Coluna NOS TRINKS! Inverno Adaptado 2013.

março 29, 2013


Não parece, mas a verdade é que nós já estamos no inverno então chegou a hora de botar pra descansar os sucessos do verão e cair de cabeça nas tendências da nova estação.
CLARO que ninguém vai sair por aí de casaco e cachecol, mas sempre podemos dar um jeitinho e usar as peças-chave adaptadas para o nosso clima de verão eterno, então borá lá!

Primeiro vamos analisar a modelagem, o inverno 2013 pede peças mais soltinhas e formas amplas, então dê um descanso ao vestido super colado e diga olá para vestidos estruturados e de modelagem reta estilo anos 60.



Peças em couro são um desafio, pois esquentam muito, então a dica é optar por casacos, calças, vestidos e afins que tenham um couro mais fino e molinho, peças em couro vazado  (essa técnica é normalmente feita a laser e não danifica o couro!) ou apenas detalhes, como bolsos.


Nas cores valem o burgundy ou borgonha que reinou inverno passado, o azul bic também continua em alta e o clássico P&B (Preto & Branco) fica nesse inverno e no próximo verão!


Quase esqueci as estampas! As listras dominam o cenário até o próximo verão e o barroco vai ser o ponto alto desse inverno.



Agora vamos aproveitar nosso “inverno” super antenadas nas tendências.

Beijos e para acompanhar meus post diários é só dar uma passadinha no meu blog o www.vestidodoavesso.blogspot.com.

Jéssica Leine

Salgueiro prorroga por 180 dias situação de emergência por causa da seca

março 29, 2013

Por meio do decreto n◦ 007\2013, de 23 de março de 2013, o prefeito Marcones Libório de Sá, prorrogou por 180 dias, o prazo de situação de emergência, em grande parte da zona rural, por conta da severa estiagem que se estende deste o final do ano passado. A medida foi tomada em razão da continuidade dos efeitos da seca em grande parte do Nordeste, principalmente na região do Sertão Central. A decisão se deu mais ainda por conta da redução das precipitações pluviométricas no município para níveis inferior ao ano de 2012, comprometendo as reservas hídricas.
Durante todo esse período, o quadro de estiagem tem registrado danos humanos e prejuízos econômicos e sociais, conforme resumo do formulário de avaliação de danos, de acordo com a resolução n◦ 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec). A intensidade deste desastre foi dimensionada como nível II,  considerando ainda o decreto n◦ 008\12, de 3 de abril que institui a situação de emergência no município.

Mesmo com os esforços e ações da Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Rural que tem investido na construção de cacimbas e  na busca de atender outras necessidades hídricas para as famílias das comunidades rurais. Desde janeiro, já foram construídos mais de 50 cacimbas, beneficiando diversas comunidades a exemplo de Acauã, Melancia, Baixio Grande, Alazão, Tamburil, Hipólito, Baixio do Gravatá e Caldeirão das Letras.
A prefeitura também vem atuando, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, nas frentes de abastecimento das comunidades através de carros pipa. O governo municipal tem buscado também apoio de outras entidades como a Defesa Civil do Estado, visando planejar ações que venham evitar que maiores consequências possam agravar ainda mais o atual cenário.
A situação de normalidade é valida apenas para a área rural comprovadamente afetada pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo formulário de avaliação de danos. As localidades afetadas são o I distrito, o II Distrito (Conceição das Crioulas), IV Distrito e V Distrito (Pau-Ferro).

Informações: Prefeitura de Salgueiro

Festival Pernambuco Nação Cultural chega a Mata Norte dia 02 de abril

março 29, 2013

Foto: Clara Gouvêa

O circuito de festivais Pernambuco Nação Cultural dá sua largada em 2013 pela Mata Norte de Pernambuco. Celeiro das principais manifestações da cultura popular, a região sediará, de 2 a 7 de abril, encontros de diversos mestres de maracatu, ciranda, mamulengo, cavalo-marinho, entre outros brinquedos populares. Baseado no conceito da regionalização e da descentralização, o festival ocupa a Mata Norte, com ações em todos os seus municípios. Além de Goiana (66,8 km do Recife), onde haverá palco de shows regionais, o FPNC se estenderá também por Tracunhaém (onde acontece um encontro de bandas de garagem), Paudalho (com um palco de música popular), e com mais dezenas de ações culturais e de formação nas cidades de Camutanga, Ferreiros, Itambé, Timbaúba, Macaparana, Condado, Aliança, Vicência, Buenos Aires, Itaquitinga, Nazaré da Mata, Lagoa do Carro, Carpina, Paudalho, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria e Glória do Goitá. Em Aliança e Buenos Aires acontece encontro de bandas Filarmônicas.

Música - Todos os segmentos artísticos culturais estarão representados no festival. Na área da música, os shows de palco acontecem em Goiana, Nova Goiana (distrito) e Tracunhaém. Na sexta (5) tocam em Goiana as bandas Italo Pay e Zabumba Mundi, Baile da Rabeca (Maciel Salu e convidados), Nando Cordel e Reginaldo Rossi. No sábado (6), tocam Lucas Torres, Zé Manoel, Silvério Pessoa e Mundo Livre S/A.  No polo de Nova Goiana, bairro próximo ao centro da cidade, as batidas do coco, do forró e da ciranda dão o clima da noite, com apresentação de grupos como Selma do Coco, João Limoeiro, Coco Popular de Aliança e Coco de Pareia.

