Advertisement

Facebook

Em Olinda, Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres debatem Cidades Seguras

O município de Olinda sediou ontem, 28, o VII Encontro do Fórum de Gestoras dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres da Região Metropolitana do Recife e das cidades-pólo de Caruaru, Garanhuns e Petrolina, que ocorreu em horário integral. O evento foi realizado na Pousada São Francisco, no bairro do Carmo e tratou da temática Cidades Seguras para as Mulheres, com o objetivo de debater formas de  se construir cidades mais seguras e livres da violência de gênero.

A Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, participou da mesa de abertura do VII Fórum, que contou com a presença do vice-prefeito de Olinda, Enildo Arantes, da Secretária Executiva da Mulher e dos Direitos Humanos de Olinda, Eliane Cavalcanti, da Secretária da Mulher de Recife e coordenadora do Fórum, Silvia Cordeiro, entre outras autoridades.  A reunião mensal das gestoras deste fórum visa levar para o debate  políticas públicas, a ser desenvolvidas pelo conjunto de municípios, que venham melhorar a qualidade de vida das mulheres.  Em setembro será a vez de São Lourenço da Mata receber a iniciativa, que já está marcada para o dia 25, e vai debater como tema Habitação.

Cristina Buarque falou que a satisfação com o fortalecimento dos organismos de políticas públicas para as mulheres se renova a cada encontro, que se reúne mensalmente em um dos municípios que compõe o fórum. A gestora registrou que os prefeitos devem dar um apoio ainda maior, colocando estes organismos no patamar de secretarias, para terem gerencia sobre orçamentos, “assim as gestoras poderão efetivamente administrar este recursos em ações concernentes ao gênero”. Também destacou a importância da instalação de creches dentro dos municípios para as mulheres, e, falou sobre a atual conjuntura política do País, com a realização de manifestações populares, “a juventude sempre foi o termômetro social”.

Ainda pela manhã, a diretora de enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher, Fábia Lopes, fez uma apresentação sobre o Pacto Estadual de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres : Cidades Seguras  e, ainda, falou sobre a Campanha Maria da Penha Vai à Escola.  Também foi exibido um vídeo do projeto Cidade Segura, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública de Olinda. As gestoras presentes ao evento puderam debater o tema e indicar prioridades de políticas públicas para a construção de ambientes nas cidades, que venham garantir a efetivação dos direitos humanos, principalmente das mulheres.
À tarde, a gestora de Olinda, Eliane Cavalcanti, coordenou os trabalhos de fechamento do projeto de Fortalecimento das Estratégias de Empoderamento Econômico das Mulheres e Elevação de Escolaridade (Ensino Infantil). 

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...