Advertisement

Facebook

Novas instalações do Sesc e Senac são inauguradas em Petrolina

Foto: Teatro Dona Amélia

Petrolina, ganha nos dias 24 e 25 de outubro as novas instalações do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. A proposta, segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Josias Albuquerque,  é oferecer mais cursos para que as pessoas possam aproveitar as oportunidades de emprego e assim fortalecer a economia. “A região possui forte potencial turístico e uma culinária própria, sendo referência para o Sertão de Pernambuco e da Bahia”, ressaltou.

Aproveitar a vocação gastronômica é uma das alternativas de desenvolvimento, por isso, o Senac vai contar com mais espaço para ofertar novos cursos. Com investimento de R$ 2,5 milhões, o Centro de Enogastronomia Empresário José de Souza Coelho tem 1,5 mil metros quadrados de área construída, dispõe de auditório com capacidade para 270 lugares, cozinha-didática, lanchonete-escola, cinco salas de aula e sala de Enologia, ambiente preparado para receber os cursos de bartender e barista, além de possuir toda a infraestrutura para cursos relacionados ao estudo do vinho.


De acordo com Maria Erismar Cavalcante, gerente da unidade, o novo espaço vai trazer muitos benefícios, principalmente para o público que deseja se aperfeiçoar ou ingressar neste mercado de trabalho. “Vamos oferecer inicialmente os cursos de Somelier e Básico em Vinhos”, adianta Erismar. Os cursos visam formar profissionais especializados em vinhoscervejas ou outros tipos de bebidas, com conhecimento em assuntos relacionados aos serviços deste segmento. O Senac também vai oferecer novos cursos da área de Turismo como Camareira em Meios de Hospedagem,  Recepcionista de Eventos e Gestor de Pequenos Hoteis e Pousada. Com a ampliação, a instituição vai aumentar o número de atendimentos, passando de 2,2 mil para mais de 3 mil pessoas ao ano.

Sesc Ampliado

Na área de entretenimento e lazer, o Sesc ganha ambientes mais modernos. O Teatro Dona Amélia será reinaugurado com equipamentos de som e iluminação modernizados, além do palco, que ganhou dimensões maiores. A casa agora conta com novo mobiliário, oferece 345 lugares e está adaptada a acessibilidade, com disponibilidade de lugares apropriados para obesos e espaços para cadeirantes, além de permitir pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão guia.

Durante o período de reforma, o Sesc continuou a oferecer espetáculos em locais alternativos e abertos da cidade, além de utilizar a sala de dança da unidade local. “Por ser o único teatro da cidade, agora o Sesc volta a oferecer ao público e grupos locais um espaço adequado, com programação sistemática e com qualidade diferenciada para o consumo de cultura”, comemora Jailson Lima, supervisor de cultura da unidade. Jailson informa que a agenda do Teatro já está cheia até o fim deste ano, com espetáculos de dança e teatro.

O Ginásio de Esportes Marco Antônio Maciel passou por reformas, substituindo o piso em madeira da quadra por um piso sintético de última geração. A unidade também teve ampliação da subestação de energia.

Outra novidade é a instalação do Restaurante dos Comerciários Oscar Sobral (Ioiô), com espaço para 256 pessoas sentadas. O local vai funcionar no horário do almoço (das 11h às 14h) e ceia (das 18h às 20h30), de segunda a sexta-feira. De acordo com Hednilson Silva, gerente da unidade, a expectativa é de 700 atendimentos por dia. O serviço é aberto à população e aos comerciários com carteirinha do SESC, a preço diferenciado. Sobre a inauguração e reformas, Hednilson ressalta que o Sesc buscou melhorar a qualidade do atendimento e das instalações sempre pensando nos usuários. O investimento foi em torno de R$ 3,7 milhões.

Histórico das instituições

Sesc - A unidade do Sesc foi inaugurada em 1991 e dispõe também de salão de festas, biblioteca, parque aquático com três piscinas, 03 lanchonetes, salão de jogos e sala de TV. Oferece cursos de dança, ballet, canto, ginástica, judô, natação, hidroginástica, capoeira, musculação e futsal. Dentro das atividades educativas estão curso pré-vestibular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), preparatório para concursos, educação infantil, além de desenvolver um excelente trabalho com grupo da terceira idade. Na área de cultura, a unidade é responsável pelo fomento da arte e formação de plateia na região, com cursos e atuação em várias linguagens como dança, artes plásticas, teatro e música.

Senac – Instalada no município de Petrolina em 1998, a unidade do Senac oferece diversos cursos de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. Entre eles, cursos direcionados para a área de gestão, moda, turismo e gastronomia. Entre as principais capacitações, estão os cursos de Cabeleireiro, Manicure, Depilação e Massagista; Em Informática e Comunicação, os destaques são os cursos de Operador de Computador, Montador e Reparador de Micro e Auto Cad 2D. Já os de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Recepcionista, Costureiro, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia e Técnico em Secretariado são os mais procurados quando o assunto é gestão e moda.

Serviço

Inauguração – Novas Instalações
Sesc
Data: 24 de outubro
Hora:19h
Local: Rua Pacífico da Luz, 618, Centro. Petrolina - PE

Senac
Data: 25 de outubro
Hora:19h
Local: Rua Projetada, 650, Antigo Aeroporto. Petrolina – PE

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...