Neymar ganha Bola de Ouro e Júlio César a Luca de ouro na Copa das Confederações

junho 30, 2013
O Brasil voltou a fazer história no futebol ao conquistar pela quarta vez a Copa das Confederações da FIFA, a terceira consecutiva. Ao término do jogo a FIFA premiou os jogadores que se destacaram em campo no evento. Neymar recebeu a Bola de Ouro adidas, que celebra o melhor jogador da competição, enquanto Júlio César ficou com a Luva de Ouro adidas. Os anfitriões deixaram para Fernando Torres a Chuteira de Ouro adidas e à Espanha o Prêmio Fair Play da FIFA.

Amannda Oliveira

Brasil é campeão da Copa das Confederações 2013

junho 30, 2013
Foto: FIFA Getty Images

A maior seleção espanhola de todos os tempos entrou em campo no Maracanã disposta a adicionar a Copa das Confederações da FIFA à sua invejável sala de troféus. O Brasil não apenas rasgou esse roteiro, como também saiu vitorioso com um desempenho de dar orgulho a seleções como as de 1958, 1970 e 1982.
Foram necessários apenas dois minutos para que Fred levasse a torcida à loucura com um gol típico de artilheiro. Ainda no primeiro tempo, David Luiz salvou uma bola espetacular que ficará na história. Pedro, autor do chute afastado quase em cima da linha, deu até mesmo os parabéns ao jogador do Chelsea no intervalo. 
Neymar fez o segundo no final do primeiro tempo com um chute forte sem defesa para Casillas, mostrando por que o Barcelona pagou 57 milhões de euros por ele. Fred completou a vitória por 3 a 0 dois minutos após o reinício, mas o pesadelo da Espanha não havia chegado ao fim. Sergio Ramos ainda perdeu um pênalti e Gerard Piqué foi expulso por derrubar Neymar enquanto o ex-santista arrancava rumo ao gol.
Mais cedo, na batalha pelo bronze, dois gols do uruguaio Edinson Cavani, um deles em bela cobrança de falta, não foram suficientes para evitar a derrota nos pênaltis depois de empate em 2 a 2 com a Itália no tempo normal e na prorrogação. O dono das manchetes foi Gianluigi Buffon. No dia em que jogou a sua 133ª partida pela seleção italiana, ficando apenas três atrás do recordista Fabio Cannavaro, o goleiro de 35 anos defendeu três penalidades.

Brasil e Itália não foram os únicos ganhadores do dia. Também venceram todos os que pretendem ir ao país sul-americano para a Copa do Mundo da FIFA no ano que vem. Mais uma vez, os brasileiros mostraram que são apaixonados por futebol e criaram um clima extraordinário que não pode ser descrito em palavras. Então, se você ainda não fez planos, já é hora de pensar em participar do maior evento da história do esporte daqui a um ano.
Informações: FIFA

Victor e Léo levam multidão a praça da bandeira e fazem show histórico no encerramento do São João de Arcoverde

junho 30, 2013

Quem foi a Praça da Bandeira em Arcoverde para se despedir do São João se impressionou com uma multidão nunca vista no palco principal da festa. Caravanas vindas das cidades de Aracaju,  Campina Grande, João Pessoa, Recife e Maceió se espremiam entre os arcoverdenses para ver de perto o show da dupla Victor e Léo, uma das maiores duplas sertanejas dos últimos tempos. 
Quem abriu os shows foi o cantor Valdinho Paes, que cantou o repertório do seu dvd gravado no ano passado e repleto de sucessos do melhor forró pé de serra.
A segunda atração da noite, foi o cantor arcoverdense Wagner Carvalho que cantou grandes sucessos de nomes como Petrúcio Amorim, Flávio Leandro, Luis Gonzaga, dentre outros. Mas o público que lotava a praça queria ver e ouvir os sertanejos que nos bastidores atendiam fãs e a imprensa com atenção e simpatia dignos de aplausos. E eles receberam aplausos de fãs de todas as idades.

Victor e Léo, subiram ao palco com o seu mais novo trabalho gravado ao vivo em Floripa e durante duas horas, interagiram com o público com canções como "Tem que ser você", O poutpourri "Boa Sorte Pra Você / Estrela Cadente / Água de Oceano", " Vida Boa", e " Amor de Alma".
O cantor Léo, interagiu o tempo inteiro com a platéia e chamou uma garotinha que estava em meio ao público cantando os sucessos da banda para cantar com ele no palco. Ela foi com a mãe ao palco e se emocionou ao cantar junto com o seu ídolo e cantou com ele, ganhando mimos do cantor.

