Advertisement

Facebook

Por que no carnaval de Pernambuco Pernambuco não tem vez?

Todo ano é a mesma coisa. O carnaval se aproxima e eu fico ansiosa para ver se desta vez acertamos na programação do nosso carnaval enquanto estado que tem o frevo como patrimônio cultural. E quando finalmente a programação é anunciada eu descubro que governo vai governo vem a forma de fazer carnaval continua a mesma. 

Agora a pouco quando o prefeito do Recife fez o anúncio das atrações que compõem o carnaval desse ano, coisa que por sinal eu trouxe na hora pra vocês, mas para minha surpresa nada grata, ao me deparar com as atrações anunciadas vi que ainda não apredemos nada

E antes que alguém pense que é por que não gosto dos artistas quero deixar claro que escuto grande parte deles, mas...... não no carnaval.

No MARCO ZERO da folia pernambucana, por que o Recife abre alas para o carnaval no estado todo, me deparo com um monte de artistas que farão um show em homenagem ao frevo. O show intitulado "Frevo, patrimônio do mundo" deixou claro pra mim que talvez o mundo o valorize mais do que nós pernambucanos.

Na relação dos artistas grandes nomes como Milton Nascimento, mas onde estão os nossos grandes nomes? Onde estão os artistas como Gustavo Travassos, Claudionor Germano, Banda Som da Terra, Marronbrasileiro Brasileiro, Almir Rouche Rouche, André Rio, Luciano magno, Maestro Forró , Ed Carlos, Charles Teony, Rogério Rangel, Nonô Germano e tantos outros que fazem da sua música o nosso frevo? Onde estão os blocos líricos que não estavam ai abrindo o carnaval de Pernambuco com o que temos de mais nosso que é o frevo?

Por que não abrir o carnaval de Pernambuco com os artistas pernambucanos? Repito, não tenho nada contra os artistas que se apresentram, adoro o trabalho de muitos deles, mas isso não é carnaval.
Ano passado no Marco Zero, a abertura foi semelhante e ficou feio ver os artistas tentando cantar frevo lendo a letra no palco. 

Ao lembrar disso, me vem a cabeça o carnaval de Salvador. Alguém aqui já viu cantor romântico com destaque nos trios cantando axé? Alguém aqui já viu artista pernambucano nos trios gritando: viva o frevo ou viva Pernambuco? Não. Por que na Bahia  se valoriza o que é da terra e não o que vem de fora.

Acho que precisavamos mandar gente pra Bahia para aprender a fazer carnaval com o que é da terra e mostrar na tv e em todo lugar como eles fazem o que é do estado. 

Pronto Falei!

Amannda Oliveira 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...