Advertisement

Facebook

Mercado Eufrásio Barbosa passará por reforma

Vista aérea do Varadouro e do Mercado Eufrásio Barbosa. Foto: Antônio Melcop/Pref.Olinda

O Mercado Eufrásio Barbosa, que dá as boas vindas para quem avista o Sítio Histórico de Olinda, tem projeto que prevê reforma geral na sua estrutura física. O Governo do Estado, por meio do Programa do Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), contratou os projetos (executivos e complementares) e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/PE (IPHAN-PE) já os aprovou. Agora está em fase de análise no Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda. Uma vez aprovado, o mercado ganhará uma grande intervenção orçada atualmente em 11 milhões de reais.
A Prefeitura de Olinda, proprietária do equipamento, espera que o mercado seja totalmente recuperado e que a população de Olinda e seus turistas possam usufruir dele. O espaço possui 3.700 metros quadrados de área construída. Destes, cerca de 60% encontra-se interditado pela Defesa Civil e Vigilância Sanitária.  Hoje a prefeitura não possui orçamento para realizar a reforma que o mercado necessita e vê, com muito bons olhos, a parceria com o Governo do Estado que irá viabilizar o financiamento das obras, por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento/BID.
INTERVENÇÃO – Estão previstos a recuperação estrutural de todo o espaço e a implantação de completa infra-estrutura, através da execução dos projetos hidráulico, elétrico, hidrossanitário e drenagem de águas pluviais, iluminação e luminotécnica, climatização, acústica, combate e proteção contra incêndio, cenotécnica, arqueologia, restauro, cabeamento estruturado – telefonia, segurança (CFTV), sonorização, Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica (SPDA), paisagismo, estrutural e calha técnica.
O espaço central do mercado, onde hoje são realizados shows e eventos culturais, permanecerá disponível. Com o projeto, esse espaço terá um tratamento acústico e a área terá limites de capacidade de público estabelecida pelo Corpo de Bombeiros para a segurança dos usuários.
A intervenção também prevê a restauração do teatro Fernando Santa Cruz, com proposta de funcionamento de um cine-teatro; restaurante; agenciamento do jardim; reforma de banheiros; salas multiuso; reforma dos boxes para artesanato, comércio e serviços.
O centro cultural ganhará um espaço sobre as lojas do corredor de serviços, hoje desativado, que acomodará cerca de 50 barracas para diferentes usos de feiras temáticas (de orgânicos/cereais, antiguidades, artesanato), além de espaço para ensaios e apresentações culturais ao ar livre.
Informações:ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...