Os cantores foram acompanhados por uma multidão de fãs que depois do show lotaram a parte de trás do palco em busca de autógrafos e fotografias.


Durante dez dias o Blog Falando Francamente trouxe até você leitor, a melhor cobertura do São João de Arcoverde. Foram mais de 3 mil fotografias e boa parte delas estão disponíveis na nossa página no facebook para download gratuito. Foram mais de 60 mil acessos em apenas dez dias, um reflexo de que estamos no caminho certo.

Tudo isso não seria possível sem o apoio de pessoas e empresas que apostaram no nosso trabalho como a Zyp Gráfica, o Castelus Massas, o Deputado Estadual Júlio Cavalcanti, o Vereador Luciano Pacheco e a loja Marquinhos Celulares.

Amannda Oliveira

Festival de Inverno de Garanhuns 2013. Polo Gospel divulga programação

junho 30, 2013

O vereador Zaqueu Naun organizador do FIG Gospel, polo que reúne evangélicos durante o Festival de Inverno de Garanhuns na Quadra do Colégio XV de Novembro. No palco já passaram nomes como Davi Sacer, Marcos Goes, Sérgio Lopes e 4X1.

Confiram a programação:


Dia 20 (sábado) 

Willian Nascimento.

Dia 21 (domingo)


Marquinhos Maraial.

Dia 22 (segunda-feira)


Joel Jordão.

Dia 23 (terça-feira) 


Marcos Antônio (Negão Abençoado).

Dia 24 (quarta-feira)


Atrações da Assembleia de Deus.

Dia 25 (quinta-feira)


Armando Filho.

Dia 26 (sexta-feira)


Emerson Augusto.

Dia 27 (sábado) 


Alex Gonzaga, da banda Novo Som.

Amannda Oliveira


Triunfo ganha modelo integrado de gestão com participação da população e foco em resultados

junho 30, 2013

Em Triunfo , a prefeitura mudou a sua forma de trabalhar e criou um modelo integrado de gestão os secretário do município trabalharam de forma integrada com ações vindas a partir das sugestões da sociedade. O acompanhamento da execução das propostas e a avaliação dos resultados serão realizados por área partindo da avaliação das propostas, do planejamento e da realização com base na consulta do orçamento.

"Queremos o empenho de todos para o cumprimento das metas. Vamos avaliar e cobrar o cumprimento dessas metas de todos os envolvidos em cada área avaliando os resultados que devem ser satisfatórios" ressaltou o prefeito Luciano Bonfim.

A participação da população começou neste domingo onde as equipes municipais, incluindo o prefeito, vão se reunir com os moradores dos distritos de Jericó e Canaã. 

"A gente vai focar muito mais em resultados tendo ações eficazes e para isso a gente tem que ouvir a sociedade civil e em cima disso montar o plano. A gente entra para a história por ser a primeira gestão municipal a apresentar um modelo concreto de diálogo com a população, um modelo concreto de resultado de ações" explicou o coordenador do programa e Secretário de Turismo, Evanildo Fonseca.

Outra ferramenta de consulta será a realização dos Ciclos de Seminários com cinco salas temáticas que reúnem todas as áreas de atuação do município. Os moradores serão convidados para apresentar propostas na área em que identificarem uma necessidade. O primeiro Ciclo já acontece no dia 17 de julho no Colégio Stella Maris.

"Tenho consciência e certeza absoluta de que tudo vai dar certo. O povo de Triunfo nunca deixou de participar da gestão e isso faz a diferença" comemorou o prefeito Luciano Bonfim.

Informações : ASCOM
d

Alceu Valença, Geraldinho e Musa incendeiam multidão no São Pedro de Arcoverde

junho 29, 2013

A noite de São Pedro no São João de Arcoverde teve chuva, forró, frevo e brega.
Quem abriu os shows da noite foi a Banda arcoverdense Oásis. A segunda atração da noite, foi o carismático cantor e compositor Alceu Valença que enlouqueceu o público cantando forró como "Xote das Meninas", " Sala de Reboco" e sucessos conhecidos na voz do cantor como " A Solidão", " Coração Bobo" e fechou o show com os frevos " Diabo Louro" e "Maluco Beleza".
O cantor foi ovacionado pelo público que pediu bis.


A terceira atração da noite foi o cantor e compositor nascido em Serra Talhada, mas que foi adotado pelo Recife e Petrolina. O cantor Geraldinho Lins subiu ao palco por volta das 00h30 e deu um verdadeiro show de forró cantando novos e velhos sucessos.
No repertório músicas como "Xote da saudade", " Beleza rara", " Se lembra coração", " Eu sou o estopim", " Encosta n`eu" e muitos sucessos que colocaram o público pra dançar.


