Advertisement

Facebook

Dia Nacional de Cultura , dia de repensar ações

Nesta terça-feira (5), é comemorado o Dia Nacional da Cultura. A data criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923).

Num país multirracial e multicultural, que possuía índios quando descoberto e que foi invadido por portugueses, franceses , holandeses e tantos outros, além dos negros que vieram pra cá para serem escravizados, a cultura se mostra de diferentes cores, sabores, línguas , ritmos e é claro, credos.

Neste dia, dedicado a cultura, temos muito o que comemorar. Mas, é preciso pensar em se fazer política pública de cultura partindo dos municípios. É preciso valorizar o artesão, o mestre do coco ou da ciranda. É necessário, ajudar os que fazem da cultura vida, não tenham que abandonar as suas raízes para sobreviver e fazer com que muitas vezes a tradição de um povo se perca.

É necessário, que os nossos gestores, olhem de forma nova para a cultura, vendo nela um canal de mudança de vida para muitos, de resgate da história para as cidades e como direito que todos temos.
É preciso fazer da cultura aliado do turismo para atrair turistas e recursos para as cidades.

Sabemos que muito já foi feito a nível estadual e até federal, mas que ainda estamos muito longe para um país que fabrica mestres.

Feliz dia da cultura aos que fazem da vida história.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...