Advertisement

Facebook

Pernambuco lança livro com histórias dos mestres da cultura pernambucana



“Todo cigano tem uma história para contar”, inicia Rejane Soares a sua narração de vida, que compõe o Caderno de Narrativas da Cultura Pernambucana Série Festival Pernambuco Nação Cultural. Mas quem não tem? O ser humano, por si próprio, é narrativa.


A partir desta premissa, repórteres da Secretaria de Cultura do Estado(Secult-PE) acompanharam as edições do Festival Pernambuco Nação Cultural na missão de encontrar, escutar e recontar histórias da nossa cultura. E foi fácil. Em todo canto tem artista. E todos eles prontos para compartilhar aquilo que aprenderam. Quando João do Pife, por exemplo, fala do seu ofício, se vê que ele não fabrica só o pífano, mas também materializa a alegria.



“Queríamos aprofundar nas histórias dos nossos mestres. A maioria dos que estão no livro são desconhecidos, mas são preciosos para a nossa cultura”, afirma Chico Ludermir que, além de repórter e fotógrafo do livro, é um dos organizadores da obra ao lado da jornalista Olívia Mindêlo.



O caderno com 16 reportagens resultantes de viagens à Mata Norte, ao Sertão Central e do Moxotó e Caruaru, acaba de ficar pronto e está disponível gratuitamente na Secult/Fundarpe, no setor da comunicação. A publicação também acompanhará a caravana dos FPNC em pequenos lançamentos.



A Secult/Fundarpe planeja lançar ainda este ano mais uma edição de narrativas dos FPNC e ainda um especial sobre a festa do Centenário de Luiz Gonzaga, que aconteceu em dezembro de 2012.

Informações: Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...