Quem encerrou a noite foi a Banda Musa, que tem quatro anos de carreira e que encheu a Praça da Bandeira de muito brega romântico. Cantando músicas como " Podem até nos separar", "Por que toda vez", "Baby" e "Curva Perigosa" que foram cantados em coro pelo público.
Hoje a noite quem se apresenta no palco principal são Valdinho Paes, Wagner Carvalho, Vitor e Leo e Capim com Mel.

Amannda Oliveira


Festival de Inverno de Garanhuns 2013: Material para montagem dos camarotes começa a despontar na Guadalajara

junho 29, 2013

O Festival de Inverno de Garanhuns tem início no próximo dia 18 de julho e na Praça Guadalajara, palco principal do evento, o material para montagem da estrutura dos camarotes começou a chegar e a montagem deve ser iniciada na próxima segunda-feira (1.º).
Enquanto isso, a prefeitura cuida da cidade restaurando praças e pontos turísticos.

Amannda Oliveira

Falta combustível nos postos do Recife

junho 29, 2013
O atraso no navio que traz combustível para o Recife acarreta neste sábado (29) falta de gasolina em aproximadamente 70% dos postos da capital pernambucana, de acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustível-PE). De acordo com a entidade, o cargueiro atrasou três a quatro dais, atracando no Porto de Suape apenas nesta madrugada.
A diretora do Sindicombustíveis, Neide Ferreira Leal, explica que uma rede de postos chegou a mandar buscar gasolina em outras capitais para abastecer o Recife. "Aconteceu esse atraso e não foi repassado para nós o motivo dele. Fomos pegos de surpresa, a crise começou na quinta-feira (27)", detalha a diretora.
A partir da meia-noite deste sábado, o navio começa a ser descarregado e o combustível distribuido pelos postos. "Como não temos caminhão para suprir a demanda, que é grande, a situação vai se resolvendo ao longo dos dias. Vamos trabalhar toda essa madrugada, durante todo o domingo", afirma Neide.
Informações: G1

Popularidade de Dilma Rouseff despenca segundo Datafolha

junho 29, 2013
Apósonda de protestos, avaliação positiva do Governo Dilma Rousseff tem queda de 27 pontos

A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff caiu para 30%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29) pelo jornal "Folha de S.Paulo". O número de eleitores que consideram o governo bom ou ótimo caiu 27 pontos percentuais desde o início dos protestos no país. Há três semanas, a aprovação era de 57%. De acordo com o instituto, é a maior queda de popularidade registrada desde o início da gestão Dilma.
A pesquisa foi realizada na quinta (27) e sexta (28) com 4.717 pessoas, em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. É a segunda vez desde que a presidente assumiu o cargo, em 2011, que sua avaliação cai acima da margem de erro da pesquisa. Em março, o índice de aprovação do governo atingiu 65%.

O percentual de pessoas que consideram a gestão Dilma ruim ou péssima passou de 9% para 25%, segundo a pesquisa. A nota média da presidente, numa escala de 0 a 10, caiu de 7,1 para 5,8.

Amannda Oliveira


Festival de Inverno de Garanhuns 2013: Mais Cultura lança convocatória para programação dos Pontos de Cultura

junho 29, 2013

Os Pontos de Cultura de Pernambuco que tiverem interesse de participar do 23º Festival de Inverno de Garanhuns podem enviar propostas de apresentações e oficinas até o dia 2 de julho. As atividades serão realizadas nos dias 25, 26 a 27 de julho de 2013, no Casarão dos Pontos de Cultura, que este ano funcionará na Escola Estadual Henrique Dias, ao lado do Parque Euclides Dourado. A convocatória foi lançada pela Diretoria de Gestão do Funcultura, através da Coordenação do Programa Mais Cultura em Pernambuco. Confira AQUI.

O Casarão dos Pontos de Cultura tem como objetivo integrar e dar visibilidade aos trabalhos realizados pelos Pontos de Cultura de Pernambuco, congregando atividades de formação, artísticas e rodas de debate no mesmo local. Serão selecionadas cinco propostas para oficinas de formação cultural e três propostas para apresentações artísticas. O resultado da seleção será divulgado no dia 5 de julho. Os proponentes selecionados serão contatados através do e-mail e/ou telefone informados na ficha de inscrição.

As inscrições podem ser feitas através do endereço eletrônico pontosdeculturape.fundarpe@gmail.com ou entregue em envelope lacrado, diretamente na sede da Fundarpe (Rua da Aurora, nº 463/469, Boa Vista, Recife/PE), das 9h às 17h, na sala do Programa Mais Cultura – Rede dos Pontos de Cultura, no andar térreo.

