Advertisement

Facebook

Diocese de Pesqueira realizará estudo sobre impacto de projetos de água no Agreste

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos e a coordenadora geral da Cáritas Diocesana – organismo da Diocese de Pesqueira, Neilda Pereira, assinaram na manhã do dia (09), em Pesqueira, contrato para realização de estudo sobre o Impacto dos Projetos de Água e ordem de serviço para construção de 1650 cisternas calçadão em 10 municípios do Agreste - Capoeiras, Lagoa do Ouro, Tupanatinga, Caetés, Iati, Poção, Venturosa, Canhotinho, Jucati e Saloá. A solenidade acontece às 10h, no Seminário São José.

Os documentos serão assinados durante o Seminário “Agricultura Familiar: Gerando Qualidade de Vida no Agreste Pernambucano”, promovido pela Diocese de Pesqueira por meio da Cáritas Diocesana em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara). O secretário executivo de Agricultura Familiar, José Cláudio, prefeitos da região e agricultores familiares também participam do evento.

A construção das 1650 cisternas calçadão é realizada por meio Programa Pernambuco Mais Produtivo da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SEAF), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara).

O estudo, com investimento de R$ 520 mil, será executado pela Diocese de Pesqueira. A iniciativa integra as ações do ProRural, por meio do Programa Pernambuco Rural Sustentável – PRS.

“A universalização do acesso à água para consumo humano e produção do campo é uma das principais metas do Governo de Pernambuco”, ressalta o secretário Aldo Santos.

Para Neilda Pereira, é necessário investir em estruturação na agricultura familiar com condições para viver e produzir no campo. “É importante a ampliação das tecnologias de captação de água de chuva, porém precisamos pensar em uma proposta de assessoria técnica permanente às famílias agricultoras da região”, reforçou.

O ESTUDO – Vinculado à SARA/SEAF, o ProRural investiu no período de 2002 a 2010, com recursos do Programa de Combate a Pobreza Rural – PCPRs I e II, o valor de R$ 23 milhões em infraestrutura com cisternas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. 

Além de identificar o resultado direto das cisternas do PCPR no cotidiano das famílias agricultoras, o estudo vai comparar a frequência e/ou evasão escolar antes e depois das obras, avaliar se houve redução no número de consultas e de doenças relacionadas à água nos Postos de Saúde das comunidades beneficiadas e analisar a existência de manutenção das cisternas pelos usuários, considerando a participação nas capacitações de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

“Considerando o investimento realizado e o volume de recursos a serem utilizados pelo PRS para infraestrutura básica percebeu-se a necessidade um estudo sobre o impacto causado na vida das famílias beneficiadas pelo PCPR”, destacou Santos.

Informações: ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...