Arcoverde começa a se vestir para o São João 2013

maio 31, 2013

Após a realização de várias prévias juninas como o Forró dos Contadores e o Forró da Imprensa, Arcoverde já está se vestindo para o São João 2013 que este ano vem com o tema  "Arcoverde Capital do São João"
No comércio, as vendas já estão aquecidas com a procura de objetos de decoração como chapéu de palha, bandeiras , balões e panos de chita;  e nas ruas; a montagem das estruturas para os polos de animação já começam a despontar.

As casinhas da Vila do Forró, começaram a ser montadas enquanto isso, na Praça Winston Siqueira, o Polo das Artes já começa a aparecer.


No Largo do Cecora a montagem das estruturas do palco  do Forró pé de serra administrado pelo Sesc também já está de pé.



O Blog Falando Francamente estará acompanhando tudo referente ao São João de Arcoverde e trazendo como sempre para vocês.

Amannda Oliveira

Vem ai a 75.ª Festa de Santo Antônio em Ibimirim

maio 31, 2013
Começa neste sábado (1.º) a 75.ª Festa de Santo Antônio da cidade de Ibimirim .No dia 02 de junho haverá a tradicional Missa do Vaqueiro com show do cantor Nena de Alagoas.Já no dia 09, é a vez da 25ª Corrida de Jericos tomar de conta da festa em Ibimirim.
A abertura da festa fica por conta da banda Forrozão das Antigas e do cantor Zé Caboclo, no palco central no central da cidade.

No dia 02 de junho quem comanda a festa é o cantor Reginaldo Rossi, no dia 07, Vilões do Forró , no dia 08, Noda de Cajú no dia09, Banda Encantus dia 11, Luciene Melo e encerrando as comemorações Toca do Vale no dia 12. 
Nos dias 03 e 05, haverá Show de Calouros com shows regionais, além da cantora Lila a Rainha da Seresta.

No dia 2 de junho, acontece a tradicional Missa do Vaqueiro com show do cantor Nena de Alagoas. Já no dia 09, é a vez da 25ª Corrida de Jericos.

Amannda Oliveira

Professores de Buíque garantem reajuste salarial de 8% retroativo a janeiro

maio 31, 2013
A Prefeitura de Buíque liberou nesta segunda-feira (27) os salários dos professores referentes ao mês de maio. A decisão foi tomada pelo prefeito Jonas Camêlo (PSD), na última sexta (24). Os valores se referem aos salários de maio somados ao montante retroativo a janeiro deste ano.

Conforme a lei que autorizou o reajuste salarial dos servidores municipais em Buíque, o reajuste foi de 8% para os professores. O Poder Executivo poderia pagar os valores decorrentes da retroatividade em até três vezes. Porém, o prefeito Jonas optou pelo pagamento em parcela única e retroativo ao mês de janeiro de 2013, segundo ele, “para cumprir fielmente com as obrigações com os servidores da Educação”.

Os índices de reajuste salarial dos servidores foram definidos depois que o prefeito Jonas Camêlo se reuniu com seus secretários de Finanças, Administração e Educação para assim dar cumprimento ao que determina Lei. Os percentuais atingem o limite fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Os professores promoveram manifestações para garantir o direito ao piso garantido em lei.

Fonte: Arcoverde de Todos

Em Arcoverde, católicos comemoram Corpos Christi

maio 30, 2013
Os Católicos de Arcoverde comemoraram o Dia de Corpos Christi, com muitas orações , tapetes feitos com pó de serra e procissão.
A Avenida Antônio Japiassú ficou tomada por belos tapetes feitos pelos jovens dos grupos de oração.
Corpus Christi vem do latin e significa Corpo de Cristo e acontece na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes

Confiram algumas imagens:











Amannda Oliveira

Hemope realiza arraiá da solidariedade

maio 30, 2013
A Fundação Hemope realizará na próxima segunda-feira, 03 de junho, às 8h em Caruaru a abertura da Campanha de Doação de Sangue para o São João, que esse ano tem como mote “Faça da solidariedade o seu par”
Durante a abertura, será servido um café da manhã regional, oferecido pelo Buffet Renato Machado e a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – ACIC e a animação ficará por conta da participação de um trio de forró com dançarinos, disponibilizados através da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. O evento também contará com um show pirotécnico realizado pela Casa do Fogueteiro. 
Haverá também durante a abertura, a participação da Poetisa Vassula Hermelinda, que preparou uma poesia com objetivo de incentivar a doação de sangue voluntária por jovens acima dos 16 anos, que fala do ato da primeira doação. A poesia é intitulada “Sangue Bom”.
 No mesmo dia, durante o evento, também será lançada a campanha publicitária de São João do Hemope realizada pela Agência Solidária do Hemope, a Dois Comunicação. 
O Hemope agradece o apoio e patrocínio da Prefeitura de Caruaru, Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Brindgraf, Buffet Renato Machado, ACIC - Associação Comercial e Empresarial de Caruaru e Casa do Fogueteiro.
Amannda Oliveira

Itep reabre inscrições para seleção de 41 alunos do CT Moda

maio 30, 2013


O Instituto de Tecnologia de Pernambuco, por meio da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica (UEPT), reabriu as inscrições para a seleção de alunos para vagas remanescentes dos cursos técnicos em Química e em Modelagem do Vestuário, oferecidos no Centro Tecnológico da Moda (CT Moda), em Caruaru. São 14 vagas para o curso de Modelagem do Vestuário e 27 vagas no curso de Química.
 
