Advertisement

Facebook

Seminário sobre Turismo Protetor em Arcoverde mostra que crescimento de abuso a crianças e adolescentes é preocupante


A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) em parceria com o Centro de prevenção as Dependências (CPD), realizou nesta terça-feira (10), em Arcoverde no auditório da Câmara de Dirigentes lojistas de Arcoverde ( CDL), o Seminário do Projeto Turismo Protetor: Pernambuco contra a Violência Sexual.

O encontro reuniu a prefeita Madalena Britto, secretários municipais de Assistência Social, Patrícia Cursino, de Turismo, Albérico Pacheco, o Diretor de Cultura , Gustavo Azevedo, de Comunicação, Paulo Edson,  de Serviços Públicos e meio ambiente, Renato Campos, o Presidente do Lions Arcoverde, André Ricardo Roque, o presidente da Câmara de vereadores, Sargento Siqueira , representantes das policias civil e militar, além de instituições como o Conselho Tutelar e de Direito e representantes do Trade Turístico local, bares, restaurantes , vendedores autônomos e rede hoteleira. 

A prefeita Madalena Britto, abriu o evento destacando a importância de eventos como este que primem por cuidar e proteger as crianças e fortaleceu a importância da união das diversas instituições e empresas privadas no combate a exploração de crianças e adolescentes.

Em seguida, a representante do Centro de Prevenção as Dependências (CPD), parceiro da Empetur no projeto, a psicóloga Renata Almeida, destacou temas como sexualidade e turismo sustentável, discutindo ações para fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes no combate a exploração sexual e tráfico de  seres humanos que vem crescendo assustadoramente.
Vale salientar que o tráfico de seres humanos é o terceiro maior do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.

Renata destacou as mudanças ocorridas na sociedade e que vem gerando excesso de individualidade e consumo excessivo do álcool pelos jovens e da preocupação em mudar a cara do turismo direcionado ao Brasil que durante anos destacou o corpo das brasileiras, incentivando a vinda dos maus turistas, que só vem ao país em busca de sexo.

A psicóloga também destacou os dados dos abusos contra crianças e adolescentes no Brasil que segundo o Ministério do Turismo o Nordeste aparece com 07.701 casos registrados. 





A iniciativa vai percorrer 30 municípios tidos como polos, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Além de preparar os municípios para atuar de forma mais expressiva no combate à exploração sexual no período da copa onde o estado deverá receber milhares de turistas, sem esquecer que o mês de junho, também é marcado pelo São João. 

O Secretário Albérico Pacheco, destacou que em Arcoverde, existe um Comitê Gestor que realiza um trabalho em parcerias com profissionais ligados direta ou indiretamente ao turismo, das mais variadas áreas, além de comerciantes que agem de forma protetiva e preventiva na cidade. 

A Secretária de Assistência Social, Patrícia Cursino, destacou a necessidade de se deixar claro, o que vem depois do Seminário para que o município possa realizar as ações de combate a este mal que assola o país.

É fundamental que os municípios sejam informados de forma continua a respeito das ações que o governo do estado vem realizando nesse aspecto para que possam se enquadrar e participar melhor das ações de combate a esse mal que precisa de um freio.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...