Fundarpe
As oficinas devem ter duração de quatro horas diárias, num total de 12 horas/aula, e podem ter foco nas seguintes áreas: Teatro, Dança, Circo, Literatura, Música, Artes Plásticas, Artes Gráficas, Cultura Popular, Artesanato, Patrimônio, Gastronomia, Moda, Fotografia, Audiovisual, Radiodifusão, entre outras. A proposta deve conter objetivos da oficina, conteúdo programático e metas, orçamento e currículo. Baixe o formulário de inscrição de oficinas AQUI.

Para proposta de apresentação cultural, é necessário histórico do artista ou grupo, descrição da apresentação, orçamento, mapa de palco e currículo. Baixe a ficha de inscrição de apresentação AQUI.

Pontos de Cultura - são entidades com projetos conveniados através dos editais de seleção para Pontos de Cultura da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Ministério da Cultura (MinC), sem fins lucrativos, que desempenham o papel de articular ações entre a comunidade e o Estado, visando à preservação de valores culturais, à transmissão de conhecimento e tradições dos grupos de cultura, além de assegurar ações que estimulem a inclusão social.

Informações: Fundarpe

Adilson Ramos confirma presença no Festival de Inverno de Garanhuns

junho 29, 2013

A programação do Festival de Inverno de Garanhuns ainda não foi confirmada , mas enquanto a oficial não é anunciada pela Fundarpe e prefeitura de Garanhuns, nós continuamos em busca de possíveis nomes.
Neste sábado (29), o cantor Adilson Ramos , confirmou nas redes sociais que se apresenta no evento no próximo dia 21 de julho.
Na cidade e nas redes sociais é grande a expectativa da população em relação a grade de atrações cuja data de anúncio ainda não foi confirmada.

Amannda Oliveira

Tem corrida em Garanhuns neste domingo

junho 28, 2013
A equipe de atletismo de Garanhuns, patrocinada pelo Governo Municipal, por meio da Diretoria de Esportes, participa neste domingo (30), de duas disputas em diferentes cidades. A primeira será a Corrida do Fogo, que acontecerá em Campina Grande – PB, numa promoção do Corpo de Bombeiros paraibano. A outra prova, denominada de Corrida do Fogo Clube Náutico Capibaribe, será realizada na capital pernambucana.
Como as duas provas acontecem no mesmo dia e horário, a equipe foi dividida, com o objetivo de marcar presença nas disputas. "Dividimos o grupo para podermos participar dessas duas expressivas competições. Nosso objetivo é trazer mais vitórias para Garanhuns e levar o nome do nosso município ao lugar mais alto do pódio", declarou Adejílson Mendes, o Bingo, treinador da equipe garanhuense.
Informações: ASCOM

Mulheres com mais de 25 anos poderão ser vacinadas contra o HPV

junho 28, 2013


Mulheres com mais de 25 anos poderão ser vacinadas contra o HPV (papilomavírus humano), de acordo com decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada Diário Oficial da União, edição de terça-feira (25). Antes, a aplicação da vacina era limitada a mulheres de 9 anos a 25 anos.
O HPV é uma doença sexualmente transmissível. A infecção causada pelo vírus aumenta em até 100 vezes o risco de a mulher desenvolver câncer no colo do útero. A vacina imuniza contra os tipos mais comuns do vírus.
Segundo estudo da Associação Brasileira de Patologia no Trato Genital Inferior e Colposcopia, após cinco anos de atividade sexual, 60% das mulheres se infectam com algum dos 130 genótipos do HPV. A decisão da Anvisa garante a mais mulheres acesso à vacina.

Informações: Agência Brasil


Garanhuns realiza Conferência Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Solidário

junho 28, 2013
agricultura.jpg

Com o tema "Por um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer", a I Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário acontecerá em Garanhuns na próxima terça-feira (2), no Seminário São José, localizado na Avenida Rui Barbosa, bairro Heliópolis. O encontro servirá como etapa preparatória para a realização da II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CDRSS).
Planejado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o evento se propõe a trazer debates e maior interação de dirigentes de organizações e movimentos sociais da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, representantes de instituições públicas e entidades prestadoras de serviços de assistência técnica e extensão rural.
A realização da Conferência, que tem caráter político, formativo e de mobilização, também tem o objetivo de construir e qualificar um Plano Municipal sobre o tema abordado e indicar representantes para a conferência territorial.
Programação – Os itens que contemplam os assuntos estarão inseridos na programação. Confira, abaixo:
08h às 8h30min – Credenciamento e Abertura Oficial
8h30min – Leitura e Aprovação do Regimento
9h – Painel: "Por um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer"
9h30min – Orientações para Debate sobre Documento Referência
10h às 12h – Trabalho em Grupo (por eixo temático)
12h – Intervalo para almoço
13h30min – Apresentação dos Grupos de Trabalho
14h30min – Plenária de Aprovação das propostas
15h – Escolha dos/as representantes para a II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – II CDRSS
15h30min - Encerramento
Colaboração: Cloves Teodorico