As inscrições devem ser feitas, de forma presencial, na sede do CT (Rua Dalto Santos, 319, Bairro São Francisco, Caruaru), até o dia 11 de junho, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição neste processo seletivo. O edital do processo seletivo e sua errata estão disponíveis no site do Itep – www.itep.br.
 
O candidato deve ser aluno regularmente matriculado na 3ª série do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio; e ter participado do processo de seleção de 2012 e seu nome constar da lista de desclassificados por nota.
 
A seleção consistirá na realização de prova objetiva (tradicional), no dia 13 de junho, das 9h às 12h, na sede do CT, abrangendo conteúdos das disciplinas de Português, Matemática e Redação, ambas em única fase. O resultado será divulgado no dia 17 de junho. As matrículas ocorrerão no dia 18 de junho e a matrícula dos remanejados no dia 19.

Informações: ASCOM

Vereadores do Recife debatem situação dos mercados públicos

maio 30, 2013
A Câmara Municipal de Vereadores do Recife, realizou uma audiência pública na quarta-feira (29), para tratar da situação dos mercados públicos da Capital. Em pauta, foram discutidos temas como o problema da falta de limpeza, da falta de manutenção predial, do estacionamento no entorno dos mercados, capacitação para os permissionários (comerciantes) dos mercados públicos, além da situação dos privados (Areias e Boa Viagem).
São vários mercados públicos (Mercado de São José, da Boa Vista, da Madalena, de Casa Amarela, de Santo Amaro, da Encruzilhada,de Água Fria, de Nova Descoberta, do Pina, dos Coelhos, do Beberibe, do Jordão, e o Centro de Abastecimento de Afogados, entre outros) e dois privados , Areias e Boa Viagem.

A audiência foi presidida pela vereadora Aline Mariano e contou com a participação, de representantes do Ministério Público e de de representante da CSURB, do Mercado de Afogados, e de vários vereadores.

Amannda Oliveira

Tribalistas reaparecem com hit " Joga Arroz" que fala sobre casamento gay

maio 30, 2013

Os Tribalistas estão de volta! Foi lançado ontem (29), por Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte a música inédita , Joga arroz, composta e gravada para sensibilizar a camada de políticos e a parcela mais conservadora da sociedade para a aprovação do Casamento Civil Igualitário (entre pessoas do mesmo sexo), projeto já regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça, mas ainda à espera de aprovação no Congresso Nacional. 

Embora não seja creditada oficialmente aos Tribalistas, mas aos três artistas que em 2002 bombou no marcado com as músicas Já sei namorar e Velha infância

Joga arroz tem linguagem fácil e mostra que toda a forma de amar vale a pena.

Confiram o vídeo da música e a letra.


JOGA ARROZ

O seu juiz já falou
Que o coração não tem lei
Pode chegar
Pra celebrar
O casamento gay

Joga arroz
Joga arroz
Joga arroz
Em nós dois

Quem vai pegar o buquê
Quem vai pegar o buquê
Maria com Antonieta
Sansão com Bartolomeu
Dalila com Julieta
Alexandre com Romeu

Joga arroz
Joga arroz
Joga arroz
Em nós duas em nós todos
Em nós dois


Amannda Oliveira

Fotógrafo emociona ao clicar mulheres que tiveram câncer de mama

maio 30, 2013

David Jay, é um renomado fotógrafo de moda acostumado a fotografar as mais belas mulheres do mundo.
Há três anos atrás, uma de sua melhores amigas, com apenas 29 anos, foi diagnosticada com câncer de mama.
Jay acompanhou de perto a luta de sua amiga para vencer a doença e desde então, fotografou mais de 100 jovens mulheres sobreviventes dessa mesma enfermidade. O projeto intitulado, “SCAR” (Survivor Cancer), retrata cruelmente a difícil batalha dessas mulheres que resistiram a essa implacável doença e seguiram suas vidas adiante.
As imagens são fortes. As cicatrizes deixadas pelas operações sofridas para as retiradas das mamas, marcaram mais que a pele dessas mulheres, porém, esses não foram motivos suficientes para que deixassem se despir e mostrassem ao mundo a importância de se aumentar a consciência de todos, sobre os exames médicos preventivos.
O ensaio foi dedicado as mais de 10 mil mulheres, entre 18 e 40 anos, que sofreram dessa doença no ano de 2011. Confira algumas imagens abaixo.
Fonte: Revista Fotomania

Prefeitura de Bom Conselho anuncia a Programação do ForróBom nesta sexta-feira

maio 30, 2013

Bom Conselho, anuncia nesta sexta-feira (31),  a programação oficial do ForróBom 2013.

O anúncio está marcado para acontecer às 17 horas, na sede da Prefeitura à Rua Vidal de Negreiros, n.º 43.  

A programação que será anunciada pelo prefeito Dannilo Godoy, deverá agradar a todos os gostos.

Amannda Oliveira

Funcultura divulga nomes contemplados no 6º Edital do Audiovisual

maio 30, 2013


O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado e da Fundarpe, anunciou, nesta quarta (29/5), o resultado do 6º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – Funcultura Independente 2012/2013. 