Literatura - Na literatura, as cidades de Nazaré da Mata e Chã de Alegria, distantes 44km e 58km respectivamente de Goiana, são o endereço principal. No dia 5 de abril, Nazaré da Mata sedia o Encontro de Escritores e Leitores, o projeto Escambo de Livros e um curso de literatura brasileira. Em Chã de Alegria, a população conhecerá os já consagrados projetos da coordenadoria de Literatura da Secult-PE, intitulados A gente da Palavra e Livros Livres.

Audiovisual – O projeto Cinema na Estrada, presente em todas as edições do FPNC, consiste em exibições de filmes nacionais que comumente não estão nas telas dos cinemas comerciais, em cidades que também não possuem salas de exibição. Realizados através de grandes telões em praça pública, são sempre um sucesso de público. Nesta edição da Mata Norte, o projeto passará pelas cidades de Goiana, Lagoa do Carro, Condado, Itaquitinga, Ferreiros, Aliança e Timbaúba. Serão exibidos os filmes Maracatu Atômico Kaosnavial, de Marcelo Pedroso e Afonso Oliveira, Até o Sol Raiá, de Leanndro Amorim e Fernando Jorge, Curica, de Hanna Godoy, Dia Estrelado, de Nara Normande, Poeta Urbano, de Antônio Carrilho e Garotas da Moda, de Tuca Siqueira.

Cênicas – Espetáculos de dança, teatro adulto, infantil e circo acontecem de terça (2) a sábado(6) no Cine Teatro Polytheama. Em Lagoa do Carro, uma apresentação de circo de rua acontece durante a Feira Livre da cidade. E em Nazaré da Mata, a apresentação de dança será no Engenho Santa Fé.

Preservação de Patrimônio – De terça (2) a quinta (4) a Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe empreende série de projetos, entre eles, os Postais da Memória, a Caminhada do Patrimônio e os Jogos do Patrimônio.

Cultura popular – A maior riqueza da Mata Norte está na expressão dos seus maracatus, cirandeiros, cavalos-marinhos e cocos. Não é a toa que a maior parte da programação deste festival acontece no terreiro dos seus principais mestres.  É preciso fazer o roteiro e seguir a trilha das matas para encontrar a verdadeira diversão. Em Itaquitinga (Terreiro do Cambinda Estrela), Condado (Terreiro do Cavalo Marinho estrela Brilhante) e Glória do Goita (terreiro do Mestre Bibi) diversos grupos de cavalo-marinho se encontram, na sexta, sábado e domingo, entre 16h e 20hs.

As sambadas de maracatu de baque solto acontecem todas no sábado (6). É preciso escolher o itinerário. Tem sambada em  Nazaré (Parque dos Lanceiros), em Aliança (Terreiro do Maracatu Leãozinho de Aliança), Itaquitinga (Cambinda Estrela), Glória do Goitá (No Engenho São Thomé e no Maracatu Camelo da Vila), Tracunhaém (sede do maracatu Leão Misterioso), Buenos Aires (no maracatu Estrela Dourada), Lagoa do Carro (no quilombo Barro Preto e no maracatu Leão Dourado), e Lagoa de Itaenga (no terreiro do maracatu Cambinda Nova).

Em Ferreiros, no terreiro do maracatu Beija Flor, acontece, na sexta (5), encontro de vários grupos de ciranda. Haverá participação do Maracatu de Baque Solto Águia de Fogo, da Ciranda do Mestre Anderson, ambos de Ferreiros, da Ciranda do Mestre Edmilson, de Tracunhaém, da Ciranda do Mestre Carlos Antônio, de Itaquitinga, e da Ciranda do Mestre Zé Galdino.

Em Glória do Goitá, na quinta e sexta-feira, o Museu do Mamulengo sedia encontro dos títeres, com os grupos de Mestre Tonho, Mestre Zé de Vina e Mestre Zé  Lopes. Duplas de cantadores, de emboladores e coquistas também estão  na extensa programação de cultura popular presente na Mata Norte, durante o FPNC.

Quilombolas – Como já é tradicional em todas as edições do festival, a coordenadoria de Povos Tradicionais busca a valorização cultural de comunidades remanescentes de terreiros quilombolas, através de sua arte, e dá espaço para suas exibições. Desta forma, na comunidade quilombola Trigueiros, em Vicência, acontece mais uma atividade cultural.
Exposições de artesanato, fotografia, design e artes visuais também compõe a grade do Pernambuco Nação Cultural, que tem como um dos seus objetivos centrais promover a difusão da produção artística pernambucana, facilitando o acesso de populações distantes a processos artísticos que, por outros caminhos, talvez não chegassem a determinadas comunidades. “Entendemos como dever do estado promover essa cultura, jogar luzes sobre quem não tem o poder da grande mídia, quem não está na televisão e não toca nas rádios. Estamos nessa batalha pela cultura”, destaca o secretário de Cultura de Pernambuco Fernando Duarte.

Pra conferir a Programação Completa Clique Aqui.

