Advertisement

Facebook

Ministério Público lança ampanha para fazer valer leis sobre resíduos sólidos



O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou, nesta segunda-feira (14), uma campanha para implementar e fazer cumprir no estado as políticas federal e estadual de resíduos sólidos dispostos nas leis federal 12.305/2010, sancionada pelo então Presidente Lula após 20 anos de tramitação no congresso e a Lei 14.236/2010, estadual, que estabelecem as políticas a serem cumpridas na destinação de resíduos sólidos e a desativação dos lixões até 2014, além da sua substituição por aterros sanitários licenciados e legalizados.
A campanha também prevê a elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos sólidos pelas cidades e unidades industriais, com a redução,reciclagem e compostagem de resíduos, com envolvimento de organizações de catadores. A iniciativa foi anunciada pelo procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon de Barros, e pelo coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop – Meio Ambiente), o promotor André Silvani, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
Fenelon garantiu que, até o final deste mês, todos os municípios pernambucanos terão inquéritos civis instaurados. Os documentos têm a finalidade de acompanhar as providências ambientais que devem ser adotadas por gestores municipais e empresas. Atualmente, 177 prefeitos pernambucanos estão sendo informados pelo MPPE sobre o papel que devem desenvolver em relação aos resíduos sólidos. Caso alguma prefeitura não cumpra as solicitações e orientações específicas, poderá ser alvo de ações civis ou criminais por parte do Ministério Público.

Após as notificações aos prefeitos, a população será envolvida na questão. Audiências públicas serão promovidas em todos os municípios pernambucanos para que as pessoas saibam sobre a campanha e recebam orientações. Essas mesmas orientações serão levadas às escolas públicas e privadas, assim como ao setor privado.

As polícias Civil e Militar serão encarregadas de fiscalizar o cumprimento das leis ambientais. As  corporações receberão uma capacitação para que os profissionais fiquem aptos a receber e notificar os crimes ambientais cometidos por indústrias e pela população.

A campanha de resíduos sólidos é resultado de uma parceria entre o MPPE e mais 17 entidades, entre elas o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Tribunal de Contas (TCE).

O Brasil está a passos largos de atraso no que diz respeito ao destino do lixo . Basta realizar uma simples viagem para se observar a quantidade de lixo acumulado pelas estradas, ou simplesmente, dar um passei pelas ruas da sua cidade para perceber a enorme quantidade de entulhos jogados em local inadequado. 

Resíduos Sólidos são partes de resíduos gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumo como televisores, computadores, automóveis , aparelhos celulares , eletrodomésticos e também material de construção. Alguns destes resíduos são extremamente danosos ao meio ambiente como as pilhas e baterias de celulares que possuem toxinas que prejudicam o solo. 

A chamada Lei do Lixo de 2010 deixava claro que as mudanças com o destino do lixo passaria a ser um papel de todos, seja pessoa física ou jurídica e que a mal destinação do lixo acarretaria em multa.

Está mais do que na hora de seguirmos o exemplo de diversos países e começar a ter respeito e cuidado com o meio ambiente.

Amannda Oliveira   

 


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...