Magníficos encantada público na oitava noite do São João de Arcoverde

junho 28, 2013

A abertura do show da Banda Magníficos, a oitava noite do São João de Arcoverde que aconteceu na noite e ontem (27), no palco principal foi feita pela batida da percussão e do balé. Depois, o público foi premiado com um sequência de músicas antigas, vivas na memória, cantadas em coro pelo além como "A preferida do Brasil", cantada pelos três vocalistas a paraibana Walkyria Santos, a cearense Sâmya Maia e o paulista Neno.
Em seguida, vieram os sucessos: "Verdadeiro amor", "O encanto", "Essa paixão virou chiclete" e "Beijo bom", todas acompanhadas pelo coreógrafos com figurinos perfeitos que davam um show a parte.
O público também dançou e vibrou com sucessos como :"Chamego ou xaveco?", "Super herói" e "Hoje tem balada" . O Rei do Baiao foi homenageado pela banda que cantou forró pé de serra como "Qui nem jiló", "Baião" e "Paraíba". Depois o clima ficou romântico e os apaixonados tiveram a paquera ou o namoro embalado pelas músicas  "Sonhar", "Apaixonada" e "Grande amor da minha vida".
A segunda atração da noite foi o compositor, poeta e cantor Flávio Leandro. O filho de Bodocó, tocou fogo no público com músicas do tradicional pé de serra.  No repertório, não faltaram os sucessos conhecidos de parceiros como Elba Ramalho, Flávio José, Santana e Jorge de Altinho.
Quem encerrou a noite foi a banda Saia Rodada.
Enquanto isso, nos outros palcos os mais variados tipos de som eram curtidos pelo público.
No palco Multimusical, localizado ao lado da Escola Carlos Rios, o rock era o dono da festa. Quem abriu a noite foi a Banda Fetus. Em seguida, foia vez da banda Cho Puey levar o rock pauleira para o palco e enlouquecer o público.
No palco principal hoje se apresentam as 20h Banda Oásis, as 22h Alceu Valença, a 00h Geraldinho Lins e as 02h da manhã Musa.

Amannda Oliveira


Resumo da Novela "Amor à Vida" desta sexta-feira

junho 28, 2013

Bruno não aceita que Paola leve Paulinha

Ninho tenta se entender com Paulinha. Bruno vende um apartamento. Márcia chora ao descobrir que foi abandonada. Atílio volta para casa e sente-se confuso. Thales considera os conselhos de Vega sobre o plano de Leila. Nicole descobre que tem pouco tempo vida. Amarilys conta sobre a proposta de Niko e Eron para Paloma e Félix. Bruno pede para conversar com Paloma. Félix pensa em usar Amarilys para se aproximar de Eron. Márcia sofre com o sumiço de Atílio. Ninho afirma que fará com que Paulinha goste dele. Joana aconselha Lutero a conversar com Glauce quando tiver provas. Glauce decide sumir com o prontuário de Luana. Félix pede para César ajudá-lo a conversar com Jonathan, e é obrigado a dispensar Jacques. Perséfone convida Renan para jantar. Michel se declara para Patrícia. César avisa a Aline que não pode ficar com ela à noite. César e Félix chamam Jonathan para conversar. Bruno não aceita que Paloma leve Paulinha para sua casa.

Informações: Site da Novela

Ministério da Saúde promove campanha de prevenção contra DST/Aids no melhor estilo caipira

junho 28, 2013
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as estimativas de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa no Brasil são preocupantes. Estima-se que cerca de 630 mil indivíduos de 15 a 49 vivam com HIV no Brasil, fora os números de casos com sífilis (quase um milhão), gonorréia (mais de um milhão e quinhentos), clamídia (quase dois milhões), herpes genital (640 mil) e HPV (685 mil). Preocupação que precisa ser alertada nas maiores festas do Brasil.

Por isso que entre junho e julho, quando acontecem as animadas festas juninas espalhadas pelo Brasil em meio a fogueiras, bandeirinhas, arraiá e comidas típicas, o Ministério da Saúde estimulará jovens, adultos e idosos a se prevenirem contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis usando a camisinha, com destaque em ações nas redes sociais do apoio de grandes artistas que se apresentam nas maiores festas de São João do Brasil.