Neste edital, foram inscritos 406 projetos, um número recorde na trajetória do fundo. Deste total, 112 foram aprovados, para receber o incentivo do Funcultura. São 27 projetos para produção de longa-metragem, 19 para curta-metragem, 12 para televisão, três para pesquisa, 10 projetos de formação, 16 projetos de difusão, 15 iniciativas de incentivo ao cineclubismo e 10 projetos da categoria "Revelando os Pernambucos". O edital público destinará um total de R$ 11,5 milhões para incentivo da produção e difusão audiovisual pernambucana. CONFIRA AQUI A LISTA DOS PROJETOS CONTEMPLADOS.

O Funcultura beneficia toda a cadeia produtiva do audiovisual, incentivando projetos de diretores consagrados e iniciantes. Além da produção de filmes e produtos para TV, o edital público incentiva a difusão, pesquisa e a formação. O número recorde de inscritos este ano demonstra o respaldo dos produtores nesta política específica para o audiovisual, em Pernambuco, setor reconhecido pelo Governo como estratégico para a economia e para a projeção do estado no Brasil e no mundo. Desde o primeiro edital, lançado em 2007, já foram investidos R$ 43,1 milhões no setor.

O Edital Funcultura Audiovisual resguarda cotas de regionalização e acessibilidade. O edital deste ano teve uma nova categoria - “Revelando os Pernambucos”, na qual os proponentes apresentam projetos de curta-metragem, mostras e festivais, concorrendo apenas com projetos da mesma Região de Desenvolvimento (RD). Para difundir o edital e esta nova categoria, a Secretaria de Cultura ministrou 17 oficinas de elaboração de projetos nas 12 RDs do Estado, em janeiro de 2013. A iniciativa foi exitosa e resultou em 17 inscrições de seis RDs. Ao final, as seis RDs tiveram projetos aprovados. Ainda com objetivo de democratizar o acesso à cultura por todo o Estado, o edital garante uma cota mínima de (1) um projeto nas macrorregiões Sertão e Agreste, dentro das categorias “Formação” e “Difusão”.

Desde 2010, o edital também tem cota para projetos de acessibilidade destinados a pessoas com deficiência. Este ano, foram aprovados quatro projetos, sendo três na categoria de “Difusão” e um de “Formação".

Democracia e transparência
Todo o edital, as regras e a distribuição dos recursos entre as categorias foram desenvolvidos a partir do diálogo entre o governo e a sociedade civil, representada pelas entidades de classe e comissões setoriais. Com o objetivo de dar mais transparência ao processo, e atendendo à reivindicação da classe no 8º Congresso Brasileiro de Cinema, os proponentes de projetos não-selecionados poderão, após a divulgação do resultado final, solicitar a súmula de julgamento com as médias das notas e um resumo com o(s) motivo(s) da não aprovação, enviando e-mail à Coordenadoria do Audiovisual da Secult-PE, cinema.secult.pe@gmail.com.

Julgamento
No 6º Edital Funcultura Audiovisual, o número de inscritos foi de 406 projetos. No edital passado, foram apresentadas 260 propostas. Portanto, o aumento nas inscrições foi de 56% em relação ao ano passado. Dos 406 inscritos, 322 projetos foram habilitados após a análise documental e seguiram para a etapa de julgamento técnico e artístico. Nesta etapa, os grupos temáticos formados por especialistas e pela Comissão Deliberativa do Funcultura selecionaram 136 projetos para defesa oral pelos seus proponentes. As categorias “Desenvolvimento do Cineclubismo” e “Revelando os Pernambucos” não são submetidas à defesa oral durante o julgamento, a fim de desonerar os produtores, visto que grande parte é de fora da Região Metropolitana do Recife. Todo o julgamento dos projetos foi realizado dentro do cronograma previsto no edital lançado em 2012.

Os especialistas que realizaram a análise dos projetos foram indicados pela Associação Brasileira de Documentaristas e Associação de Produtores e Cineastas de Pernambuco (ABD/APECI), Federação Pernambucana dos Cineclubes (FEPEC), Associação de Produtores e Cineastas do Norte e Nordeste (APCNN), Comissão Setorial do Audiovisual e Comissão Deliberativa do Funcultura.

Incentivo público
Em 2013, o Funcultura disponibilizará R$ 33,5 milhões aos projetos da produção cultural independente, sendo R$ 11,5 milhões destinados a área audiovisual. Instituído em 2002, o fundo é o mecanismo concebido e implantado pelo Governo de Pernambuco para unificar as ações de incentivo à produção cultural no Estado, fornecendo aportes diretos aos projetos. O edital do Funcultura Independente é direcionado para produções das áreas de Artes Cênicas (Teatro, Dança, Ópera e Circo); Artes Plásticas, Artes Gráficas e Congêneres; Fotografia; Literatura; Música; Cultura Popular e Artesanato; Patrimônio; Gastronomia; Artes Integradas; Formação e Capacitação; e Pesquisa. Atualmente, este edital está em análise dos projetos que não foram habilitados e solicitaram recurso.