Informações: Fundarpe

A mídia e o golpe militar de 1964

março 29, 2013

Segunda-feira, 1º de abril, marca os 49 anos do fatídico golpe civil-militar de 1964. Na época, o imperialismo estadunidense, os latifundiários e parte da burguesia nativa derrubaram o governo democraticamente eleito de João Goulart. Naquela época, a imprensa teve papel destacado nos preparativos do golpe. Na sequência, muitos jornalões continuaram apoiando a ditadura, as suas torturas e assassinatos. Outros engoliram o seu próprio veneno, sofrendo censura e perseguições.

Nesta triste data da história brasileira, vale à pena recordar os editoriais dos jornais burgueses – que clamaram pelo golpe, aplaudiram a instalação da ditadura militar e elogiaram a sua violência contra os democratas. No passado, os militares foram acionados para defender os saqueadores da nação. Hoje, esse papel é desempenhado pela mídia privada, que continua orquestrando golpes contra a democracia. Daí a importância de relembrar sempre os seus editorais da época: 

O golpismo do jornal O Globo

“Salvos da comunização que celeremente se preparava, os brasileiros devem agradecer aos bravos militares que os protegeram de seus inimigos. Este não foi um movimento partidário. Dele participaram todos os setores conscientes da vida política brasileira, pois a ninguém escapava o significado das manobras presidenciais”. O Globo, 2 de abril de 1964.

“Fugiu Goulart e a democracia está sendo restaurada..., atendendo aos anseios nacionais de paz, tranqüilidade e progresso... As Forças Armadas chamaram a si a tarefa de restaurar a nação na integridade de seus direitos, livrando-a do amargo fim que lhe estava reservado pelos vermelhos que haviam envolvido o Executivo Federal. O Globo, 2 de abril de 1964.

“Ressurge a democracia! Vive a nação dias gloriosos... Graças à decisão e ao heroísmo das Forças Armadas que, obedientes a seus chefes, demonstraram a falta de visão dos que tentavam destruir a hierarquia e a disciplina, o Brasil livrou-se do governo irresponsável, que insistia em arrastá-lo para rumos contrários à sua vocação e tradições. Como dizíamos, no editorial de anteontem, a legalidade não poderia ter a garantia da subversão, a ancora dos agitadores, o anteparo da desordem. Em nome da legalidade não seria legítimo admitir o assassínio das instituições, como se vinha fazendo, diante da Nação horrorizada”. O Globo, 4 de abril de 1964. 

“A revolução democrática antecedeu em um mês a revolução comunista”. O Globo, 5 de abril de 1964.

Conluio dos jornais golpistas

“Minas desta vez está conosco... Dentro de poucas horas, essas forças não serão mais do que uma parcela mínima da incontável legião de brasileiros que anseiam por demonstrar definitivamente ao caudilho que a nação jamais se vergará às suas imposições”. O Estado de S.Paulo, 1º de abril de 1964.

“Escorraçado, amordaçado e acovardado, deixou o poder como imperativo de legítima vontade popular o Sr João Belchior Marques Goulart, infame líder dos comuno-carreiristas-negocistas-sindicalistas. Um dos maiores gatunos que a história brasileira já registrou, o Sr João Goulart passa outra vez à história, agora também como um dos grandes covardes que ela já conheceu”. Tribuna da Imprensa, 2 de abril de 1964.

“Desde ontem se instalou no país a verdadeira legalidade... Legalidade que o caudilho não quis preservar, violando-a no que de mais fundamental ela tem: a disciplina e a hierarquia militares. A legalidade está conosco e não com o caudilho aliado dos comunistas”. Jornal do Brasil, 1º de abril de 1964.

“Golpe? É crime só punível pela deposição pura e simples do Presidente. Atentar contra a Federação é crime de lesa-pátria. Aqui acusamos o Sr. João Goulart de crime de lesa-pátria. Jogou-nos na luta fratricida, desordem social e corrupção generalizada”. Jornal do Brasil, 1º de abril de 1964.

“Pontes de Miranda diz que Forças Armadas violaram a Constituição para poder salvá-la”. Jornal do Brasil, 6 de abril de 1964.

“Multidões em júbilo na Praça da Liberdade. Ovacionados o governador do estado e chefes militares. O ponto culminante das comemorações que ontem fizeram em Belo Horizonte, pela vitória do movimento pela paz e pela democracia foi, sem dúvida, a concentração popular defronte ao Palácio da Liberdade”. O Estado de Minas, 2 de abril de 1964.

“A população de Copacabana saiu às ruas, em verdadeiro carnaval, saudando as tropas do Exército. Chuvas de papéis picados caíam das janelas dos edifícios enquanto o povo dava vazão, nas ruas, ao seu contentamento”. O Dia, 2 de abril de 1964.

“A paz alcançada. A vitória da causa democrática abre o País a perspectiva de trabalhar em paz e de vencer as graves dificuldades atuais. Não se pode, evidentemente, aceitar que essa perspectiva seja toldada, que os ânimos sejam postos a fogo. Assim o querem as Forças Armadas, assim o quer o povo brasileiro e assim deverá ser, pelo bem do Brasil”. O Povo, 3 de abril de 1964.

“Milhares de pessoas compareceram, ontem, às solenidades que marcaram a posse do marechal Humberto Castelo Branco na Presidência da República... O ato de posse do presidente Castelo Branco revestiu-se do mais alto sentido democrático, tal o apoio que obteve”. Correio Braziliense, 16 de abril de 1964.