Para mobilizar as pessoas nas redes sociais e participar da campanha é simples: siga nossos perfis nas redes sociais (FacebookTwitterInstagram), participe com a hashtag #UseCamisinha, tuitando, compartilhando fazendo posts. E não se esqueça de conversar com vizinhos, amigos e parentes a respeito, além de retirar preservativos gratuitamente nas unidades de saúde.

Calendário


Em Pernambuco, a cidade de Caruaru recebe 200 shows em uma das maiores festas de São João do Brasil. Além dos artistas populares e dos trios regionais, os pernambucanos e visitantes assistirão aos shows de Margareth Menezes (dia 22/06) e Luan Santana (dia 29/06). Todos já estão apoiando esta campanha de prevenção às DSTS/Aids.

Comemorando 30 anos, o São João de Campina Grande, na Paraíba, terá a apresentação de Fagner (dia 24/06), Garota Safada (dia 07/07) e Genival Lacerda (dia 07/07). A festa é considerada um dos espetáculos mais bonitos do Brasil.

No Centro de Tradições Nordestinas em São Paulo, maior reduto de nordestinos fora da região, o público terá o som do sertanejo acompanhando o forró. As duplas Victor e Léo (dia 04/07) e Bruno e Marrone (dia 07/07) agitarão as noites do CTN com hits sertanejos e mensagens de conscientização e prevenção.

Colaboração: Lyana Ferraz


São João de Arcoverde tem na sétima noite o seu maior público

junho 27, 2013

A Praça da Bandeira em Arcoverde recebeu uma multidão na noite de ontem (16). Quem abriu a noite foi a Banda foi Banda Arreio de Ouro que apresentou um repertório do seu cd de vaquejada. A segunda atração da noite, foi a Banda Forró da Curtição.
Um pouco depois das 02h da manhã, a Banda Garota Safada subiu ao palco e cantou es novos e velhos sucessos da banda.


No Polo das Artes quem abriu a noite foi o Grupo Nacauã comandado por descendentes dos cocos da cidade e que possui influências afro, indígenas e é claro, o batuque dos coquistas. Quem encerrou a noite foi Paulinho e Pedrinho no Forró.
Já no Polo do Forró Pé de Serra, quem se apresentou foia Banda Forró Art Nordestina com Pé de Greia.


A banda botou o público para dançar ao som do melhor forró pé de serra.
Enquanto isso nos arredores da CECORA, a criançada e os pais faziam a festa se divertindo nos brinquedos do Parque de Diversão como a Roda Gigante, os carros de bate bate, a canoa e muito mais.


Um são joão que não tem idade e que tem espaço para toda a família. Hoje no palco principal se apresentam a Banda Magníficos, o cantor Flávio Leandro e a Banda de Forró Saia Rodada.

Amannda Oliveira


O São João de Caruaru e o drama da grama sintética

junho 27, 2013
FotoRelutei durante um tempo a escrever este artigo sobre a festa que já cheguei a planejá-la com outros colegas por oito anos. Sou do tipo que não aprova críticas que não contribuam com o crescimento e o favorecimento da nossa maior festa por razões de ordem social, cultural e econômico. Porém, depois de ouvir tantos comentários, ao vivo ou pelas redes sociais, de artistas, jornalistas e cidadãos revoltados com os desmandos e desrespeito que explodiram nos festejos deste ano, não me omitirei.

Antes de tudo, não critico o formato, por entender que ele irá perdurar por muito tempo, face a sua estrutura social tão evidente nos dias de hoje. Depois, afirmo que mesmo parecendo o contrário, a participação dos artistas da cidade tem se evidenciado ano após ano, ou seja, nenhuma gestão cometeria o erro absurdo de deixar que estes espaços sejam ocupados por forasteiros. Mas a análise fria para por aqui. O que temos acompanhado ao longo dos últimos cinco anos é uma verdadeira desconstrução dos valores essenciais à sobrevivência do São João.

Até pouco tempo atrás, durante a festa, a qualquer hora do dia ou da noite, a gente se deparava com a efervescência da cultura popular que sempre deu a “liga” para que o povo se identificasse com suas raízes, seja o de casa, sejam os turistas que chegavam antes não só para assistir aos shows, mas ver de perto as bandas de pífanos perfilados e tocando, bacamarteiros animados e pomposos que espocavam sustos e magia dos seus bacamartes, da irreverência do grupo de teatro que alegrava o público com brincadeiras e tiradas de humor, sarcasmo e inteligência, da bandeirola, que junto ao balão e a sanfona, reina soberana no imaginário popular. É ela, a bandeirola, que nos remete à festa da infância, mais até do que a fogueira.

