Advertisement

Facebook

DETRAN-PE promove XIII Semana Nacional de Trânsito 2013


Entre os dias 18 e 21 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) oferece uma programação educativa para a XIII Semana Nacional do Trânsito 2013 (SNT 2013). O tema deste ano será Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito, Efeitos, responsabilidades e escolhas, comum a todos os DETRANS do Brasil. O tema é definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), respeitando as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década Mundial de Ações de Segurança do Trânsito - 2011/2020. Seguindo com a temática, o DETRAN-PE está organizando concursos, palestras, apresentações e ações educativas em parceria com os Órgãos de Trânsito dos Municípios do Estado, além de promover a XIII Feira de Educação de Trânsito, este ano localizada no Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife.

A presidente do DETRAN-PE destaca também a importância da educação no trânsito para a preservação da vida. “A SNT visa concentrar esforços para humanizar a realidade do trânsito, educar para preservar a vida, evitar acidentes, exercer a cidadania com respeito, cortesia, solidariedade e responsabilidade. Esses são os eixos determinantes da transformação do comportamento do homem no trânsito. Reflexões, palestras educativas, atividades lúdicas e debates a respeito das normas e leis de trânsito, tudo em um espaço público, capaz de reunir estudantes, motoristas, professores e qualquer cidadão que deseje participar desse grande desafio chamado educação no trânsito, com o objetivo único de salvar vidas e reduzir a quantidade de acidentes em nosso Estado” comenta a presidente.

A abertura da SNT será no dia 18 de setembro, com o IX Seminário de Educação de Trânsito, onde o presidente do Instituto de Segurança no Trânsito e professor da UnB, Davi Duarte Lima, vai proferir palestra sobre a relação entre o consumo de álcool e o comportamento no trânsito. O Seminário é aberto ao público e acontece das 9h00 às 12h00 no auditório da Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada na Sede do DETRAN, na Estrada do Barbalho, no bairro da Iputinga, Zona Oeste de Recife.

"É importante para o Estado incentivar os diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e à cidadania no trânsito. Precisamos nos engajar e difundir a cultura de um trânsito com fluidez e segurança focado na preservação da vida", ressalta o Secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Feira de Educação de Trânsito - Após a abertura da SNT, no dia 18, o DETRAN-PE une esforços a diversos parceiros e promove, nos dias 19, 20 e 21, a XIII Feira de Educação de Educação no Trânsito. O evento acontece das 09h00 às 20h00, no Sítio da Trindade. Nos 6,5 hectares de área verde deste conjunto paisagístico, serão montados 26 stands, nos quais serão expostos projetos educativos de escolas e instituições dos setores públicos e privado. Pelo palco principal, passarão 37 apresentações lúdicas com o objetivo de dar expressão corporal e artística às problemáticas do trânsito. Além das ações educativas, os parceiros realizarão sorteios de brindes.

O Parque foi escolhido para sediar o evento por ser uma área de convergência de vários bairros da Zona Norte do Recife. No evento também será anunciado o estudante vencedor do 1º Concurso de Redação do DETRAN-PE, realizado exclusivamente para a rede de ensino Estadual, onde o tema foi o mesmo da SNT, utilizado pelo Ministério das Cidades para todo o Brasil. Além disso, o concurso realizado pelas redes sociais do DETRAN-PE, Fica a dica, também premiará com um certificado o internauta que tiver a frase mais “curtida” no facebook institucional do órgão.

Informações: DETRAN/PE

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...