Apoio à ditadura sanguinária

“Um governo sério, responsável, respeitável e com indiscutível apoio popular, está levando o Brasil pelos seguros caminhos do desenvolvimento com justiça social – realidade que nenhum brasileiro lúcido pode negar, e que o mundo todo reconhece e proclama”. Folha de S.Paulo, 22 de setembro de 1971.

“Vive o País, há nove anos, um desses períodos férteis em programas e inspirações, graças à transposição do desejo para a vontade de crescer e afirmar-se. Negue-se tudo a essa revolução brasileira, menos que ela não moveu o país, com o apoio de todas as classes representativas, numa direção que já a destaca entre as nações com parcela maior de responsabilidades”. Jornal do Brasil, 31 de março de 1973.

“Participamos da Revolução de 1964 identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada”. Editorial de Roberto Marinho, O Globo, 7 de outubro de 1984.

Altamiro Borges

Coluna Cuide-se! Deixar para lá?

março 29, 2013


Fazer sexo sem camisinha e deixar para lá está fora de moda. Se você passou por alguma situação de risco não fique esperando e faça o teste para AIDS, Sífilis e Hepatite B e C.

O que são os testes?
                São testes que permitem dizer se a pessoa tem o vírus da AIDS, Hepatite B e C ou se está com Sífilis. No caso da AIDS alguns resultado saem na hora, basta alguns minutos. Já nos casos de Hepatite e Sífilis os exames são realizados em laboratório e o resultado fica pronto com 15 dias. 


Qual a importância de fazer esses testes?
                Quanto antes melhor! Caso um desses testes der positivo você inicia o tratamento na hora certa, o que trará mais qualidade de vida. Em caso de gravidez será possível prevenir a infecção do bebê. Fique atento, o SUS oferece assistência total e de graça. É importante saber que AIDS tem tratamento e que Sífilis e as Hepatites têm cura.

Quem deve fazer os testes?
                Para qualquer pessoa que passou pelas seguintes situações de risco: manteve relação sexual (oral, vaginal ou anal) sem camisinha; teve alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou tuberculose; compartilhou agulhas ou seringas.

Onde fazer?
                Em uma Unidade de Saúde ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ligue 136 ou acesse www.aids.gov.br para tirar suas dúvidas.

Como se transmite o HIV, o vírus da AIDS?


ASSIM PEGA

Sexo oral, anal e vaginal sem camisinha; compartilhando agulhas ou seringas; a mãe infectada pode transmitir para o filho (gravidez, parto ou amamentação).

ASSIM NÃO PEGA

Sexo com camisinha; compartilhando talheres e copos; aperto de mão ou abraço; doação de sangue; masturbação a dois; piscina, no banheiro, pelo ar, pelo suor e lágrimas. 

Lembre-se, o HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno. 

Fique atento, fique sabendo e CUIDE-SE.
Dayvison Hebert

Referência: Cartilha Fique Sabendo, Ministério da Saúde



Polícia Rodoviária Federal divulga balanço com pontos perigosos das estradas brasileiras

março 29, 2013

Por conta do grande fluxo nas estradas durante o feriado de Páscoa, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou um balanço com os trechos mais perigosos das rodovias brasileiras. As estradas mineiras lideram a lista. Só hoje dez pessoas morreram em três acidentes.
Um dos acidentes foi na BR-040. Três pessoas morreram na batida de um carro com um caminhão. A polícia suspeita que o motorista do carro tenha tentado uma ultrapassagem, mas bateu de frente com uma carreta.  Houve mais um acidente com cinco mortos na mesma estrada, que é uma das mais movimentadas do país, liga o Rio de Janeiro a Brasília.
O mapa dos pontos perigosos revela quais são os trechos das estradas em que o motorista deve tomar mais cuidados. Minas Gerais aparece em primeiro, com cinco trechos perigosos em quatro rodovias. Paraná, Santa Catarina, Goiás e São Paulo vêm a seguir com quatro trechos.  Os de São Paulo ficam em uma mesma rodovia, a BR-116, que liga a capital paulista a Curitiba. A Régis Bittencourt atravessa um longo trecho de serra em pista única e com muitas curvas.
Segundo a polícia, a principal causa de acidentes em trechos assim é o comportamento do motorista. A explicação é que muitos motoristas pegam a rodovia e continuam dirigindo como se estivessem dentro da cidade.
Um animal que atravessava a pista na Estrada do Mar, litoral gaúcho, pode ter provocado um acidente que matou quatro pessoas e deixou mais de 20 feridas ontem (27) à noite. Entre os mortos estão duas estudantes de 20 e 22 anos. Ao desviar do animal, o motorista do ônibus que transportava estudantes bateu em um caminhão.
Três carros também se envolveram em uma batida hoje na região serrana do Espírito Santo. Foi na BR-262, no município de Domingos Martins. Segundo a polícia rodoviária, o motorista de um dos veículos, que invadiu a contramão, morreu no local. A mulher e o filho dele ficaram gravemente feridos.
“Nossa prioridade é ultrapassagem proibida, embriaguez ao volante, excesso de velocidade, entre outros itens que serão fiscalizados. Esses três primeiros são os responsáveis pelos acidentes mais graves”, explica Adilson Souza, inspetor da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais.
Informações: Jornal Hoje

Coluna do Empreendedor! ACONTECENCIAS

março 28, 2013

Se você realmente sonha em empreender, a sua idade não importa. O que importa é ser extremamente apaixonado por solucionar problemas e melhorar a vida das pessoas, e estar disposto a trabalhar arduamente para fazer as coisas acontecerem”.