Assistimos hoje à substituição de tudo isto pelo aço e pelo plástico, tão somente. Entre a lógica de manter os elementos símbolos da nossa cultura, optou-se pelo excesso de uma tal beleza estética exarcebada. Então, imagens passaram a ser “melhores” que realidade e chegamos ao cúmulo do gigantesco telão de LED exibi-las, simbolizando uma tecnologia inócua.
O São João de Caruaru vive hoje, assombradamente, o drama da grama sintética. Faz tudo que a grama natural faz, é tão bela quanto, tem as mesmas “atribuições”, mas quando chove, não tem cheiro e sem cheiro não há lembrança e sem lembrança não tem futuro.
Esta atual administração tem três anos ainda para mudar o próprio cenário nefasto que criou e tirar de si a certeza de descaso com o patrimônio histórico e cultural da cidade, algo muito difícil à dura e feia característica de sua gestão. O desrespeito à festa e aos artistas é tão claramente constante, que o desabafo de Azulão, Santanna, Novinho da Paraíba, Brasas do Forró e tantos outros não podem cair no esquecimento. E olha só. Eles não fazem parte do grupo de bandas de forró estilizado, nem sertanejo. São eminentemente ícones do forró autêntico.

Claudio Soares é assessor parlamentar da Assembleia Legislativa de Pernambuco e coordenador geral do São João da Moda de Santa Cruz do Capibaribe


Resumo da Novela " Amor à Vida" desta quinta-feira

junho 27, 2013

Ninho aparece no hospital e se 
estranha com Bruno

Paloma explica por que não pode beijar Bruno e o tranquiliza. Paloma pede para Ciça ajudá-la a manter Bruno longe. Félix vai embora frustrado da casa de Jacques. Carlito é atingido ao tentar afastar uma briga entre Márcia e Rita Cadilac. Tamara aconselha Félix a pedir ajuda a César para conversar com Jonathan. Niko e Eron convidam Amarilys para gestar o filho que eles pretendem ter. Márcia se arruma para seu casamento com Atílio. Lutero é oficialmente afastado do cargo de diretor clínico do hospital, e Jacques finge lamentar o fato. Gigi e Murilo levam um fora de Lutero. Thales pede para conversar com Vega. Atílio sente-se tonto antes de ir para o cartório. Paloma fala para Paulinha que ela ficará em seu apartamento. César pede para Lutero ajudá-lo a descobrir o que aconteceu no parto de Luana. Aline entrega o contrato do flat para César assinar. Félix conversa com Jacques. Nicole exige saber de Vinícius quanto tempo de vida ela tem. Joana fala para Lutero que Glauce fez o parto de Paulinha. Atílio foge do cartório. Ninho aparece no hospital e Paulinha o compara com Bruno.

Informações: Site da Novela

Petrúcio Amorim arrebata público na sexta noite do São João de Arcoverde

junho 26, 2013

O sexto dia de festa do São João de Arcoverde começou com a apresentação da Banda Pinga Fogo. Comandada por Inaldo Sampaio, a quase orquestra deu um show na Praça da Bandeira.
A segunda atração da noite foi o cantor Petrúcio Amorim, um dos maiores compositores nordestino que subiu ao palco cantando os seus grandes sucessos como "Meu cenário", "Confidências", "Devagar", "Tareco e Mariola" fazendo o público cantar junto todas as músicas que são um verdadeiro hino no forró pé de serra. 
O cantor também fez uma homenagem ao cantor Zé Ramalho cantando músicas como " Kriptonita' e " Eternas Ondas".
Quem encerrou a noite foi o cantor Gabriel Diniz & o Forró na Farra.

Amannda Oliveira



Câmara aprova redução a zero do PIS e da Cofins do transporte coletivo

junho 26, 2013
O Plenário aprovou nesta quarta-feira (26) proposta que reduz a zero as alíquotas das contribuições sociais para o PIS/Pasep e a Cofins incidentes sobre os serviços de transporte público coletivo municipal rodoviário, metroviário, ferroviário e aquaviário de passageiros. O texto aprovado é uma emenda de Plenário apresentada em substituição ao Projeto de Lei 2729/11, do deputado Mendonça Filho (DEM-PE).


Pelo texto, que segue agora para o Senado, o benefício fiscal alcança também os serviços públicos prestados em regiões metropolitanas regularmente constituídas.

