Advertisement

Facebook

SENAI Pernambuco está na vitrine da Educação Profissional do mundo

Em tempos de falta de mão de obra qualificada, Pernambuco faz diferente e está na vitrine da Educação Profissional internacional. Estudantes do SENAI representarão o Brasil em competição mundial que acontecerá em junho, na cidade de Leipzig, Alemanha.  Os jovens conseguiram excelência nas provas seletivas e foram classificados para participar do 42º WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

Os atletas Leandro Figueredo Oliveira e Charllene Darvyllen dos Santos Oliveira, das Escolas Técnicas SENAI Petrolina e Paulista, respectivamente, estão entre os 44 competidores brasileiros que brigarão por medalhas com alunos de escolas de educação profissional de todos os continentes. Neste mês de janeiro eles passaram pela última etapa da seleção que escolheu os melhores alunos brasileiros que viajarão para o país europeu. Do nordeste apenas cinco foram selecionados.

“A escolha dos estudantes do SENAI mostra como é boa a matriz curricular e o processo de aprendizagem desenvolvido pela Entidade. E mostra também a qualidade dos profissionais treinados e capacitados para o mundo do trabalho pelo SENAI Pernambuco”. Comenta o coordenador da Olimpíada do Conhecimento (OC) do SENAI, delegado técnico e vice-presidente do Comitê Técnico das Olimpíadas Nacionais, Ezequiel Félix.

Mas chegar a excelência na área profissional escolhida não é uma caminhada fácil, a cada seletiva da OC o aluno precisa se aperfeiçoar mais. Cerca de 6 mil estudantes participaram da seletiva nas escolas para a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento e aproximadamente 100 continuaram na briga. Para a etapa Nacional, onde Pernambuco conseguiu a sétima colocação no ranking nacional, foram levados para a competição em São Paulo mais de 40 estudantes.

“Tudo isso reflete na qualidade dos profissionais formados pelo SENAI. A Olimpíada foi criada exatamente para estimular os estudos e, com isso, aumentar a qualidade do aprendizado entre os alunos do SENAI de todo o país”, lembra Felix. A competição surgiu em Pernambuco em 1984 e, no ano 2000, foi reformulada e ganhou o nome de Olimpíada do Conhecimento do SENAI. No país existem ainda outras competições como de robótica, informática, física e português, entre outras, que visam estimular os estudos e melhorar a qualidade da educação.
Paralelo a isso, os estudantes do SENAI participam também da AmericaSkills – onde em 2012 Pernambuco teve 100% dos participantes trazendo medalhas de ouro - e da WorldSikills, que envolverá em 2013, 64 países com competidores em dezenas de modalidades.

Nessa próxima competição os pernambucanos competirão nas modalidades Eletricidade Predial e Tecnologia da Moda. Juntamente com os demais brasileiros, são esperados como favoritos. Os atletas têm nível muito forte e por duas competições consecutivas conseguiram o segundo lugar geral da WorldSkills. O Brasil será também representado por estudantes dos SENAI de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Ceará.
 
Colaboração: Rossana Fonseca
 
 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...