Bel Pesce (Autora do Livro a Menina do Vale)

O EI e o empreendedorismo
O Brasil é um dos países com a maior Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA), segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Dados referentes ao assunto demonstram que o empreendedorismo está consolidado no país e crescendo. A vocação empreendedora dos brasileiros é evidente, portanto deve e pode ser estimulada.
Uma importante ferramenta de estimulo foi a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2007, e da Lei do Microempreendedor Individual, em 2008 e a sua posterior regulamentação por estados e municípios, todavia, é necessário fazer acontecer (implementar) essa legislação, como fez recentemente a Prefeita Madalena Brito com a criação de uma comissão intersecretarias de compras públicas (um importante passo) muitos outros serão necessários.
Em Arcoverde, hoje existem mais de 1.000 Empreendedores Individuais – EI registrados e potencial para crescer esses números em no mínimo mais 60%, considerando o alto índice de informalidade de alguns segmentos.  Portanto mãos à obra.

Foco sem disciplina 

A seca que assola o Nordeste brasileiro, a mais cruel dos 30 ou 50 anos segundo estudiosos, é uma clara demonstração de foco sem disciplina, basta observarmos com atenção as ações adotadas e anunciadas sempre com alguma pompa pelo governo do Estado e com alguma raridade pelo Governo Federal. O problema é que produtores rurais estão cada vez mais pobres, gado morre a cada dia, mais localidades enfrentam racionamento ou sofrem com falta d’ água, cisternas, toneladas e mais toneladas de cana e de milho não chegam a quem de direito (apesar dos constantes e repetidos anúncios).
Vou me reportar à História para demonstrar a importância de FOCO e DISCIPLINA  na resolução de catástrofes.

Em 1755, a cidade de Lisboa foi assolada pelo maior terremoto registrado até aquela época. Nunca se viu, até então, uma catástrofe tão terrível. Dezenas de milhares de vidas foram ceifadas, e a cidade foi quase totalmente destruída. O que o terremoto não conseguiu destruir, o Tsunami, que aconteceu logo a seguir, cumpriu esse papel. Em poucas horas, a cidade, de aproximadamente trezentos mil habitantes, quase havia desaparecido. Vale a pena registrar que foi depois desse incidente que nasceu a sismologia. Foi um dos sismos mais mortíferos da História, marcando o que alguns historiadores chamam a pré-história da Europa Moderna. Os geólogos modernos estimam que o sismo de 1755 atingiu a magnitude 9 na escala  Richter.

Conta a história que o então Marquês de Pombal, quando questionado sobre o que fazer, disse as célebres palavras: "Enterram-se os mortos e cuidam-se dos vivos". Os portugueses, acostumados a chorar por seus mortos, precisavam agir rápido, para que o restante da população não morresse vítima de enfermidades causadas pelo apodrecimento dos corpos. Assim, começou uma maratona para enterrar os milhares de corpos e ao mesmo tempo dar atendimento médico aos milhares de feridos. A cidade agiu rápido e com grande determinação. O que o Marquês, na verdade, disse às pessoas era que elas precisavam de foco. Numa catástrofe, as pessoas tendem a ficar desorientadas e não sabem a quem recorrer. É preciso que haja alguém com lucidez, tranqüilidade e visão de futuro para conduzi-las. 

Na história contemporânea, vimos algo semelhante no fatídico 11 de setembro. O Tsunami no Japão, o acidente na usina nuclear de Fukushima, os governos souberam dar o foco.
Podemos afirmar que o foco aliado à disciplina foram os grandes responsáveis pelo sucesso da recuperação, tanto da cidade de Lisboa, como de Nova York e no  Japão.
Foco sem disciplina é comparado a um grande polvo usando patins. Enfim, a história está cheia de lições poderosas para os mais atentos.

Precisamos tanto de foco como de disciplina. Na falta de um deles, perde-se a oportunidade de avançar e resolver uma série de coisas. O problema é que, na grande maioria das vezes, nós temos apenas um desses elementos e achamos que é o suficiente para avançar. Muitos têm foco e sabem para onde ir. São capazes até mesmo de imaginar o futuro de modo nítido, escrevendo seus objetivos e metas. Mas, pela falta de disciplina, nunca conseguem chegar lá. Ficam prisioneiros de várias ações que são verdadeiras perdas de tempo. Alguém definiu disciplina como a arte de seguir em frente, sem se desviar ou perder a motivação. 

Concluindo, percebemos que hoje padecemos da falta dessa liderança que dê FOCO a toda essa catástrofe, que busque soluções, alternativas e não paliativos. Enquanto isso as obras da transposição do São Francisco se arrastam, outras obras estruturadoras se arrastam.....

 Aildo Biserra

Eduardo exalta Paixão de Cristo do Recife e presta homenagem a atores

março 28, 2013
 “É uma sensação muito boa ver poder esse belo espetáculo, feito com tanta luta por aqueles que produzem há 17 anos a Paixão de Cristo do Recife. Vim para poder ver esta que é a mais bela história da humanidade, a história da vida, da morte e da ressurreição de Jesus”. Essas foram as palavras do governador Eduardo Campos, após conferir, na noite desta quarta-feira (27/03), a estreia da 17ª edição da Paixão de Cristo do Recife, na Praça do Marco Zero. O governador assistiu ao espetáculo ao lado da primeira-dama Renata Campos, do filho mais novo, José, do prefeito Geraldo Julio e da primeira-dama do Recife, Cristina Mello.