Fonte: Fundarpe

No Recife, exposição fotográfica 'monta' feira livre na Torre Malakoff

maio 30, 2013
Feiras livres inspiraram exposição fotográfica de Iezu Kaeru (Foto: Divulgação / Iezu Kaeru)
(Foto: Divulgação / Iezu Kaeru)
O artista pernambucano Iezu Kaeru abre nesta quinta-feira (30) a exposição "Feira da Quinta", um registro fotográfico e multimídia de feiras livres feito ao longo de dois anos. A abertura acontecerá às 19h na Torre Malakoff, centro do Recife, e o público será conduzido pelo artista a sentir que está de fato em uma feira de rua.
A exposição traz o ambiente da feira, com muitos sons, frutas, verduras e música. O interesse pelo universo das feiras surgiu quando o artista estava em Garanhuns e começou a fotografar a Feira da Quinta.
A exposição conta com cerca de 50 fotografias, coloridas e em preto e branco, em diferentes tamanhos. A instalação será na sala Alcir Lacerda e, além da mostra, Iezu Kaeru aproveitará o evento para lançar o livro fotográfico "Memória da Pedra", que marca o encerramento de sua exposição anterior.
A obra conta com todas as imagens que fizeram parte da mostra e outras fotografias que ficaram de fora, com textos do próprio Iezu, do curador Ricardo Peixoto, do desenhista e escritor Lourenço Mutarelli e do secretário de Cultura de Pernambuco e também artista Fernando Duarte. Iezu vai distribuir o livro para os 100 primeiros visitantes.
Serviço
Exposição "Feira da Quinta" de Iezu Kaeru
Quinta-feira (30) às 19h, com lançamento do livro "Memória da Pedra"
Torre Malakoff - Rua do Observatório, Praça do Arsenal, Bairro do Recife
A exposição segue até o dia 30 de julho, de  terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 15h às 18h e domingos, das 15h às 19h
Entrada gratuita

Informações: G1

I Conferência de Gestão Empresarial acontece em Garanhuns

maio 30, 2013

Nos dias 30 e 31 de maio e 1.º de junho será promovida nas dependências do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, a partir das 19 horas, a WorkAgreste - I Conferência de Gestão Empresarial - . O encontro será direcionado aos empresários do Estado e demais interessados.

A Conferência que conta com o apoio do Governo Municipal, tem como objetivo discutir e compreender as transformações fiscais no país bem como encontrar os melhores caminhos para se adaptar a essa nova realidade. As novas exigências fiscais no Brasil, os crimes de sonegação fiscal e as ferramentas de gestão para melhor se adaptar ao cenário atual são os temas centrais do WorkAgreste.
Segundo informações de Sidney Nicéas, da Sidney Nicéas Comunicação Integrada, empresa realizadora do evento, o WorkAgreste não ficará apenas nessa conferência. “Vamos realizar oficinas e outras conferências com temas diversificados. Nosso objetivo é contribuir para o amadurecimento do empresário pernambucano, especialmente em relação às suas rotinas fiscais e à necessidade de especialização e qualificação de sua mão de obra. Precisamos acompanhar as transformações que estão acontecendo no Estado e no país”, declarou.
As inscrições para o WorkAgreste estão abertas e sendo realizadas na AESGA ou pelo site www.workagreste.com.br. Estão sendo cobrados os valores de Inscrições: 250,00 (inteira) e R$ 125,00 (estudante).

PROGRAMAÇÃO:

30/05/2013, 19h - Palestra: Crimes Fiscais e suas Consequências
Palestrante: Dr. José Lopes, Promotor de Justiça e coordenador do CAOP Sonegação Fiscal do Ministério Público de Pernambuco.
Debatedores: Izaías Régis (Prefeito de Garanhuns), Giane Maria de Lira Oliveira (Presidente da AESGA) e Dr. Luís Sávio (Presidente do Instituto do Ministério Público de Pernambuco).
Mediador: Bruno Siqueira (SIQ Consultoria).

31/05/2013, 19h - Palestra de abertura: As Novas Exigências Fiscais para o Simples Nacional: SEF e SPED
Palestrante: José Eraldo Lúcio de Oliveira, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade - Pernambuco.
Debatedores: Robert Mocock (Presidente do Conselho Regional de Administração) e Sérgio Henrique Andrade (Excellente Contabilidade).
Mediador: Sidney Nicéas (Sidney Nicéas Comunicação Integrada).

1/06/2013, 19h - Palestra de Encerramento: Segredos para uma Boa Gestão Administrativa
Palestrante: Fernando Sckaff, M.Sc., Mestre em administração e administrador do Hemocentro Garanhuns.
Debatedores: Bruno Siqueira e Sidney Nicéas.
Mediador: Sérgio Henrique Andrade.
Encerramento: 21h30min, Performance com noite de autógrafos do livro A Grande Ilusão, de Sidney Nicéas; na sequência, coquetel com rodada de negócios e show artístico.


Fonte: Sidney Nicéas Comunicação Integrada

Festival de Inverno de Garanhuns 2013. Vem ai a maior cobertura de todos os tempos

maio 30, 2013
 

No período de 18 a 27 de julho acontece o 23.º Festival de Inverno de Garanhuns e o Blog Falando Francamente estará mais uma vez realizando a maior e melhor cobertura midiática do Festival mostrando todos os polos de animação, além de oficinas, teatro, circo e cinema.

A imagem a cima foi produzida pelo nosso blog em homenagem ao festival.

