Advertisement

Facebook

Olinda exalta Pernambuco no Carnaval 2013

Em entrevista coletiva, prefeito e secretário de Cultura anunciaram o tema do Carnaval de Olinda 2013. Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda 
Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda


Foi realizada, na manhã de ontem (22), a coletiva de imprensa que apresentou a cenografia do Carnaval de Olinda 2013. Com o tema “Pernambuco, imortal! Imortal!”, o artista plástico Fernando Augusto e a equipe do Mamulengo Só Riso desenvolveram 100 bonecos que irão compor as 18 cenas da Folia de Momo na cidade. A expectativa é de que, até o dia 1º de fevereiro, todo o material esteja na rua.
A cenografia exalta as manifestações culturais de Pernambuco. Do Sertão ao Litoral, cada cena destaca a força da cultura popular nos municípios e a formação dessa identidade pernambucana. “Eu sou um apaixonado por Pernambuco e não poderia deixar de fazer esta homenagem, principalmente, pelo momento de crescimento que nosso estado vive”, disse Fernando Augusto.

APRESENTAÇÃO – Com o auxílio de slides, o artista plástico apresentou cena por cena, sua origem e onde estará disposta. A primeira será Dona Olinda Olanda, uma personagem do Mamulendo Só Riso que é a representação metafórica da cidade. Ela revestirá o Monumento Lions, no Varadouro, e irá recepcionar os foliões.
Em seguida, a boneca de Dona Santa, a Rainha dos Maracatus, revestirá o Monumento da Sereia, no Largo do Varadouro. A partir daí, 12 cenas estarão espalhadas ao longo da Avenida Sigismundo Gonçalves representando a cultura de municípios como Salgueiro, Triunfo, Tracunhaém, Glória do Goitá até chegar à Olinda.
A apoteose será na Praça Monsenhor Fabrício e entorno, onde fica a sede da Prefeitura. Lá, estarão palcos com homenagens aos pernambucanos notáveis, Luiz Gonzaga e às águas do Rio São Francisco. A fachada do Palácio dos Governadores será toda ornamentada com as cores da bandeira de Pernambuco, caboclos de lança, capoeiristas, passistas e os brasões de Olinda e do Estado.
Todo o trabalho foi realizado em três meses e recebe os últimos retoques num barracão localizado no Varadouro. A partir da próxima semana, os bonecos começam a ir para a rua e, até o dia 1º de fevereiro, toda a Avenida Sigismundo Gonçalves já estará enfeitada. Só então, começa a montagem das cenas no largo da Praça Monsenhor Fabrício, na Rua de São Bento.

INFRAESTRUTURA – Para o prefeito Renildo Calheiros, a coletiva foi importante não só para apresentar o tema do carnaval e a cenografia, mas também para valorizar o trabalho do artista plástico e sua equipe.
“Nos anos anteriores, nós fazíamos uma única entrevista coletiva para apresentar todos os preparativos do carnaval. Acabava que a cenografia, um ponto tão bonito em nossa festa, ficava em segundo plano. Este ano, resolvemos fazer diferente para dar destaque também ao Fernando Augusto e toda a equipe do Mamulengo Só Riso”, argumentou o prefeito.
Na próxima quinta-feira (31), às 11h, uma nova coletiva será realizada para apresentar os pormenores do carnaval. Serviços públicos, trânsito, controle urbano, programação e homenageado, todos os detalhes que compõem a infraestrutura da festa.

Informações: Prefeitura de Olinda

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...