A ocasião também marcou a homenagem à dama do teatro pernambucano, a atriz Geninha da Rosa Borges, que interpretou Marta, uma das seguidoras de Jesus, por 16 anos na encenação do Recife. Ao lado do prefeito, Eduardo entregou um troféu para Geninha e destacou a grandeza e referência que a atriz simboliza para a cultura pernambucana. “Toda homenagem que se preste a Geninha é pouco perto de tudo que ela fez pelo teatro e pelos atores e atrizes. Todos que estão no palco passaram pela mão dela”, disse Eduardo, ao falar da alegria em poder homenagear a atriz por duas vezes em dez dias. No último dia 18, Geninha recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, maior comenda concedida pelo Estado.

Emocionada, ao ser questionada sobre o valor da homenagem, Geninha respondeu: "Imagina, uma pessoa com 90 anos receber uma homenagem dessas, ainda mais da mão do governador", disse sorridente, ladeada por Eduardo e Geraldo.
O governador estendeu suas congratulações ao ator e diretor José Pimentel. “Gostaria de prestar também uma homenagem a este guerreiro do teatro pernambucano, José Pimentel, que com tanta luta coloca de pé essa Paixão, para a alegria de milhares de pessoas que vêm assistir a um espetáculo gratuito, na Praça do Marco Zero do Recife”, exaltou Eduardo. Pimentel se disse “muito feliz” e “honrado” com a presença do prefeito e do governador na estreia da Paixão, que será encenada até o domingo (31/03).

PÁSCOA - Antes da encenação, Eduardo deixou uma mensagem de Páscoa para todo público presente. “Quero desejar a todos os pernambucanos e pernambucanas uma grande Páscoa. Que seja um momento de reflexão para pedirmos perdão pelo que fizemos de errado. Mas que também seja um tempo em que possamos encher o coração de esperança e de fé no futuro para construir um mundo mais justo, sem tantas desigualdades”, disse o governador.
 
Informações : ASCOM
 
 

Reflexões sobre a Páscoa!

março 28, 2013

“Onde está, ó morte, a tua vitória? onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.” (1 Coríntios 15.55-57)


É Páscoa! Época de reflexão espiritual e reflexão de vida. Mas basta sair à rua, ler um jornal, revista ,  blogs e sites ou apenas fuçar nas redes sociais que tudo que você vai perceber é a incensante apelação de fundo comercial e um tom cada vez mais apelativo ao consumo de produtos ditos de páscoa. Nenhuma ou pouca mensagem de fundo espiritual, religioso, aludindo ao momento a ser comemorado. Não estou dizendo que chocolate não seja bom, eu por sinal, gosto muito, mas acredito que em meio a tanta louvação ao consumo desenfreado de coelhinho e ovos de páscoa, a vitória  que nos foi dada por Deus fica de lado e nós cada vez mais distantes da fé.
 
No natal é mais ou menos a mesma coisa. Criamos a ideia de uma época para dar presentes e só nos preocupamos na lista do papai noel esquecendo do mais importante que é o nascimento do Senhor Jesus.

É claro que reunir a família na páscoa e no natal é uma maravilha por que é tempo também de renovar laços familiares , mas não podemos transformar tudo em uma grande farra e esquecer de que são períodos de nos voltarmos ao nosso interior e refletir sobre o que é fundamental para nós.
Agente sabe que quando existem crianças na casa é preciso incentivar na infância o lado mágico da vida como Papai Noel, Coelhinho da Páscoa, e presenteá-los, por que sonhar quando se é pequenino é fundamental e alimenta boas lembranças da infância.Por que semore lembramos com saudade desses tempos de criança e contamos quando adultos, só não percamos o fundamental e não deixemos de passar para elas.

A Páscoa, para o cristão significa vida renovada, vitória da  vida sobre a morte, tempo de pedir perdão e perdoar, de realizar boas ações, de refletimos sobre nossos atos e nos prepararmos para mudar de vida se preciso for, de ver em Jesus o Senhor de tudo que foi
criado e das nossas vidas e de nos espelharmos Nele para o trato com o outro.
 
Sempre é tempo de se renovar, de preparar a terra e voltar a plantar para que no tempo certo possamos colher seus frutos. Quando olho para os tempos que vivemos atualmente, me pergunto sempre onde iremos parar com tanto desamor , violência e falta de fé. Que nesta páscoa possamos refletir sobre a vitória que Jesus nos deu na cruz , que possamos plantar esperança, paz , solidariedade e amor, para que possamos colher um futuro , onde o amanhã seja repleto de oportunidades para sermos felizes.

Feliz Pascoa!

Amannda Oliveira

TCE aprova contas do Governo do Estado

março 28, 2013
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) aprovou, na manhã da última quarta-feira (27), a prestação de contas do Governo do Estado. Os documentos são referentes ao exercício de 2011 e tiveram como relator o conselheiro Marcos Loreto.

Um grupo especial que existe na Casa exclusivamente para este fim analisou os documentos do Executivo por um ano. Como o governador Eduardo Campos (PSB) não é ordenador das despesas, o TCE limita-se apurar o cumprimento dos limites constitucionais nas áreas de Educação (mínimo de 25% da receita de impostos) e Saúde (12%), os limites de endividamento e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal no tocante aos gastos com a folha de pessoal.

