram dois nódulos e por orientação médica teve que realizar a mastectomia total, ou seja, a retirada das mamas. Emocionada ela agradeceu pela vida e disse que a família foi a sua maior incentivadora na luta contra este mau. “Lutem e não desistam. O cabelo cai, mas nasce de novo. Não se preocupem com a vaidade. Se preocupem com a saúde”, incentivou dona Rosely.

“Diabetes não tem cura, pressão alta não tem cura, mas graças a Deus, câncer de mama tem cura e eu cuidei do meu, como se estivesse com uma gripe”, declarou feliz a agente de saúde do PSF do Sítio Jardim, Maria Cícera, de 61 anos de idade, que apesar de ter retirado a mama, leva uma vida tranquila.


O médico mastologista do município, Paulo Batista, a pedido da paciente Genoveva Farias de 49 anos foi quem transmitiu o seu relato. Dona Genoveva é moradora do bairro Manoel Chéu. Casada e mãe de três filhos, ela suspeitou de um nódulo foi submetida a uma punção, mas não recebeu o diagnóstico de câncer. Um ano depois, ela se submeteu a outro exame, descobriu que foi vítima de erro médico, e então a doença foi constatada. Além disso Genoveva também descobriu um câncer no colo uterino, complicações no pulmão, perdeu um familiar e o filho teve problemas com a justiça, chegando a ficar preso. Dona Genoveva teve que retirar a mama, realizar histerectomia total, perdeu parte do pulmão, mas nunca perdeu a esperança. “Vontade de viver, apesar dos obstáculos, alegria e força é o que encontramos nesta mulher”, declarou o médico.

POR DENTRO DA DOENÇA - O câncer de colo do útero, passa anos para se desenvolver e a cada estágio ele vai se agravando. Alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente com o exame preventivo. O câncer assintomático é um tipo mais silencioso da doença, pela apresentação de situações tidas como “normais”, por muitas mulheres, como perda de peso e falta de apetite; corrimento na cor escura, com odor; massa palpável do colo uterino, sangramento nas relações sexuais; dor no baixo ventre e obstrução das vias urinárias.
Poderá ser câncer de mama as deformações ou alterações no formato das mamas; saliências ou retrações; feridas ao redor do mamilo; mudança de cor ou da espessura da pele, do mamilo ou da auréola; e saída de secreções como pus, sangue ou leite, pelos mamilos. Realizar o autoexame e a mamografia, ainda é a melhor forma de diagnosticar a doença, ou a prevenção dela.

Informações: Cássia Amaral

O que te lembra a infância?

outubro 29, 2013

Vocês já perceberam que muitas vezes agente viaja nas lembranças quando sente determinado cheiro ou simplesmente diante se algum objeto, comida ou paisagem? 

Comigo é assim! Este fim de semana estava andando por um shopping, quando fui atraída pela imagem de um carrossel e me peguei lembrando da minha infância e de como ser criança era mais simples.

Os cavalinhos me levaram para os meses de dezembro, quando eu e a minha avó Maria saíamos para ver o parque que havia chegado na cidade. Mês de dezembro, era cheio de festa no comércio e as luzes e colorido do parque eram um atrativo para a criançada.

Como eu morria de medo de altura, o meu brinquedo favorito era o Carrossel com os cavalinhos. Eu andava várias vezes e a minha avó ia sentada no banquinho, sem tirar os olhos de mim.

Que imagem te lembra a infância? Ou que comida? Algodão doce? Pipoca?

Amannda Oliveira

Pernambuco perde o artista plástico Seu Zé Monteiro

outubro 29, 2013
Foto: Arquivo Pessoal
Morreu ontem em Caruaru, aos 88 anos, o artista plástico Zé Monteiro. Nascido em Vila de Cimbres, município de Pesqueira, em 16 de outubro de 1925.

Seu Zé foi motorista de caminhão muitos anos, até que, em 2004, passou a pintar e confeccionar esculturas em madeira , após ser desenganado pelos médicos.

Zé Monteiro montou ateliê em Arcoverde e passou a produzir, principalmente esculturas em umburana, sendo nesta cidade onde teve a sua fase mais produtiva. Teve seus trabalhos expostos na Galeria Brasiliana em São Paulo; no Aeroporto do Recife; na abertura do Programa de Rolando Boldrin - SR BRASIL, além de participar da FENEART, do São João de Arcoverde (cidade cenográfica), do Projeto Talentos da Maturidade pelo Banco Real e fez parte dos grupo da Casa do Artesão de Arcoverde.

