Advertisement

Facebook

Programação da 15.ª Festa da Estação de Gravatá


Muito procurada por turistas pelo seu clima aconchegante, Gravatá terá ainda mais atrativos entre os dias 01 e 06 de outubro. A cidade é a próxima parada do Festival Pernambuco Nação Cultural que oferece diversas atividades gratuitas, entre shows, espetáculos de artes cênicas, cultura popular e sessões de cinema, agregando a Festa da Estação, que este ano chega a sua 15ª edição. O público tem ainda a oportunidade de participar de oficinas de formação cultural.

“A cada edição do FPNC buscamos contribuir para o fortalecimento da cena artística da região através de uma construção coletiva”, afirma Leo Antunes, coordenador do Festival. Ainda segundo ele, “esse é um momento de celebrar a rica cultura do nosso Estado e fomentar a cadeia produtiva das mais variadas linguagens”.

O Mercado Público, a Praça do Coreto e o Distrito de Russinhas são alguns dos locais que recebem as ações transformando a cidade, durante uma semana, em um grande polo cultural. O evento é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Gravatá.
O Parque de Eventos Chucre Mussa Zarzar abre espaço para o Palco Nação Cultural nos dias 04/10 e 05/10. A noite da sexta-feira terá uma grande homenagem a Dominguinhos, que promete emocionar o público. Entre os cantores que participam da apresentação estão Santanna, Petrúcio Amorim, Nádia Maia e a filha do Mestre, Liv Moraes. Sobem ainda ao palco os forrozeiros Galeguinho de Gravatá e Didi de Caruaru, além do projeto Canta Gravatá, que reúne artistas da cidade.

Já no sábado, o FPNC abre espaço para vários estilos musicais. A grande atração da noite é um dos maiores nomes do samba nacional, Jorge Aragão. O cantor e compositor traz para Gravatá seus grandes sucessos como ‘Vou Festejar’, ‘Coisa de Pele’ e ‘Coisinha do Pai’. Além dele, o público confere as apresentações da banda Del Rey – projeto do cantor China com Mombojó que homenageia Roberto Carlos e Eramos Carlos -, DJ Big com o projeto Intercâmbio e abrindo a noite, a cantora Ylana Queiroga. 

ARTES CÊNICAS 
A Praça do Coreto, na Rua Cleto Campelo, será palco para as Artes Cênicas durante o FPNC. Entre os dias 03/10 e 05/10, os moradores e visitantes da cidade conferem, gratuitamente, espetáculos de circo e dança. Entre eles, o Jogo Coreográfico, do ACUPE Grupo de Dança, do Recife, projeto vencedor de vários prêmios que consiste em uma performance interativa onde o público e os intérpretes se unem para construir danças. O Festival também leva para Gravatá a magia do circo com as apresentações da Trupe Etnia (Recife-PE) e da Cia. Brincantes de Circo (Recife-PE), com os espetáculos Ismo e Cabaré, respectivamente.

 AUDIOVISUAL
 A Coordenadoria de Audiovisual vem desenvolvendo o projeto Cinema na Estrada dentro da programação do Festival em todas as regiões. A ação leva a telona do cinema para lugares onde a população, em sua maioria, não tem acesso à sétima arte. Nessa edição, a iniciativa acontece em três distritos gravataenses: Sítio Lagoa do Fernando, Mandacaru e Russinhas.

 CULTURA POPULAR
Prezando a característica de promover o intercâmbio entre os grupos artísticos do Estado, o Festival promove, em Gravatá, os cortejos de Cultura Popular (na sexta-feira, 4/10) e de Blocos Líricos (no sábado, 5/10), ambos com concentração na Escola Estadual Cleto Campelo e a apoteose na Praça do Coreto, a partir das 19h.

MERCADO PÚBLICO E FESTIVAL DE VIOLEIROS
Depois do sucesso do primeiro ano, o Mercado Público da cidade recebe, mais uma vez, o FPNC durante toda a semana com uma programação que valoriza os artistas locais. O Festival também vai agregar à sua programação a final do Festival de Violeiros que reúne cantadores e repentistas de viola de todo o Nordeste, na quinta-feira (3/10), na Praça 10, a partir das 20h.

FORMAÇÃO CULTURAL
O FPNC oferece oficinas de Formação Cultural nas áreas de cinema, música, fotografia, entre outras, além de um workshop de artesanato. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas podem ser feitas na Secretaria de Turismo da cidade.

Clique AQUI e confira a programação completa.

Informações: Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...