Advertisement

Facebook

Mais 200 sistemas de dessalinização começam a ser implantados em Pernambuco


dessalinizadores_SRHE_abril_2013Para ajudar a minimizar os problemas trazidos pela estiagem prolongada que vem afetando sobretudo as regiões agreste e sertão de Pernambuco, a secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE) está iniciando a instalação de mais 200 novos sistemas de dessalinização destinados a fazer o abastecimento de água das populações difusas,localizadas em áreas rurais.



Os dessalinizadores do tipo cabinado serão instalados em comunidades de 60 municípios. A instalação já começou a ser feita por uma empresa de Minas Gerais, que venceu a licitação para execução dos serviços. Além da instalação dos equipamentos, a empresa também vai realizar melhorias nos poços que fornecem a água, instalações elétricas e hidráulicas, construção dos tanques de rejeito e o cercamento do local onde ficará o sistema de dessalinização.

Os equipamentos terão garantia contra problemas de funcionamento por mais um ano após a instalação e o governo do estado está tomando providências para que todos os sistemas de dessalinização passem por serviços de manutenção periódica, para evitar que problemas técnicos acarretem a interrupção do funcionamento dos equipamentos.

Um trabalho em parceria garante o funcionamento dos sistemas de dessalinização com o estado fazendo a implantação e a manutenção dos equipamentos e as prefeituras se responsabilizando pela cessão do terreno para instalação, custos com energia elétrica e operadores treinados.

dessalinizadores_SRHE_abril_2013_1Os sistemas de dessalinização são fundamentais para promover o abastecimento humano em localidades muito afastadas dos centros urbanos, sobretudo porque na maioria dos poços perfurados nas regiões agreste e sertão, a água é salobra (muita concentração de sais) e não serve para o consumo humano.  Após passar pelo sistema de dessalinização, a água se torna potável e pode ser consumida pelas pessoas.

Com o uso de dessalinizadores, a SRHE já atende a cerca de 7.500 famílias em diversos municípios do estado. Atualmente, 150 equipamentos de dessalinização estão em funcionamento regular e mais 150 estão passando por serviços de recuperação. Outros 100 foram adquiridos através de outra contratação e já estão sendo instalados. A meta da SRHE é ter 600 dessalinizadores em operação até o fim do ano, atendendo a cerca de 150 mil pessoas.


Dessalinizador propicia água potável, criação de peixes e alimento para animais

Um sistema de dessalinização a partir do qual é possível produzir água potável, criar peixes e alimentar os animais. É isso o que propicia a Unidade Demonstrativa (UD) de Ibimirim, que será inaugurada quarta feira (03.04), às 15h, na Agrovila 8 do município, em solenidade que contará com a presença de representantes do governo federal e estadual.

A UD de Ibimirim faz parte do Programa Água Doce (PAD), do Governo Federal, que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com estados, municípios e sociedade civil. Em Pernambuco, o PAD é coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE).

A UD é um sistema de produção integrado que consiste em produzir água potável a partir da dessalinização com aproveitamento dos efluentes como insumo para atividades produtivas. O processo tem três etapas: na primeira, a água captada de um poço passa pelo dessalinizador que a torna potável. Na segunda fase, o efluente da dessalinização (concentrado), é usado para a criação de tilápia. Finalizando o processo, o efluente da criação da tilápia é aproveitado para a irrigação da erva-sal (Atriplex nummularia), utilizada na produção de feno para a alimentação de caprinos e ovinos.

Além de produzir água potável para a população e alimento para o gado, a UD tem como vantagens a garantia de um apoio na geração de renda, com a produção de tilápias e auxiílio na redução dos impactos ambientais, uma vez que se os efluentes gerados pelo processo de dessalinização fossem jogados no solo causariam agressão ao meio ambiente e poderiam afetar a água do subsolo.

dessalinizadores_SRHE_abril_2013_2A Agrovila 8, em Ibimirim, tem uma população residente de cerca de 300 pessoas, que vivem da agricultura familiar e recebem água potável a partir da UD. Duas despescas (retirada dos peixes) já foram realizadas desde que a UD começou a funcionar. “A produção da UD fica com a própria comunidade que decide o que fazer com os peixes. Eles podem ser distribuídos pela comunidade ou comercializados, revertendo a renda para todas as famílias da agrovila”, explicou o gerente geral de Recursos Hídricos da SRHE, Mauro Lacerda, que coordena o Água Doce no estado.
                                         Serviço: Inauguração Unidade Demonstrativa (UD) de Ibimirim


 Fonte: Agência Pernambucana de Águas e Clima


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...