A prestação de contas propriamente dita das unidades gestoras estaduais, tanto da administração direta como também da administração indireta, serão analisadas em processos distintos.

Informações: TCE/PE

Compesa publica resultado do lote principal da adutora do agreste

março 28, 2013
A Compesa publicou na última quarta-feira (27), no Diário Oficial do Estado, o resultado da licitação do primeiro lote da Adutora do Agreste. O Consórcio Adutor do Agreste, formado pelas empresas Passarelli e PB Construções, foi o vencedor com uma proposta no valor de R$ 361,4 milhões. “Essa etapa é a primeira do maior conjunto de obras já realizada pela Compesa, que chegará a um montante de R$ 4 bilhões", destacou o presidente da companhia, Roberto Tavares.
O prazo legal para recursos é de cinco dias úteis e, caso não haja contestação, o certame será homologado e repassado para a fase de contratação no dia 8 de abril. Estão previstos para ser construídos 111 quilômetros de adutoras, uma estação de tratamento de água, uma estação elevatória (sistema de bombeamento) e dois reservatórios. A previsão é concluir as obras em um prazo de dois anos a partir da assinatura da ordem de serviço. Serão contempladas as cidades de Pesqueira, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Caetano e Caruaru. A adutora contará com um reservatório em Ipojuca, Arcoverde.

Já no mês de abril, os demais lotes (2, 3 e 4), que estão em processo de julgamento de recursos, deverão também ser concluídos. Quando a obra estiver concluída em sua totalidade, a Adutora do Agreste vai trazer água do Rio São Francisco para cerca de dois milhões de pessoas que moram em 68 municípios do Agreste pernambucano, uma das regiões de menor disponibilidade hídrica do país.
 
Fonte: Arcoverde de Todos 
 
 

IF Sertão Salgueiro promove curso de capacitação para Merendeiras

março 27, 2013
O IF Sertão-PE, campus Salgueiro, está com inscrições abertas até a próxima terça-feira (2) para um curso de capacitação de merendeiras, com 30 vagas destinadas a profissionais da rede pública de ensino da microrregião de Salgueiro. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Coordenação de Extensão do campus, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. A seleção obedecerá à ordem de inscrição, até o preenchimento total das vagas abertas.

O curso, na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), será realizado nas manhãs de sábado. A primeira aula está prevista para o dia 6 de abril, no horário das 8h às 12h. Com carga horária de 56 horas, a capacitação deverá se estender até o dia 17 de agosto, quando acontece a última aula. No programa, constam assuntos como aproveitamento integral dos alimentos, elaboração de cardápios, cuidados com higiene, manipulação e armazenamento dos alimentos, entre outros.

Para se inscrever é preciso ter ensino fundamental completo. No ato da inscrição, é necessário apresentar originais  e cópias do RG e do CPF, além  de comprovante de residência e de documento que comprove o vínculo com o setor de produção de alimentação escolar no município de origem, e cópia do comprovante de escolaridade.

 Edital da seleção para o curso de merendeiras - chique aqui.

Informações: Prefeitura de Salgueiro

Comemoração do Mês da Mulher é encerrada no Abrigo São Vicente

março 27, 2013
Desde o dia 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Governo Municipal esteve promovendo uma extensa programação direcionada às mulheres de Garanhuns. Diversas atividades gratuitas foram viabilizadas pelo Município, com atendimentos em saúde e assistência social.

Na manhã de ontem (26), o Abrigo São Vicente de Paula, instituição social que ampara as idosas, foi sede para o encerramento das festividades. A vice-prefeita Rosa Quidute, marcou presença no Evento que também contou com a participação de representantes da secretaria de Assistência Social, bem como da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Na ocasião, um grupo de reisado realizou uma apresentação especial que divertiu e alegrou as senhoras do Abrigo.

A programação também viabilizou oficinas de beleza, cultura e lazer, em parceria com o SESC, além de consultas médicas, exames e palestras sobre prevenção do câncer de mama, colo de útero e transplantados, além de abordar temas específicos, como planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, parto e puerpério, direcionados às mulheres de Garanhuns.

Colaboração:Ilana Dias

 

Gravatá terá passeios de balão.

março 27, 2013

Voar em um balão, para quem já experimentou, gera um sentimento indescritível. O passeio silencioso, flutua acima da terra com movimento suave e visão de olho de pássaro, numa ótima escolha para quem busca romantismo, novidade, e alguma adrenalina ao mesmo tempo. Sem dúvidas, o balonismo aproxima as pessoas da natureza tornando a experiência um momento inesquecível. Mas o balão também é uma poderosa ferramenta de comunicação corporativa para divulgação de marcas de empresas, produtos, eventos e profissionais de forma cativa ou em voo livre.

Em Gravatá , na região serrana de Pernambuco, o passeio de balão de ar quente passa a ser a nova atração entre as opção de lazer no destino. O incremento turístico é uma iniciativa do Villa Hípica Resort com operação da GT PROMO. Dependendo das condições meteorológicas, o passeio semanal com duração de uma hora levará até dois passageiros pelo valor de R$ 900,00, pagos em até 3x no cartão de crédito, saíndo do Villa Hípica Resort. O passeio estréia nesta sexta, dia 29, 5h da manhã.