Seu trabalho, o levou a ser um dos homenageados do Projeto Sextas-Feiras Culturais em Arcoverde no ano de 2011 e a sua vida foi retratada no curta metragem O HOMEM QUE VENCEU CINCO MORTES, com a direção de Wilson Freire, filme exibido em diversos festivais de cinema, tendo, inclusive, recebido prêmios.

Atualmente, Seu Zé Monteiro residia na casa de uma das filhas em Caruaru. 

Infelizmente, ainda não dispomos de informações sobre o velório e sepultamento.

Informações: COCAR

Absurdo! Vereador diz que " Mendigo deveria virar ração para peixe" e ainda defende a censura

outubro 28, 2013

Desde de pequenos ouvimos dos nossos pais o conselho de ter cuidado com o que dizemos, por que as palavras ditas não tem retorno. Caiu na internet o vídeo de um vereador que afirmou em sessão da Câmara que “Mendigo deveria até virar ração para peixe”. A declaração, infeliz, foi dada na Câmara Municipal de Piraí, no Sul Fluminense, pelo vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B),no dia 08 de outubro deste ano, ao opinar sobre voto dos moradores de rua. 

Ainda, segundo o mesmo, " Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, acho que deveria até virar ração para peixe. Eu não dou nada para mendigo. Não adianta me pedir que eu não dou. Se quiser, vai trabalhar."

O Russo, ainda comparou os moradores de rua a bandidos como Beira Mar ao defender a pena de morte e ainda afirmou que era a favor da censura.

A informação foi dada pelo Extra http://extra.globo.com/noticias/rio/mendigo-deveria-virar-racao-para-peixe-diz-vereador-de-pirai-ao-defender-projeto-que-proibe-voto-moradores-de-rua-10561076.html e nos faz refletir mais uma vez sobre as pessoas a quem damos nosso voto.

Será que por que alguém não teve as mesmas oportunidades que eu não pode votar ?

Amannda Oliveira

I Festival do Frevo da Humanidade do Recife anuncia os vencedores

outubro 27, 2013
Foto: Andrea Rego Barros /PCR

Durante a segunda noite da finalíssima do I Festival do Frevo da Humanidade, neste sábado (26), foram revelados os nomes dos 15 compositores vencedores da competição. Promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura, o concurso entregou R$ 128 mil em prêmios aos cinco vencedores de cada categoria – Frevo Canção, de Bloco e de Rua –, além do Melhor Arranjo e Melhor Intérprete. O resultado foi anunciado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem.

Em primeiro lugar ficaram o frevo canção de Bráulio e Fátima de Castro, Lá Vem a Ceroula (Homenagem à Cabela), o frevo de bloco de Amaro Samba – 5, intitulado de Bloco das Flores, Uma Declaração de Amor, e o frevo de rua de Beto Hortis, que se chama Que Saudades Seu Domingos, em homenagem ao músico Dominguinhos.

Antes de conhecer a relação dos compositores vencedores, quem foi ao Dona Lindu teve a oportunidade de conhecer frevos inéditos feitos por Roberto Cruz, Bráulio e Fátima de Castro, Dudu do Acordeon, J. Michiles, João Araújo, Ivanar Nunes, Ricardo Andrade, César Michiles, Adriano do Accordeon, Waltinho D’Souza e Beto Hortis.

Enquanto o grupo SaGRAMA se apresentava no local, com um repertório voltado para o carnaval pernambucano, a comissão julgadora selecionava os vencedores. O grupo foi formado pelo maestro Zoca Madureira, o radialista Hugo Martins, a escritora Luzilá Gonçalves, o professor de Música da UFPE Sérgio Godoy e o músico Marcus Vinicius.

Para o encerramento do concurso todos os artistas envolvidos com o I Festival do Frevo da Humanidade foram convocados para o anúncio dos ganhadores. Henrique Albino levou o prêmio de Melhor Arranjo, com o frevo Atravessando a Rua, enquanto que o Melhor Intérprete ficou para Dalva Torres, que cantou o frevo Carta Para Romero Amorim, de João Araújo.