A redução a zero das referidas alíquotas para os serviços de transporte coletivo já está em vigor por conta da edição da Medida Provisória 617/13. No entanto, a comissão mista do Congresso que deverá analisar a MP ainda não foi instalada. A principal inovação da proposta aprovada hoje refere-se à redução a zero das alíquotas de PIS/Pasep e da Cofins também do transporte aquaviário.

O projeto
Inicialmente, o Projeto de Lei 2729/11 previa o benefício fiscal apenas para o transporte público coletivo municipal terrestre. Mas a emenda substitutiva aprovada em Plenário estendeu a desoneração ao transporte aquaviário. A expectativa é que a medida contribua para reduzir o valor das passagens de ônibus, trens e metrôs e de embarcações utilizadas no transporte aquaviário. 

O projeto estava apensado ao PL 2990/11, que limitava a redução das alíquotas ao período de cinco anos. O texto aprovado, no entanto, deixa em aberto o prazo de validade do benefício.

O deputado Milton Monti (PR-SP), relator do texto pela Comissão de Viação e Transportes, apresentou parecer favorável à matéria e à emenda. Segundo ele, a redução desses impostos federais contribui para melhorar a qualidade do transporte público e vai ao encontro do que vem sendo reivindicado nas recentes manifestações que ocorrem em todo o País.
Também apresentaram pareceres favoráveis os deputados Carlos Zarattini (PT-SP), pela Comissão de Finanças e Tributação, e Esperidião Amin (PP-SC), pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Segundo Zarattini, a estimativa de receita prevista no Orçamento deste ano já contempla a previsão de renúncia fiscal gerada pelas desonerações, que serão da ordem de R$ 1,2 bilhão em 2013.
Informações: Agência da Câmara


Festival de Inverno de Garanhuns 2013. Sesc anuncia programação

junho 26, 2013

Como acontece anualmente, o Sesc de Garanhuns terá uma programação intensa durante o 23.º Festival de Inverno de Garanhuns. A programação que acontece no período de 20 a 27 de julho, terá como grande homenageado deste ano seu Gonzaga de Garanhuns. A festa terá como tema " Garanhuns também tem Gonzaga".
Na Programação, exposições, lançamento de livros, cortejos pelas ruas e apresentação de artistas locais e de outras cidades como Coco Trupé de Arcoverde.

Confira a Programação:


SÁBADO 20/07
 
Galeria de Arte Ronaldo White

Exposição Um Novo Olhar, da Artista Plástica e Arquiteta “Janete Costa”


Vernissage: 20/07, às 19h


Período: 21/07 a 27/08/2013 


Horário de Funcionamento durante o FIG: Das 9h às 21h 



SEGUNDA 22/07


Área Externa do Salão de Eventos


Das 12h às 14h 


Folia de saudação aos Três Reis do Oriente, por Mestre Benone (Garanhuns/PE)


TERÇA 23/07


Área Externa do Salão de Eventos


Das 12h às 14h 


Levanta a poeira do terreiro com o Samba de Coco Santa Luzia (Caetés/PE)



QUARTA 24/07


Área Externa do Salão de Eventos


Das 12h às 14h 


Toada Pifanisíaca quilombola da Banda Folclore Verde (Garanhuns/PE)



QUINTA 25/07


Área Externa do Salão de Eventos


Das 12h às 14h 


Brincadeira de Encantamento com o Boi Tira Teima (Caruaru/PE) 



SEXTA 26/07


Área Externa do Salão de Eventos


12h – Homenagem a Gonzaga de Garanhuns, com a participação de diversos convidados 


12h30 – No compasso da Mazurca (Agrestina/PE) 


16h - Salão de Eventos Jaime Pincho


Lançamento do Livro “A menina que Falava com as Coisas”, da escritora Garanhuense 


Luzinette Laporte, pela Editora Cepe. Intervenções Teatrais com o ator Adriano Cabral (PE)



SÁBADO 27/07


Olha pro céu meu amor, 
Vê como ele está lindo!

11h – Cortejo Junino e desfile das “carroças dos noivos” com a participação dos grupos:


 Imaginário Popular (Jucati/PE), Os Filhos de Lampião (Correntes/PE), Yupi Nambuco 


(Jupi/PE), Chamego na Roça (Canhotinho/PE), Tradição da Boa Vista (Garanhuns/PE), e Unidos com Alegria (Garanhuns/PE)


* concentração em frente ao SESC Garanhuns. Itinerário pela Avenida Santo Antônio com 
retorno ao SESC

12h30 – Na Pisada e no repique do Coco Trupé (Arcoverde/PE)


Amannda Oliveira
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.