Amannda Oliveira

Garanhuns participa de mais uma edição do Dia do Desafio

maio 29, 2013
Com o objetivo de estimular a prática esportiva, visando o bem estar e uma melhor qualidade de vida, o SESC/Garanhuns iniciou na madrugada desta quarta-feira (29), mais uma edição do Dia do Desafio, também conhecido como Challenge Day. O evento conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação.

A competição acontece simultaneamente em várias cidades do mundo. Garanhuns participa pela 6ª vez e concorre este ano com a cidade cubana de Plaza. Com histórico de sucesso na competição, Garanhuns venceu ano passado a também cidade cubana de Marinao, movimentando 89,16% da população.

Estão sendo realizadas atividades físicas individuais ou coletivas, como caminhada, corrida, relaxamento, yoga, alongamento, jogos, dança e gincanas, promovidas em parques, empresas, escolas e clubes da cidade. Será considerada vencedora, a cidade que conseguir o maior percentual de participantes, em relação ao seu número de habitantes.

Segundo informações de Karine Kelly Siqueira, coordenadora da ação na secretaria de educação, a expectativa é de que quase 15 mil estudantes participem do Dia do Desafio. “Todas as escolas da rede municipal de ensino, tanto da sede, quanto da zona rural estão envolvidas nas atividades. As próprias gestoras e educadoras de cada instituição são responsáveis na promoção das tarefas junto aos estudantes. Esperamos novamente sermos campeões”, finalizou.

A expectativa é de que até a próxima sexta-feira (31), o resultado com o nome da cidade vencedora seja divulgado.

Informações: ASCOM

Governo do Estado lança Projeto Nambiquara para surdos

maio 29, 2013
Foto: Paulo Maciel

Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), e Marcelino Granja, secretário estadual de Ciência e Tecnologia (SECTEC) anunciaram na seda da SEDSDH, o Projeto Nambiquara (termo indígena que significa orelha grande) “Audição Digital”, destinados as pessoas com deficiência auditiva. O Nambiquara que está em fase experimental, tem por objetivo disponibilizar para esse público específico, aparelhos de telefonia móvel e/ou de uso de software tradutor de voz.

São 621 aparelhos celulares adquiridos com capacidade de executar o sistema desenvolvido e testá-lo, para transformá-lo em um produto comercial acessível a todos as pessoas que possuem deficiência auditiva. A princípio, serão selecionados 621 pessoas com deficiência auditiva, que receberão aparelho e software tradutor de voz, e até 2.379 usuários que já possuam aparelhos compatíveis com o sistema desenvolvido (sistema operacional Android 2.2, ou superior). Neste caso, receberão apenas o software tradutor de voz. A aquisição dos equipamentos deve-se a uma emenda parlamentar do ex-deputado estadual Luciano Siqueira (PCdoB), atual vice-prefeito do Recife.

Para Laura Gomes este é mais um avanço que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, vem realizando em prol da pessoa com deficiência. “Os direitos humanos sempre estão presentes no que desenvolvemos. Essa parceria das duas secretarias (SEDSDH e SECTEC), está sendo positiva. Apesar do projeto estar em fase experimental, temos a certeza que, num futuro breve, todas as pessoas que necessitem do serviço poderão contar com ele em qualquer loja comercial”, destacou.

Já Marcelino Granja falou sobre a comercialização do equipamento nas lojas. “Este é um projeto piloto. Estamos trabalhando para que seja um aparelho acessível para todos os surdos. Esse projeto irá facilitar a comunicação das pessoas que tem deficiência auditiva”, ressaltou.

O edital do programa está disponível nos sites da SEDSDH (www.sedsdh.pe.gov.br) e da SECTEC (www.sectec.pe.gov.br), onde detalha os documentos necessários para a inscrição que deverá ser realizada na sede da Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência (SEAD), localizada na R. João Ivo da Silva, 342, Madalena – Recife/PE.

Colaboração: Vinícius Gomes

Vereador Luciano Pacheco solicita reativação de Pontos de Táxi em Arcoverde

maio 29, 2013
O Vereador Luciano Pacheco apresentou requerimento no Plenário da Câmara de Vereadores nesta última segunda-feira (27), solicitando que seja encaminhado oficio a Exma. Sra. Prefeita do Município Madalena Britto, extensivo a Secretaria de Serviços Públicos, para que seja realizada a restauração dos pontos de táxi da Praça Presidente Kenedy (São Cirstóvão) e da Praça Nosa Senhora do Luvramento no Centro. 

O pleito ora solicitado é de suma importância, haja vista os pontos de taxi encontrar-se sem sinalizações de adesivos e pintura, requerendo assim uma maior atenção, sobretudo com a chegada das festividades do São João no próximo mês, pelo qual nossa cidade irá receber centenas de turistas.

