Advertisement

Facebook

Estão abertas as inscrições para os cursos do Cinema Online


Um ambiente virtual voltado exclusivamente para estudantes e profissionais que desejam aprimorar ou conhecer técnicas utilizadas em produções audiovisuais. É isso o que propõe o projeto Cinema Online, que busca oferecer formação na área cinematográfica através de cursos interativos a distância e, mais, totalmente gratuitos para pernambucanos. As inscrições começaram dia 15 de maio, através do site www.cinemapernambucano.com.br/online/home.php, e terminam no dia 10 de junho. 
 
Idealizado e coordenado por Isabela Cribari e Germana Pereira, o Cinema Online traz seis cursos nas áreas de direção, produção e fotografia, todos ministrados e supervisionados por profissionais de destaque no mercado nacional e no meio acadêmico. A experiência prática dos professores possibilita uma dinâmica de aprendizagem diferente das recebidas nos cursos convencionais, pois, traz a tona conhecimentos, instruções e situações do dia a dia do cinema. “Nós elegemos como público prioritário os estudantes, que sempre recebem muita teoria, mas possuem pouco contato com quem faz cinema e é reconhecido por isso. Mas profissionais que queiram se reciclar também são bem-vindos”, diz Isabela. 
Pioneiro, outro grande diferencial do Cinema Online é a possibilidade de desenvolver o cenário audiovisual pernambucano com democracia, pois, o formato EAD permite que o conhecimento não se concentre apenas na capital. Moradores de municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão, onde há visivelmente mais dificuldades de acesso a cursos, poderão participar das aulas. “Queremos formar uma rede, chegar aonde a maioria dos cursos técnicos não conseguem. Já é uma realidade a produção de filmes no interior de Pernambuco e isso torna ainda mais importante a oferta de cursos na área”, afirma Isabela. 

O projeto, incentivado pelo Funcultura, atende públicos de todo o Brasil, mas o foco é Pernambuco. Dessa forma, 80% das vagas são destinadas a pernambucanos e a pessoas que residem há mais de um ano no estado. Os outros 20% são oferecidos ao Brasil. “A ideia é que esse canal de formação conecte pessoas de todo o país”, avisa Germana Pereira, coordenadora do Cinema Online. E para que essa interação aconteça de forma eficiente, o ambiente foi desenvolvido contando com vários recursos tecnológicos para evitar a frieza característica das salas de aula virtuais. “Os alunos vão ter acesso a um ambiente exclusivo no qual poderão estudar o material didático, enviar exercícios e interagir com professores, tutores e com outros alunos, através de chats, fóruns de debates e discussões em tempo real”, completa Germana.  
 
Os interessados devem se inscrever exclusivamente através da internet. Cada curso possui 70 vagas disponíveis e duração média de cinco semanas. As aulas serão iniciadas entre julho e agosto. A grade de cursos foi montada para atender áreas pouco exploradas que envolvem as produções cinematográficas. “Muitas pessoas desconhecem, por exemplo, as regras dos direitos autorais, não sabem exatamente como prestar contas do trabalho realizado... Enfim, queremos suprir essa carência”, concluem as coordenadoras.  
 
Apesar do projeto estar no primeiro módulo, já há planos para o futuro. “Queremos que o Cinema Online se torne permanente e auto-sustentável. Além disso, cursos que abrangem outras especialidades dentro do audiovisual devem ser criados em breve”, explica Germana. O Cinema Online é uma realização do Tangram Cultural e Set Produções Audiovisuais. 
 
Para mais informações sobre os professores, tutores e cursos, acesse: http://www.cinemapernambucano.com.br/online/home.php

Cursos:

Direção
Estudos de Direção e Linguagem Cinematográfica, por Paulo Cunha e Paulo Caldas
Pretende abordar questões ligadas ao processo criativo da realização cinematográfica, a partir de uma metodologia mista, envolvendo master classes com o diretor Paulo Caldas, voltadas para o comentário interpretativo de diversos momentos de sua carreira como autor, e aulas teóricas, com o professor Paulo Cunha, incorporando aspectos conceituais ao debate sobre a criação de filmes. 

Fotografia
Introdução à Cinematografia Eletrônica Digital, ministrado por Nicolas Hallet
Tem por objetivo apresentar, ampliar e aprofundar conhecimentos técnicos e artísticos relacionados à captação de imagens em movimento, de vários suportes, como câmeras fotográficas, celulares e câmeras de vídeos convencionais.

Produção Cinematográfica
Cinema: Da ideia à prestação de contas, por Isabela Cribari
Visa instrumentalizar o produtor audiovisual das necessidades, cuidados e procedimentos em todas as fases de um filme, sejam questões voltadas à direção de produção, ao platô ou à produção executiva, com ênfase na administração do filme.

Produção Executiva para Cinema, por João Vieira Jr. e Nara Aragão
Ensina o passo a passo da atuação do produtor executivo, desde a concepção da ideia e elaboração do projeto até a exibição da obra, com foco no planejamento, na estruturação e na distribuição de obras audiovisuais.

Direitos autorais para o audiovisual, em detalhes, por Helder Galvão
Visa capacitar produtores audiovisuais que lidam com propriedade intelectual, em especial direitos autorais. 

Legislação audiovisual no Brasil, por Fábio Cesnik, Roberto Jucá, Rodrigo Salinas e Maurício Fittipaldi
Oferece um panorama abrangente das normas aplicáveis à utilização de leis e incentivos, capacitando os alunos para o desenvolvimento e gestão de projetos de produção, distribuição ou exibição de obras audiovisuais.
 
Informações: ASCOM 
 
 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...