Confira abaixo a relação completa dos vencedores do I Festival do Frevo da Humanidade:

Categoria Frevo Canção
1º lugar: Bráulio e Fátima de Castro, com Lá Vem a Ceroula (Homenagem à Cabela)
2º lugar: Dudu do Acordeon, com Baile Celestial
3º lugar: Getulio Cavalcanti, com Enquanto o Frevo Não Passa
4º lugar: Roberto Cruz, com Folia no Céu
5º lugar: J. Michiles, com Quebrando a Soleira

Categoria Frevo de Bloco
1º lugar: Amaro Samba – 5, com Bloco da Saudade, Uma Declaração de Amor
2º lugar: Ricardo Andrade, com Perfume da Poesia
3º lugar: Getulio Cavalcanti, com A Luz da Purpurina
4º lugar: J. Michiles, com Pastoril
5º lugar: Samuel Valente, com Regresso de Sonho e Fantasia

Categoria Frevo de Rua
1º lugar: Beto Hortis, com Que Saudade Seu Domingos (Homenagem a Dominguinhos)
2º lugar: César Michiles, com Esse é o Tom
3º lugar: Henrique Albino, com Atravessando a Rua
4º lugar: Adriano do Accordion, com Pinzon no Frevo
5º lugar: Bruno Santos, com Vamos Ver

Melhor Arranjo – R$ 4 mil
Henrique Albino, com Atravessando a Rua, composição própria

Melhor Intérprete – R$ 4 mil
Dalva Torres, com Carta Para Romero Amorim, de João Araújo

Informações: PCR

Sai de Baixo volta a ser exibido no próximo domingo na Globo

outubro 26, 2013
Foto: Sai de Baixo/Rede Globo
Um dos maiores sucessos do humor está de volta nesse domingo. A Rede Globo volta a exibir no próximo domingo (03), o Programa Sai de Baixo com direção de Denis Carvalho ,  textos do jornalista Artur Xexéo e redação final de Miguel Falabella.
Para não fugir da tradição, o programa será exibido, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, com elenco e equipe técnica originais e quase completos. Incluindo figurinistas, cenógrafos, músicos e iluminadores. 

A história recomeça quando os moradores do Largo do Arouche, que não se encontram há onze anos, recebem um convite anônimo para jantar no apartamento onde viveram. Caco Antibes (Miguel Falabella), Magda (Marisa Orth), Vavá (Luiz Gustavo) e Cassandra (Aracy Balabanian) não resistem e, curiosos, vão até lá. A anfitriã misteriosa é a ex-empregada doméstica Neide Aparecida (Márcia Cabrita).

Depois de processar uma antiga patroa e ganhar R$ 3 milhões, ela deu a volta por cima, ficou muito rica, comprou o antigo apartamento - que Vavá perdeu por não pagar o condomínio - e chamou os ex-patrões para ostentar. Agora ela tem até um mordomo francês, Jean-Jacques, interpretado pelo convidado especial Tony Ramos, que recepciona a família.
O Sai de Baixo estava fazendo falta nas noites de domingo da televisão aberta. Eu me lembro que podia estar onde fosse que corria pra casa para não perder os desmandos de caco Antibes e as burrices de Magda.
Vale a pena conferir e muitooooo.

Morre o compositor de " Sapato Velho" Paulinho Tapajós

outubro 25, 2013
Foto: Arquivo Pessoal
Morreu na manhã desta sexta-feira, no Rio de Janeiro, o compositor Paulo Tapajós Gomes Filho, conhecido como Paulinho Tapajós, aos 68 anos. O músico, autor de clássicos como "Andança" e "Sapato velho", lutava contra um câncer havia seis anos e estava internado no hospital TotalCor, em Ipanema, na Zona Sul da cidade. 

O velório, será neste sábado na capela 1 do Cemitério São João Batista, a partir das 9h. O enterro acontecerá às 14h.
Para relembrar a arte deste compositor , colocamos abaixo a letra da música " Sapato Velho" que ficou conhecida na gravação feita pelo grupo Roupa Nova.
" Sapato Velho"  
Você lembra, lembra?
Naquele tempo eu tinha estrelas nos olhos
Um jeito de herói
Era mais forte e veloz
Que qualquer mocinho de cow-boy
Você lembra, lembra?
Eu costumava andar bem mais de mil léguas
Pra poder buscar
Flores de maio azuis e os seus cabelos enfeitar
Água da fonte cansei de beber
Pra não envelhecer
Como quisesse roubar das manhãs
Um lindo pôr de sol
Hoje não colho mais as flores de maio
Nem sou mais veloz
Como os heróis
É, talvez eu seja simplesmente
Como um sapato velho
Mas ainda sirvo se você quiser
Basta você me calçar
Que eu aqueço o frio dos seus pés
Versão em espanhol "Zapato Viejo" Autor- Hector Luis Ayal 
Paulinho Tapajós
Para assistir ao vídeo da música no youtube clique no link ao lado http://www.youtube.com/watch?v=hL_gQnZoBSU
Amannda Oliveira
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.