Informações: Blog do Vereador Luciano Pacheco

Médicos da Prefeitura de Caruaru fazem paralisação nesta quarta-feira

maio 29, 2013


Os médicos vinculados à Prefeitura de Caruaru fazem paralisação de advertência de 24 horas nos serviços eletivos, nesta quarta-feira (29/05). A decisão foi tomada na ), durante Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na Sociedade de Medicina de Pernambuco / Caruaru, após a apática resposta da Gestão à pauta de reivindicação proposta pela categoria.
Sem respostas efetivas por parte da gestão para os problemas citados acima e outros pontuados na Pauta de Reivindicação, decidiram  paralisar os atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas, preservando apenas os serviços de urgência e emergência..
Os profissionais reprovaram a postura da gestão que não se comprometeu em garantir os principais pontos reivindicados. Os médicos cobram soluções para os atrasos salariais frequentes, irregularidade no pagamento da gratificação de férias (terço de férias), ausência de pagamento dos adicionais noturnos e de insalubridade, débito no décimo terceiro salário dos médicos do SAMU, além do reajuste salarial com referência no piso Fenam e a nomeação dos aprovados do último concurso público para recomposição imediata das escalas de plantão.
De acordo com a diretora do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe)/ regional Caruaru, Carolina Oliveira, na resposta da Prefeitura, os gestores se mostraram conscientes dos problemas, entretanto, não propuseram nenhuma solução efetiva, tampouco, prazos previamente estabelecidos. “Não queremos saber que resolverão, precisamos que se comprometam e digam quando farão”, pontuou.
Outro grande problema que atinge à saúde no município se refere à Estratégia Saúde da Família (ESF), que possui número de equipes insuficiente, falta de medicamentos básicos, estrutura física inadequada em vários postos de atendimento, escalas incompletas e ambulâncias em estado precário. Mesmo diante de tais problemas, a Prefeitura não apontou nenhuma solução imediata para a situação. “Nós e a população merecemos uma resposta digna a tudo que foi solicitado. Não iremos aceitar esse descaso”, desabafou o diretor regional do Simepe, Marcos Bezerra.
Ainda na ocasião, os médicos presentes na AGE entenderam que o prefeito de Caruaru, José Queiroz, há tempos tem faltando com respeito aos profissionais e à população e garantiram que vão lutar pela valorização da categoria e um por uma saúde de qualidade. A pauta de reivindicação será mantida e os médicos irão aguardar que a gestão se disponha a negociar de forma produtiva os pontos apresentados.
A próxima AGE será realizada no dia 04 de junho, às 20h, na Sociedade de Medicina de Pernambuco/ Caruaru.
Colaboração: Danilo Souza

Festival de Inverno de Garanhuns 2013: Fundarpe divulga projetos habilitados em Música e Cultura Popular

maio 29, 2013

Dando prosseguimento a mais uma etapa do processo seletivo para o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2013, a Secretaria de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgam, nesta terça-feira (28/5), novas listas de habilitados para o festival. Os proponentes dos projetos nas áreas de Música e Cultura Popular (divididos em "difusão" e "formação") já podem saber se seguem adiante para a próxima fase da seleção. Para conferir os nomes, é só clicar nos links abaixo:

Habilitados em Música (difusão)
Habilitados em Música (formação)
Habilitados em Cultura Popular (difusão)
Habilitados em Cultura Popular (formação)

É importante lembrar que a habilitação das propostas ainda não é garantia de que os proponentes vão compor a programação, e sim de que estão aptos, pela qualidade e pelas condições legais exigidas no edital da convocatória nacional, a fazer parte do evento. A partir de agora, tem início a elaboração da grade do festival, que será divulgada em junho, pelo Governo do Estado. Até a data do anúncio oficial, a Secult-PE/Fundarpe entrará em contato com os habilitados para montar a programação, que prevê ainda um percentual de convites a artistas, grupos e demais participantes. Esse processo envolve adequação de cachês, locais, horários, datas e outras variantes.

No total, foram habilitadas 695 propostas na linguagem Música (677 em difusão e 18 em formação). Já em Cultura Popular, foram habilitadas um total de 186 propostas (sendo 172 em difusão e 14 em formação). Os projetos foram avaliados em duas etapas: na primeira, preliminar, foram avaliadas as documentações e as exigências para cada área; na segunda, o mérito de cada proposta foi avaliado pela comissão de análise artístico-cultural. Saiba quem são os membros participantes na seleção em difusão e formação.

Para saber mais sobre os projetos habilitados nas outras linguagens, clique AQUI.

O Festival de Inverno de Garanhuns 2013 acontece entre os dias 18 a 27 de julho, na cidade de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, Brasil. Todas as ações têm acesso gratuito ao público.
Informações: Fundarpe

Oscar Schmidt luta contra um câncer no cérebro

maio 29, 2013
Maior nome do basquete brasileiro de todos os tempos, o ex-jogador Oscar Schmidt, de 55 anos, luta contra um câncer no cérebro. Ele passou por uma cirurgia no fim de abril, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Agora, está fazendo sessões de radioterapia. Segundo o médico de Oscar, o neurologista Marcos de Queiroz, a decisão de fazer a operação aconteceu por conta de um aumento no tumor que o ex-atleta tinha desde 2011.
- Nós operamos na primeira vez em maio de 2011. O tumor já era maligno em 2011, mas de baixo grau (2). Optamos apenas por seguir com exame de imagem constantes. Em abril, ele fez uma nova ressonância e apontou um crescimento (grau 3). Optamos por operar, apesar de o Oscar estar ótimo - disse Marcos de Queiroz.
A escala de gravidade dos tumores vai de 1, o único considerado benigno, a 4, o mais grave. De acordo com o médico, que recebeu autorização de Oscar para comentar o caso, o tumor retirado era mais agressivo e, por isso, precisou ser retirado. Para evitar que resquícios se alastrem, o ex-jogador precisa fazer sessões de radioterapia. 
- Removemos o tumor e, nesta segunda amostra, a malignidade do tumor era maior. Isso significa que ele é mais agressivo, em termos de velocidade e invasão do cérebro. Por isso, ele está fazendo radioterapia e depois seguirá para a quimioterapia - disse.
Fonte: G1