A GTPROMO realiza passeios turísticos de balão de ar quente sobre pequenas cidades ou áreas rurais para comemorações de datas e ocasiões especiais. A empresa também faz apresentações promocionais para anunciantes em eventos de diversos formatos como as festas de São João, vaquejadas, exposições com até dois balões tripulados tanto de forma "cativa" (manter o balão inflado e ancorado, promovendo a marca em balão personalizado ou com aplicação de faixas e com a sinalização do local da ação, entretendo o público com a experimentação da breve ascensão e pouso, possibilitando a sensação de voar) como em "voo livre" (com o sobrevoo de locais com grande circulação de pessoas a baixa altitude, possibilitando a visualização por completo da aeronave).

Permita-se poder contemplar a natureza de uma forma especial, agende seu passeio, só quem voa de balão pode compartilhar desse momento.

Colaboração: Simone Farret


Durante a entrega de viaturas, Eduardo diz que País precisa política nacional de segurança pública

março 27, 2013
    
      Com a garantia de mais segurança para os pernambucanos, o governador Eduardo Campos anunciou, na tarde desta quarta-feira (27/03), a ampliação do Programa Patrulha dos Bairros. “Esse é um programa exitoso, que em apenas seis meses reduziu em 27% os crimes contra o patrimônio”, disse o governador durante a entrega das 70 viaturas, no Centro de Convenções, Sede Provisória do Governo do Estado.

Para Eduardo, é preciso pensar em um sistema único para segurança pública, a exemplo do que acontece com a saúde. “Nós avançamos na construção de um sistema federativo na área de saúde e da educação, mas ainda não há um debate sobre a segurança pública. Estamos desafiados a encontrar mecanismos mais ágeis e desburocratizados para desenvolver as parcerias, nossas com a União, e com os municípios”, cravou o Eduardo, enfatizando a importância da criação de um sistema de financiamento, fundo a fundo, sem burocracia, para as ações voltadas para a segurança pública do País.

O secretário de Defesa Social, Wilson Damásio, afirmou que o programa dialoga diretamente com a prevenção da criminalidade. “É importante divulgar esse trabalho de prevenção da violência, pois a população não deve temer a polícia”, comentou Damásio. Na ocasião, o secretário apresentou Robson de Souza, que, com apenas 11 anos, sofre os impactos do abandono familiar. Com a ajuda dos soldados da patrulha de Itapissuma, na Região Metropolitana, Robson voltou a frequentar a escola e teve sua autoestima resgatada. "A aproximação com o garoto se deu através de um trabalho com palestras feitos nas escolas”, disse o policial Ayron Ricardo Barbosa.

Além de autoridades da Polícia Militar de Pernambuco, a cerimônia contou com a presença do vice-governador João Lyra Neto; do ex-governador Roberto Magalhães; dos secretários Frederico Amâncio (Planejamento e Gestão), Aluísio Lessa (Articulação Social e Regional), Milton Coelho (Governo) e Mário Cavalcanti (Casa Militar); e dos prefeitos de Moreno, Adilson Gomes Filho, e São Bento do Una, Débora Almeida.

Patrulha - As novas viaturas vão atuar nas áreas de responsabilidade dos 1° BPM (Olinda), 6° BPM (Jaboatão dos Guararapes e Moreno), 17° BPM (Paulista, Abreu e Lima, Itamaracá, Itapissuma e Igarassu), 18° BPM (Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca) e 20° BPM (São Lourenço da Mata e Camaragibe), garantindo mais segurança para a Região Metropolitana. 
 
Informações: ASCOM
 
 

Transporte escolar ganha reforço em Arcoverde

março 27, 2013
 

 Mais dois ônibus vão atuar no transporte dos estudantes da rede municipal de ensino de Arcoverde. Já no mês de fevereiro, um dos veículos, micro-ônibus, fora entregue a Secretaria de Educação. Neste final de semana, chegou mais um ônibus, esse com capacidade para 42 lugares.

Os novos veículos foram disponibilizados pelo Ministério da Educação por meio do Programa Caminho da Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. 

De acordo com o secretário Kerley Lafayette, por determinação da prefeita, e seguindo a própria orientação do ministério, os novos veículos vão atender principalmente os estudantes da zona rural do município. A meta é ampliar a frota própria, garantindo mais segurança e conforto no transporte dos alunos arcoverdenses.
 
Fonte: Arcoverde de Todos

Fundação Terra inaugura casa do idoso em Sertânia

março 27, 2013
A prefeitura de Sertânia e a Fundação Terra, do padre Airton Freire, inauguram no próximo sábado, dia 30 de março, às 15h, a casa “Santana dos idosos”. Realizando um papel social importante, a prefeitura de Sertânia disponibilizará a estrutura física e de pessoal.

Para o prefeito Guga Lins (PSDB), que estará presente à inauguração, “esse será um momento de grande alegria e de importância ímpar, principalmente no tocante ao cuidado dos idosos sertanienses”.

Segundo o prefeito, a meta é manter a qualidade de vida dos idosos que terão o tratamento e o respeito que merecem. “É um orgulho para nós colocarmos em prática essa ação em parceria com a Fundação Terra e com o padre Airton Freire”, concluiu Guga Lins.

Fonte: Arcoverde de Todos

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.