Arcoverde adere ao projeto “Cidades do Futuro” nesta quarta-feira

maio 29, 2013

Nesta quarta-feira (29), o Município de Arcoverde adere formalmente ao Programa “Cidades do Futuro” do Sebrae Pernambuco, que visa, a partir da execução articulada de diversos projetos e ações,  construir em parceria uma ambiência  legal, e um clima geral, favoráveis ao surgimento e fortalecimento dos  pequenos negócios e à implementação de estratégias de desenvolvimento  local sustentável, através de uma rede articulada de interlocutores e do  reconhecimento de boas práticas.

A programação será aberta ás 10 horas da manhã Pela Prefeita Madalena Britto (PTB), Secretário de Desenvolvimento Wellington Araújo e pelo Gestor de Políticas Públicas do Sebrae Leonardo Carolino, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com a realização de uma palestra sobre a importância das compras governamentais.


Em seguida, às 11h00, no Gabinete da Prefeita acontece a solenidade de assinatura termo de adesão ao Programa Cidades do Futuro, na oportunidade a Prefeita Madalena Britto também assinará Decretos nomeando Agentes de Desenvolvimento, Regulamentando Áreas de Risco para Abertura de Empresa, Criando o Fórum Municipal da Micro e Pequena Empresa e de Produtos Prioritários para as Compras Públicas do Município.   

Fonte: ASCOM      

Câmara de Garanhuns e Controladoria Geral da União (CGU) debatem Leis de Transparência Pública

maio 29, 2013

A Câmara de Vereadores de Garanhuns e a CGU-Controladoria Geral da União estarão realizando uma reunião especial no dia 06 de junho, quinta-feira, às 9h da manhã, no plenário da Casa Legislativa, quando será feita a Divulgação do Programa Brasil Transparente - CGU, com o tema: "Esclarecimentos sobre as Leis de Transparência Pública - Programa Brasil Transparente".

O presidente da Casa Raimundo de Moraes, Audálio Ramos Filho, explica a importância do encontro. "Desde o primeiro contato e esta possibilidade, buscamos concretizar esta realização, pois se trata de uma obrigação de todo representante público tornar transparente sua administração".

"Estamos investindo na comunicação da Câmara e programando o lançamento do nosso site, que está sendo produzido por estudantes do curso de Ciência da Computação da UFRPE-UAG, atendendo a todas as leis de Transparência, para o acesso da população, além de outras iniciativas que facilitam o conhecimento público das ações legislativas" - informa Audálio Filho, que complementa: "Receber um órgão como a CGU para este debate é de suma importância democrática e gestora, por isto nossa Casa estará sempre aberta, até para dar continuidade, com outros momentos como este".

Gestores regionais, vereadores e presidentes de Câmaras Municipais estão sendo convidados para participarem da reunião.

SERVIÇO:
Divulgação do Programa Brasil Transparente - CGU
06 de junho de 2013 - às 9h
Plenário da Câmara de Vereadores de Garanhuns

Maiores Informações: 
Presidência da Câmara: Audálio Machado Filho - (87) 9988.5225
Rua Joaquim Távora, 305 – Heliópolis – Garanhuns – PE – 55.295.410
Fone: (87) 3761.3291 – Fax: (87) 3761.3881


Informações: ASCOM

Secretaria de Cultura abre convocatória para o São João em Garanhuns

maio 29, 2013
A Secretaria Municipal de Cultura abriu convocatória para seleção de artistas e grupos musicais e culturais para compor a programação das Festas Juninas 2013. As inscrições já podem ser feitas e seguem até o próximo dia 5 de junho.
As propostas devem estar relacionadas ao ciclo junino, como forró pé-de-serra, forró estilizado, quadrilhas juninas, além de outros grupos de cultura popular como banda de pífanos, bacamartes, coco, reisados e cirandas.
Os interessados em participar devem preencher os anexos disponíveis no seguinte endereço: www.garanhuns.pe.gov.br e ir até a Secretaria de Cultura, localizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, situado à Praça Dom Moura, s/n, das 8h às 17h ou ligar para (87) 3762.7063.

Informações:ASCOM

Arcoverde inicia Dia do Desafio na disputa pelo título contra Aracati do Ceará

maio 28, 2013
Arcoverde abriu na noite desta terça-feira (28) as atividades de mais uma edição do Dia do Desafio, com ginástica, espetáculos musicais e circenses, natação, futsal, jiu jitsu, musculação e jamp, além de um coquetel com parceiros e autoridades. Este ano Arcoverde vai enfrentar uma cidade brasileira: Aracati, no Ceará.

Em 2013, além de Arcoverde, outras 21 cidades pernambucanas participam da competição: Caruaru, Garanhuns, Triunfo, Petrolina, Camaragibe, Araripina, Surubim, Bodocó, Belo Jardim, Buique, São Lourenço da Mata, Brejão, Casinhas, Lagoa Grande, Ouricuri, Paudalho, Pesqueira, Santa Cruz da Baixa Verde, Trindade, Tupanatinga e Vertente do Lério. Elas enfrentam cidades do Brasil, de Cuba, da Costa Rica, Guatemala e Bolívia.

Uma central telefônica estará funcionando, ininterruptamente, de 0h às 21h, através do número 0800 321 1688, captando os registros de pessoas, grupos , associações, empresas, escolas. Vale caminhar, pedalar, alongar, correr, além dos jogos coletivos, como futebol, vôlei, basquete, handebol. Ganha quem conseguir envolver o maior percentual da população na prática, em pelo menos 15 minutos, de uma atividade física ou esportiva.

Durante todo o dia, haverá uma programação especial em vários pontos das cidades participantes, incentivando a mobilização da população e contabilizando a participação nas atividades físicas e esportivas.


PROGRAMAÇÃO DO DIA DO DESAFIO EM ARCOVERDE

DIA 28
HORÁRIO
ATIVIDADE
19h
ABERTURA
• Ginástica com armas – Participação especial do Tiro de Guerra
• Apresentação do espetáculo Tai- Grupo Vozes do Sertão
• Apresentação Circense – Grupo Mandalá
21h
Inicio das atividades Esportivas
• Nadando 2 horas – Participação especial: Tiro de Guerra, Polícia Militar, Colégio Imaculada, Equipe SESC de natação, Colégio Cardeal.
• Futsal – Quadra do SESC
• Jiu-jitsu – Espaço Academia - com a equipe da CT Esportes
• Musculação - Academia do SESC
• Jump - Espaço escadaria
22h
Apresentação Artístico Cultural: Orquestra de Violino “Musa”
23h
Coquetel de abertura

DIA 29
ABERTURA OFICIAL
HORÁRIO
ATIVIDADE
0h
Sesc Arcoverde
• Gerente Andrea Marquim, Supervisores, Funcionários e Autoridades da Cidade
6h
Acorda Arcoverde
Corrida – com participação do Tiro de Guerra 
6h30
Toque de Alvorada
Orquestra Filarmônica Belarmino Duarte – Ginástica Laboral com os integrantes da Orquestra – SESC Arcoverde
7h
Hasteamento da Bandeira com a Orquestra Filamônica – Sesc Arcoverde
7h40
Ginástica Laboral - Comércio
8h
Ipa, Ivel, Saboaria Arcoverde, Edilimp, Tamboril, Colinas Motor, 3º BPM, Unimed, CDL.
Aulão de Dança no SESC, 
Aulão de hidroginástica no SESC,
Pólo Vila do Presídio: Torneio de futebol masculino e feminino
Pólo COHAB 1: Ginástica aeróbica, aula de jump, recreação, capoeira
8h às 18h
Futsal Fraldinha no Sesc
9h
Aulão de Jump 
Ginástica Laboral – local- Feira de São Miguel
9h às 12h
Tirolesa no Sesc Arcoverde
9h30
Ginástica Acrobática com a Escola General Joaquim Inácio da Cidade de Custódia/PE – Atividade de dança popular, ginástica aeróbica – Local: Fundação Terra, SESC, Bandeirante.
10h
Atividades nas Escolas Municipais, Estaduais e Particulares:
 Colégio Cardeal Arcoverde, Escola Conviver, Escola Objetiva, Fundação terra, Funase, Colégio Imaculada Conceição, Escola D. Severino – COHAB I, Creche D. Severino, Escola Vitória Maria – São Geraldo, Escola Antônio Joaquim- Boa vista, Escola Dom Bosco – São Cristovão, Alfabeto, Escola Adalgiza – Vila do Presídio, Escola Rotary – São Cristovão, Escola Costa Leitão – Tamboril, Escola José de Medeiros – Serrano, Escola Senador Vitorino Freire, EREM Carlos Rios, Erema, Escola Harmonia, Escola São domingos, Escola Barão do Rio Branco, Escola Monsenhor José Kherle, AESA - ESSA, GRE, Escola Édson Régis, Escola Euclides da Cunah, Escola Gumercindo Cavalcanti, Escola Antônio Japiassú, Escola Olga Gueiros, Fundação Terra.
11h
Apresentação do Maracatu Sinhá da Terra – Sesc Arcoverde 
12h
Aula de dança – Sesc Arcoverde
12h às 17h
Aula de judô
13h às 17h
Tirolesa na piscina do Sesc
14h
Futebol Freestall – Sesc , aulões de jump e step
15h30
Ginásio de SESC – Toneios de Futsal
Caminhada das Escolas aos Pólos (Bandeirante)
Aulão de Ginástica e jump
16h
Quadrilha da 3ª idade – Local – Bandeirante
Oficina de Malabares

Apresentação de Dança – Local – Praça Virgínia Guerra
Jiu-jitsu – Sesc Arcoverde
16h30
Apresentação cultural de coco da Escola Monsenhor José Kerley
Apresentação de dança do grupo Etnia
17h
Passeio Ciclístico – Concentração: Sesc Arcoverde
18h
Aulão de Hidroginástica com alunos e convidados
20h
Show de Encerramento – Local – Bandeirante
Banda Vilões do Forró


Fonte: Arcoverde de Todos
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.